Author Topic: Limpeza de uma safety razor  (Read 4698 times)

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Limpeza de uma safety razor
« on: May 30, 2012, 09:04:50 pm »
0
Recentemente adquiri pelo ebay mais uma Gillette. Já tinha comprado outras máquinas usadas, e que necessitavam de alguma limpeza.
Esta não foi de grande trabalho, apesar de ser usada, vinha "apenas" com algum lixo incrustado.

À chegada:

Coloquei-a no próprio dia dentro de um recipiente com água a ferver e detergente da louça. Ficou assim durante a noite e no dia seguinte à tarde é que tratei dela. (O tempo de molho em água deveu-se à minha falta de tempo em tratar da máquina)

Deitada a água fora, foi altura de colocar novamente água a ferver e mais detergente da louça:




Libertou ainda mais porcaria, e com a ajuda da escova de dentes (já fora de serviços dentários) esfreguei as peças da máquina.

Esta Gillette British NEW, em termos de cabeçal, não apresentava grandes exigências, pelo que esfregar com escova de dentes durante uns segundos foi suficiente.
Já o cabo apresentava-se amarelo! Sinal de sujidade acumulada. Este sim a precisar de uma limpeza mais funda.
Podem ver a sujidade na escova depois de algumas escovadelas:


Uma passagem por água limpa, e a temperatura normal nesta fase.

Já havia usado este produto com a outra NEW que tenho (essa sim tinha a cabeça bastante suja) e achei que poderia ajudar na limpeza do cabo. Coloquei as peças todas de molho,com meia tampa de produto, durante uns minutos e foram escovadas mais uma vez.


De seguida o "ataque" com o produto com o qual consigo maior eficácia na limpeza final.

Umas fotos antes: (da cabeça não há fotos pós, pois como podem ver já estava em boas condições e o produto não fez grande diferença)
















Depois:








Espero que gostem!


Este processo é exemplificativo do que eu faço, e não uma regra do que deve ser feito!






Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Limpeza de uma safety razor
« Reply #1 on: May 30, 2012, 10:21:21 pm »
0
Ficou muito bom, Henrique! Parabéns!


Preciso muito dar uma limpeza geral dessas na minha Monotech. Coitada, está MUITO suja ainda...
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline Red

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 615
  • Respect: +1
Re:Limpeza de uma safety razor
« Reply #2 on: May 30, 2012, 11:38:49 pm »
0
Henrique, bela review, bem ilustrativa.
The time you enjoy wasting is not wasted time

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Limpeza de uma safety razor
« Reply #3 on: May 30, 2012, 11:47:48 pm »
0

Bela limpeza!!

Já li algures que os limpa-estanhos não "limpam mesmo" no sentido estrito da palavra, mas o que fazem é depositar uma fina camada de óxido de estanho sobre os materiais "a limpar", como se fosse uma cromagem caseira...Será verdade?



Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Limpeza de uma safety razor
« Reply #4 on: May 30, 2012, 11:56:44 pm »
0

Bela limpeza!!

Já li algures que os limpa-estanhos não "limpam mesmo" no sentido estrito da palavra, mas o que fazem é depositar uma fina camada de óxido de estanho sobre os materiais "a limpar", como se fosse uma cromagem caseira...Será verdade?


Obrigado!

Pois não sei... Este era o que aqui tinha à mão e resultou bem da primeira vez :)
Além de que o pano que usei para limpar ficou bastante sujo! Por isso acredito que limpou ( e acho que se nota isso nas fotos :P )
« Last Edit: May 30, 2012, 11:59:55 pm by henrique »

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Limpeza de uma safety razor
« Reply #5 on: May 31, 2012, 12:15:22 am »
0
Para melhor muda-se sempre!! Quer tenha diluído o preto do cabo ou cromada foi logo uma melhoria significativa.

Tinha alguma concentação de produto a utilizar escrito na garrafa? A verificar-se a hipótese do "cromado" bastará aumentar a concentração do produto que quantos "mais banhos" tomar mais brilhante fica...:D

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Limpeza de uma safety razor
« Reply #6 on: May 31, 2012, 12:16:53 am »
0

Bela limpeza!!

Já li algures que os limpa-estanhos não "limpam mesmo" no sentido estrito da palavra, mas o que fazem é depositar uma fina camada de óxido de estanho sobre os materiais "a limpar", como se fosse uma cromagem caseira...Será verdade?




Lâmina, eu também já ouvi falar que os limpadores de metais deixam uma camada sobre as superfícies, mas removem a camada mais superficial do próprio metal. Na atividade numismática se abomina este tipo de produto justamente por isso. Então, penso eu, que em se retirando camadas de metal, mesmo que finas, tira-se sujeira. Bem, conjecturas...
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Limpeza de uma safety razor
« Reply #7 on: May 31, 2012, 07:06:07 am »
0
Henrique, bela review, bem ilustrativa.
+1!!! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline alhkar

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 548
  • Respect: 0
    • Email
Re:Limpeza de uma safety razor
« Reply #8 on: May 31, 2012, 11:16:09 am »
0
Henrique, bela review, bem ilustrativa.
+1!!! ;)
+1!!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Limpeza de uma safety razor
« Reply #9 on: May 31, 2012, 01:11:31 pm »
0

Lâmina, eu também já ouvi falar que os limpadores de metais deixam uma camada sobre as superfícies, mas removem a camada mais superficial do próprio metal. Na atividade numismática se abomina este tipo de produto justamente por isso. Então, penso eu, que em se retirando camadas de metal, mesmo que finas, tira-se sujeira. Bem, conjecturas...


Se retiram camada superficial não há mais dúvidas... ;)

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re:Limpeza de uma safety razor
« Reply #10 on: May 31, 2012, 03:52:28 pm »
0
Parabéns pela review, Henrique! Bastante ilustrativa!
Ainda que em alguns casos não se recomende a água fervente, creio que ela desempenha papel essencial para uma primeira limpeza. Com pouco tempo de molho muita sujeira já vai embora sem esforço.
Infelizmente minhas New já perderam o dourado há tempos, já as comprei assim. Mas tenho uma Fat Handle dourada a espera de uma limpeza maia profunda, mas tenho medo de acabar com o laqueado.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline lmmg

  • Trade Count: (+1)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 41
  • Respect: 0
    • Email
Re:Limpeza de uma safety razor
« Reply #11 on: May 31, 2012, 10:34:48 pm »
0
Essa safety levou um Detalhe....

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal