Author Topic: Trovoada - Electrodomésticos danificados - EDP não assume.  (Read 10117 times)

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: Trovoada - Electrodomésticos danificados - EDP não assume.
« Reply #30 on: March 18, 2014, 10:51:55 pm »
0
Humberto, tenho andado ocupado mas tens tido novidades sobre este assunto?

Desde o envio da reclamação em carta registada, relativamente à carta recebida da EDP, ainda não obtiveram resposta...
Logo que tenha novidades (seja a resposta, seja a forma como pretendem prosseguir e o respectivo desenlace) eu vou actualizando.

Offline MFortes

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 107
  • Wool Fat Boy :)
  • Respect: 0
    • Email
Re: Trovoada - Electrodomésticos danificados - EDP não assume.
« Reply #31 on: March 22, 2014, 02:01:22 pm »
0
 ;)
Confrades, os meus mais sinceros cumprimentos.

MFortes

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5243
  • Respect: +40
Re: Trovoada - Electrodomésticos danificados - EDP não assume.
« Reply #32 on: March 22, 2014, 04:30:12 pm »
0
Daquilo que me recordo dos anos em que estudei eletrotecnia, a ligação à terra num posto de transformação não iria resolver nada no teu caso. A ligação à terra é para evitar que partes dos equipamentos lá instalados não fiquem sob tensão no caso de uma fuga acidental. O mesmo sucede em casa de um cada de nós. Quando uma máquina de lavar tem ligação à terra, é apenas no caso de existir algum contacto acidental no chassis da mesma de forma a proteger as pessoas. A ligação de terra da máquina está conectada à carcaça metálica, que supostamente nunca poderá estar sob tensão.

Se uma descarga atmosférica afecta um posto de transformação com distribuição por via aérea, o raio antige as linhas de distribuição e não os equipamentos que lá estão instalados. As fases que entram ou saem do PT não estão obviamente ligadas à terra. Existem é mecanismos de proteção nos PT, como fusíveis com alto poder de corte, em que ao serem atravessados por correntes de grande intensidade, o seu interior transforma-se em vidro, e teoricamente impede a passagem de toda aquela corrente elétrica proveniente da descarga atmosférica.

Não sei ao certo como é a distribuição elétrica nesse local, mas se são linhas aéreas, e a descarga já foi na linha que serve diretamente essa e outras habitações, não há como proteger nessa situação, e a EDP não tem culpa disso.
Agora se a descarga ocorreu antes de um PT, e o mesmo não evitou a passagem da corrente elétrica, aí sim, será culpa da EDP, pois existem mecanismos tecnológicos que permitem proteger nessas situações.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Trovoada - Electrodomésticos danificados - EDP não assume.
« Reply #33 on: March 22, 2014, 04:50:45 pm »
0
Lusitano, o fio terra também tem outras funções como servir de escapatória para excesso de carga.

Mas o que escreveste é bastante pertinente e em certa medida está correto.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Trovoada - Electrodomésticos danificados - EDP não assume.
« Reply #34 on: March 22, 2014, 06:48:07 pm »
0
Lusitano, o fio terra também tem outras funções como servir de escapatória para excesso de carga.

...por ex. de um para-raios.

Onde eu trabalho, alguem cortou o cabo de terra do para-raios, houve uma trovoada e grande parte do equipamento eléctrico danificou-se.

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5243
  • Respect: +40
Re: Trovoada - Electrodomésticos danificados - EDP não assume.
« Reply #35 on: March 24, 2014, 06:39:47 pm »
0
...por ex. de um para-raios.

Onde eu trabalho, alguem cortou o cabo de terra do para-raios, houve uma trovoada e grande parte do equipamento eléctrico danificou-se.

O pára-raios tem apenas um único cabo, que está ligado à... terra. O objetivo do pára-raios é transportar de forma segura as descargas atmosféricas para a terra. O fio terra numa instalação elétrica não tem como objetivo proteger contra raios. Aliás, o cabo de um pára-raios tem normalmente uma grande secção, enquanto que os condutores de terra possuem uma secção idêntica a uma fase ou neutro.
Já vi pára-raios em que o cabo era um cabo em aço para poder suportar as grandes intensidades de corrente sem derreter.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal