Discordo das opiniões de que os consumidores portugueses não dão valor ao que têm. Acho que as empresas nacionais é que não tratam o cliente português como tratam o estrangeiro.... alguém aqui alguma vez recebeu resposta da claus porto/ arch brito a mails enviados, por exemplo? Experimentem enviar em inglês de um mail de fora... a mim custa entender como se compra produtos portugueses fora do país mais baratos do que no próprio país, por exemplo! Comprar um creme mr nos eua por 8 ou 9$ quando este custa (no país onde é fabricado) 12€. Ou então um pincel semogue ficar mais barato a um americano que o encomenda de Portugal do que a um português! Concerteza virão teorias a explicar estes factos assentes em conceitos como mercado global, economia moderna, etc... mas eu como consumidor só aceito uma explicação dessas quando me mostrarem que eu possa fazer o mesmo: comprar de um país mais barato que aos locais..... eu comecei a fazer a minha parte: sempre que note que estou a ser prejudicado por ser português não lhes dou mais €.
É verdade sim, mas os portugueses darem mais valor ao producto português é algo relativamente mais recente, não há muito tempo não era tanto assim, mas parece que nos ultimos 10 anos as coisas têm mudado e se as empresas portguesas acompanharem melhor.
Mas também já encontrei productos portugueses, lá fora, bem mais caros que cá dentro (por exemplo aquelas velas perfumadas da Portus Cale e outras marcas portuguesas, que cá custam por volta dos 17 a 21€ e encontrei na Alemanha as mesmas por 23 a 27€).