Author Topic: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?  (Read 9591 times)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #15 on: January 24, 2015, 11:25:57 pm »
0
Depois dizes que o Semogue 620 não presta... pst, pst  ;D :P

Quanto mais quente estiver a água, menos tempo é necessário para amaciar o pincel. Não me parece nada descabido 2 a 3 minutos com água morna, ainda para mais se for em uso diário. Um pincel assim usado, ao terceiro dia já deve estar a trabalhar em todo o seu esplendor.

Mas isto pode variar de pincel para pincel, água, temperatura da água, forma como se usa o pincel...

 Sobre o 620, já não pica, mas demorou a "domestica-lo"... 8)
Relativamente á rodagem dos pinceis, antes de os "colocar na cara", passam diversas vezes pela palma da mão...

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #16 on: January 24, 2015, 11:37:07 pm »
0
Boa! Efetivamente, uns pincéis demoram mais tempo que outros a quebrar. O meu 620 quebrou muito rápido e eu fiquei muito bem impressionado logo de início. Espero que o teu comece a dar-te alegrias como o meu me dá  :)

Quando escrevi acima sobre amaciar, não me estava a referir à quebra ou rodagem, mas sim ao tempo que o pelo seco demora a rehidratar, o pincel a abrir (não o pelo) e o pelo a ficar muito macio.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #17 on: January 24, 2015, 11:58:38 pm »
0
Esta idéia é muito interessante, Stützel. Vou copiar sua idéia descaradamente, se sua senhoria me permite  ;D ;D ;D.

Vou deixar o meu pincel de molho por, no mínimo, 30 minutos antes do uso.

ps: em tempo, meu único pincel de cerda é o Semogue 1305.


 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D  :P

Vai notar grande diferença ... foi exatamente este pincel que me deu o melhor resultado ... não caiu mas nenhum pelo.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #18 on: January 25, 2015, 12:25:56 am »
0
Não é o FML que recomenda deixar os pinceis de cerda (quando estão à muito sem uso) de molho na madrugada anterior ao uso?


Já aqui falei de algo semelhante, que ajuda com pincéis de cerda densos, como o 830, o SOC ou o LE2009, especialmente se não são usados há algum tempo. Não é deixá-los de molho uma noite inteira, isso não é necessário para nada, mas sim molhar as cerdas no dia anterior e deixá-lo pendurado no suporte.
Obviamente que o pincel não seca totalmente numa noite, e essa humidade ajuda às cerdas ficarem mais flexíveis. De manhã, é demolhar o tempo normal, ou seja, ~5 min. e pronto.

Isso só mostra que pinceis de cerda são muito pouco práticos, demoram  hidratar, demoram à secar, tem que "quebrar as pontas", etc - apesar de eu adorar o SOC cerdas. (Venham com as tochas!  :P )

isto não mostra é absolutamente nada. O utilizador normal tem um pincel, e usa-o diariamente, não anda a fazer rotações ou colecções.
Numa utilização diária (para a qual estes pincéis foram concebidos, como qualquer outros), esta questão nem se coloca.
É mais ou menos isso  :D

Não sou a favor de deixar secar os pincéis, as conclusões a que cheguei são similares às do Stützel. Para bem do pincel e do utilizador, considero que se deve usar o mesmo pincel diariamente a fim de o mesmo permanecer hidratado. Apenas há que ter o cuidado de lavar bem o pincel após o uso, não o guardar em lugar quente, húmido e pouco ventilado. Ao colocar de molho, ter em atenção que a água deve ser limpa, não deve ser muito quente e há que evitar submergir a zona da cola e o cabo para não ter dissabores.

Nos pincéis de cerda é fácil verificar se precisam ou não de água. Quer pelo toque quer pela abertura do pelo. Em dois dias após o uso já se nota o pelo seco a fechar.

Concordo em absoluto com isto. Um pelo hidratado é mais flexível, e terá naturalmente menos tendência a quebrar.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #19 on: January 25, 2015, 01:23:59 am »
0

isto não mostra é absolutamente nada. O utilizador normal tem um pincel, e usa-o diariamente, não anda a fazer rotações ou colecções.
Numa utilização diária (para a qual estes pincéis foram concebidos, como qualquer outros), esta questão nem se coloca.


Desde que o usuário "normal" se barbeasse diariamente. Eu podia ter UM pincel de cerda apenas, sem ter coleção ou fazer rotação com nada... e me barbear uma vez por semana, que ainda assim sofreria com esse "problema" (entre aspas mesmo) do pincel de cerda.

Offline RamonLourenço

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 334
  • Self Butcher
  • Respect: +1
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #20 on: January 25, 2015, 09:47:03 am »
0
Tópico muito interessante! Farei testes ainda hoje.

Obrigado ao autor e a todos os nobres colegas pelas respectivas contribuições.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #21 on: January 26, 2015, 12:04:55 am »
0
Desde que o usuário "normal" se barbeasse diariamente. Eu podia ter UM pincel de cerda apenas, sem ter coleção ou fazer rotação com nada... e me barbear uma vez por semana, que ainda assim sofreria com esse "problema" (entre aspas mesmo) do pincel de cerda.

A minha visão das coisas pode ser limitada, mas a ideia que eu tenho é que o homem normal de antigamente se barbeava diariamente ou recorria a outra pessoa para o barbear semanalmente ou em certas ocasiões. Aliás, só há cerca de 10 anos, ou nem isso, é que comecei a ouvir falar em barba de três dias, que deixar a pele descansar entre barbeares seria benéfico, etc, porque até aí só conhecia ter bigode, pêra, barba longa ou não ter barba nenhuma.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #22 on: January 26, 2015, 12:39:00 am »
0
Verdade, há alguns anos atrás barbas de três dias não estavam na moda como hoje.

De resto, não acho que demolhar o pincel uns 2 ou 3 minutos seja uma desvantagem ou problema... faço o mesmo até com os de texugo.
Nunca tive necessidade de demolhar um pincel durante 4 horas (quantidade de tempo que acho um exagero), e sinceramente não vejo grande vantagem em deixar lá o pincel de molho tanto tempo.

Aliás, uma das vantagens do pincel de cerda é poder variar o rigidez (backbone) do mesmo consoante o tempo de fica de molho. Imagino que, com 4 horas, devem ficar bem moles e abrir imenso! :D
« Last Edit: January 26, 2015, 12:42:26 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #23 on: January 26, 2015, 12:44:58 am »
0
Aqui no Brasil ... sempre teve uma grande diversidade sobre o visual da barba ... então não a como mensura nada ... mas hoje em dia as barbas estão mais desenhadas .

Meus pinceis de cerda ... ficarão no minimo 2 (duas) horas de molho.

Offline Samir

  • Trade Count: (+6)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 489
  • The oyster para barbear !!!!
  • Respect: +3
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #24 on: May 10, 2015, 07:32:56 pm »
0
Confrades, vi que há uma diversidade de formas no trato com os pincéis, o interessante é sobre a água, vi desde a água mais fria ou ambiente (pois aqui no sul a temperatura ambiente de uma água no inverno é gelada né..rsrs), até água mais morna. Bom, tenho umas dúvidas: Dou carga de água com o pincel na água da torneira, e é fria, mas coloco na tigela de barbear o creme com um pouco de água quente, pois farei uma espuma numa temperatura mais agradável para ir ao rosto, mas ai pode rolar um choque né...pincel lavado a pouco e com água fria, numa tigela com água quente...estaria a detonar minhas cerdas...?????
« Last Edit: May 10, 2015, 08:46:24 pm by Samir »
Mr. Shaver !!!

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #25 on: May 10, 2015, 10:41:13 pm »
0
Confrades, vi que há uma diversidade de formas no trato com os pincéis, o interessante é sobre a água, vi desde a água mais fria ou ambiente (pois aqui no sul a temperatura ambiente de uma água no inverno é gelada né..rsrs), até água mais morna. Bom, tenho umas dúvidas: Dou carga de água com o pincel na água da torneira, e é fria, mas coloco na tigela de barbear o creme com um pouco de água quente, pois farei uma espuma numa temperatura mais agradável para ir ao rosto, mas ai pode rolar um choque né...pincel lavado a pouco e com água fria, numa tigela com água quente...estaria a detonar minhas cerdas...?????

Acredito que não há problema algum .. pois este pouco de água para a espuma ... e pouco certo? ... então não dará para ter um choque.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #26 on: May 10, 2015, 10:44:04 pm »
0
Ao meu ver não tem nenhum problema. Não estamos falando de uma grande diferença de temperatura, apenas alguns graus...

Se tivesse, eu já tinha acabado com os meus.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #27 on: May 11, 2015, 12:07:52 am »
0
Ao meu ver não tem nenhum problema. Não estamos falando de uma grande diferença de temperatura, apenas alguns graus...

Se tivesse, eu já tinha acabado com os meus.

Viva amigo , Gago

Tens ideia de qunto tempo pode durar um pincel com utilização regular e normal ... tendo como exemplo uma gama media de qualidade.
Eu tenho uma decada como palpite .
Qual é a tua ideia sobre o assunto?
Cumprimentos
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #28 on: May 11, 2015, 12:26:39 am »
0
Viva amigo , Gago

Tens ideia de qunto tempo pode durar um pincel com utilização regular e normal ... tendo como exemplo uma gama media de qualidade.
Eu tenho uma decada como palpite .
Qual é a tua ideia sobre o assunto?
Cumprimentos
Como diria o Didi Mocó ; aí vareia!

Uma década não é um mal palpite. Um bom pincel, bem cuidado, pode até durar muito mais que isso, e acho que até mal cuidados não devem se perder antes de cinco anos,  a menos que o nó se solte,  quebre o cabo ou coisa parecida.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Deixar o pincel de cerda no molho antes do escanhoado !?
« Reply #29 on: May 11, 2015, 12:36:08 am »
0
Como diria o Didi Mocó ; aí vareia!

Uma década não é um mal palpite. Um bom pincel, bem cuidado, pode até durar muito mais que isso, e acho que até mal cuidados não devem se perder antes de cinco anos,  a menos que o nó se solte,  quebre o cabo ou coisa parecida.

È tambem o que eu penso , um pincel de boa qualidade ... pode durar uma vida .
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal