Author Topic: Terminologia em português para as partes duma máquina de barbear?  (Read 4437 times)

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Já notei o uso de terminologia em inglês, como "safety razor" e "open comb," mas julgo que deve existir terminologia em português para os tipos de máquina e as partes dela.

O nosso amigo Teiste contribuiu informaçoes valiosas em castelhano sobre as máquinas de barbear.  Alguém podia complementar o esforço do Teiste com esta terminologia em português?

Muito grato -

   - Murray
« Last Edit: January 09, 2010, 10:57:08 pm by CMur12 »

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Terminologia em português para as partes duma máquina de barbear?
« Reply #1 on: January 09, 2010, 11:36:07 pm »
0
(...)
Alguém podia complementar o esforço do Teiste com esta terminologia em português?
(...)

Infelizmente a minha base de informação é assente nas informações em sites inglês e do próprio Mantic59....
Em Portugal a designação de razor é simplesmente "gillette". É estranho, mas é normal dizer-se "eu tenho uma gillette da wilkinson" por falta de terminologia.
Quando procuro uma safety razor, a forma mais simples de procurar, é perguntar por uma "gillette das antigas".

Eu comecei-lhe a chamar-lhe "aparelho", mesmo nos "Escanhoados do Dia" conforme vi num video publicado por um brasileiro (Marco Aurélio do blog jesusmechicoteia)

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Terminologia em português para as partes duma máquina de barbear?
« Reply #2 on: January 09, 2010, 11:46:23 pm »
0
Obrigado, Nuno.

Reparei no blog do nosso amigo Barbeiro (do Brasil) que ele usa barbeador como termo genérico para "razor."

   - Murray

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Terminologia em português para as partes duma máquina de barbear?
« Reply #3 on: January 10, 2010, 12:54:26 am »
0
Podemos começar pelo mais fácil:

open comb = pente aberto, por oposição à safety bar/guard = barra de segurança/guarda.

Realmente o "aparelho" é a parte mais difícil. Que eu saiba nunca tivemos uma produção nacional de "barbeadores", e ocorreu a apropriação do nome da marca para designar genericamente o produto (toda a gente lhes chama "giletes").
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Terminologia em português para as partes duma máquina de barbear?
« Reply #4 on: January 10, 2010, 01:01:39 am »
0
Lembrei-me agora que já usei o termo "máquina de barbear das antigas" ao perguntar numa loja. O termo "máquina de barbear" está correcto, mas não permite distinguir entre as "tradicionais/clássicas" e as "modernas/multilâminas".

Exemplo:

http://www.continente.pt/ProductsIndexMain.aspx?CategoryName=9&SubCategoryName=Mquinas&CategoryPath=9|902|90204
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Terminologia em português para as partes duma máquina de barbear?
« Reply #5 on: January 10, 2010, 01:36:14 am »
0
Obrigado, brg.

Eu não sabia se "open comb" e "safety bar," para começar, teriam a tradução directa, ou não.

   - Murray

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Terminologia em português para as partes duma máquina de barbear?
« Reply #6 on: January 10, 2010, 01:52:47 am »
0
(...)
Realmente o "aparelho" é a parte mais difícil. Que eu saiba nunca tivemos uma produção nacional de "barbeadores", e ocorreu a apropriação do nome da marca para designar genericamente o produto (toda a gente lhes chama "giletes").

Por acaso penso que já houve produção nacional...
Quem me falou nisso foi o Sr. Gomes da Semogue.
Houve uma fábrica na zona do Porto que produzia máquinas para a Wilkison. E parece que as máquinas até eram de boa qualidade...
Infelizmente a dita fábrica, assim como muitas outras, não sobreviveu até aos dias de hoje.

Gostava de saber mais sobre este assunto!

Offline jcab

  • Trade Count: (+4)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 127
  • Respect: 0
Re:Terminologia em português para as partes duma máquina de barbear?
« Reply #7 on: January 10, 2010, 03:43:32 pm »
0
O termo português usado para "safety razor" é "máquina de barbear" ou "aparelho de barbear".

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Terminologia em português para as partes duma máquina de barbear?
« Reply #8 on: January 12, 2010, 02:05:37 pm »
0
Muito interessante o tópico, heim?

Ao escrever no meu blog não adotei uma terminologia padronizada. Tento, de modo bem instintivo, escrever de uma forma que fique compreensível ao leitor.

Acredito que muitas vezes é como descrever um perfume. Existem alguns elementos sinestésicos na descrição (cheiro adocicado, por exemplo). Com a descrição dos aparelhos não chega a ser diferente.

Com relação à terminologia em si, acredito que algumas vezes é melhor adotar uma tradução literal e algumas vezes é melhor utilizar a palavra em inglês mesmo por falta de um equivalente em lingua portuguesa.

O termo "gilete" no Brasil é utilizado para qualquer lâmina de barbear ou aparelho de barbear. Assim como utilizamos o termo "bombril" (que é uma marca) para nos referirmos à palha de aço, muito utilizada para lavar panelas e afins. Como disse um colega logo acima, dizer "comprei uma gilete da Wilkinson" soa muito estranho. :)

Tenho uma visão bem funcional da coisa toda. Se a mensagem é entendida pelo leitor para mim está ok.

Abraços fraternos.


Barbeiro

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal