Author Topic: Aprendendo a afiar uma navalha  (Read 89890 times)

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #60 on: November 21, 2011, 05:29:17 pm »
Ah vai longe.. Longe no desgaste da lamina. So pra teres uma peqeuna idéia, o strop com pasta fica an casa dos 30000, 60000...
E a regra é de dobrar o grao a cada passada. Mais ou menos isto. Ou seja, se saiu do 1000, vai pro 2000;..
Estrou ansisamente esperando uma padra 16000, natural. O grao de algumas naturais, como as japonesas e as escher/turigian, vai diminuindo conforme vais usando. Entao, se sais de um 16000, conforme vais amassando o slur, o grao vai ficando mais fino..
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #61 on: November 21, 2011, 05:36:26 pm »
Boa tarde tenho tentado afiar a minha nova navalha que é de fraca qualidade, na pedra que por acaso só tenho uma de 400 não tenho conseguido chegar longe e só no strop tenho conseguido melhorar qualquer coisa mas ainda nada que preste, não consigo fazer a barba com ela.

Corta os pelos do pincel de cerdas mas não corta cabelos como as laminas BIC que estou a usar no navalhete, será por a pedra ser de 400 fará diferença se tiver uma de 800 ou 1200?

Olha só, confrade Rui, eu não entendo nada de afiação de navalhas, mas se iniciar a afiação com uma pedra 1200 já está iniciando com um grão grosso demais, acredito que tenhas que usar uma 4000 depois uma 8000 no mínimo, bom seria terminar em uma pedra no mínimo 12000 antes de ir para o strop...

Mas como disse, não entendo nada de afiação de navalhas...

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #62 on: November 21, 2011, 06:22:43 pm »
Ah vai longe.. Longe no desgaste da lamina. So pra teres uma peqeuna idéia, o strop com pasta fica an casa dos 30000, 60000...
E a regra é de dobrar o grao a cada passada. Mais ou menos isto. Ou seja, se saiu do 1000, vai pro 2000;..
Estrou ansisamente esperando uma padra 16000, natural. O grao de algumas naturais, como as japonesas e as escher/turigian, vai diminuindo conforme vais usando. Entao, se sais de um 16000, conforme vais amassando o slur, o grao vai ficando mais fino..


Julgava que a pasta era somente para se utilizar quando o cabedal começava a ficar ressequido.  :-\

Quer então dizer que a opção de se utilizar a pasta no assentador (strop) também é válida após a afiação na pedra?

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #63 on: November 21, 2011, 07:03:06 pm »
Quer então dizer que a opção de se utilizar a pasta no assentador (strop) também é válida após a afiação na pedra?

Sim. Pode ser considerado a manutenção da lamina.
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #64 on: November 21, 2011, 07:16:45 pm »
Obrigado,

Vou tratar de não estragar mais, a caminho da pedra mais fina, alguem sabe se em lisboa se encontra alguma loja com esse material?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #65 on: November 21, 2011, 08:25:07 pm »
Obrigado,

Vou tratar de não estragar mais, a caminho da pedra mais fina, alguem sabe se em lisboa se encontra alguma loja com esse material?

Strops e pastas arranjas na Polycarpo, na Cutilae ou na S. Domingos (ver secção de Lisboa aqui do fórum). Podes é ter um ataque quando vires os preços. :o
Talvez tenham pedras, mas duvido muito.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #66 on: November 21, 2011, 10:42:06 pm »
Julgava que a pasta era somente para se utilizar quando o cabedal começava a ficar ressequido.  :-\
Quer então dizer que a opção de se utilizar a pasta no assentador (strop) também é válida após a afiação na pedra?


PAra o couro ressecado, a gordura da mao, ou sebo de animal.
A pasta é abrasiva. Sim, se o grao é mais fino, cabe a progressao.
So assim vais obter o barbear perfeito .. Um HHT4, so stropando, na minha opiniao..
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Rui

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 834
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #67 on: November 22, 2011, 03:45:56 pm »
Comprei a pasta na Policarpo, experimentei e o resultado foi muito bom, a navalha já corta bem.

Offline Mengao

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 899
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #68 on: November 23, 2011, 06:08:23 am »
eu estava com muita dificuldade para conseguir afiar minhas navalhas, mas agora estão boas (nao sei se tinindo pois não tenho como comparar)

O que resolveu meu problema foi paciência, muita paciência.
Sempre afiava a navalha com slury, muio slury e gostava de ver o "caldo" escurecer, mas foi sem slury, somente com agua e varias passadas (mais de 10 min) e mais um monte de strop depois ( mais de 40/80 linen / couro ) sem pasta no meu caso, e ela esta cortando que era uma maravilha.

Outra informação importante foi ver que as coticules dependendo do layer tem acabamentos diferentes e algumas nao chegao ate o ponto de barbear.
eu li os review que o Bart fez de algumas pedras e seus layers (www.coticule.be) e notei que o lado hibrido da les lat ele informava que, somente com água, ele dava 3 estrelas e  classificava como um bom barbear direto da pedra. Eu tenho uma Le Grosse Blanche (LGB)  e uma full Les Latneuses (dois lados um normal e um hibrido), e das que eu tenho somente o lado hibrido ganhava as 3 estrelas (para ultimo retoque), por isso aceitei sua informação coloquei somente agua na pedra escolhida e fiquei um bom tempo.

Somente para exemplificar, passando a navalha na LGB ou na Les Lat no lado normal com slury a sensação e de estar "afiando" ou passando algo numa lixa, ja somente com agua no lado hibrido da Les Lat, a sensação se parece como estivesse a tentar afiar a navalha em um vidro.

Lembro que estou começando nesta arte, ou seja isso funcionou para mim mas se estiver falando uma tremenda besteira me corrijam.
life's too short to shave with poor shaving soap

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #69 on: December 08, 2011, 12:17:12 am »
Eu uso por final uma chinesa 12k.
Fica legal eu usar essa pasta e depois couro normal?
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Offline egnomestre

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 163
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #70 on: December 08, 2011, 12:51:39 am »
Eu Isfrego a minha bichinha na pedra antes di paçá na cara. Tem um pedreguio bão na calsada aqui em frenti di caza que já tá cum formatu da navaia di tantu eu amolá a mardita. Meió que usar essas pedrinha di chinêis, que cupia tudo e num ainventa nada.
" A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos."
Montesquieu

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #71 on: December 08, 2011, 10:24:37 pm »
Eu uso por final uma chinesa 12k.
Fica legal eu usar essa pasta e depois couro normal?

Eu sei que voces sabem responder essa, gente...
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Offline Bracara

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 301
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #72 on: December 09, 2011, 12:38:46 am »
Eu uso por final uma chinesa 12k.
Fica legal eu usar essa pasta e depois couro normal?

Eu sei que voces sabem responder essa, gente...
Segundo aquilo que vou aprendendo ACHO que o oxido de crómio equivale a uma especie de grão 30 000 e o oxido tem cerca de 5micron pelo que
a pasta como tem partículas menores deverá equivaler a um grão mais alto pelo que acho k deve resultar.

Offline Mengao

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 899
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #73 on: December 09, 2011, 01:42:28 am »
Eu uso por final uma chinesa 12k.
Fica legal eu usar essa pasta e depois couro normal?

Eu sei que voces sabem responder essa, gente...
Segundo aquilo que vou aprendendo ACHO que o oxido de crómio equivale a uma especie de grão 30 000 e o oxido tem cerca de 5micron pelo que
a pasta como tem partículas menores deverá equivaler a um grão mais alto pelo que acho k deve resultar.

Eu acho que devia ir para algo mais fino 1.0 micron pra menos
life's too short to shave with poor shaving soap

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #74 on: December 10, 2011, 03:23:53 pm »
Depende do óxido de crómio. Talvez entre 16.000 e 30.000 de grão.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal