Author Topic: [Informação] História da LUSO - OSUL  (Read 6737 times)

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
[Informação] História da LUSO - OSUL
« on: April 30, 2015, 10:46:19 pm »
+2
Ora bem:

Depois de encontrar uma Safety Razor, que aparentemente era uma Luso, afinal de contas era uma Osul.

Fiquei intrigado, pois, Osul é exactamente o contrário de luso.

Fui pesquisar um pouco, e encontrei algumas coisas, que podem e eu acho que tem a ver com as Safety Razor feitas cá em Portugal.

Metosul era a mais antiga fabricante de brinquedos (já fechada entretanto).
A empresa original foi fundada na cidade costeira atlântica de Espinho a poucos quilómetros ao sul da cidade do Porto, em 1931.

Originalmente chamada de Luso-Celluloide, a empresa de bijuterias,  de brinquedos e outras bugigangas, com foco em (plástico) objetos de celulóide.
Mais tarde, o nome OSUL foi criado para a produção de plásticos - este foi um anagrama do nome do LUSO.

Brinquedos Zamac apareceu na década de 1960, daí o nome de Metal OSUL ou MetOsul foi cunhado. Veículos de metal Zamac também apareceu sob o nome Luso Toys durante os anos 1970 e 1980 (alguns destes brinquedos devem ser conhecidos dos menos novos daqui do fórum)

Muitos veículos MetOsul aparentemente foram produzidos a partir de ferramentas emprestadas ou compradas de britânicos ou franceses Dinky Toys. Por exemplo, o ônibus atlante é quase uma cópia exata da ex-modelo Dinky. A maioria dos carros foram produzidos em 1/43 escala, enquanto ônibus e camiões foram feitas menor.

Como podemos ver aqui, tem uma imagem de um catálogo da MetOsul, que também tem os nomes Luso – Celulóide e Henrique e Irmão.



Vamos então procurar um pouco mais sobre estas empresas:

Luso – Celulóide:

Nos arredores do Porto mais propriamente em Espinho. Dois jovens irmãos Manuel Henriques (1886-1954) e Artur Henriques (1892-1965) decidem criar na sua terra natal no período entre as duas guerras mais propriamente em 1931 uma fábrica de plásticos à qual deram o nome de Luso-Celuloide. Inicialmente com oito empregados dedicam-se ao fabrico de bijuterias e quinquilharias.

Posteriormente devido à necessidade de como em qualquer indústria preencher períodos de menor laboração e para fazer um maior aproveitamento do material rejeitado, dedicam-se ao fabrico de brinquedos em plástico: bonecas, carros, soldados, motas...

No seguimento do mesmo texto, temos informações da MetOsul / Osul:
Na década de 50, dá-se a saída de um dos irmãos da sociedade para criar uma nova empresa também em Espinho, no fabrico de brinquedos. Nasce a marca "Hércules". Nessa altura a empresa Luso-Celuloide cria a designação Osul (Luso lido ao contrário) e continua o fabrico de brinquedos em plástico.

Em meados da década de 60 à medida que começaram a dominar a técnica dos moldes em metal lançam no mercado um novo tipo de brinquedos: Nasce os Metosul. O nome foi escolhido em detrimento de Lusomet, ambos os nomes ligados à imagem da empresa sendo o primeiro mais actual e de mais fácil pronúncia.

Podem ler o resto aqui, já que se trata de brinquedos -> http://www.feira-miniaturas.com/index.php?area=200&lang=PT&edi=2007&id=65

Podemos ver aqui o facebook da Metosul / Osul -> https://www.facebook.com/metosul.osul

Vou deixar aqui uns links para mais coisas que encontrei sobre estas fbricas, que possívlmente terá sido a fabricante das SR Luso e Osul.

http://nabocadoloboblog.blogspot.pt/2012/05/maquina-de-lavar-louca-da-osul.html


Luso Toys

http://nabocadoloboblog.blogspot.pt/search?q=luso
 “«Tirando algumas empresas que ainda resistem, algumas em Espanha, a Lego na Dinamarca, já nada se fabrica na Europa, porque a competitividade está na China», salienta.

Álvaro Silva, conhecedor e coleccionador, reitera que «desde que as coisas se passaram para a China, a indústria é ainda mais pequena», limitando-se a algumas empresas praticamente artesanais.

No entanto, lembra casos como a empresa Vitesse, da Maia, que desde os anos oitenta se assumiu como «líder mundial» no campo dos automóveis de brincar, mas se viu obrigada a fechar as portas em 2001, mesmo depois de ter deslocado a produção para a China.

Outra empresa, a Metosul - sedeada em Espinho, apesar do nome - ganhou fama pelas miniaturas de camiões Mercedes Benz, Volkswagens «carocha» e muitos outros modelos, cujas inscrições publicitárias os tornam uma peça muito apetecida de coleccionadores, mas fechou as portas em 1989.

É uma história semelhante à de outras fábricas: a Luso-Toys, da Maia, apostou nos carros de Rali de 1976 a meados dos anos oitenta, quando fechou, deixando um catálogo de peças tão apetecidas que Álvaro Silva diz que «é mais fácil encontrar uma formiga branca de olhos azuis do que um Luso-Toys».”
In: http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=104533

http://www.jornaldosclassicos.com/2013/06/30/metosul-do-ferro-ao-plastico-de-portugal-a-europa/

Peças em metal da Metosul

http://www.coisas.com/Ferramentas-da-Metosul---Made-in-Portugal-anos-7080,name,218877213,auction_id,auction_details

http://www.coisas.com/METOSUL-AS-MINHAS-FERRAMENTAS---CHAVE,name,221594497,auction_id,auction_details

http://www.coisas.com/METOSUL-AS-MINHAS-FERRAMENTAS---MARTELO,name,221594479,auction_id,auction_details

http://www.coisas.com/METOSUL-AS-MINHAS-FERRAMENTAS---CHAVES-PARAFUSOS,name,221594469,auction_id,auction_details

Vou agora fazer um post de uma SR Osul que comprei.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: [Informação] História da LUSO - OSUL
« Reply #1 on: April 30, 2015, 11:08:23 pm »
0
 Interessante. :)
Muito bem Bninho.

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8250
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: [Informação] História da LUSO - OSUL
« Reply #2 on: April 30, 2015, 11:40:45 pm »
0
Parabéns pela pesquisa.
Uma história muito interessante.  :)

Offline Hellrazor

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 178
  • I ♥ Gourmet Shaving
  • Respect: +1
Re: [Informação] História da LUSO - OSUL
« Reply #3 on: April 30, 2015, 11:48:24 pm »
0
Um pouco de história faz sempre bem, lembro-me da Osul e MetOsul, e lembro-me perfeitamente de haver uma máquina de lavar louça da Osul igual a que se vê numa das imagens, precisamente a mesma cor , que pertencia a uma prima, que na altura lhe pus o pé em cima sem querer e quebrou, fez um berreiro que a tive que colar para se calar, se soubesse que virava peça de museu, tinha ficado com a máquina de lavar louça como troféu  :P ;D ::)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: [Informação] História da LUSO - OSUL
« Reply #4 on: May 01, 2015, 01:11:51 pm »
0
Muito interessante,  parabéns pela pesquisa, gostei muito de saber dela, especialmente porque minha família é de Espinho. =)

Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: [Informação] História da LUSO - OSUL
« Reply #5 on: May 01, 2015, 01:54:13 pm »
0
Bela pesquisa, obrigado!
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: [Informação] História da LUSO - OSUL
« Reply #6 on: May 01, 2015, 03:43:13 pm »
0
Belo trabalho! Obrigado!

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
[Informação] História da LUSO - OSUL
« Reply #7 on: May 01, 2015, 06:04:12 pm »
0


Excelente resenha! Uma fábrica de SRs em Espinho, quem diria!?

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: [Informação] História da LUSO - OSUL
« Reply #8 on: May 01, 2015, 06:17:31 pm »
0
Que excelente pesquisa!!  :D

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: [Informação] História da LUSO - OSUL
« Reply #9 on: May 01, 2015, 09:00:31 pm »
0

Excelente resenha! Uma fábrica de SRs em Espinho, quem diria!?
É verdade, Gil. Espinho foi mesmo uma cidade de Wetshavers...

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: [Informação] História da LUSO - OSUL
« Reply #10 on: May 02, 2015, 02:58:38 am »
0
Obrigado! :)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: [Informação] História da LUSO - OSUL
« Reply #11 on: May 02, 2015, 02:16:47 pm »
0
Muito bom!! Gostei de ler e obrigado pelo trabalho e partilha.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: [Informação] História da LUSO - OSUL
« Reply #12 on: May 04, 2015, 12:37:41 am »
0
Está aí um belíssimo trabalho de arqueologia! Parabéns! :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: [Informação] História da LUSO - OSUL
« Reply #13 on: May 09, 2015, 10:41:48 pm »
0
ontem estava uma à venda no olx por 15 euros.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: [Informação] História da LUSO - OSUL
« Reply #14 on: May 09, 2015, 11:16:25 pm »
0
E ainda deve estar. Esse user ja teve algumas para venda.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal