Author Topic: pechincha?  (Read 5817 times)

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: pechincha?
« Reply #30 on: May 17, 2015, 03:07:01 am »
0
Confesso que ouro não e o meu forte. Mas vou tentar explicar: segundo percebi, revestimento tem que ser ouro puro (24k), se na peça estiver outra coisa marcada e for revestimento, então, a peça terá que ter essa percentagem de ouro face ao todo.

Exemplificando. Imaginemos que a peça tem 100g e tem marcado 14k. Se for liga, é uma liga de ouro com outro metal na proporção de 58% de ouro (é a isto que chamam ouro maciço), se for revestimento, os dois metais estão separados, o ouro é de 24k sozinho mas é 58% do total do peso da peça.

Para extrair o ouro, até é preferível que seja revestimento.

Desde ja peco desculpa pela falta de pontuacao, mas neste momento estou a usar o computador e nao ha como evitar.

Nao e bem assim, FML.

Realmente, a indicacao ''14k'' diz nos que estamos a falar de uma liga com 58% de ouro ouro, sendo o resto da liga (42%) outros metais, normalmente prata e/ou cobre.

Em Portugal por exemplo o ''Ouro de Lei'' e' 19.2k, uma pureza algo elevada quando comparada com outros paises que usam ligas com grau de pureza inferior. O ouro de 19.2k contem 80% de ouro puro.

Na maior parte dos casos, pecas revestidas nao tem marcas de contrastaria (hallmarks) e caso as tenha, nunca poderao ser iguais as hallmarks do ouro solido. Por exemplo, a maquina em questao neste topico tem a inscricao ''14k'' porque se trata de uma liga (a peca e' toda feita desta liga), caso se tratasse de um revestimento apenas, das duas uma: nao tinha marca nenhuma, ou se as tivesse teria de indicar claramente que se trata de um REVESTIMENTO. Neste caso seria GP 14k (gold PLATED 14k) segundo li num site Americano.

Os revestimentos nao sao necessariamente todos 24k. Alias a Gillette revestiu muitas maquinas em 14k e 18k (Old Type e New Improved principalmente), alguns modelos de luxo como a Big Boy Deluxe e as Aristocrat OC em 24k, e mais tarde as ajustaveis em ouro de 23k.

O dono deste set em ouro diz que as pecas feitas em ouro de 14k pesam no total 195g. 58% de 195g sao 113g de ouro PURO, o resto neste caso julgo ser prata, parece me uma liga bem clarinha, por isso penso que o resto da liga sera prata, talvez um pouco de cobre, mas principalmente prata a compor os restantes 42% da liga (82g).
Resumindo, ele tem ali 113g de ouro PURO + 82g de prata.


Se fosse um revestimento, os 14k aplicavam se apenas ao revestimento! Quanto pesa o revestimento e APENAS o revestimento de uma maquina? Nem sei, mas se calhar nem 2g? Nao sei mesmo ... agora imagine 58% disso. Essa seria a quantidade de ouro presente na maquina 58% de 2g (imaginando que um revestimento pesa 2g - isto e' um numero inventado e para efeitos da nossa conversa apenas) em ouro PURO + 42% de 2g em prata e/ou cobre.

O resto do peso do set seria latao.


Desculpe pelo post algo longo, e espero que me tenha expressado de maneira que se entenda. Eu devia ler e escrever mais em Portugues.

Cumprimentos.


Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: pechincha?
« Reply #31 on: May 17, 2015, 03:19:38 am »
0
Percebido. Assumi que só se podia fazer revestimento de ouro puro (24k), daí a minha confusão  :-[

Obrigado pela explicação e pela informação adicional sobre as Gillettes  :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal