Author Topic: Walkie-Talkies  (Read 8337 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Walkie-Talkies
« on: March 02, 2015, 03:45:08 pm »
0
São muito usados em práticas esportivas "outdoors" e também em algumas atividades profissionais. São os rádios UHF/VHF portáteis, também conhecidos como Walkie-Talkies ou HT's.

Nunca viajo sem os meus. São de extrema utilidade. No trabalho (fazenda), são indispensáveis pois podem encurtar bastante as distâncias aumentando o rendimento do trabalho.

Sempre fui usuário dos clássicos Talkabout da Motorola, sobre os quais resta pouco a falar... Mas eles sempre deixaram a desejar na fazenda, onde convivo com distâncias da ordem de 4 km. Embora a propaganda da Motorola fale em até 8 km, o fato é que a baixa potência dos Talkabout (0.2 W), só permite alcançar longas distâncias quando os interlocutores estão em topos opostos de vales. Árvores no meio, podem inviabilizar distâncias de mais de 300 m.

Recentemente, tomei conhecimento de uma marca chinesa, a BAOFENG, que vem sendo muito elogiada pelo acabamento e pelo desempenho...

Pela pressa, comprei aqui no Brasil mesmo, no Mercado Livre, o Baofeng BF-888s pagando R$ 95,00 por aparelho. No eBay, pode-se encontrar pela METADE desse valor.

O BF-888s, tem potência de transmissão de 4 W, o que simplesmente ELIMINOU a influência de obstáculos acima do solo (árvores de copa alta).

O que se fala do acabamento, está plenamente comprovado. Acabamento de ALTÍSSIMA QUALIDADE (nunca achei que ia ver um produto chinês com essa qualidade...).

O BF-888s, é SIMPLIFICADÍSSIMO... Apenas quatro controles. Um botão liga-desliga/volume, um seletor rotativo para canais (16), o botão PTT (push-to-talk) e o comutador da LANTERNA (um led de alto brilho que pode ser utilizado para ler mapas no escuro). Para operar na mão de leigos, simplesmente perfeito...

Se tudo correr bem, em breve comprarei um Baofeng UV-5R, modelo bem mais complexo e completo...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Walkie-Talkies
« Reply #1 on: March 02, 2015, 04:38:53 pm »
0
Por acaso aqui na empresa usamos uns Alecto FR60. São jeitosinhos, mas muitos maus porque toda a gente ouve as conversas. Lol

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Walkie-Talkies
« Reply #2 on: March 02, 2015, 04:56:16 pm »
0
Eu uso os talkabout na loja e na minha fábrica também. Quando viajava para longe de carro com os amigos, cada um levava o seu para se comunicar também, sem precisar pegar no celular, mas isto já faz tempo..

Bom saber desses chineses. É mais uma prova de que, na China, não se faz porcaria. Outro dia andei num JAC (não lembro o modelo, aquela mini-van) de carona, e fiquei surpreso com a qualidade do acabamento e os elogios do dono.

Tá, não é uma maravilha, não é uma Mercedes, mas no patamar que se encaixam, são ótimas opções com preços que arrasam a concorrência. E os preços podiam ser ainda melhores, se a JAC não fosse representada pelo mesmo cara que representa a Citröen no Brasil, porque ele é o maior ladrão.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Walkie-Talkies
« Reply #3 on: March 02, 2015, 06:05:10 pm »
0
Muito bom saber que os chineses não fabricam só porcaria! Nunca usei um HT, pois nunca precisei.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8222
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Walkie-Talkies
« Reply #4 on: March 02, 2015, 06:56:37 pm »
0
Há muito tempo atrás eu usei bastante, junto com o papai os rádios PX e PY, Lafaiete e Yaesu.
Bons tempos aqueles :)
Passava noites em claro conversando com pessoas no mundo todo, navios, etc.
Em um inglês sofrível, misturando com português, alemão, espanhol, frances e o que mais desse!  ;D ;D

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Walkie-Talkies
« Reply #5 on: March 02, 2015, 07:05:42 pm »
0
Há muito tempo atrás eu usei bastante, junto com o papai os rádios PX e PY, Lafaiete e Yaesu.
Bons tempos aqueles :)
Passava noites em claro conversando com pessoas no mundo todo, navios, etc.
Em um inglês sofrível, misturando com português, alemão, espanhol, frances e o que mais desse!  ;D ;D

Isso me lembrou um filme  ::)

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Walkie-Talkies
« Reply #6 on: March 02, 2015, 07:16:09 pm »
0
sempre quis um "radio amador" mas nunca tinha $$.. quadno fiquei velho, desisti .
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Walkie-Talkies
« Reply #7 on: March 02, 2015, 07:29:58 pm »
0
sempre quis um "radio amador" mas nunca tinha $$.. quadno fiquei velho, desisti .

Nunca é tarde... Os preços hoje não são tão escorchantes quanto em antanho...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Walkie-Talkies
« Reply #8 on: March 02, 2015, 07:47:03 pm »
0
Quando trabalhava em campo ... cheguei a usar muitos ... mas nunca me atentei para marcas, modelos e qualidade ... isto era para o pessoal de comunicações ... mas era muito interessante ... hoje muitos de nós ... resumimos ao radio comunicador da Nextel ... mas se o sinal cair ... já era ... e uma desvantagem grande.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Walkie-Talkies
« Reply #9 on: March 02, 2015, 08:00:15 pm »
0
Cheguei a cogitar a utilização do Nextel... Em minha propriedade, o sinal de celulares é indigente (pobre é pouco...).

Levei um sujeito da Nextel para fazer um teste demonstrativo lá... Como não conhecia pormenores da tecnologia deles, cheguei a achar que ali poderia estar uma solução palpável para o problema... Foi quando o sujeito me disse que o rádio utiliza as mesmas ERB's (estações rádio-base) do celular. Se não tem sinal de celular, não funciona o rádio a contento... Em outras palavras, Nextel é EXCELENTE em grandes centros urbanos. Na zona rural é tão ruim quanto qualquer outra operadora...

E o teste não deu certo... As mesmas áreas onde não funcionava nem Vivo, nem Claro, também não funcionava Nextel...

No final os HT's acabaram dando conta do recado. Para funcionários falarem entre si, funcionam com perfeição... Quando eu preciso ligar da cidade para eles, tento os celulares deles... Se não dá certo, ligo pra sede e peço pra avisarem por HT... e vou tocando o barco...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8222
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Walkie-Talkies
« Reply #10 on: March 02, 2015, 09:09:49 pm »
0
Isso me lembrou um filme  ::)
Qual filme?

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8222
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Walkie-Talkies
« Reply #12 on: March 02, 2015, 09:17:28 pm »
0
Nunca é tarde... Os preços hoje não são tão escorchantes quanto em antanho...
Sim, os preços cairam.
Não se em relação aos FM (PY), o alcance deles era limitado, creio que uns 50 a 100km.
Então as pessoas se cotizavam e instalavam antenas "repetidoras" de sinal, localizadas em locais altos preferencialmente. Elas recebiam e retransmitiam estes sinais de forma a ampliar o alcance. A qualidade do aúdio era perfeita e estas repetidoras ainda permitiam a utilização do PY para a ligação telefônica. Vc digitava um código e dizia "aqui é PY8fulano de tal solicitando (nome do serviço - que agora não lembro), ouvia um som como se alguem estivesse a apertar teclas de telefone, um som digital e tinha a linha liberada, então bastava discar um numero telefonico e falar. a conversa era provada e havia um canal predefinido para isto. :)
Haviam as ligas de radio amadores. LABRE. Que hoje estão as baratas e muitas nem existem mais.
A LABRE belém por exemplo hoje é uma casa abandonada, fechada, só com a base da antena que antes existia lá. Lamentável a falta de apoio e interesse publico no assunto, posto que um radioamador em situações de emergência pode salvar vidas  :(

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8222
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Walkie-Talkies
« Reply #13 on: March 02, 2015, 09:19:17 pm »
0

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal