Author Topic: Iniciando no BC  (Read 2364 times)

Offline Galvao

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 71
  • Brasil - RJ
  • Respect: +1
Iniciando no BC
« on: January 13, 2015, 05:10:04 am »
0
Olá, me apresentei semana passada Aqui, porém eu apesar de ter adquirido um pincel, creme e bálsamo (tudo de qualidade "iniciante" rs) eu não tinha a SR. E nem as de péssima qualidade achava para vender aqui onde moro.

Pois bem, fui à São Paulo para um compromisso e visitei algumas farmácias lá. Adquiri algumas laminas (master barba, superbarba, wilkinson sword e gillette azul inox), um pincel Mundial (já conto as impressões e o porque da aquisição) e 2 SR's, 1 Enox e 1 Mundial (não me julguem  ::) ). Já ia esquecendo do Azulen no O Boticário. Acho que só isso.

Agora chega de papo, já tinha um material suficiente (apesar da qualidade) para experimentar um BC.
Volto de SP e vou logo testar! (calma, antes assisti a uns 4 videos do mantic59)

Dizem que o cabo da Enox é pesado, porém, a despeito do tamanho pequeno do cabo Mundial, achei ele mais largo e mais pesado, sendo melhor a empunhadura e o peso da SR; então montei a minha Frankrazor com o cabo Mundial e o cabeçal Enox.
Sim, diante de tantas mensagens sobre o cabeçal da Mundial, não utilizei logo de cara. Porém, pretendo utilizar a outra Frankrazor que sobrou (cabo Enox + cabeçal Mundial), só pra testar mesmo. Mas eu comprei as 2 justamente para montar uma SR "melhor" se assim podemos adjetiva-la.

Montada a SR, posto a lamina, feito a espuma fui ao escanhoado.
Com muito cuidado e todo o respeito que se deve ter. Obtive as seguintes impressões:
- Nunca mais utilizo uma multilâmina na vida!
Sim, realizei o barbear (1 passagem a favor do pelo pra não fazer besteira de cara) e não obtive nenhum incidente. Nenhum corte, nenhuma irritação, absolutamente nada!
Confesso que por ser a primeira vez e diante dos relatos lido de quem faz o 1° escanhoado com uma SR, esperei ver algum sangue! rs.  ;D
Mas pra minha grata surpresa e disposição de continuar, nenhum ferimento ocorreu.
Achei o cabeçal da Enox bem suave, com certeza eu devo ter cometido alguns deslizes que não seriam perdoado com um cabeçal mais agressivo, pois ao final do escanhoado já dava umas abusadinhas!  ::)
O barbear foi preciso, eu via e sentia a lamina cortando o pelo, coisa que com as multilâminas eu não sentia, razão da quantidade de lamina tapando a visão e pela falta de atenção que a própria ML proporciona.
No final, ao utiliza a pedra hume, senti MUITO menos ardência no rosto que ao usar uma ML. Quase não ardeu, foi uma ardência leve levíssima e pronto, já não ardia mais.

Quanto às outras impressões,
não posso da-las, pois não tenho experiencia com outra lamina (ah, utilizei a lamina baster barba que veio com a SR).
Agora quanto ao pincel, eu posso. Comprei o Pincel Mundial cabo madeira, pois o pincel que eu havia comprado (London, mencionado no tópico de apresentação, era pra ser provisório mesmo, mas a provisoriedade dele não durou nem o tempo que era pra ser) é de plástico e divido em 2 partes, ao fazer a espuma a parte da base simplesmente soltou; que levou eu comprar outro pincel provisório agora com o cabo de madeira. Entretanto, eu achei ele com a cerda muito dura, até mesmo mais que o London. Não sei se foi por causa do 1° uso e as cerdas ainda não "quebraram", mas ele possui umas cerdas menores (para formar o aspecto da banda) que pinica bastante. O pincel é este:


Enfim, muito me agradou a utilização da SR, mesmo sendo uma Enox+Mundial. Tenho certeza que quando adquirir uma SR boa (devo comprar uma Muhle ou EJ) será muito melhor.

Só gostaria de 2 dicas.
Eu acho que não estou fazendo uma boa espuma, mesmo usando o creme bozzano que é bem difícil "errar" na espuma. Não sei se é quantidade de creme que utilizo ou o pincel. Talvez ambos.
As vezes, no bowl a espuma até fica boa, fica bonito no pincel, aspecto de chantilly. Porém, ao passar no rosto a coisa meio que desanda, com certeza culpa no pincel. Pela cerda ser dura, sinto que o pincel passa e tira a espuma ao mesmo tempo, rs.

A outra dica, é também sobre a quantidade de After Shave que vocês passam. Quanto seria? do tamanho de uma moeda? Mais?

Agora, quanto ao futuro no BC. Ainda não adquiri melhores produtos pois, a despeito de ter conhecimento do confrade Gil (lamina),  feito contato com o confrade Udrako, e ter procurado bastante coisa no eBay, no Vintage Scent, a ineficiência da nossa ECT e o custo atual do dólar me fizeram aguardar um pouco, pois prevejo uma viagem em Março/Abril, onde irei adquirir alguns (espero que muitos  ::) ) produtos barbísticos.

Quanto a For Lords e a TGC, estou sempre de olho.
O pincel TGCo. certamente não me escapara! Estou só aguardando uma oportunidade ou promoção para abrandar pelo menos o frete. Assim como o Shaving Soap Habanos (talvez aproveite até o Frete Grátis na compra de ambos  ::)  ::) )
Há também o pincel Omega da For Lords, para entrar na futura coleção (ter pelo menos um da marca  :) );

Mais um post longo, rs. Porém são muitas coisas e considerações para partilhar.
Se não for o local correto para este post, peço desde já a devida venia, considerei que seria a mais indicada para este tipo de assunto.

Irei postar também agora no tópico das últimas aquisições e o escanhoado do dia. Com a minha humilde-humildíssima "coleção".

Abraço à todos e,
até mais.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Iniciando no BC
« Reply #1 on: January 13, 2015, 09:33:38 am »
0
Olá!

Esse pincel Mundial tem um ar miserável. Não admira que aches a cerda de má qualidade, se ele for tão mau quanto parece! :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Iniciando no BC
« Reply #2 on: January 13, 2015, 09:56:40 am »
0
Tudo tranquilo?

Otimas noticias do seu lado! So apenas digo-lhe que comprei um pincel desses (mas acho que era marco boni) em uma viagem que esqueci o meu e no fim, acabei tentando espumar na mao de tao ruim que era o pincel... porem a pergunta principal, voce quebrou o pincel? (quebrar de iniciar e nao de destruir). Um pincel mesmo de qualidade (fora os sinteticos) devem ser quebrados para ter uma melhor performance, eu inclussive escrevi um post comentando de um samogue que nao me parecia a altura e depois entendi que ainda o estava quebrando (sou novato igual voce), hoje ele é um canhao para espuma na cara.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Iniciando no BC
« Reply #3 on: January 13, 2015, 10:11:41 am »
0
Como suavizar pincéis de cerda:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=M_BWNg_NbAc" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=M_BWNg_NbAc</a>
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Iniciando no BC
« Reply #4 on: January 13, 2015, 12:05:17 pm »
0
Legal sua experiência!

Nós aqui no Brasil precisamos nos virar com o que temos mesmo para começar e tirar o melhor proveito possível.

...
Sim, realizei o barbear (1 passagem a favor do pelo pra não fazer besteira de cara) e não obtive nenhum incidente. Nenhum corte, nenhuma irritação, absolutamente nada!
...

É assim que tem que ser mesmo. Meu início foi parecido com o seu, e me mantive em apenas uma passagem por uns 4 ou 5 dias, e tudo foi suave. Claro que as primeiras vezes ficou um apurado horrível, mas o rosto estava lá inteirinho no dia seguinte para um novo aprendizado.

Depois acrescentei a segunda passagem e mantive por mais alguns dias, e só então acrescentei a terceira passagem.
But the tigers come at night

Offline Galvao

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 71
  • Brasil - RJ
  • Respect: +1
Re: Iniciando no BC
« Reply #5 on: January 14, 2015, 01:22:15 am »
0
Tudo tranquilo?

Otimas noticias do seu lado! So apenas digo-lhe que comprei um pincel desses (mas acho que era marco boni) em uma viagem que esqueci o meu e no fim, acabei tentando espumar na mao de tao ruim que era o pincel... porem a pergunta principal, voce quebrou o pincel? (quebrar de iniciar e nao de destruir). Um pincel mesmo de qualidade (fora os sinteticos) devem ser quebrados para ter uma melhor performance, eu inclussive escrevi um post comentando de um samogue que nao me parecia a altura e depois entendi que ainda o estava quebrando (sou novato igual voce), hoje ele é um canhao para espuma na cara.

Rs.. o outro, o 1° que quebrou de fato  :P eu "quebrei" as cerdas (são tão ruins que eu acho que é até demais dizer que quebrei-as) fazendo o mesmo que no vídeo do confrade Oversaturn. Esse, eu confesso que tinha acabo de chegar de viagem, afoito, e fui logo fazer o escanhoado com a humilde máquina nova e não "quebrei" as cerdas...

Mas mesmo assim, achei elas mais duras que o pincel também horrível que eu tinha anteriormente. rs
Acho que é também em razão das cerdas tingidas serem menores que as cerdas não tingidas, e aquelas ficam pinicando.
Mas como eu disse, tanto o pincel quanto a máquina são provisórios. Serviu para fazer o teste e ter certeza que o BC é BEM melhor que o ordinário Mach3 + Foamy.

Afinal, para nós brasileiros, como disse o confrade MotaJV, é o que temos e é por onde a maioria de nós começamos. Exceto o confrade Gago que eu vi que começou com belas peças!  ;)

Gostaria de aproveitar o ensejo e fazer uma pergunta, uma dúvida minha:
Eu sei que a minha SR é ruim. Mas quando se coloca a lamina e rosqueia o cabo para fechar, deve ficar ajeitando a lamina para não ficar torta ou uma boa SR 3 peças já faz isso normalmente? Eu vi que as TTO são mais práticas, parece, nesse sentido.

Obrigado ao demais pelas respostas e dicas!  :)

Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
  • Respect: +36
    • Email
Re: Iniciando no BC
« Reply #6 on: January 14, 2015, 01:41:50 am »
0

Gostaria de aproveitar o ensejo e fazer uma pergunta, uma dúvida minha:
Eu sei que a minha SR é ruim. Mas quando se coloca a lamina e rosqueia o cabo para fechar, deve ficar ajeitando a lamina para não ficar torta ou uma boa SR 3 peças já faz isso normalmente?
 

Em geral (há exceções), os aparelhos de marcas consagradas não apresentam este problema de lâmina desalinhada. É só apertar que a lâmina já cai na posição correta.

Offline Jstolte

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 15
  • Respect: 0
Re: Iniciando no BC
« Reply #7 on: January 14, 2015, 02:33:56 am »
0
Atualmente estou usando um que encontrei aqui no Brasil, bem barato, por sinal, da marca Ricca, feito em madeira. Usei a primeira vez e gostei muito, apesar de não ser das marcas mais boas e famosas que tem por aí. As cerdas são naturais e ao espalhar a espuma na cara, mostra-se muito macio e eficiente.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Iniciando no BC
« Reply #8 on: January 14, 2015, 11:47:44 am »
0
...
Gostaria de aproveitar o ensejo e fazer uma pergunta, uma dúvida minha:
Eu sei que a minha SR é ruim. Mas quando se coloca a lamina e rosqueia o cabo para fechar, deve ficar ajeitando a lamina para não ficar torta ou uma boa SR 3 peças já faz isso normalmente? Eu vi que as TTO são mais práticas, parece, nesse sentido.
...

Depende da SR. Se for Muhle ou EJ, por exemplo, é colocar a lâmina e fechar sem preocupação, que estará alinhada.

Já a Merkur, que é na mesma faixa de preço, vai precisar de um ajuste antes de travar.

O fato de ser TTO não garante o alinhamento. Se for uma TTO ruim, irá fechar desalinhada ou com exposição desigual nos dois lados.

As Gillettes vintage que tenho/tive (Slim - TTO; New Short Comb - 3 pc; New England - 2 pc; New Big Boy - 2 pc) apresentam alinhamento perfeito.
But the tigers come at night

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal