Author Topic: Fitjar Villmann  (Read 5070 times)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Fitjar Villmann
« on: February 15, 2015, 11:50:13 pm »
+2
Avaliação do sabão Fitjar Villmann



1. Formulação

Ingredientes que apareciam no site da Fitjar para a recarga deste sabão antes de cessar produção:

Sodium stearate; Glycerine; Potassium stearate; Potassium cocoate; Olea europea; Sodium laureth sulphate; Sodium lauryl sulphate; Propylene glycol; Essential oils; Tetrasodium etidronate; Pentasodium pentetate.

Esta fórmula devia andar a ser aperfeiçoada consoante a auscultação dos utilizadores. A verdade é que este sabão já teve sebo na base e na formulação mais recente era vegetal. A fórmula que estava no site quando recebi a minha amostra não era esta. No geral eram estes os ingredientes, a fórmula era um pouco mais natural/orgânica, agora falta a manteiga de Karité que estava na fórmula anterior, por exemplo.

A formulação do sabão que experimentei era esta:

Glycerine; Sodium stearate; Sorbitol; Sodium Cocoate* Stearic Acid; Coconut Fatty Acid*; Lauric Acid; Cocus Nuciferi*; Olea Europea*; Sorbitol; Sodium Laurate; Sodium Laurate Sulphate; Sodium Lauryl Sulphate; Bulyrospermum Parkii*; Pentasodium Pentetate; Tetrasodium Etidronate; Essential Oils. (* elementos orgânicos).

Na formulação destacaria, como negativo, os SLS que não agradam a algumas pessoas e, como positivo, o azeite e a manteiga de karité.


2. Apresentação/embalagem

Caixa de cartão paralelepípeda com dizeres a preto. Bem simples e funcional para uma recarga.

O sabão é cilíndrico com cerca de 6,5cm de diâmetro e 3cm de altura. Uma medida bastante comum mas seria mais fácil carregar com o pincel se o diâmetro fosse maior.


3. Carga de sabão

Não tive oportunidade de usar um sabão completo. Usei uma amostra oferecida pelo confrade cariocarj01, com a forma de uma fatia de queijo e cerca de 10g. Por essa razão tive bastante dificuldade a carregar o sabão que não parava quieto na taça ou quando o segurava na mão tinha de passar exaustivamente o pincel. A carga nunca foi satisfatória.

Melhores resultados tive usando a amostra como se tratasse de um stick, mas mesmo assim, besuntando a cara totalmente de sabão, a espuma não era mais que suficiente para as minhas habituais quatro passagens com espuma de conforto.

Concluo portanto que a carga do sabão não é fácil e exige algum trabalho e maior quantidade do que estou acostumado.


4. Duração

A amostra durou-me exatos 16 escanhoados. Mas este é um número otimista pois nem sempre fiz as habituais 4 passagens e a espuma roçou sempre o limiar entre a quantidade suficiente e insuficiente.

Estimo que uma pastilha de sabão de 100g me renda entre 90 e 130 barbas de quatro passagens e conforto.


5. Capacidade para formar espuma

É preciso muito sabão e o mesmo precisa de ser bastante trabalhado com o pincel para espumar. A espuma cresce mas nunca chega a explodir. Fiquei com a impressão que o sabão espuma melhor na cara que na tigela.


6. Rácio água/sabão

É um sabão que gosta de menos água que o normal. Todavia, não existe espuma seca com este sabão. Ou existe espuma adequada, espuma um pouco aguada e mais deslizante ou espuma nenhuma.

É fácil passar o ponto da espuma se não se usar o método de incrementos sucessivos e marginais de água. Usando-se o sabão como stick não tem como errar.


7. Qualidade da espuma

Consegue-se algum volume e opacidade com bastante carga de sabão. A espuma nunca se demonstra seca, nem se torna pesada ou pegajosa, é sempre gordurosa, aguada, lustrosa e sem bolhas de ar.

Se a espuma estiver ligeiramente mais aguada ou faltar produto no pincel, tem dificuldade em não mostrar a pele por baixo dela mas não tem tendência a desaparecer passado algum tempo nem as suas propriedades se esvaecem.

A espuma não amacia o pelo. Para alguns isso é uma clara desvantagem, para mim é vantajoso pois permite que a lâmina encontre resistência no pelo e o corte com mais facilidade. Só não considero uma caraterística totalmente vantajosa, porque se a barba tiver mais que um dia, a tendência é que a lâmina puxe o pelo. Se a barba estiver comprida, aconselho o uso de um pré que amacie o pelo.


8. Proteção e deslize

O deslize é fenomenal, a proteção é mediana. Diria mais, a proteção existe na medida que o deslize é fenomenal. Se a barba estiver desbastada, o deslize é tal que a lâmina parece patinar em gelo. Nenhum outro creme ou sabão, que eu tenha experimentado, apresentou deslize igualável.

A espuma não apresenta acolchoamento nem deixa resíduos que permitam múltiplas passagens sem aplicar novamente espuma. Como tal, é um sabão que não se dá bem com aqueles que não tenham uma técnica metódica de passagens ou não façam a barba todos os dias.


9. Sensação na cara

Conforto total. A pele fica confortável, quase como se não estivesse nada inatural na cara. Não se sente nada a picar, não se sente frescura nem secura, sente-se apenas uma ligeira camada líquida protetora (um escudo sem peso) e calmante de qualquer irritação.


10. Hidratação e sensação pós barbear

Azeite, manteiga de Karité... A hidratação devia ser boa e é muito boa, a melhor que alguma vez experimentei. Deixa facilmente para trás pesos pesados como MWF, MdC ou Savon des Volcans.

Equipara-se aos melhores cremes hidratantes que já experimentei (e não me deixaram a cara gordurosa). A pele fica suave, nutrida e deslizante.

O sabão deixa uma sensação muito sã e calmante que a inclusão de um bálsamo ou loção só pode estragar.


11. Aroma

Imaginem-se dentro de uma serração, com madeira de carvalho cheia de musgo à vossa frente. É a isso que cheira este sabão. Musgo, carvalho acabado de cortar e qualquer outra nota de madeira que não consegui descobrir.

Este foi o aroma que mais me agradou no barbear até hoje, aliás, quando recebi o envelope com a amostra, pensei que estava perante as notas de fundo de um bom perfume que tivesse sido derramado no envelope. Estava mesmo para perguntar ao confrade Classic-shaver (que me fez chegar a amostra), que perfume tinha alí caído, quando me apercebi que o perfume vinha do sabão.

O aroma é muito bom, mas ténue e só dura o tempo do barbear. Para uns, aqueles que consideram que o aroma de um sabão deve durar somente o barbear e não interferir com as fragrâncias do after-shave ou da colónia, a permanência do aroma seria perfeita, mas para outros (como eu) que gostam do aroma, saberá a pouco.

Diria ainda que o aroma não é potente o suficiente para mascarar completamente o cheiro rançoso do azeite que compõe o sabão e pode ser sentido esporadicamente.


12. Preço

Gostei do sabão e por isso, na altura em que experimentei a amostra (antes das notícias de cessação de produção), simulei a importação de sabões (recarga) através do site da marca para Portugal (os preços podem variar em resultado do câmbio).

A importação de um único sabão rondava €22, enquanto a importação de quatro sabões rondava €16 por sabão (€64 no total). Estes preços não têm em conta prováveis impostos a serem cobrados na alfândega mas, mesmo assim, comprados em quantidade, aproximam-se do preço de outros sabões como os Valobra em pote.

Atenta a duração provável de um sabão, o escanhoado custaria entre €0,24 na pior das hipóteses e €0,12 na melhor. Cerca de dez vezes mais que os cremes mais baratos do mercado.


13. Conclusão

É um sabão artesanal com um preço alto, duração média baixa e que não agradará a toda a gente, principalmente a quem não faz a barba todos os dias.
Tanto proteção/acolchoamento, como amaciamento do pelo são medíocres. Contudo, o deslize e a hidratação são foras de série, destacando-se bastante de outros sabões.
O aroma é excelente e natural, mas falta-lhe duração e intensidade para além do barbear.

Certamente não é um sabão perfeito como um Martin de Candre, que de tão perfeito até se torna insípido. Pode-se dizer que é um sabão cheio de carácter, marginal, com defeitos e virtudes marcantes, que se destaca espetacularmente dos outros sabões por fugir do equilíbrio performante.

Recomendaria este sabão a quem procura algo peculiar e tivesse uns trocos a mais para gastar, mas o sabão não se produz mais porque a produtora não consegue manter o negócio cumprindo as exigências da UE.
« Last Edit: February 16, 2015, 09:56:17 pm by FML »

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Fitjar Villmann
« Reply #1 on: February 16, 2015, 12:08:42 am »
0
É pena que a Fitjar foi para Valhalla (hãm, entenderam?! lol ) pois era possível que com o tempo, ajustasse as falhas desse sabão que tu identificaste bem.

Eu tirei uma duzia de barbeados com ele, e foram todos confortáveis, mas de facto não era uma espuma que vislumbrasse ninguém. Ainda assim cumpria seu papel. Agora, o aroma... o aroma era o BICHO! (apesar de um pouco fraco)

Tinha esperanças que alguém iria comprar a empresa, mas a Noruega é mesmo fora de rota para o resto do mundo.



Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Fitjar Villmann
« Reply #2 on: February 16, 2015, 01:09:20 am »
0
Wow!! Que bela avaliação!! Obrigado!! Parece ser um sabão complexo e curioso ... não vejo ponto negativos ... e sim a escolha certa do pincel e lamina ... não sei como não pode ser emoliente!!

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8230
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Fitjar Villmann
« Reply #3 on: February 16, 2015, 01:14:10 am »
0
Obrigado pelo review :)

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Fitjar Villmann
« Reply #4 on: February 16, 2015, 07:47:14 am »
0
Excelente avaliação!
Eu sou suspeito pra falar do sabão Fitjar, pois adoro em todos os quesitos!!!

Quanto à Fitjar, foi pro buraco mesmo. A dona está só esperando vender o estoque que não é cosmético (pois a autorização para esses acabou 31/12/14) para fechar a loja física e a loja onlina.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Fitjar Villmann
« Reply #5 on: February 16, 2015, 09:19:25 am »
0
Uma excelente avaliação de um sabão e marca que infelizmente já não está disponível...
Parabéns! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Fitjar Villmann
« Reply #6 on: February 16, 2015, 09:25:17 am »
0
 Uma excelente revisão. :)
Mas falta aí um "boneco" do respectivo sabão. :P

Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: Fitjar Villmann
« Reply #7 on: February 16, 2015, 09:29:47 am »
0
Muito boa review (tem talento o FML), pena de facto já não estar disponível o sabão.

Alguém sabe que exigências da UE a artesã não conseguiu cumprir? Ou, mais naturalmente, o negócio foi ao charco mesmo por não conseguir vender o suficiente?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Fitjar Villmann
« Reply #8 on: February 16, 2015, 09:42:34 am »
0
Podes ler aqui o comunicado oficial.

Aparentemente é estranho, muitos outros artesãos cumprem as exigências actuais da UE sem problemas.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Fitjar Villmann
« Reply #9 on: February 16, 2015, 12:15:26 pm »
0
Bela análise, Flávio. Como sempre, aliás!
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Fitjar Villmann
« Reply #10 on: February 16, 2015, 10:05:23 pm »
0
Obrigado pelos elogios e incentivos  :) Na altura (um ano atrás) fiquei desanimado em publicar a avaliação uma vez que o sabão tinha mudado a fórmula.

Infelizmente não tenho nenhuma fotografia do sabão. Acrescentei uma fotografia da amostra e para fotos da espuma consultem este tópico do cariocarj01.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Fitjar Villmann
« Reply #11 on: February 16, 2015, 10:55:16 pm »
0
Podes ler aqui o comunicado oficial.

Aparentemente é estranho, muitos outros artesãos cumprem as exigências actuais da UE sem problemas.
Não estou a escrever que os que produtores de sabão para a barba não cumprem mas há quem não cumpre e venda, como podes ler no site do infarmed "Venda ilegal de sabonetes artesanais"

Em Portugal, e nos outros países deve ser igual, o problema da micro produção começa logo com os requisitos do técnico responsável "Licenciatura ou bacharelato em Ciências Farmacêuticas, Química, Biologia, Medicina ou Engenharia Química, …".

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Fitjar Villmann
« Reply #12 on: February 16, 2015, 11:32:15 pm »
0
Essa legislação conheço eu bem, por (de)formação profissional...
Esse pormenor até é fácil, é como as farmácias, em que o dono é um mas o director técnico é outro... tudo se faz.
Outros pormenores requerem mais atenção... e trabalho. E parece-me que faltou isso... não se quer ter trabalho nem lidar com burocracias, e depois culpa-se a legislação....
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Fitjar Villmann
« Reply #13 on: February 16, 2015, 11:36:50 pm »
0
Ou seja, demasiado trabalho e contorcionismo para o retorno económico...

Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: Fitjar Villmann
« Reply #14 on: February 16, 2015, 11:38:13 pm »
0
Ou pode deixar de ser rentável, como explicou a Senhora, e fecha-se a loja.

Também questiono se essa legislação serve para proteger os consumidores, ou para proteger alguns interesses poderosos já instalados.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal