Author Topic: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa  (Read 3577 times)

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa
« Reply #15 on: August 21, 2014, 01:51:58 pm »
0
Vamos ver como ficaria:

o fabricante de linguisa fez um pato com o produtor de caxasa para eztabeleserem um novo negósio.

o omem que conserta carros foi ao conserto de múzica.

É, de fato, algumas construções ficam bem estranhas.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8268
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa
« Reply #16 on: August 21, 2014, 02:32:48 pm »
0
Hmmm dentro em pouco estaremos escrevendo como Tarzan....
"Mim vai"...
A educação nacional foi substituída por doutrinação política nas escolas primárias e secundárias. Por vezes ao trocar mensagens com outros, recebo as pérolas: "Vou reZistrar", "Eu estar doente", "Vai fulano mais eu", "Está comingo", "Isto é para me" -Este último caso foi o mais interessante... Uma pessoa advertiu a cidadã sobre o uso incorreto e a confusão que ela fazia entre o "mim" e o "me" e a pessoa entendeu que era para se utilizar o ME desta forma.
Certa feita, vi em uma troca de mensagens entre professores - um dos quais conheço - parabenizando um professor por seu aniversário, que continha a seguinte frase: "...doutrinando a criançada..." O resto da conversa versava sobre politicagem.
Lembro da boa época em que ao se entrar em uma casa, mesmo em uma simples, exibia-se com orgulho, na estante da sala uma enciclopédia. E em grande parte, via-se uma Lello Universal, Conhecer, Grolier, etc. O que temos hoje? Na América latina o BR é o país com o menor hábito de leitura. E inventa-se o termo "analfabeto funcional". Uma pessoa que sabe ler, mas não compreende um texto. Porém uma pessoa assim também não saberá expor por escrito ou verbalmente simples ideias, quanto mais uma abstração ou um conceito complexo e muito menos compreender algo sútil. O único interesse do populismo que grassa hoje é criar uma massa de ignorantes que poderá ser facilmente manobrável. Dando-lhes pão e circo, para os manter na "linha". Não há mais incentivo a disciplina e a ordem, ao respeito filial, ao fortalecimento do caráter e do respeito a lei e ao civismo. É lamentável. :-[

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8268
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa
« Reply #17 on: August 21, 2014, 02:35:38 pm »
0
Os legisladores brasileiros tem de se preocupar com assuntos bem mais prementes, como saúde, por exemplo!
+ 1

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8268
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa
« Reply #18 on: August 21, 2014, 02:36:44 pm »
0
Uma vergonha! Citando o Papa Francisco, é uma característica dos governos de esquerda sul-americanos valorizar as classes mais baixas, sem se esforçar para tirá-la da pobreza. No caso, há tempos o atual governo tem se esforçado para rebaixar a língua portuguesa, ao invés de alfabetizar a população. Ano passado, ou retrasado, não me recordo, houve um movimento do governo federal para proibir o que se chamou de "preconceito linguístico", ou seja, equiparar formas incorretas como "nós vai" a formas corretas como "nós vamos".
Para finalizar, lembro que o 3º presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson, ao deixar o governo, gabou-se de legar um país onde qualquer pessoa seria capaz de ler Homero. Aqui, mais de duas centenas de anos depois, ainda tentamos simplificar Homero.
+3

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Projeto típico da falta de idéias no Congresso brasileiro. Deveriam discutir projetos para  implementação de políticas públicas com vistas a dar uma  a melhor das condição de vida para a população, como por exemplo, educação e saúde.

O que existe no Legislativo nacional é uma pauta de votações quase que exclusiva de projetos de interesse do governo. E a moeda de troca é a liberação de dinheiro do orçamento para as emendas parlamentares.
« Last Edit: August 21, 2014, 02:55:22 pm by ClaudioBP »
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
O idioma russo já faz isso há muitos anos, utilizando o alfabeto mais perfeito já inventado, o cirílico... Se a reforma visa simplificar, SEJA BEM VINDA!!!!
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal