Author Topic: Amarelecimento das pontas do Semogue 730  (Read 9383 times)

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #15 on: November 06, 2014, 01:28:18 am »
0
Com certeza, David.
Estarei com o pincel em mãos na sexta e coloco aqui umas fotos.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #16 on: November 06, 2014, 10:01:14 am »
0
Provavelmente é sabão que fica de umas vezes para as outras, aliás, é fácil de vermos que resíduos se acumulam facilmente se repararmos nas máquinas de barbear. Num pincel ainda é pior.

Sou totalmente ignorante no que toca a pelos especiais e caros de texugo, mas agora fiquei com a impressão que talvez Haute Montagne não esteja relacionado com o local onde viveu o texugo (como já vi escrito algures) mas sim com o aspeto do pincel (uma montanha alta com neve).

Fiquei deveras intrigado com a técnica de carregar sabão com movimentos de pintor do M6. Gostava de aprender isso.

O M6 descreve que faz a espuma e aplica na cara com movimentos de vaivém, ao invés de movimentos circulares. Isso é perfeitamente possível, mesmo numa tigela.
Eu próprio não sou muito adepto de movimentos circulares na cara, e prefiro os movimentos de vaivém que me resultam mais confortáveis.

Não descreve como carrega o pincel, mas penso que não será difícil fazê-lo também com movimentos de vaivém.

De resto, esta experiência vai de encontro ao que alguns fabricantes de pincéis recomenda(va)m, quando desanconselh(av)am movimentos circulares (ver, por exemplo, este tópico).
« Last Edit: November 06, 2014, 10:04:16 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #17 on: November 06, 2014, 11:30:24 am »
0
Não sei até que ponto os pelos ficam amarelos com o tempo. Será por causa da exposição aos produtos que o pincel vai usando? É que se for só pela idade ou pelo contacto da água, então os texugos mais velhos teriam que ficar com o pelo também amarelado, já que são animais de água e que duram mais de 10 anos.
Por outro lado, esta minha teoria pode ser falsa, já que, se calhar, não se pode comparar o comportamento de um pelo colado a um cabo com um pelo que ainda faz parte do animal (e este está vivo).

Como dizem os "yankees" : "Just my 2 cents"  ;)
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #18 on: November 06, 2014, 11:38:33 am »
0
Isso parece-me a oxidação natural do pelo, todos os pincéis vão ficar assim com o uso (tracção mecânica, água quente, resíduos, sabões...).

Não querias dizer compressão? ;)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #19 on: November 06, 2014, 01:00:48 pm »
0
Não sei até que ponto os pelos ficam amarelos com o tempo. Será por causa da exposição aos produtos que o pincel vai usando? É que se for só pela idade ou pelo contacto da água, então os texugos mais velhos teriam que ficar com o pelo também amarelado, já que são animais de água e que duram mais de 10 anos.
Por outro lado, esta minha teoria pode ser falsa, já que, se calhar, não se pode comparar o comportamento de um pelo colado a um cabo com um pelo que ainda faz parte do animal (e este está vivo).

Como dizem os "yankees" : "Just my 2 cents"  ;)

pois... num animal, o pelo vai sendo alimentado e nutrido pelo organismo.
Mas o pelo de qualquer animal também vai caindo e sendo renovado ao longo dos anos... Quem tem um cão ou um gato em casa percebe o que quero dizer! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #20 on: November 06, 2014, 11:45:52 pm »
0
O M6 descreve que faz a espuma e aplica na cara com movimentos de vaivém, ao invés de movimentos circulares. Isso é perfeitamente possível, mesmo numa tigela.
Eu próprio não sou muito adepto de movimentos circulares na cara, e prefiro os movimentos de vaivém que me resultam mais confortáveis.

Não descreve como carrega o pincel, mas penso que não será difícil fazê-lo também com movimentos de vaivém.

De resto, esta experiência vai de encontro ao que alguns fabricantes de pincéis recomenda(va)m, quando desanconselh(av)am movimentos circulares (ver, por exemplo, este tópico).

Hoje carreguei um Vie-long de cavalo com movimentos de pintor e até se portou bastante bem, mas tive que fazer alguns movimentos circulares na cara para adicionar água e misturar. Pensei que ia ser mais complicado, mas com a dose certa de água dentro do pincel é capaz de resultar muito bem.
Não sei até que ponto os pelos ficam amarelos com o tempo. Será por causa da exposição aos produtos que o pincel vai usando? É que se for só pela idade ou pelo contacto da água, então os texugos mais velhos teriam que ficar com o pelo também amarelado, já que são animais de água e que duram mais de 10 anos.
Por outro lado, esta minha teoria pode ser falsa, já que, se calhar, não se pode comparar o comportamento de um pelo colado a um cabo com um pelo que ainda faz parte do animal (e este está vivo).

Como dizem os "yankees" : "Just my 2 cents"  ;)

Os texugos, tal como os lobos e outros animais, têm duas pelagens no ano. Uma mais longa e grossa no Inverno que cobre uma camada fina e suave mais curta e no Verão têm uma pelagem menos densa, curta, grossa e mais amarelo-vermelho-acastanhada. Bem, pelo menos os texugos  portugueses é assim e ao contrário das lontras não são propriamente animais de água.

Mas isso pouco interessa, também acho que o tempo só por si não amarela facilmente o pelo. O amarelecimento é principalmente causado pelo desgaste do pelo, pelas temperaturas elevadas e pelos cremes e sabões (principalmente estes últimos).

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #21 on: November 07, 2014, 06:13:14 pm »
0
Não fazia ideia que já havia HMW há 35 anos, pensava que era moda recente como os 2 bandas  :P

Quanto ao envelhecimento é mais que natural e a velocidade depende muito de como se trata o pelo. Basta que fiquem alguns resíduos de sabão de um dia para o outro para amarelecer o pelo de forma notória em pouco tempo. E isto é muito fácil acontecer. Quantas vezes os pincéis parecem lavados e não estão... Quantas vezes eu tenho de voltar a lavar o pincel e quantas vezes não terá ficado com resíduos sem me aperceber  ::)

No caso do 730, eu apostaria mormente em resíduos de creme, principalmente pelos resíduos que se notam à volta da anilha nas fotografias. Certamente o teu sogro é uma pessoa pragmática que lava o pincel mas que tem mais que fazer para andar a inspecionar o mesmo de forma paranoica. Não faz sentido ser escravo de um Semogue 730, afinal não é nenhuma peça rara. O pincel é para estar ao nosso serviço, não o contrário e não é suposto durar para sempre  ;)

(Image removed from quote.)

Quantos anos tem este? Já estava com esta cor antes de ter um ano de uso (ao vivo está mais laranja). No barbeiro, já vi pincéis ficarem em estado semelhante em questão de poucos meses (cerda e texugo).

Em tempos ofereci um 1470 ao meu pai, e passado algum tempo quando o vi ainda estava mais amarelo do que este. Sempre pensei que isto se devesse ao fato de ele guardar o pincel ainda húmido dentro de um armário fechado na casa de banho, mas pelo que li aqui dá-me a impressão de que o único denominador comum é o fato de todos estes pincéis serem usados diariamente.
Isto talvez seja uma ideia idiota, mas será que isto tem algo a ver com o fato de os pincéis não terem tempo de secar entre usos?

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #22 on: November 07, 2014, 06:39:52 pm »
0
Não me parece nada idiota, por acaso também já me tinha lembrado disso, António, mas não estou a ver como poderemos confirmar essa hipótese. A malta aqui habitualmente tem mais do que um pincel, e vai rodando, o que acaba sempre por proporcionar uma melhor secagem do pêlo.
Eu próprio tento ter o cuidado de nunca usar o mesmo pincel 2 dias seguidos, para permitir que o mesmo seque completamente antes de uma nova utilização. Se calhar é um bocado paranóia minha, mas mal também não fará. ::)

Não sei se o SOC do Gabriel é usado com muita regularidade, mas no caso do pincel do meu sogro ele efectivamente é usado todos os dias, embora fique ao ar durante todo o dia para secar.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #23 on: November 07, 2014, 07:21:39 pm »
0
mas não estou a ver como poderemos confirmar essa hipótese. A malta aqui habitualmente tem mais do que um pincel, e vai rodando, o que acaba sempre por proporcionar uma melhor secagem do pêlo.

Aqui não posso ajudar, pois apesar de usar o mesmo pincel diariamente, é complicado fazer essa avaliação num SOC cerdas :D

Daqui a uns meses, quando montar a rama que aguarda por um cabo, poderei aí sim avaliar o progresso da cor.

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #24 on: November 07, 2014, 09:01:34 pm »
0
Não sei se o SOC do Gabriel é usado com muita regularidade, mas no caso do pincel do meu sogro ele efectivamente é usado todos os dias, embora fique ao ar durante todo o dia para secar.

Uso o meu no máximo uma vez na semana, e ele sempre fica secando no mínimo 24h ao ar. Penso que a frequência não tenha relação.

Deixo aqui as fotos dos pincéis. Além do SOC, observei fenômeno semelhante e mais evidente em um Frank Shaving em Finest, usado na mesma frequência que o Semogue.
Já agora peço desculpas pelas fotos.

Aqui a foto do SOC 2 bandas de uns 2 anos atrás:



Aqui as fotos do meu quando seco:





Aqui o nó quando molhado:



Esta foto mostra o texugo da FS quando o comprei (ao lado de um sintético). Reparem nas pontas bem esbranquiçadas quando novo:



Aqui as fotos dele hoje em dia quando seco:





Aqui a foto quando molhado:




Não sei se consegui mostrar a mudança de cor nas pontas através dessas fotos.
Ainda que a iluminação nas fotos do antes e depois seja distinta, lhes garanto que houve mudança na cor.
Minha teoria é que esses pincéis levam algum tratamento para alteração de cor nas pontas, e, com o uso contínuo, a agressividade da espuma acabar por alterar essa "pintura".
Alguém teria mais informações a respeito?
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #25 on: November 07, 2014, 10:31:57 pm »
0
Pintura não me parece. A tinta é usada para suavizar as pontas dos pincéis sintéticos mas não faz muito sentido no texugo. Se reparar a parte preta também vai adquirindo uma cor mais marron/castanha consoante o branco vai amarelecendo.

Já usei varios pincéis com frequência diária (continuo a usar) e o amarelecimento ao fim de meses não foi tão evidente como uma vez que deixei um pincel carregado de espuma de um dia para o outro.


Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #26 on: November 08, 2014, 05:15:43 am »
0
Os meus estão todos amarelados! Em diversos graus! Mas sem afetar o desempenho!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #27 on: November 08, 2014, 03:25:25 pm »
0
Mas não existem relatos de pessoas que trataram quimicamente nós pure badger tornando-os muito mais suaves?
Não me espantaria que os fornecedores chineses também o fizessem nos pêlos que remetem aos europeus.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #28 on: November 08, 2014, 07:26:11 pm »
0
Até agora esses tratamentos fizeram as pontas ficarem amareladas. Mas pode haver algum tratamento para as tornar brancas, existe pelo menos alguma especulação nesse sentido (nomeadamente erro no processo de branqueamento que resultou nas gel tips).

Já vi muitos pincéis antigos amarelos e dúvido que esses recebessem o tratamento de branqueamento de pontas. Aliás, nesses pincéis, a banda escura já quase se confundia com o resto.

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Amarelecimento das pontas do Semogue 730
« Reply #29 on: November 11, 2014, 11:32:56 am »
0
É verdade.
De qualquer modo preferia quando tinham as pontas brancas. A questão é puramente estética, pois na performance não percebo diferença.
Vou tentar uma limpeza com solução de vinagre e verei se altera alguma coisa.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal