Meu caso e quase parecido com este, mas tudo bem......., lembrando que aqui no Brasil, dependendo das circunstâncias pode ser caracterizado como uma arma, com sua devida razão, estes tipos tem que ter objetivo com o dos confrades.
Muito bem, é que eu trabalho com tractores agricolas (dep.tecnico), por acaso uma das marcas com as quais trabalho é a Massey-Ferguson que pertence ao mesmo grupo que inclui a Valtra/Valmet (grupo Agco).
Já tive Massey-Ferguson no passado... Acabei mudando para Valmet, pois no quesito ROBUSTEZ, ele ganhava disparado... Mas me conte uma coisa... Você acredita que a aquisição das duas marcas pelo grupo Agco significou algo de melhor para o público usuário/consumidor ou foi apenas - mais uma vez - ganho exclusivo das empresas???
Eu sempre trabalhei com MF incluida no grupo Agco, mas por ex. a Valtra pode usar as transmissões Vario produzidas pela Fendt (outra marca do grupo), o que será uma mais valia para a marca. Um dos detalhes importantes na aquisição da Valtra, foi tambem a aquisição dos motores Sisu (não ficando dependentes da Perkins/Caterpillar), que já antes da aquisição por parte da Agco, equipavam os MF mais potentes. Agora a resposta á tua pergunta, é complicada, visto que eu não conheço muito bem os produtos Valtra (com excepção dos motores Sisu que tambem equipam os Iseki mais potentes, marca com a qual tambem trabalho).
A principal razão pela qual mudei para Valmet no passado, foi motor... Valmet usa MWM, que bate Perkins de 10 x 0. Os motores Perkins, nunca prestaram no aspecto ROBUSTEZ. Trator no Brasil, trabalha MUITO PESADO. Tenho em minha propriedade, cerca de 500 ha de pastagens. Quando reformo a pastagem, dois tratores com motores de 4 cilindros turboalimentados (MWM TD-229/4) e tração integral, trabalham POR BAIXO dez dias corridos para dar conta do recado. Valmet termina essa jornada, precisando apenas de um bom banho. M-F, ia direto pra oficina...
Bem presentemente não haverá grandes diferenças de qualidade entre as 2 marcas (MF e Valtra), mas também não conheço os MF brasileiros (diferentes dos produzidos na Europa)... Sobre esses motor,es "MWM", tambem não os conheço...aliás que essa marca de motores não é usada na Europa ou talvez sejam os Sisu, mas com outro nome...
MWM = Motoren Werke ManheimSão motores diesel de tecnologia alemã. É a primeira marca de motores diesel do mundo a utilizar o conceito de cabeçotes individuais, que torna o motor muito mais adequado para manutenção de campo. No Brasil são utilizados por diversas empresas em inúmeras finalidades. A Ford os utiliza em caminhões e pickups. A Valmet, os utiliza desde o início de suas operações no Brasil na década de 50 (só começou usar os Agco Power há menos de 10 anos...). Aplicações navais de MWM existem aos montes.Atualmente, apenas os motores Cummins rivalizam com os MWM em robustez e capacidade de agüentar o trabalho severo no Brasil. Ainda é muito cedo para dizer se os Agco Power vão conseguir chegar ao mesmo nível. Por enquanto, no terreno das apostas, não aposto NEM UM MÍSERO centavo neles...Atualmente, a MWM Brasil, está incorporada ao grupo estadunidense Navistar Engine, juntamente com a International Harvester.