Author Topic: Modinha das Barbearias  (Read 29438 times)

Offline Binhose

  • Trade Count: (+1)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 51
  • Respect: 0
Modinha das Barbearias
« on: January 14, 2015, 01:45:43 pm »
0
Bom dia Amigos!
Não sei em suas cidades, mas algumas matérias já foram aqui publicadas e evidenciam que o barbear clássico está quase que virando moda. Na minha cidade (Bauru, interior de SP) vi recentemente 2 barbearias que abriram, ambas têm fachadas que se apresentam de forma a serem "chiques" por ex. com nome "premium".
Ainda não visitei nenhuma delas, mas pretendo em breve.
E em suas cidades, acontece o mesmo?

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #1 on: January 14, 2015, 01:47:55 pm »
0
Que eu tenha visto, em Curitiba não exatamente desta forma.

Mas tem duas com alguns anos, dedicada exclusivamente a homens, o Rei da Barba e Barbearia Clube.
But the tigers come at night

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #2 on: January 14, 2015, 01:53:40 pm »
0
Aqui essa moda está em crescimento.

Aliás, nem são "Barbearias", mas sim "Barbershops" e "Barbière's", sempre tem outro sainete ;D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Inga Saboaria Artesanal

  • Vendedor
  • Trade Count: (+15)
  • Sir Edwin Jagger
  • *
  • Posts: 282
  • Sabões de BArbear Artesanais
  • Respect: +5
    • Ingá Saboaria Artesanal
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #3 on: January 14, 2015, 02:07:37 pm »
0
Aqui em Maringá/PR abriu uma barbearia tradicional tipo retrô. Chique e dedicada somente ao público masculino. Até fiquei de levar umas amostras para os barbeiros experimentarem. Além de que eles usam várias tatuagens.
Ingá Saboaria Artesanal
Saúde da pele e da mente
www.ingasaboaria.com.br
ingasaboaria@ingasaboaria.com.br
Whatsapp: +55 (44) 988092619

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #4 on: January 14, 2015, 02:15:01 pm »
0
Mesmo. Aqui também já vi algumas assim, com produtos da Antiga Barbearia do Bairro bem visíveis nas montras...

Offline Cavnet

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 29
  • Respect: 0
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #5 on: January 14, 2015, 02:39:56 pm »
0
Aqui na minha cidade ainda não tem uma barbearia à moda antiga e o motivo disso é falta de mão de obra qualificada. Sem contar a "dificuldade" em comprar material de boa qualidade (sabão, creme, pós barba).
Espero que esse ano está realidade mude.

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #6 on: January 14, 2015, 03:29:12 pm »
0
Gostaria que tivesse uma por aqui, mas receio que não há público na cidade disposto a pagar o preço que um barbear dessa estirpe precisa custar para justificar o negócio.

Offline ARABACI

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 742
  • Long living and prosperity!
  • Respect: +1
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #7 on: January 14, 2015, 04:22:33 pm »
0
Em minha cidade, Jundiaí, no interior de São Paulo, de porte médio (400 mil habitantes), há 3 desse tipo. O visual é interessante, são espaços onde se pode tomar uma cerveja, jogar bilhar, é um espaço realmente masculino, onde se pode falar "besteiras" à vontade.. Entretanto, usam espuma enlatada com pincel, pois os barbeiros me confessaram que não conseguem fazer boa espuma com sabões ou cremes (tentaram vários, Proraso, Palmindaya, Nivea etc.). Atribuí isso ao fato de que nenhum deles se barbeia "classicamente" - fazem a barba com multilaminas embaixo do chuveiro....

Offline Gabriel Marcos

  • Trade Count: (+1)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 256
  • Respect: +2
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #8 on: January 14, 2015, 04:55:47 pm »
0
Em minha cidade, Jundiaí, no interior de São Paulo, de porte médio (400 mil habitantes), há 3 desse tipo. O visual é interessante, são espaços onde se pode tomar uma cerveja, jogar bilhar, é um espaço realmente masculino, onde se pode falar "besteiras" à vontade.. Entretanto, usam espuma enlatada com pincel, pois os barbeiros me confessaram que não conseguem fazer boa espuma com sabões ou cremes (tentaram vários, Proraso, Palmindaya, Nivea etc.). Atribuí isso ao fato de que nenhum deles se barbeia "classicamente" - fazem a barba com multilaminas embaixo do chuveiro....
Sacrilégio!!!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #9 on: January 14, 2015, 05:12:54 pm »
0
Graças à DEus!

Um tempo atrás já quase não haviam barbearias, tínhamos que cortar o cabelo num salão qualquer, com as moças do lado. Barba então, nem pensar!

Aqui no centro-RJ ainda não, mas lá pela Barra/Recreio, já em até duas filiais da mesma empresa a BARbearia.

Um dia eu conversava com a moça que toma conta da The grooming co (que agora me escapa o nome) e ela dizia que eles tem agora uma linha profissional, para vender em barbearias....mas os caras não se dão com aquilo, não sabem nem fazer espuma com pincel direito. E realmente, uns meses atrás fui numa barbearia aqui na Lapa, cortei o cabelo, e como estava com a barba de dois dias, fui no embalo; barba também, amigo!

Só que o malandro pegou um pincel de cavalo velho, fez uma espuma mixuruca e veio enfiar aquilo na minha cara. Desisti da barba.

Barbeiro que não sabe fazer espuma não dá né?

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #10 on: January 14, 2015, 05:19:33 pm »
0
Aqui em Teresópolis ... um instituto está lançando um monte de barbeiros na praça ... e já temos uma boa variedade de barbearias por aqui ... mas junto com isso também temos a diferença de preço que pagávamos antigamente.

Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
  • Respect: +36
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #11 on: January 14, 2015, 05:24:29 pm »
0
Aqui em Manaus tem uma. Não é propriamente uma barbearia tradicional, possui apenas uma aura de barbearia antiga. Já avistei por ali um pincel desconhecido e um pote de Palmindaya. A moça que corta meu cabelo falou que, na maioria das vezes, os clientes que fazem barba são aqueles que cultivam uma barba desenhada. E ela não usa espuma de barbear; usa uns cremes não espumantes, umas loções, e outros trecos que não me despertaram a atenção.

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8258
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #12 on: January 15, 2015, 01:33:52 am »
0
Realmente tenho notado nas barbearias que vejo que o ato de barbear mesmo é quase inexistente.
O que há de mais comum é os tais designers de barba, que usam cremes não espumógenos para facilitar a visualização do que estão a fazer e mais nada.
Nada de toalhas quentes, etc.
Fora isto, apenas cortes de cabelo, nas modinhas atuais de cabelo "manga chupada" (também conhecido como cabelo de troll) rs rs
Vide abaixo exemplo rs rs


Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Modinha das Barbearias
« Reply #13 on: January 15, 2015, 02:15:41 am »
0


Acho que aqui ainda não levantou voo...

1º - "A velha guarda dos barbeiros" está-se marimbando para tudo isto.Parecem que nos fazem um favor se pedirmos uma toalha quente, sem contar as vezes que tenho de ser eu a instruir o barbeiro, a par e passo.

Nunca viram um sabão duro, um ASB de topo ou qq outro material que leve. Para mim acabou o pincel imundo e a taça toda suja que por lá anda...Vai sempre o meu set de casa, tudo mesmo, de A a Z

E quando digo ao barbeiro para usar a MINHA pedra-hume e o MEU ASB à vontade, que têm o "gesto somítico", um spray na ponta dos dedos (que aquilo, a pedra e o ASB Skino deles, tem de render para mil ou mais clientes...) e o cantito da (minha) pedra-hume que mergulham numa taça cheia de água fria que já lá está há anos...

"Como? Água corrente fria na face e pedra bem molhada na torneira, faz favor...E pode pôr à vontade que é tudo meu, gosto de sentir o ASB a hidratar..."

E ao fim? Preço igual...E sou dos esquisitos, dizem-me  :P


2º...Será que todo o barbeiro moderno tem de ter tatuagens? Será imagem de marca?


Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8258
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Modinha das Barbearias
« Reply #14 on: January 15, 2015, 02:34:19 am »
0

Acho que aqui ainda não levantou voo...

1º - "A velha guarda dos barbeiros" está-se marimbando para tudo isto.Parecem que nos fazem um favor se pedirmos uma toalha quente, sem contar as vezes que tenho de ser eu a instruir o barbeiro, a par e passo.

Nunca viram um sabão duro, um ASB de topo ou qq outro material que leve. Para mim acabou o pincel imundo e a taça toda suja que por lá anda...Vai sempre o meu set de casa, tudo mesmo, de A a Z

E quando digo ao barbeiro para usar a MINHA pedra-hume e o MEU ASB à vontade, que têm o "gesto somítico", um spray na ponta dos dedos (que aquilo, a pedra e o ASB Skino deles, tem de render para mil ou mais clientes...) e o cantito da (minha) pedra-hume que mergulham numa taça cheia de água fria que já lá está há anos...

"Como? Água corrente fria na face e pedra bem molhada na torneira, faz favor...E pode pôr à vontade que é tudo meu, gosto de sentir o ASB a hidratar..."

E ao fim? Preço igual...E sou dos esquisitos, dizem-me  :P


2º...Será que todo o barbeiro moderno tem de ter tatuagens? Será imagem de marca?

Conheci apenas uma barbearia ao estilo old school, há mais de 30 anos e que não existe mais. Ficava em Belém - Pará, e chamava-se Presidente.
Lá haviam um pequeno armário, com portas de vidro, onde as canecas e os pinceis dos próprios clientes ficavam guardadas. Bem como as navalhas destes e outros acessórios.
Só eram utilizados pelos seus donos.
Havia um grande aquecedor de toalhas, como uma esfera sobre um comprido pedestal, de onde também se tirava a água aquecida, etc.
Eu - garoto - olhava aquilo fascinado, pois parecia um objeto vindo de outro mundo.
O aroma que emanava do interior desta barbearia era uma mistura de loções, talco (do qual o aroma do polvilho antisséptico fresh da granado me lembra muito).
Os balcões em madeira escura, sempre polidos, as cadeiras em metal com os estofos de couro negro. O piso sempre sendo varrido por um garoto.
Os jornais e revistas -sem o barulho incomodo de uma TV ou musica ensurdecedora.
Apenas o silêncio e o som do trabalhar das laminas, pinceis e tesouras.
Lembro que os senhores barbeiros lá eram sisudos e notavelmente silenciosos.
Boas lembranças.
« Last Edit: January 15, 2015, 03:16:57 am by udrako »

Tags: barbearia 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal