Author Topic: Apresentação de João C.  (Read 7010 times)

Offline João C.

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 140
  • Respect: +4
    • Email
Apresentação de João C.
« on: December 11, 2014, 06:21:19 pm »
0
Olá a todos!  :D


O meu nome é João, sou do Porto, e venho apresentar-me ao grupo!

Pretendo fazer a transição para o BC. Quando comecei a fazer a barba (cortar uns pelos do queixo, vá), usava umas lâminas descartáveis BIC, daqueles pack's de 10. Mais tarde, começando a crescer mais barba, passei a usar umas Gillette Blue II, também descartáveis. A partir dos 18, ao ter barba quase completa, passei a usar as Gillette Blue 3. Pelo meio, ainda usei uma Gillette Fusion Proglide, que veio de oferta num estojo de higiene (recusei-me a comprar mais recargas, devido ao preço excessivamente elevado).

Por mais inacreditável que pareça (ou não), só há um mês soube da existência de algo chamado Safety Razor (não sei se há algum nome em português) e Straight Razor, e que havia sabonetes de barbear (em vez de gel ou espuma). Ficando supreendido por um mundo de barbear tão mais interessante e "escondido" pelas grandes superfícies comerciais e marcas reconhecidas, quis investigar mais. Vi muita coisa sobre utensílios, produtos e técnica: vídeos no YouTube, artigos na Internet e reviews. Agora, estou muito mais actualizado sobre o que envolve o barbear clássico, e sobre como compensa em todos os aspectos. Mal posso esperar por transitar!  ;D

Pelo meio, encontrei o que queria: um fórum português, o Barbear Clássico. O que espero encontrar são conselhos sobre o BC, informação sobre produtos de barbear e onde os encontrar e esclarecimento de dúvidas. E principalmente, por enquanto, ajuda para iniciar o BC, que como já tive oportunidade de ver aqui, segundo algumas opiniões, é aconselhável ser por uma SR.

E se me permitem vou já começar com uma questão: qual a SR que devo comprar? Pensei em comprar, para já, uma Wilkinson Classic. Isto, porque (segundo já li aqui, e noutro sítios) é barata e boa para iniciar o BC. E mesmo que pouco depois queira evoluir para outra SR de mais qualidade, pouco dinheiro perco.

Outra: o pincel My Label (do Continente) é relativamente bom?

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Apresentação de João C.
« Reply #1 on: December 11, 2014, 06:27:51 pm »
0
Bem vindo ao BC João!

Quanto às máquinas de barbear de lâmina dupla, vou deixar para os mais experientes já que uso exclusivamente navalhas. (eu tenho uma R89 que gosto muito mas que atualmente só uso em viagens)  ;)
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Apresentação de João C.
« Reply #2 on: December 11, 2014, 06:29:36 pm »
0
Bem-Vindo!

A Wilki Classic é uma máquina honesta e barata, porta de entrada para esse mundo. Sempre recomendo compra-la, afinal são apenas 5 euros, só não espere uma maravilha, pois é um equipamento muito suave.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Apresentação de João C.
« Reply #3 on: December 11, 2014, 06:33:05 pm »
0
Bem-vindo!
But the tigers come at night

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Apresentação de João C.
« Reply #4 on: December 11, 2014, 06:49:10 pm »
0
Sinta-se em casa!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Apresentação de João C.
« Reply #5 on: December 11, 2014, 06:54:59 pm »
0
Bem-vindo ao BC.

Quanto ao pincel eu cá gosto muito dele. Para o preço que exibe é muito bom. Claro que há muito melhor mas para começar penso que serve muito bem.

Abraços
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Apresentação de João C.
« Reply #6 on: December 11, 2014, 06:58:43 pm »
0
Bem vindo!

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Apresentação de João C.
« Reply #7 on: December 11, 2014, 07:03:12 pm »
0
Viva!

A wilkinson Classic é, segundo muitas opiniões, um bom utensílio para iniciantes que querem experimentar, exceptuando as lâminas que a acompanham.

Já tive um pincel do Continente, que não é mais do que um Semogue dos mais baratos. Terás que ter em consideração que o pincel vai precisar de algum tempo para amaciar um pouco. O melhor será fazeres a espuma numa tigela e depois aplicares na cara.

Qualquer questão, é só colocares que haverá sempre alguém que te responda.

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Apresentação de João C.
« Reply #8 on: December 11, 2014, 07:03:39 pm »
0
Bem vindo
Aprendiz de enabler.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Apresentação de João C.
« Reply #9 on: December 11, 2014, 08:00:05 pm »
0
Bem-vindo!
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8214
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Apresentação de João C.
« Reply #10 on: December 11, 2014, 08:18:37 pm »
0
Muito bem vindo João :)

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Apresentação de João C.
« Reply #11 on: December 11, 2014, 08:41:49 pm »
0
Bem-vindo ao BC, João!

Como já aqui foi dito, a Wilkinson Classic é uma boa máquina para iniciantes (e não só), e o pincel Continente é razoável, cumpre com o necessário. Por 7€ não se pode pedir muito mais.

Essencialmente, são dois produtos baratos e que te irão permitir avaliar se o barbear clássico é uma experiência positiva para ti. Caso seja (e é-o quase sempre), poderás depois investir em hardware melhor, como a Merkur 34C ou a Muhle R89/EJ DE89 e num pincel mais interessante, como o Semogue 830 ou o 2020, que em conjunto já te devem custar cerca de 50€. Houve uma altura em que eu achava que isto era muito dinheiro para gastar em produtos para a barba... bons tempos!  ;D
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Apresentação de João C.
« Reply #12 on: December 11, 2014, 09:10:38 pm »
0
Post errado....
« Last Edit: December 11, 2014, 09:13:46 pm by Bninho »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Apresentação de João C.
« Reply #13 on: December 11, 2014, 10:29:34 pm »
0
Bem-vindo!

... em conjunto já te devem custar cerca de 50€. Houve uma altura em que eu achava que isto era muito dinheiro para gastar em produtos para a barba... bons tempos!  ;D

Verdade, mas não tenho a certeza quanto aos bons tempos... Certo é que nessa altura tudo era mais entusiasmante, mas não era melhor.

Ou se calhar isto é como uma droga, cada vez é preciso uma dose maior  :P

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Apresentação de João C.
« Reply #14 on: December 11, 2014, 11:19:56 pm »
0
Sê bem-vindo, João!

Relativamente ao pincel, como estás no Porto, podes ir à Balada da Sorte e procurar um pincel Semogue, da última vez que foi lá (em Outubro) tinha entre outros o 1305 e do que me lembro estavam a menos de 10€.

 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal