Author Topic: Caneta de tinta permanente - recomendações?  (Read 36017 times)

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #30 on: March 30, 2015, 11:39:53 pm »
0
Obrigado a ambos pelas explicações! :)


Estava decidido pelo conversor + tinta de frasco, mas esta tua afirmação deixou-me um pouco apreensivo. Eu viajo bastante, portanto preciso de alguma robustez no material, sem estar sempre preocupado com entornar tinta.
Já agora, quais são os principais motivos para a tinta entornar?
Na utilização o conversor comporta-se como um cartucho, um reservatório de tinta.

O que temos é um trabalho extra que é encher o conversor.
Ao encher se não se tiver cuidado pode-se entornares o frasco, ou vir tinta a mais na parte que ficou submersa em tinta quando se enche o conversor, secção / alimentador/ aparo, e pingar.

Como quase toda a tinta atual é solúvel em água, mesmo que esta caia na pele lava-se facilmente.


Caramba pá, vocês deviam ser proibidos de colocar aqui essas fotos ;D ;D ;D.
Eu como escrevo bastante (o raio do trabalho ;D) por motivos €€€ só uso BIC  ;D ;D ;D
Como o barbear clássico, tens o investimento inicial na caneta, que pode ser menos de  10€, e depois é só comprar tinta.
Ficas com um leque de cores disponíveis bastante interessante, exemplo da noodler's ou da diamine ou a J. Herbin 1670 .
É preciso de ter mais cuidado na utilização do que com uma BIC, mas como uma safety razor comparativamente com uma multi lâminas.  ;D

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #31 on: March 31, 2015, 12:56:20 am »
0
Obrigado a ambos pelas explicações! :)


Estava decidido pelo conversor + tinta de frasco, mas esta tua afirmação deixou-me um pouco apreensivo. Eu viajo bastante, portanto preciso de alguma robustez no material, sem estar sempre preocupado com entornar tinta.
Já agora, quais são os principais motivos para a tinta entornar?

É como o RF escreveu. O material é robusto e se não gastares mais que um cartucho na viagem, nem precisas de levar o frasco porque o conversor leva sensivelmente a mesma quantidade de tinta. O que importuna nas viagens é levar um frasco pesado connosco.

O problema de entornar tinta ou sujar acrescido face ao cartucho surge quando se está a encher a caneta no frasco e não se tem cuidado. Por exemplo:
- podes derrubar o frasco aberto (pior dos cenários);
- podes tocar no gargalo ou no interior da tampa do frasco e estes terem tinta;
- podes tocar na secção ou aparo da caneta ainda com tinta;
- pode cair uma ou outra gota de tinta antes de limpares a secção e o aparo.

Mas isto é como os cortes com Safety Razor, excesso de confiança/desmazelo e a coisa acontece.

Posso dizer-te que já enchi várias canetas em frasco mergulhando só o alimentador e aparo, sacudi o excesso de tinta com pequenos toques no interior do gargalo do frasco e sem limpar com pano ou papel, não sujei absolutamente nada.

Outras vezes, por descuido, fiquei com os dedos "à escola primária", ou seja, borrados de tinta, mas, não sendo tinta preta, passar por água logo após resolve o problema. A tinta preta é mais difícil de sair exigindo mais exigência na lavagem.

Também pode acontecer de deixares cair o frasco e partir. É difícil de acontecer, mas se achares que existe a probabilidade, podes andar com o frasco dentro de um saquinho com fecho de pressão que evitará o vazamento da tinta no caso de acidente.

Se andares muito de avião, há que ter cuidado que as diferenças de pressão e temperatura podem levar a caneta a vazar, mas isso tanto acontece com cartucho como conversor. Consequentemente, podes preferir não levar a caneta cheia de tinta ou um frasco de vidro relativamente pesado (também há de plástico mais leves), levando cartuchos para abrir e usar somente no destino.

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #32 on: April 01, 2015, 05:08:09 pm »
0
Pensei que o conversor fosse mais sensível a derramar tinta do que um cartucho no dia-a-dia, daí a minha dúvida. Assim sendo, e se o problema dos conversores é o trabalho e cuidado de os encher, prefiro optar por essa solução. Por outro lado, trazer um ou dois cartuchos na mala também é sempre uma boa alternativa.

Recomendam alguma loja no grande Porto para ver conversores, frascos e cartuchos?
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #33 on: April 01, 2015, 09:23:29 pm »
0
Alguns sítios no Porto em que já comprei material para canetas:
Porto Editora na Praça de D. Filipa de Lencastre
El Corte Inglês  - papelaria no piso abaixo do piso do supermercado, ou no primeiro piso a Montblanc
Uma papelaria, que não me lembro do nome, à frente da entrada principal do Via Catarina





Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #34 on: April 01, 2015, 10:47:36 pm »
0
 Comprei uma Lamy Studio azul mate! Estou a adorar escrever com isto e tentar melhorar a caligrafia. Veio com um tinteiro Mont Blanc. Agora quero experimentar uma apara mais fina para ver a diferença. Obrigada pelo incentivo RF  :)

 David desculpa estar a canibalizar o teu tópico.

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #35 on: April 02, 2015, 10:02:21 am »
0
Alguns sítios no Porto em que já comprei material para canetas:
Porto Editora na Praça de D. Filipa de Lencastre
El Corte Inglês  - papelaria no piso abaixo do piso do supermercado, ou no primeiro piso a Montblanc
Uma papelaria, que não me lembro do nome, à frente da entrada principal do Via Catarina

Tenho que ver no ECI o que há por lá, então. Conversores também se encontrarão por lá, ou é mais fácil e barato em lojas online e/ou eBay?


David desculpa estar a canibalizar o teu tópico.

Estás perfeitamente à vontade, Nuno. Quanto mais pessoas participarem, melhor.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #36 on: April 02, 2015, 06:06:34 pm »
0
Comprei uma Lamy Studio azul mate! Estou a adorar escrever com isto e tentar melhorar a caligrafia. Veio com um tinteiro Mont Blanc. Agora quero experimentar uma apara mais fina para ver a diferença. Obrigada pelo incentivo RF  :)

 David desculpa estar a canibalizar o teu tópico.
De nada.
A caneta já trazia conversor?
Tens de colocar umas fotos da caneta.
Depois das canetas começas as tintas.


Tenho que ver no ECI o que há por lá, então. Conversores também se encontrarão por lá, ou é mais fácil e barato em lojas online e/ou eBay?


Estás perfeitamente à vontade, Nuno. Quanto mais pessoas participarem, melhor.
É quase certo que no El Corte Inglês tem conversores da Parker, não sei se é os mais baratos, mas já lá comprei tinta mais barata que em outras lojas.
A loja em que encontrei o conversor para as Waterman mais barato foi na Porto Editora na Praça de D. Filipa de Lencastre.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #37 on: April 02, 2015, 11:04:37 pm »
0
Eu gosto muito da minha Parker Frontier Flighter GT. Equilibrada e com um excelente aspecto.

Curiosamente as que escrevem melhor são outras. A Hero 616 escreve que é um sonho, e muito fiável. É só pegar e está a escrever. O problema é às vezes "espirrar" tinta.

A Waterman Kultur escreve ainda melhor (para um traço mais grosso), mas deixei-a pousada uns dias na horizontal e não é que já não queria escrever? Fiquei de pá atrás, mas a ver vamos...
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #38 on: April 03, 2015, 12:27:35 am »
0
 Quando tiver disponibilidade vou abrir um tópico e coloco fotos.

 Comprei um conversor de rosca, não sei se é esta a designação melhor. E veio também uma tinta Mont Blanc Royal Blue que tem um tom fantástico, era para ter comprado o tom idêntico da Lamy mas estava esgotado.

 Agora o próximo passo será uma caneta de aparo mais fino e outra de aparo mais grosso.

 Uma coisa já consegui perceber, o ritmo mais lento que a caneta de aparo proporciona, é bem melhor para a qualidade da minha caligrafia. Tenho praticado todos os dias até sentir desconforto na mão e nos dedos, o que não é difícil por falta de prática.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #39 on: April 03, 2015, 05:02:09 pm »
0
Eu gosto muito da minha Parker Frontier Flighter GT. Equilibrada e com um excelente aspecto.

Curiosamente as que escrevem melhor são outras. A Hero 616 escreve que é um sonho, e muito fiável. É só pegar e está a escrever. O problema é às vezes "espirrar" tinta.

A Waterman Kultur escreve ainda melhor (para um traço mais grosso), mas deixei-a pousada uns dias na horizontal e não é que já não queria escrever? Fiquei de pá atrás, mas a ver vamos...

As Hero 616 (e se calar grande parte das canetas produzidas industrialmente) depende do aparo que calha, umas são fantásticas outras razoáveis e precisam de afinação ou polimento da ponta.

Se a Hero 616 está "constipada" não é normal, pelo menos não na minha experiência, e é preciso tratar disso. Será tinta no tubo?

TheMonk, qual foi o aparo que compraste?

Apesar do que dizem, eu até escrevo mais rápido com caneta de aparo médio do que com esferográfica ou lápis.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #40 on: April 18, 2015, 02:47:51 pm »
0
Este novato que voltou a ter interesse neste tipo de canetas e que tem uma Jinhao a caminho gostaria de saber o que acham de canetas Inoxcrom e Colibri em termos de qualidade, escrita etc. para iniciante. Descobri que uma antiga papelaria aqui da terra tem uma caixa de papelão guardada algures lá atras no armazem que me pareceram ser NOS. Mostraram me varias e achei as bem mais baratas do que as Parker, Sheaffer, Waterman, Cross etc. que se encontra nas tabacarias/papelarias e casa da especialidade (por acaso descobri aqui uma que tem lá umas canetas bem acima do meu orçamento!). Fonix, quem se atreve andar com uma caneta de quase 1000€ no bolso???!!!

Nessa antiga papelaria até tinha uma Waterman por 78 € e que me faziam ainda um desconto ...
Maioria do stock era Inoxcrom com alguma Colibri, Waterman e Parker pelo meio. Como (ainda) não estou por dentro deste assunto desconhecia a Inoxcrom e Colibri e gostaria de saber se vale a pena. Preços andavam à volta dos 20 a 30€ e pareciam me bem construidas com ponta em irridium.

Encontrei também umas de marca Senator (que não conhecia) por volta de 15€ mas achei muito pequenas e leves demais para meu gosto. Não me inspirou muita confiança apesar de ser made in Germany ... era algo parecido com isto http://www.ebay.com/itm/Vintage-Senator-Black-and-Silver-Fountain-Pen-/151647119864
« Last Edit: April 18, 2015, 06:36:11 pm by jctsoares »

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #41 on: April 18, 2015, 05:10:58 pm »
0
As Hero 616 (e se calar grande parte das canetas produzidas industrialmente) depende do aparo que calha, umas são fantásticas outras razoáveis e precisam de afinação ou polimento da ponta.

Se a Hero 616 está "constipada" não é normal, pelo menos não na minha experiência, e é preciso tratar disso. Será tinta no tubo?

TheMonk, qual foi o aparo que compraste?

Apesar do que dizem, eu até escrevo mais rápido com caneta de aparo médio do que com esferográfica ou lápis.

Este post passou-me completamente ao lado, não sei como. ???
Flávio, o aparo é fino, espero que não seja demasiado fino para o meu gosto. Actualmente a caneta está parada na Alfândega (já lá vão uns dias), conto recebê-la durante a próxima semana e depois já poderei dizer algo mais concreto.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #42 on: April 19, 2015, 05:06:37 pm »
0
Este novato que voltou a ter interesse neste tipo de canetas e que tem uma Jinhao a caminho gostaria de saber o que acham de canetas Inoxcrom e Colibri em termos de qualidade, escrita etc. para iniciante. Descobri que uma antiga papelaria aqui da terra tem uma caixa de papelão guardada algures lá atras no armazem que me pareceram ser NOS. Mostraram me varias e achei as bem mais baratas do que as Parker, Sheaffer, Waterman, Cross etc. que se encontra nas tabacarias/papelarias e casa da especialidade (por acaso descobri aqui uma que tem lá umas canetas bem acima do meu orçamento!). Fonix, quem se atreve andar com uma caneta de quase 1000€ no bolso???!!!

Nessa antiga papelaria até tinha uma Waterman por 78 € e que me faziam ainda um desconto ...
Maioria do stock era Inoxcrom com alguma Colibri, Waterman e Parker pelo meio. Como (ainda) não estou por dentro deste assunto desconhecia a Inoxcrom e Colibri e gostaria de saber se vale a pena. Preços andavam à volta dos 20 a 30€ e pareciam me bem construidas com ponta em irridium.

Encontrei também umas de marca Senator (que não conhecia) por volta de 15€ mas achei muito pequenas e leves demais para meu gosto. Não me inspirou muita confiança apesar de ser made in Germany ... era algo parecido com isto http://www.ebay.com/itm/Vintage-Senator-Black-and-Silver-Fountain-Pen-/151647119864

Sobre o preço tudo é relativo, não poderia ser mais a propósito este vídeo que vi:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=BVL13VgWadM" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=BVL13VgWadM</a>


Relativamente às marcas que apresentas-te
As mais reconhecidas e colecionáveis são a Parker e Waterman.
Sabes qual os modelos das canetas?
Se não tem escrito o modelo na caixa pede para tirar uma foto e depois identificar o que estás a comprar. Há modelos melhores que outros. Apesar do caro ou barato ser uma coisa relativa, não me parece correto comprar uma coisa a um preço mais elevado que o valor de mercado.

Recentemente comprei uma canetas NOS Waterman e o preço foi desde menos de 10€ (Waterman Kultur) ou outras um bocado mais (Waterman Expert).



Relativamente à Inoxcrom (espanhola) ou Senator (alemã) não são marcas com o nome das apresentadas anteriormente mas não quer dizer que sejam más.
Relativamente à Colibri não conheço.

Mas mais importante que a marca é o teu gosto. Se não gostas do modelo, do peso, ou como assenta na mão então acho que não compensa comprares porque não deves ir utilizar.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #43 on: April 19, 2015, 05:24:31 pm »
0
Sobre o preço tudo é relativo, não poderia ser mais a propósito este vídeo que vi:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=BVL13VgWadM" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=BVL13VgWadM</a>


Relativamente às marcas que apresentas-te
As mais reconhecidas e colecionáveis são a Parker e Waterman.
Sabes qual os modelos das canetas?
Se não tem escrito o modelo na caixa pede para tirar uma foto e depois identificar o que estás a comprar. Há modelos melhores que outros. Apesar do caro ou barato ser uma coisa relativa, não me parece correto comprar uma coisa a um preço mais elevado que o valor de mercado.

Recentemente comprei uma canetas NOS Waterman e o preço foi desde menos de 10€ (Waterman Kultur) ou outras um bocado mais (Waterman Expert).
(Image removed from quote.)


Relativamente à Inoxcrom (espanhola) ou Senator (alemã) não são marcas com o nome das apresentadas anteriormente mas não quer dizer que sejam más.
Relativamente à Colibri não conheço.

Mas mais importante que a marca é o teu gosto. Se não gostas do modelo, do peso, ou como assenta na mão então acho que não compensa comprares porque não deves ir utilizar.

Obrigado pelas dicas, pois para experimentar algumas coisas com aparos diferentes estou inclinado em começar com as chinesas ... saõ baratinhas e dá para fazer umas experiencias sem perder muito dinheiro. Além das duas Jinhao 950 e x450 estou a pensar em adquirir um Hero 5028 que tras 3 aparos para caligrafia 1.1, 1.5 e 1.9 mm. Gosto particularmente do resultado da escrita com um 1.1mm stub (só de vista porque ainda não experimentei). Este kit de caligrafia da Hero é parecido com o da Sheaffer mas mais barato e quem já testou o dois até acha que a da Hero é melhor ... Assim posso experimentar varias canetas sem gastar mais do que 15€ no total antes de comprar algo mais a serio (e provavelmente mais caro). Também fiz um bid num Waterman Kultur no Ebay mas provavelmente em breve alguém vai por cima hehehe ... Obrigado pela ajuda.
« Last Edit: April 19, 2015, 05:27:22 pm by jctsoares »

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Caneta de tinta permanente - recomendações?
« Reply #44 on: April 19, 2015, 11:41:12 pm »
0
Há aparos diferentes que não envolvem aparos de bico cortado. Para mim, e para a letra resultar, escrever com aparos de bico cortado envolve mais cuidado na escrita.


Eu já tenho um conjunto Hero 5028 e um Sheaffer NoSense (versão antiga) e discordo que a Hero seja melhor que a Sheaffer.
A Hero é boa para experimentar / brincar, mas para mim o traço fino é muito grosso.

Mas há melhores que a Sheaffer. Como as Osmiroid 65 / 75 ou a Platignum Silverline são excelentes. Estas duas marcas inglesas, são muito boas e na altura eram muito baratas, mas atualmente não são fabricadas.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal