Author Topic: Serviço de afiação  (Read 19838 times)

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
Re: Serviço de afiação
« Reply #15 on: December 03, 2014, 10:15:57 pm »
Já consideraram a compra de lapping films? O pessoal no B&B anda tendo sucesso na afiação de navalhas usando esses filmes. São baratos, cerca de $1,50 cada filme e dá para usar várias vezes.

É o que pretendo comprar assim que algum parente viajar para a terra dos ianques.

A durabilidade não é tão longa quanto uma boa pedra. No final acaba-se gastando mais.

Eu não sei se o que esse camarada usa no vídeo equivale ao que o povo do B&B recomenda, que seria este abaixo:
http://www.bestsharpeningstones.com/catalog/Lapping%20Film.htm

O do link acima está caro. Na Amazon se acha mais barato:
http://www.amazon.com/3M-Aluminum-Oxide-lapping-sheet/dp/B00FW6ZN4U/ref=sr_1_5?ie=UTF8&qid=1417635739&sr=8-5&keywords=lapping+film

Creio que só valha a pena comprar lá, pois o frete deixa a brincadeira sem graça.

O cara do vídeo diz que cada filme dura 3 afiacões. Acho uma vida útil muito muito curta. Não troco minhas pedras por esses filmes não.

É só planejar a compra das pedras que se quer que não fica difícil montar um bom kit com 3 pedras qua vão durar anos.

No passado gastei muito dinheiro com afiadores milagrosos de todos os tipos, mas depois de ter comprado uma pedra de qualidade e ter aprendido como usá-la corretamente, nunca mais usei outra coisa.
« Last Edit: December 03, 2014, 10:25:42 pm by cariocarj01 »
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
    • Email
Re: Serviço de afiação
« Reply #16 on: December 03, 2014, 11:20:43 pm »
A durabilidade não é tão longa quanto uma boa pedra. No final acaba-se gastando mais.

O cara do vídeo diz que cada filme dura 3 afiacões. Acho uma vida útil muito muito curta. Não troco minhas pedras por esses filmes não.

É só planejar a compra das pedras que se quer que não fica difícil montar um bom kit com 3 pedras qua vão durar anos.

No passado gastei muito dinheiro com afiadores milagrosos de todos os tipos, mas depois de ter comprado uma pedra de qualidade e ter aprendido como usá-la corretamente, nunca mais usei outra coisa.

Uma vez dispondo do dinheiro para adquiri-las, nada substitui as pedras. Mas para quem não dispõe ou para quem não esteja disposto a gastar, os filmes são uma excelente alternativa, a se levar em conta que os relatos do B&B são verdadeiros.

Um filme tem dimensões de 22 cm por 33 cm. É possível recortar o filme em até quatro pedaços que ainda há espaço suficiente para afiação. Isso totaliza 12 afiações por filme (isso se o filme durar realmente apenas 3 afiações), a um custo de $1,50!

Para quem afia apenas as próprias navalhas, é uma barganha indiscutível.

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
Re: Serviço de afiação
« Reply #17 on: December 03, 2014, 11:54:17 pm »
Uma vez dispondo do dinheiro para adquiri-las, nada substitui as pedras. Mas para quem não dispõe ou para quem não esteja disposto a gastar, os filmes são uma excelente alternativa, a se levar em conta que os relatos do B&B são verdadeiros.
É só planejar a compra das pedras que se quer que não fica difícil montar um bom kit com 3 pedras qua vão durar anos.

Eu não estou dizendo que os filmes 3M não funcionem. Eles funcionam, tanto que tem quem use. Mas eles seriam viáveis se fosse fácil de comprar na loja da esquina de casa para não se pagar o frete absurdo junto.

Eu não comprei tudo de uma vez, mas eu tive que priorizar e abrir mão de outros artigos para comprá-las.  ;)
E depois de ter comprado todas é que eu fui descobrir que o caminho mais fácil, seguro e indicado (é o que ja andei lendo pela rede) é comprar o strop primeiramente, depois a finish stone (de 8000 pra cima), depois a pedra intermediária (4000 ou 5000) depois a pedra mais baixa (1000). Com esse planejamento regressivo fica mais fácil aprender a usar as pedras e vai-se aos poucos adquirindo as pedras.

Porém, pra finalizar, dispor e não estar disposto são duas coisas diferentes. Se uma pessoa não dispõe do necessário para gastar de imediato com um bem ou etc, pode se programar para isso; mas se uma pessoa não está disposta a gastar com um bem aí não há o que se fazer. É a escolha de cada um. ;)
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
    • Email
Re: Serviço de afiação
« Reply #18 on: December 04, 2014, 12:41:36 am »
Mas eles seriam viáveis se fosse fácil de comprar na loja da esquina de casa para não se pagar o frete absurdo junto.

Creio que só valha a pena comprar lá, pois o frete deixa a brincadeira sem graça.

 ;)

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
    • Email
Re: Serviço de afiação
« Reply #19 on: December 04, 2014, 12:44:57 am »
So pra dizer que ainda estou a receber a navalha do michel para poder falar sobre sua afiação.  Eu comprei e recebi uma pedra 12k dele.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
Re: Serviço de afiação
« Reply #20 on: December 04, 2014, 05:57:41 am »
So pra dizer que ainda estou a receber a navalha do michel para poder falar sobre sua afiação.  Eu comprei e recebi uma pedra 12k dele.
Depois conta pra nós o que vc achou da qualidade do fio da navalha.
Qual pedra 12k que vc comprou com ele?
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline André

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
    • Email
Re: Serviço de afiação
« Reply #21 on: December 04, 2014, 12:17:52 pm »
Valeu por todas as informações pessoal.

Eventualmente eu pretendo aprender (mesmo que na marra) como afiar navalhas. E já vi vários videos de como fazer. Mas tem q lembrar, ver é uma coisa, fazer é outra.
De qualquer forma, uma hora eu arrumo coragem pra pagar $150 numa pedra Norton 4000/8000, uma laping stone e o óxido de cromo. Só que tem q levar em conta o frete tb. Nisso tudo devo desembolsar uns R$ 350, algo que não to podendo agora.

To com minhas duas navalhas paradas há quase um ano e agora eu cansei de esperar, por isso que pensei em pedir pra alguém afiar. Pelo menos vou ter uma referência do que é um bom fio da lâmina antes de começar a fazer minhas próprias experiências.

Obrigado a todos.
André

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re: Serviço de afiação
« Reply #22 on: December 04, 2014, 12:25:22 pm »
To com minhas duas navalhas paradas há quase um ano e agora eu cansei de esperar, por isso que pensei em pedir pra alguém afiar. Pelo menos vou ter uma referência do que é um bom fio da lâmina antes de começar a fazer minhas próprias experiências.

Temos o privilégio de ter um baita honemeister muito perto! É só contactar o Jean Hugo Callegari, como referi no início do tópico.
Eu tenho pedras, paddle strop, mas não a técnica dele! As minhas navalhas ficam com um fio muito duradouro quando ele afia. Detalhe: ele usou o meu material nas minhas navalhas. Até para me ensinar! Vale consultar o "gringo"!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline André

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
    • Email
Re: Serviço de afiação
« Reply #23 on: December 04, 2014, 12:42:18 pm »
Interessante. Tenho grande interesse em aprender a arte de afiação (de facas e navalhas).

Com certeza irei entrar em contato com ele. Quem sabe além de afiar as navalhas eu não consigo algumas dicas né.

Tenho algumas perguntas, especialmente de onde conseguir pedras, mas fica pra um próximo tópico.
Novamente, obrigado.
André
« Last Edit: December 04, 2014, 12:54:00 pm by André »

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
    • Email
Re: Serviço de afiação
« Reply #24 on: December 04, 2014, 12:59:34 pm »
Depois conta pra nós o que vc achou da qualidade do fio da navalha.
Qual pedra 12k que vc comprou com ele?

http://navalhabrasil.blogspot.com.br/2014_03_01_archive.html
lapidada e com um pedaço de slurry .

I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
    • Email
Re: Serviço de afiação
« Reply #25 on: December 08, 2014, 07:14:56 pm »
Recebi hoje as navalhas. Ambas passaram no teste do "cabelo" e pela lupa a afiação é bem "lisa". Eu nao tenho parametros para comparar, mas gostei muito do resultado. Recomendo sim.
(afiação michel - navalha brasil )
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
    • Email
Re: Serviço de afiação
« Reply #26 on: December 08, 2014, 07:21:06 pm »
Recebi hoje as navalhas. Ambas passaram no teste do "cabelo" e pela lupa a afiação é bem "lisa". Eu nao tenho parametros para comparar, mas gostei muito do resultado. Recomendo sim.
(afiação michel - navalha brasil )

Mas já se barbeou com ela?

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
Re: Serviço de afiação
« Reply #27 on: December 08, 2014, 07:38:07 pm »
Mas já se barbeou com ela?
+1

Recebi hoje as navalhas. Ambas passaram no teste do "cabelo" e pela lupa a afiação é bem "lisa". Eu nao tenho parametros para comparar, mas gostei muito do resultado. Recomendo sim.
(afiação michel - navalha brasil )
O melhor teste para saber se está no ponto de barbear, é fazendo a barba.
Faça sua barba apenas no sentido do crescimento do pêlo e veja o que acha do resultado e conforto.  ;)
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
    • Email
Re: Serviço de afiação
« Reply #28 on: December 10, 2014, 08:43:07 am »
+1
O melhor teste para saber se está no ponto de barbear, é fazendo a barba.
Faça sua barba apenas no sentido do crescimento do pêlo e veja o que acha do resultado e conforto.  ;)

Quando escrevi, havia feito sim.

A afiaçao nao era igual, apenas uma delas  havia sido passada no strop de dioxido de cromo e o michel pediu/brincou comigo para que eu tentasse descobrir qual era*. Nos testes ambas passaram  e pela lupa a carrara estava "mais lisa" para os meus olhos.
 Fui me barbear pensando que talvez fosse esta... porem a diferenca veio apenas fazendo a barba (a passada na pasta era a outra),  até achei que fosse pelo "peso" mas senti uma leve diferenca ...

apenas para dizer que nao fui direto pro rosto,  ocorreu a passada em strop de couro  (+-30)
Ambas foram afiadas em pedras belgas (info)

fyi. passou no teste "patroa" de vermelhidao e cortes (fiquei pouco vermelho e sem cortes - lembrando que estou a aprender a domar essas belezuras)

* ele me ofertou a pasta de brinde.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Moreira

  • Trade Count: (+5)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 172
    • Email
Re: Serviço de afiação
« Reply #29 on: December 10, 2014, 06:43:55 pm »
Sou de SP, e não sei se alguém daqui já afiou com ele. Trata-se do Seu LUPÉRCIO, que mora no ABC, grande São Paulo.
Segue contato:
(11) 4341-5882
Abs,

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal