Author Topic: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?  (Read 9581 times)

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« on: January 24, 2015, 05:16:27 pm »
0
Passei estes últimos tempos fazendo experiencia pessoais com meus pinceis ... e uma coisa que notei e que o tempo de molho ... aumenta o tempo de vida do pincel ... principalmente os de cerda ... os de texugo acredito que nem tanto ... mas em minha avaliação pessoal:

Fui cronometrando o tempo que eu deixo ele dentro do shave mug submerso a água ... comecei com 10 (dez) minutos e fui aumentando ... até chegar a 4 (quatro) horas ... percebi que quando eu deixo um pincel com mais tempo sem uso ... o pelos do pincel de cerda fica seco e quebradiço ... com alguns movimentos em rotações os pelos se partem e não soltam ... como eu já havia feiro esta confusão ... então com o molho ate 20 (vinte) minutos isto ainda acontece ... já acima de 30 (trinta) minutos ... notei os pelos mais hidratados e mais macios ... e não ligeiramente ... diferença notória mesmo ... e a rama dos pelos começaram a abrir mais ... depois de 1 (uma) hora de molho ... ai os pelos pararam de partir ... e já ficou muito macio mesmo a partir da primeira espumada ... e começou a produzir uma espuma com mais facilidade e densidade tando na tigela quanto na cara ... e fui aumento o tempo de molho ... e as diferenças foram aparecendo ... hoje sinto os pinceis mais desbravados ... coincidência ou não ... não caiu mais um pelo ... principalmente o Semogue 1305 ... que caia no minimo 2 (dois) pelos ... já com 4 (horas) de molho ... não estendi mais que isso ... os pinceis de cerda ... estão um espetáculo ... a minha prova conclusiva foi neste ultimo escanhoado com o Semogue 1438 ... que sempre ficava com as pontas um pouco resistentes/firmes ... depois de 4 (quatro) horas de molho ... ele ficou muito macio e os pelos bem hidratados ... bem diferente de quando eu não fazia este procedimento ... agora sempre antes de barbear deixo este tempe de molho ... e quando não der usarei o sintético.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #1 on: January 24, 2015, 05:22:13 pm »
0
Aceleraste a “quebra” das cerdas! Creio que, a partir de agora, mesmo que deixes pouco tempo de molho, obterás bons resultados!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #2 on: January 24, 2015, 05:24:29 pm »
0
Aceleraste a “quebra” das cerdas! Creio que, a partir de agora, mesmo que deixes pouco tempo de molho, obterás bons resultados!

Creio que sim ... mas quando fico um tempo sem usar o pincel ... parece que fica com as cerdas de quando os comprei.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #3 on: January 24, 2015, 05:26:49 pm »
0
Daniel, vc. vai trocando a água ou é a mesma do início ao fim?

Qual a condição inicial da água? (fria, morna, quente, fervendo...)
But the tigers come at night

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #4 on: January 24, 2015, 05:31:57 pm »
0
Daniel, vc. vai trocando a água ou é a mesma do início ao fim?

Qual a condição inicial da água? (fria, morna, quente, fervendo...)

E a mesma do começo ao fim ... do mesmo dia e claro!!  ;D

Não coloquei um critério para a temperatura da água ... mas sempre usei ela direto da torneira ... temperatura ambiente ... mas quente nunca ... pois lendo por ai ... e prejudicial a integridade do pincel ... descasca a tinta ou verniz ... e facilita o descolamento do nó.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #5 on: January 24, 2015, 05:46:52 pm »
0
Não é o FML que recomenda deixar os pinceis de cerda (quando estão à muito sem uso) de molho na madrugada anterior ao uso?

Como eu sempre tenho poucos pinceis de cerda (hoje apenas dois), a rotação entre estes não é tão longa ao ponto de precisar de tanto...mas mesmo assim eu costumo deixa-los na água uma boa meia hora antes de barbear. Se não tiver esse tempo disponível, nem uso-os, prefiro um outro pincel.

Isso só mostra que pinceis de cerda são muito pouco práticos, demoram  hidratar, demoram à secar, tem que "quebrar as pontas", etc - apesar de eu adorar o SOC cerdas. (Venham com as tochas!  :P )

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #6 on: January 24, 2015, 06:18:37 pm »
0
Interessante! Eu nunca deixei mais que 10 min. Vou fazer o teste e deixar 30 min com água morna de início.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8212
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #7 on: January 24, 2015, 06:39:17 pm »
0
Hmmm, eu sempre deixo o pincel que vou usar de molho em água natural por 10 minutos antes do escanhoado e noto que a maciez e capacidade de fazer espuma ficam espetaculares.
E os pinceis que tenho por aqui estão bem macios e eficientes.
Eu rotaciono sempre o pincel. Assim sempre dá tempo para o que usei secar normalmente.
Pode ser bobagem, mas considero benefíco para a conservação do pincel, fazer a rotação.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #8 on: January 24, 2015, 07:57:29 pm »
0
Não é o FML que recomenda deixar os pinceis de cerda (quando estão à muito sem uso) de molho na madrugada anterior ao uso?

Como eu sempre tenho poucos pinceis de cerda (hoje apenas dois), a rotação entre estes não é tão longa ao ponto de precisar de tanto...mas mesmo assim eu costumo deixa-los na água uma boa meia hora antes de barbear. Se não tiver esse tempo disponível, nem uso-os, prefiro um outro pincel.

Isso só mostra que pinceis de cerda são muito pouco práticos, demoram  hidratar, demoram à secar, tem que "quebrar as pontas", etc - apesar de eu adorar o SOC cerdas. (Venham com as tochas!  :P )

É mais ou menos isso  :D

Não sou a favor de deixar secar os pincéis, as conclusões a que cheguei são similares às do Stützel. Para bem do pincel e do utilizador, considero que se deve usar o mesmo pincel diariamente a fim de o mesmo permanecer hidratado. Apenas há que ter o cuidado de lavar bem o pincel após o uso, não o guardar em lugar quente, húmido e pouco ventilado. Ao colocar de molho, ter em atenção que a água deve ser limpa, não deve ser muito quente e há que evitar submergir a zona da cola e o cabo para não ter dissabores.

Nos pincéis de cerda é fácil verificar se precisam ou não de água. Quer pelo toque quer pela abertura do pelo. Em dois dias após o uso já se nota o pelo seco a fechar.

Offline Rui Marques

  • Trade Count: (+17)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3134
  • PT - Lisboa
  • Respect: +93
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #9 on: January 24, 2015, 09:46:57 pm »
0

... e quando não der usarei o sintético.
E qual é ele?

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #10 on: January 24, 2015, 09:52:01 pm »
0
Minha rotação dos pincéis normalmente é semanal (uso 6 ou 7 dias direto e depois troco).

Sempre no primeiro dia ele parece ter as pontas mais duras, mesmo deixando de molho por 10 minutos em água morna.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #11 on: January 24, 2015, 10:07:09 pm »
0
E qual é ele?

Opá!! Omega S10108 Synthetic Fibre S-Brush .


Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #12 on: January 24, 2015, 10:59:21 pm »
0
 Eu deixo o pincel 2 a 3 min. de molho em agua morna, sem grandes preocupações...e não tenho problemas. :P

Offline Ricardo2010

  • Trade Count: (+3)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 680
  • Um dia, eu já fui POP.
  • Respect: +133
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #13 on: January 24, 2015, 11:15:44 pm »
0
Esta idéia é muito interessante, Stützel. Vou copiar sua idéia descaradamente, se sua senhoria me permite  ;D ;D ;D.

Vou deixar o meu pincel de molho por, no mínimo, 30 minutos antes do uso.

ps: em tempo, meu único pincel de cerda é o Semogue 1305.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #14 on: January 24, 2015, 11:21:06 pm »
0
Eu deixo o pincel 2 a 3 min. de molho em agua morna, sem grandes preocupações...e não tenho problemas. :P

Depois dizes que o Semogue 620 não presta... pst, pst  ;D :P

Quanto mais quente estiver a água, menos tempo é necessário para amaciar o pincel. Não me parece nada descabido 2 a 3 minutos com água morna, ainda para mais se for em uso diário. Um pincel assim usado, ao terceiro dia já deve estar a trabalhar em todo o seu esplendor.

Mas isto pode variar de pincel para pincel, água, temperatura da água, forma como se usa o pincel...

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal