Author Topic: "Super Speed" (Gillette)  (Read 4640 times)

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
"Super Speed" (Gillette)
« on: January 13, 2010, 07:33:36 pm »
0
O "Super Speed" foi um dos meus primeiros aparelhos. Comprei um usado no Mercado Livre (a versão brasileira do E-bay) mas agora raramente o utilizo. Entretanto é um excelente aparelho.



Acredito que no Brasil esse foi um dos safety razors mais amplamente vendidos antes da Gillette e demais marcas começarem a produzir os aparelhos descartáveis e multilâminas. Até a década de 70 ele podia ser encontrado em algumas lojas.

Em Portugal ele chegou a ser difundido? Pelo que sei, nos EUA existiram vários modelos do "Super Speed" e cheguei a cogitar a compra de um restaurado no E-bay. Era da década de 50 e estava lindo!

Abraços fraternos.


Barbeiro.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:"Super Speed" (Gillette)
« Reply #1 on: January 14, 2010, 05:59:02 am »
0
Barbeiro, como você já deve saber, o Super Speed é talvez o Gillette mais conhecido e famoso de todos.  O modelo na foto fez-se entre 1947 e 1954.  Foi também em 1954 que a Gillette introduziu o modelo subsequente, o "Flair Tip Super Speed."  Diz-se que os melhores Super Speeds se fabricaram entre 1947 e princípios da década 1960.  Foi mais ou menos cedo nos anos 1960 que achataram a cabeça do aparelho, o que alguns acham bom e alguns não.

Eu prefiro os aparelhos em tres peças, pois têm a cabeça mais compacta e são mais faceis de limpar.  Um Gillette deste tipo é o Tech.

   - Murray

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:"Super Speed" (Gillette)
« Reply #2 on: January 14, 2010, 06:22:46 pm »
0
Realmente! O sítio de onde eu tirei essa foto tem vários modelos da Gillette. Espero algum dia poder encontrar um original bem restaurado.

Sobre os modelos de três peças me interessei bastante pelo Parker 89R. Realmente parece ser bem feito.

Abraços!


Barbeiro

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:"Super Speed" (Gillette)
« Reply #3 on: January 14, 2010, 06:59:34 pm »
0
Os parker são meio mal vistos no badger & Blade, acho que pelo mesmo valor que você importaria um daria pra comprar um merkur HD ou um gillette antigo muitíssimo bem conservado no e-bay.

Quanto ao fato de ser 3 peças, acho que mais atrapalha que ajuda na hora de trocar as lâminas. Os merkur (em sua maioria) são duas peças (a ponta da "cabeça" se separa do resto do corpo).

Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:"Super Speed" (Gillette)
« Reply #4 on: January 15, 2010, 04:36:22 am »
0
Brigadeiro, os Parker são meio mal vistos nos fóruns Shave My Face and Razor and Brush, também.  O problema principal é a inconsistência no espaço entre a lâmina e a barra de segurança, o chamado "blade gap."  Os Merkur têm certa inconsistência no alinhamento da cabeça (cabeçalho?).

Os barbeadores novos da Mühle e da Edwin Jagger (EJ), com a nova cabeça EJ, são muito bem recibidos e têm o acabamento de altíssima qualidade.  São um pouquinho menos agressivos do que os Merkur.

Cegadede, sem dúvida a maioria prefere aparelho que se abre com rosca (TTO).  Eu sou da minoria que prefere aparelho de tres peças.  Já estou muito acostumado com ele e trocar lâmina com tipo tres peças ou tipo TTO é igual para mim.  O que eu acho mais importante é que o aparelho de tres peças é mais elegante no manejo e é mais fácil de limpar.

(A propósito, qual é a pronúncia de "cegadede?"  É com o primeiro e segundo "e" abertos ou fechados? Obrigado  :))

   - Murray


Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:"Super Speed" (Gillette)
« Reply #5 on: January 21, 2010, 05:57:41 pm »
0


(A propósito, qual é a pronúncia de "cegadede?"  É com o primeiro e segundo "e" abertos ou fechados? Obrigado  :))

   - Murray



Com os "e" abertos. :)
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal