Author Topic: Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern  (Read 4382 times)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern
« on: April 26, 2015, 07:49:09 pm »
0
Avaliação do sabão Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern

1. Formulação

Não sei ao certo a lista de ingredientes deste sabão, mas presumo que seja a mesma que os outros sabões Wickham. Os ingredientes que aparecem no site para os outros sabões são:

Potassium Stearate, Potassium Cocoate, Potassium Lardate, Potassium Apricotkernelate, Water, Glycerine, Parfum.

No site é acrescentado que o sabão não tem parabenos, lanolina, SLS ou barro, e que é adequado a peles sensíveis e não foi testado em animais. Sinceramente, não sei se todos os que têm pele sensível tolerarão este sabão, porque eu senti algumas picadas.

2. Apresentação/embalagem

O sabão que experimentei era uma amostra de 20g que me ofereceu o confrade TheMonk. A minha amostra vinha numa caixa de plástico paralelepípeda com autocolante branco e dizeres a preto. Uma caixinha simples, resistente e pragmática.



Por sua vez, o sabão “normal”, com 140g, vem numa caixa cilíndrica com cerca de 9cm de diâmetro. Uma medida bastante prática para carregar o sabão diretamente com o pincel.


3. Carga de sabão

Tratando-se de uma amostra, tive alguma dificuldade a carregar o sabão. Não que o sabão em si seja difícil de carregar, pois tem uma consistência parecida com um creme duro ou um croap mole, mas porque a caixa é angulosa e não deixava que o pincel carregasse devidamente.

Atendendo à consistência do sabão, a sua carga em caixa redonda e larga deve ser muito fácil e nem será preciso carregar muito tempo, o tempo de carga do sabão Martín de Candre ou de um creme mais duro em boião. Também é perfeitamente possível retirar um pouco de sabão para colocar numa tigela e espumar a partir daí. A consistência mole do sabão permite-o.


4. Duração

A amostra de 20 gramas durou-me exatos 29 escanhoados, por isso, um sabão inteiro de 140g deve render mais de 200 barbas de quatro passagens e conforto.

Pode-se dizer que a duração é a esperada para um sabão mole.


5. Capacidade para formar espuma

É fácil fazer espuma com este sabão, quer na tigela quer na face. Basta dar-lhe alguma água e poucas voltas de pincel que a espuma começa a crescer e após mais algumas voltas a espuma começa a encorpar.


6. Rácio água/sabão

É um sabão que gosta de água e quanta mais água melhor é o deslize que proporciona. Não obstante, é um sabão bastante permissivo com a água, absorvendo bem a água em excesso com pouco trabalho de pincel.


7. Qualidade da espuma

A espuma tolera bem a água. A início é aereada mas, com algum trabalho, encorpa e torna-se volumosa, opaca e lustrosa, sem se tornar pesada.

Tem tendência a desaparecer passado algum tempo, mas não interfere com o barbear, pois mantém-se o tempo necessário para fazer a barba.

Também não amacia muito o pelo e, por isso, a lâmina puxa um pouco quando se tem a barba  comprida. Com barbeares diários e lâminas sem tendência a puxar, não se sente este fenómeno. Quando a barba estiver comprida ou a lâmina for das que puxa mais o pelo (do género Merkur, Rapira Stainless, Lord Classic, Derby...) aconselho o uso de um pré que amacie o pelo.


8. Proteção e deslize

O deslize e, principalmente, a proteção são fenomenais. Quanto ao deslize, está entre os melhores.

No quesito proteção, eu tenho em boa conta certos cremes portugueses e afirmo sem sombra de dúvidas que a proteção que este sabão proporciona não lhes fica nada atrás. Só não é tão bom em proteção quanto o Mitchell's Wool Fat porque a espuma não é tão densa quanto este. Em contrapartida, não atrapalha ter um escanhoado rente como a espuma do Mitchell's Wool Fat.

O mais interessante é que o deslize e a proteção são muito discretos, tal como nos cremes portugueses, nem nos apercebemos que estão lá durante o escanhoado, mas sentimos os dividendos no fim.


9. Sensação na cara

O sabão proporciona uma sensação boa e calmante na cara. Elimina irritações e estanca os pequenos cortes.

De vez em quando, com a pele mais sensibilizada apareceram pequenas alergias localizadas.


10. Hidratação e sensação pós barbear

A hidratação é na medida certa, bem ao estilo Martín de Candre. Todavia, quem tiver a pele seca, pode sentir a necessidade de mais hidratação. Quem tem a pele mista ou oleosa não deverá ter problemas.

A pele sente-se suave, calma, sã e forte. Somente um bom aftershave pode acrescentar algo mais a esta sensação.


11. Aroma

O confrade TheMonk disse-me que era parecido com English Fern mas que lhe faltava kick. Bem, eu não tenho o conhecimento aromático nem a sensibilidade que ele tem. Para mim, o sabão tem um aroma herbal simples mas muito seleto, requintado e quente, que se pode identificar com feto e é adequado para dias frios.

O aroma é muito bom, mas pode tornar-se monótono. Falta-lhe complexidade. O aroma é forte sem ser exagerado e permanece na espuma, durante o barbear e após, por algumas horas, na face e no pincel durante dias.

Como o aroma permanece após o barbear, podia-se colocar a questão de interferir com a fragrância dos aftershaves ou perfumes. Porém, a simplicidade do aroma joga a seu favor, combinando muito bem com outras fragrâncias, conferindo-lhes um tom requintado e caro.

Desconfio que a força do aroma possa criar alergias em certas pessoas.


12. Preço

Este é o grande desmotivador. Atendendo ao site da marca, os sabões Wickham de 140g rondam as 15 libras e as amostras de 10g as 3 libras. Só por si, o preço já é caro, mas ainda acrescem 7 libras para o transporte para a Europa ou EUA. Transporte para o Brasil não é contemplado.

À taxa de câmbio atual, um sabão custa perto de 32 euros, o que dá um custo aproximado por escanhoado de €0,16. Um preço bastante acima da média e que certamente afastará muita gente deste excelente sabão.


13. Conclusão

É um sabão artesanal com um preço alto, um aroma bom, duradouro e intenso, alto desempenho, requintado e duração média para um sabão mole.

O amaciamento do pelo é medíocre, contudo, o deslize e a proteção são fora de série.

Arriscaria dizer que é um sabão perfeito como um Martín de Candre, não fosse a falta no amaciamento do pelo.

Tanto quanto sei, não é possível encomendar o aroma Irish Fern, mas, a tomar este por exemplo, os restantes aromas também devem ser muito bons.

Recomendaria este sabão a quem faz a barba diariamente e não se importa de dar um preço elevado por algo excelente e requintado. A meu ver, é uma alternativa bastante pertinente e aromática ao sabão Martín de Candre.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern
« Reply #1 on: April 26, 2015, 08:49:31 pm »
0
Obrigado , FML

Com este trabalho quem não conhecia , ficou
com a noção exata do produto... bom trabalho.

Abraço
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Martius

  • Trade Count: (+11)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 682
  • Respect: +3
Re: Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern
« Reply #2 on: April 26, 2015, 08:52:45 pm »
0
Obrigado pelo review Flávio.

Apesar de sempre ter lido coisas boas sobre este sabão sempre o achei para o carote.  ::)

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8230
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern
« Reply #3 on: April 26, 2015, 09:06:14 pm »
0
Obrigado pelo review amigo  :)

Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern
« Reply #4 on: April 26, 2015, 09:34:11 pm »
0
Excelente review. Obrigado confrade.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern
« Reply #5 on: April 26, 2015, 10:04:39 pm »
0
Opá!! Excelente review!! Obrigado!!

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern
« Reply #6 on: April 26, 2015, 10:10:29 pm »
0
Obrigado , FML

Com este trabalho quem não conhecia , ficou
com a noção exata do produto... bom trabalho.

Abraço

O confrade TheMonk também fez uma ótima avaliação do sabão Wickham. Agora que a vejo, reparo que as nossas impressões são bastante coincidentes.

Obrigado pelo review Flávio.

Apesar de sempre ter lido coisas boas sobre este sabão sempre o achei para o carote.  ::)

Fica difícil a compra sem conhecer os aromas, principalmente com o euro baixo como está...

As amostras também não têm um preço apetecível, o que é pena. Comprando uma amostra de cada sabão, fica-se com 90g de sabão e gasta-se perto de €50.

A solução mais económica é comprar uns quatro sabões ou mais de uma vez. É um investimento avultado (€100), mas o preço por cada 100g de sabão fica a rondar os €17. É um preço bom comparado com o MdC.

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern
« Reply #7 on: April 27, 2015, 12:41:25 am »
0
Excelente avaliação, aliás como sempre, Flávio! De facto não se torna um sabão nada económico, tendo em conta a sua consistência, embora seja bastante concentrado, e uma quantidade bastante pequena seja suficiente para o escanhoado. O deslize e acolchoamente são, de facto, muito bons. Só não posso concordar contigo quanto à protecção do MWF, mas isso são outros quinhentos. :P

Tenho que te enviar uma amostra do aroma Club Cola, eu sou um confesso viciado neste aroma. Não é nada de extraordinariamente complexo, mas a combinação dos cítrinos com a doçura da baunilha é divinal (e viciante).
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern
« Reply #8 on: April 27, 2015, 01:14:49 am »
0
bela revisão, parabéns e obrigado!
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern
« Reply #9 on: April 27, 2015, 02:02:57 am »
0
Obrigado pelo review!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern
« Reply #10 on: April 27, 2015, 11:43:33 am »
0
Excelente revisão. Sempre achei os Wickham tentadores, mas a cotação do euro face à libra torna o preço algo desencorajador, ultimamente. No entanto, não duvido da sua qualidade, pois por todas as opiniões que li até hoje, é um sabão que reúne consenso nesse quesito.

Review adicionada ao Índice. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern
« Reply #11 on: May 02, 2015, 08:21:45 pm »
0
Obrigado a todos :)

Excelente avaliação, aliás como sempre, Flávio! De facto não se torna um sabão nada económico, tendo em conta a sua consistência, embora seja bastante concentrado, e uma quantidade bastante pequena seja suficiente para o escanhoado. O deslize e acolchoamente são, de facto, muito bons. Só não posso concordar contigo quanto à protecção do MWF, mas isso são outros quinhentos. :P

Tenho que te enviar uma amostra do aroma Club Cola, eu sou um confesso viciado neste aroma. Não é nada de extraordinariamente complexo, mas a combinação dos cítrinos com a doçura da baunilha é divinal (e viciante).

A velha questão do MWF... Temos visões/experiências diferentes quanto a esse sabão. Eu consigo espumas bastante protetoras com o MWF, contudo, o apurado fica bastante prejudicado.

Sabes, eu fico sempre um pouco reticente com aromas cuja composição tem baunilha. Não sou muito apreciador. É como a canela, um bocadinho não desgosto mas muito enjoo. Se calhar não ia apreciar o Club Cola. De qualquer das formas, obrigado pela intenção :)

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Wickham Soap Co. Super Smooth Irish Fern
« Reply #12 on: May 02, 2015, 08:25:17 pm »
0
Tenho um vídeo do MWF no forno a algum tempo ... tenho que aprontar e subir ele ... pois acho este sabão um máximo!!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal