Author Topic: Amarelecimento das pontas do Semogue 730  (Read 9388 times)

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« on: November 05, 2014, 06:43:22 pm »
0
Meus caros,

Trago-vos uma questão mais técnica sobre pincéis (ou não fosse o meu tema predilecto ::)).
Ofereci ao meu sogro um Semogue 730 há sensivelmente dois anos. O pincel é usado todos os dias, sempre com cremes de boa qualidade (sou eu que forneço o software ;D) e espumando na cara.
Há já alguns meses comecei a reparar numa zona de cor amarelo torrado no topo do pêlo, localizada mais na parte central do nó.

Seguem algumas imagens (com o pêlo ainda molhado) que espero que ajudem a visualizar aquilo a que me refiro - penso que a segunda imagem seja a mais explícita, embora seja ainda mais visível a olho nú:










Uma comparação com um 730 novo:




Fazem ideia a que se poderá dever este fenómeno?
Pelo aspecto quase parece que o pêlo levou uma queimadura química, mas é impossível isso ter acontecido. Também já me lembrei que pudesse ser uma coloração aplicada ao pêlo e que se começa agora a desvanecer, mas isso é algo habitualmente feito nos pêlos ditos 2-bandas, e não nestes 3-bandas.

No que toca à performance, o meu sogro não me referiu nenhuma degradação, pelo que assumo que esteja a funcionar devidamente.

Cumps.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #1 on: November 05, 2014, 07:19:22 pm »
0
Bem, não posso te dizer ao certo, mas....lembro-me de ter visto um post no blog do Bruce Everiss sobre um pincel, que já não lembro se era Plisson ou Simpsons (quiçá até outra marca) que ele conseguiu após muita procura, usado.

Basicamente, via-se que o centro dos pelos apresentavam muito mais desgaste e descoloração que os pelos "periferais" por causa desse movimento circular no rosto, "esborrachando" os pelos, que teimamos em fazer.

Sabemos que é o único pincel do seu tio, que faz espuma no rosto unicamente, e quiçá com movimentos circulares... então me parece o resultado normal desta soma de fatores.

Penso eu!

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #2 on: November 05, 2014, 07:21:32 pm »
0
Interessante relatar isso, David.
O meu SOC 2 bandas está com o mesmo problema. Pensei em deixar de molho numa solução de vinagre, pois já o tenho há uns 3 anos e nunca fiz esse procedimento.
Se alguém tiver alguma sugestão, somos dois agradecidos...
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #3 on: November 05, 2014, 07:24:50 pm »
0
Adicionalmente, será que ele limpa o pincel com regularidade?

Não estou dizendo que o limpar HOJE resolverá, mas será que não pode ser, em parte, resultado de uma falta de higiene periódica no mesmo?


Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #4 on: November 05, 2014, 07:37:04 pm »
0
Bem, não posso te dizer ao certo, mas....lembro-me de ter visto um post no blog do Bruce Everiss sobre um pincel, que já não lembro se era Plisson ou Simpsons (quiçá até outra marca) que ele conseguiu após muita procura, usado.

Basicamente, via-se que o centro dos pelos apresentavam muito mais desgaste e descoloração que os pelos "periferais" por causa desse movimento circular no rosto, "esborrachando" os pelos, que teimamos em fazer.

Sabemos que é o único pincel do seu tio, que faz espuma no rosto unicamente, e quiçá com movimentos circulares... então me parece o resultado normal desta soma de fatores.

Penso eu!

É sogro, não tio. :P
Os movimentos circulares, mesmo com alguma pressão adicional, poderiam desgastar mais a zona central do nó, e inclusivé esmagar os pêlos, como já vi acontecer inúmeras vezes, mas não me parece que deviam fazer com que os mesmos amareleçam... a não ser que as pontas fossem clareadas?


Adicionalmente, será que ele limpa o pincel com regularidade?

Não estou dizendo que o limpar HOJE resolverá, mas será que não pode ser, em parte, resultado de uma falta de higiene periódica no mesmo?

O pincel é limpo diariamente após o uso, e deixado a secar num espaço aberto (não num armário), mas nunca foi feita nenhuma limpeza adicional com vinagre ou champôo. De qualquer modo estas limpezas não são sequer recomendadas pelos fabricantes de pincéis, pelo que a falta delas não deveria prejudicar o pincel, na minha opinião. Lembrei-me que poderia também ser o recurso a água excessivamente quente, mas se fosse o caso deveria amarelecer todo o pêlo, e não apenas as pontas mais centrais do nó.


Interessante relatar isso, David.
O meu SOC 2 bandas está com o mesmo problema. Pensei em deixar de molho numa solução de vinagre, pois já o tenho há uns 3 anos e nunca fiz esse procedimento.
Se alguém tiver alguma sugestão, somos dois agradecidos...

Interessante, Gabriel. Podemos ver fotos desse SOC 2-bandas?
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #5 on: November 05, 2014, 07:39:16 pm »
0

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #6 on: November 05, 2014, 09:46:28 pm »
0
Isso parece-me a oxidação natural do pelo, todos os pincéis vão ficar assim com o uso (tracção mecânica, água quente, resíduos, sabões...). Não ficam tão bonitos mas continuam a trabalhar muito bem - até há quem diga que ficam mais macios - e ainda têm muito para durar até o pelo começar a ficar demasiado fraco e quebrar.

Esse amarelamento também acontece com os cabelos brancos das pessoas e há quem consiga reverter esse efeito, mas não sei se resultará no pincel ou se valerá a pena.

Experimenta lavá-lo com vinagre, pode ser que melhore ao limpar os pelos de resíduos.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #7 on: November 05, 2014, 10:06:38 pm »
0
Isso parece-me a oxidação natural do pelo, todos os pincéis vão ficar assim com o uso (tracção mecânica, água quente, resíduos, sabões...). Não ficam tão bonitos mas continuam a trabalhar muito bem - até há quem diga que ficam mais macios - e ainda têm muito para durar até o pelo começar a ficar demasiado fraco e quebrar.


^^ É isto.
Penso que faz tudo parte do "envelhecimento" do pincel.
Não me parece que isso tenha qualquer relacionamento com a performance ou a maciez das pontas. Ter as pontas mais brancas não é sinónimo de suavidade, nem nunca foi .

Nem me parece motivo para preocupações. Pois se o pincel continua a funcionar como habitualmente...

Comparando silvertips, não existe uma relação directa entre a coloração das pontas e a suavidade do pincel. O meu primeiro Kimson é um dos pincéis com pontas mais suaves que já me passou pelas mãos (seguramente no meu top 3) e sempre teve as pontas ligeiramente amareladas, nunca brancas, mesmo quando novo.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #8 on: November 05, 2014, 10:28:07 pm »
0
Mas apenas com 2 anos de uso diário, é suposto já estar a envelhecer desta maneira? :-\
Já vi pincéis bem mais antigos e supostamente com mais uso, em que isto não acontecia. Aliás, já li um relato de quem usou um Plisson Plexi HMW diariamente durante quase 35 anos.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #9 on: November 05, 2014, 10:46:53 pm »
0
O facto de neste caso ser mais localizado é diferente, mas o meu Semogue 830 amareleceu bem rápido. Logo desde o início era "exemplar único" e por isso entrava sempre em rotação. A cerda do 830 novo é quase cinzenta, mas com o uso tende a ficar amarela, principalmente quanto mais utilização tiver.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #10 on: November 05, 2014, 11:07:05 pm »
0
Repara que eu coloquei "envelhecimento" entre aspas... pois é apenas um pormenor cosmético, a performance não parece ter sido afectada.
O natural é ele continuar a "envelhecer" - e a ter bom desempenho - por mais uma carrada de anos! :D

Repara também que estás a comparar duas fotos radicalmente diferentes: a da vintagescent e a tua. A diferença parece grande, mas a tua foto tem as cores bem mais acentuadas (basta reparar no autocolante), o que acentua o tom amarelado das pontas do pincel, de maneiras que a diferença não é tão grande como a que aparenta..

Para além do mais, existe variabilidade entre silvertips... tenho diversos da Semogue, entre edições especiais e modelos de produção, nenhum tem as pontas iguais ao outro, existem sempre ligeiras diferenças na coloração e nenhum as tinha "brancas" quando novo... de maneiras que não vejo nenhum problema.

O facto de neste caso ser mais localizado é diferente, mas o meu Semogue 830 amareleceu bem rápido. Logo desde o início era "exemplar único" e por isso entrava sempre em rotação. A cerda do 830 novo é quase cinzenta, mas com o uso tende a ficar amarela, principalmente quanto mais utilização tiver.

Verdade. Na cerda, nota-se bem isso. Também já tive um 830 a rodar diariamente.
O factor "uso diário" parece ser determinante...

Um dos meus pincéis de texugo mais "antigos" (um LiJün Finest) tem as pontas bem mais amarelas agora, mas não notei qualquer problema associado a esse facto e continuo a usá-lo alegremente...
« Last Edit: November 05, 2014, 11:10:05 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #11 on: November 05, 2014, 11:43:03 pm »
0
Não digo que não tenhas alguma razão, Emanuel, eu simplesmente estranhei por ver outros pincéis bem mais antigos e com mais uso a não demonstrarem este tipo de descoloração. É verdade que também estou a comparar pincéis eventualmente mais caros e com outro tipo de pêlo, dado que a maioria dos pincéis fabricados até aos anos 90 tinham quase sempre um pêlo bem mais grosso do que os actuais, e consequentemente mais resistente também.

É evidente que mesmo dentro de um modelo há sempre pequenas variações de cor nas pontas do pêlo, mas a diferença que vês nas fotos está muito próxima da realidade, e é de facto significativa.
Quanto aos cores, eu não fiz nenhuma alteração nas fotos que coloquei, foram directamente do iPhone para aqui. É verdade que as cores estão um pouco mais puxadas, mas acredita que o amarelecimento é tão evidente nestas fotos como ao vivo, daí me ter chamado tanto a atenção.

Da próxima vez que estiver em casa dos meus sogros vou prestar mais atenção ao pincel, e eventualmente dar-lhe uma limpeza com vinagre ou champôo, a ver se noto algumas diferenças. Vou também tentar perceber se a performance não se deteriorou, e se o pincel não estará já a perder pêlo.
A ser o caso, o próximo pincel que lhe oferecer vai ter que ser mais resistente, provavelmente uma cerda ou um sintético.

Estou curioso para ver as fotos do Gabriel, para ver como se comparam com este 730.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #12 on: November 05, 2014, 11:54:28 pm »
0
Mas apenas com 2 anos de uso diário, é suposto já estar a envelhecer desta maneira? :-\
Já vi pincéis bem mais antigos e supostamente com mais uso, em que isto não acontecia. Aliás, já li um relato de quem usou um Plisson Plexi HMW diariamente durante quase 35 anos.

Não fazia ideia que já havia HMW há 35 anos, pensava que era moda recente como os 2 bandas  :P

Quanto ao envelhecimento é mais que natural e a velocidade depende muito de como se trata o pelo. Basta que fiquem alguns resíduos de sabão de um dia para o outro para amarelecer o pelo de forma notória em pouco tempo. E isto é muito fácil acontecer. Quantas vezes os pincéis parecem lavados e não estão... Quantas vezes eu tenho de voltar a lavar o pincel e quantas vezes não terá ficado com resíduos sem me aperceber  ::)

No caso do 730, eu apostaria mormente em resíduos de creme, principalmente pelos resíduos que se notam à volta da anilha nas fotografias. Certamente o teu sogro é uma pessoa pragmática que lava o pincel mas que tem mais que fazer para andar a inspecionar o mesmo de forma paranoica. Não faz sentido ser escravo de um Semogue 730, afinal não é nenhuma peça rara. O pincel é para estar ao nosso serviço, não o contrário e não é suposto durar para sempre  ;)



Quantos anos tem este? Já estava com esta cor antes de ter um ano de uso (ao vivo está mais laranja). No barbeiro, já vi pincéis ficarem em estado semelhante em questão de poucos meses (cerda e texugo).

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #13 on: November 06, 2014, 12:17:54 am »
0
Não fazia ideia que já havia HMW há 35 anos, pensava que era moda recente como os 2 bandas  :P

Quanto ao envelhecimento é mais que natural e a velocidade depende muito de como se trata o pelo. Basta que fiquem alguns resíduos de sabão de um dia para o outro para amarelecer o pelo de forma notória em pouco tempo. E isto é muito fácil acontecer. Quantas vezes os pincéis parecem lavados e não estão... Quantas vezes eu tenho de voltar a lavar o pincel e quantas vezes não terá ficado com resíduos sem me aperceber  ::)

No caso do 730, eu apostaria mormente em resíduos de creme, principalmente pelos resíduos que se notam à volta da anilha nas fotografias. Certamente o teu sogro é uma pessoa pragmática que lava o pincel mas que tem mais que fazer para andar a inspecionar o mesmo de forma paranoica. Não faz sentido ser escravo de um Semogue 730, afinal não é nenhuma peça rara. O pincel é para estar ao nosso serviço, não o contrário e não é suposto durar para sempre  ;)

(Image removed from quote.)

Quantos anos tem este? Já estava com esta cor antes de ter um ano de uso (ao vivo está mais laranja). No barbeiro, já vi pincéis ficarem em estado semelhante em questão de poucos meses (cerda e texugo).

Não, o pêlo HWM é muito mais antigo que Manchurians, Finests ou derivados. Aliás, o Mark da Simpson ainda hoje em dia refere os Manchurian dele como HMW, quiça a tentar aproveitar alguma da fama deste pêlo mítico. ::)

Já agora, e a título de curiosidade, encontrei o tópico da Bíblia (aka SMF) onde o Buzz (M6) indica que usou o Plexi HMW durante quase 35 anos, ainda que com diversos cuidados - desce até ao 12º post.

Vou ter que inspeccionar o 730 mais de perto, para confirmar a falta de limpeza profunda do mesmo. O meu sogro é efectivamente uma pessoa bastante pragmática, aliás por isso mesmo não o consegui convencer a mudar de ML para DE, porque demoraria mais tempo a concluir o escanhoado, e ele anda mais ocupado agora do que antes de se reformar. ;D
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #14 on: November 06, 2014, 12:51:19 am »
0
Provavelmente é sabão que fica de umas vezes para as outras, aliás, é fácil de vermos que resíduos se acumulam facilmente se repararmos nas máquinas de barbear. Num pincel ainda é pior.

Sou totalmente ignorante no que toca a pelos especiais e caros de texugo, mas agora fiquei com a impressão que talvez Haute Montagne não esteja relacionado com o local onde viveu o texugo (como já vi escrito algures) mas sim com o aspeto do pincel (uma montanha alta com neve).

Fiquei deveras intrigado com a técnica de carregar sabão com movimentos de pintor do M6. Gostava de aprender isso.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal