Poll

Acham que a moderaçao se tem portado bem ??

Sim
9 (39.1%)
Não
12 (52.2%)
Talvez
2 (8.7%)

Total Members Voted: 21

Author Topic: Moderação tem estado bem ou mal ??  (Read 5633 times)

Offline Rui_mats

  • Trade Count: (+3)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 127
  • Respect: +3
    • Email
Moderação tem estado bem ou mal ??
« on: October 25, 2012, 07:28:11 pm »
0
Bem,
 Acham que a moderação tem actuado bem quando se bloqueiam tópicos, por uma simples resposta menos boa a um dos moderadores ?
Acham bem a moderação apagar certas coisas que escrevemos, porque não lhes agrada ?
Dar respostas menos boas a utilizadores e logo após isso fechar esse mesmo tópico, sem deixar que as pessoas se defendam ?

Acho que esta moderação, pessoalmente, penso que tem actuado muito mal perante alguns incidentes por cá pelo forum, vejo alguns utilizadores revoltados com a situação e muitos mesmos a ponderar desistir do forum.

A todos peço por favor tenham calma, não quero ver cá neste tópico revoltas e picardia entre utilizadores, a todos peço que façam se ouvir e digam o que realmente acham da moderação do forum.

Penso que ainda temos o direito de sermos ouvidos como utilizadores, ou será que já não ?

Falo no colectivo pois o que se tem passado, já devia ter sido discutido nos sub-fóruns a que os moderadores tem acesso e ser decidido como ficava a situação, não era deixar chegar a este ponto em que estão as coisas, se estão como estão a culpa é do colectivo

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Moderação tem estado bem ou mal ??
« Reply #1 on: October 25, 2012, 07:59:47 pm »
0
Penso que a moderação está mal! Por não fazer o que tem que ser feito! Falo como utilizador! Fui ofendido, vilipendiado, chutado e ninguém da moderação fez absolutamente nada para me defender como utilizador! O Leon ainda tentou apaziguar, no seu estilo conciliador. Levei uns puxões de orelha do oversaturn, que é mais incisivo, ao qual entendo e aceito. O Lusitano ainda tentou algo, naquele estilo libertador!
Agora, como moderador, faço o que for para o bom andamento do fórum. Inclusive já estamos discutindo regras claras para o que isto aconteça!
P.S. como utilizador, peço desculpas aos demais moderadores pelo desabafo! Como moderador, vou lutar ainda mais para que episódios como esse sejam passado!
« Last Edit: October 25, 2012, 08:06:39 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Moderação tem estado bem ou mal ??
« Reply #2 on: October 25, 2012, 08:06:26 pm »
0
Penso que a moderação está mal! Por não fazer o que tem que ser feito! Falo como utilizador! Fui ofendido, vilipendiado, chutado e ninguém da moderação fez absolutamente nada!

Sentiste-te como outros se sentiram quando foram ofendidos, e tu, na qualidade de moderador nada fizeste!
Não percebo, portanto a "queixa".

O problema, prende-se com o à vontade criado. Com poucos membros, tanto offtopic como alguns desentendimentos pontuais eram esquecidos e pouco trabalho dava.
Agora com o aumento de participantes cada vez mais pessoas vêem que há certos membros com impunidade para insultar outros, e como é óbvio não se gosta.

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re:Moderação tem estado bem ou mal ??
« Reply #3 on: October 25, 2012, 08:10:14 pm »
0
A moderação não tem operado com a finalidade que lhe é intrínseca, ou seja, dirimir os conflitos e dúvidas existentes no  fórum,tendo em vista os últimos acontecimentos.

No que tange a esse tópico e se outros forem abertos, já disse e repito mais uma vez: a discussão já se tornou infrutífera e cansativa.

Acho que o debate é salutar, mas no estado em que estão as coisas, minha sugestão é os moderadores apresentem novas regras para a boa convivência do fórum e que os demais membros, se possível, não abram mais tópicos pertinentes a esse assunto, pois isso só reacenderá ressentimentos que não vão gerar nada de positivo para a nossa comunidade.

Gosto de estar aqui, pois sou apaixonado pelo hobby que mudou a minha vida para melhor e fico realmente triste de ver o fórum como uma praça de insultos.

« Last Edit: October 25, 2012, 08:23:15 pm by ClaudioBP »
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Moderação tem estado bem ou mal ??
« Reply #4 on: October 25, 2012, 09:38:23 pm »
0
A qualquer actividade de moderação ou arbitragem é exigido um requisito: imparcialidade.

Quando isso não acontece sistematicamente... não há milagres, certo?

Concretizando: este forum sempre primou por um elevado cavalheirismo e respeito entre todos o que proporcionou um nível elevadissímo. Acho que todos os moderadores deste forum são competentes com uma única excepção e apenas quando o assunto toca uma certa pessoa, pessoa essa que já tem um historial bem longo de má educação e falta de respeito por outros utilizadores.

Eu também já fui atacado por essa pessoa mas o que vem de baixo nunca me atingiu e não é concerteza alguém que nem sabe escrever português que o irá conseguir... E já o vi acontecer muitas vezes com outros. A diferença desta vez é que os restantes membros resolveram intervir perante a injustiça da situação, o que achei muito positivo, e espero que reflicta o que é necessário fazer enquanto cidadãos.

Caro jltgonca, prezo-o muito como colega deste forum, e por isso digo-lhe muito directamente que infelizmente não consegue ser imparcial quando o assunto toca o seu amigo. Quando se acalmar e rever alguns tópicos e porventura conseguir abstrair-se de quem diz oquê tenho a certeza que perceberá o porquê de tanta indignação e revolta por parte de muitos confrades deste forum. Ninguém o insultou, ofendeu, etc. que eu tenha lido, apenas ficaram indignados por serem chamados à atenção quando foram eles as vitimas.

Não tenho mais nada a acrescentar excepto pedir desculpas por não ter participado ultimamente, tenciono mudar isso!
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re:Moderação tem estado bem ou mal ??
« Reply #5 on: October 25, 2012, 09:47:13 pm »
0
Penso que a moderação está mal! Por não fazer o que tem que ser feito! Falo como utilizador! Fui ofendido, vilipendiado, chutado e ninguém da moderação fez absolutamente nada para me defender como utilizador! O Leon ainda tentou apaziguar, no seu estilo conciliador. Levei uns puxões de orelha do oversaturn, que é mais incisivo, ao qual entendo e aceito. O Lusitano ainda tentou algo, naquele estilo libertador!
Agora, como moderador, faço o que for para o bom andamento do fórum. Inclusive já estamos discutindo regras claras para o que isto aconteça!
P.S. como utilizador, peço desculpas aos demais moderadores pelo desabafo! Como moderador, vou lutar ainda mais para que episódios como esse sejam passado!

   :'( :'(

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Moderação tem estado bem ou mal ??
« Reply #6 on: October 25, 2012, 09:54:14 pm »
0
Creio que entramos na fase em que temos de ser um fórum dos grandes. Termina aqui a fase do pequeno grupo e começa uma coisa com muito mais gente.

Acho que devem ser revistas as regras do fórum de fio a pavio incluindo espaço de vendedores, espaço de classificados e restantes secções respectivas.

Devem ser nomeados moderadores para secções específicas um ou  mais por secção de modo a dividir o trabalho entre a equipa. Deve ser sempre mantida a imparcialidade, justiça, dureza quando necessário, simpatia na recepção de novatos e nas respostas (quer sejam perguntas básicas ou perguntas díficeis).

Será um trabalho duro mas creio que estamos numa fase de mudança por aqui. Esperemos que seja para melhor ;)
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Moderação tem estado bem ou mal ??
« Reply #7 on: October 25, 2012, 10:17:59 pm »
0
Caros amigos, sempre existiram e existirão momentos menos bons. Ou porque fulano x disse isto, e fulano y disse aquilo. E não é o fim do mundo. Os moderadores tomam ações no sentido de manter o sentido deste fórum, e se por vezes comentários são apagados ou tópicos trancados será no sentido de impedir que a discussão continue, não por censura.
Porque motivo não podemos ser todos amigos? Este fórum não é para fazer inimigos, mas sim amigos.

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re:Moderação tem estado bem ou mal ??
« Reply #8 on: October 25, 2012, 10:29:02 pm »
0
Na minha opinião, a moderação pecou na resolução do conflito iniciado pelo Callega.
Os motivos? Não sei. Pode ser desde a amizade consciente, a suspeição inconsciente, uma leitura apressada da situação, um estado de espírito.
Mas o que se tem visto depois é uma encenação do Judas do Sábado de Aleluia, com o Doutor José Luiz no papel-título, o que, convenhamos,  se mostra exagerado.
Foi uma boa atitude trancar o tópico iniciado depois? Creio que não, mas, de certa forma, fez parte do instinto de defesa natural do ser humano, já que ele foi o objeto desonroso de discussão do citado tópico.
Daí a dizer que ele não merece o título de moderador, ou que é moderador de plantão, é demais. E não digo isso porque ele tem mais estrelas, posts ou divisas na manga que os demais, mas porque, nos dois anos que frequento o fórum, ele se mostrou uma pessoa digna. Falível (e a falha aqui é questão de ótica pessoal) todos são. Julgar um semelhante não é, nem nunca foi, tarefa fácil. Citando uma frase dita por um Ministro de nossa Suprema Corte, ao despedir-se de seu cargo, nenhum Juiz digno de sua vocação sente-se feliz ao condenar alguém. O raciocínio se aplica, por simetria, ao ato de moderar.
A minha solidariedade ao Splendini, injustamente ofendido, e ao José Luiz, injustamente injuriado.
Acho que o assunto já se esgotou e a abertura de tópicos sucessivos a esse respeito em nada tem a acrescentar ao fórum.
Citando Lincoln no novo filme do Spielberg, "Shall we stop this bleeding now?"
« Last Edit: October 25, 2012, 10:31:09 pm by Ovomaltine »

Offline Rui_mats

  • Trade Count: (+3)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 127
  • Respect: +3
    • Email
Re:Moderação tem estado bem ou mal ??
« Reply #9 on: October 25, 2012, 11:22:50 pm »
0
Pf confrades
Peço que não me interpretem mal, mas é melhor reconhecer agora,o que se esta a passar do que mais tarde e ai já ser tarde demais .... ( no meu entender)
Já foi moderador e sei que não é fácil,
Mas existem maneiras de fazer as coisas quando muito pedia a intervenção a outro moderador ,uma vez que o mesmo estava envolvido em confusão, para tentar minimizar as coisas e intervir o mais neutro possível.


Muita gente viu e ninguém fez nada, senti-me mal deste lado estar calado .....

mas acho que os intervenientes falam por si ate ao momento do que acham da moderação

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Moderação tem estado bem ou mal ??
« Reply #10 on: October 26, 2012, 12:26:33 am »
0
EPÁ!! CUM CANECO!!! cada vez que abro o computador surge um novo tópico sobre o assunto  :D ;D

Regras? NÃO! que impere a educação, o bom senso. Surgiu alguém que ofendeu outra pessoa? Obrigação do moderador: obrigar o pecador a pedir desculpas publicamente, ou caso não queira, castigo! Mas para tal, é necessário imparcialidade e sentido de justiça.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Moderação tem estado bem ou mal ??
« Reply #11 on: October 26, 2012, 12:45:01 am »
0
EPÁ!! CUM CANECO!!! cada vez que abro o computador surge um novo tópico sobre o assunto  :D ;D

Regras? NÃO! que impere a educação, o bom senso....

Já fui mais partidário desta opinião... neste fórum, deviam imperar as regras comuns ao resto da sociedade, ou seja, as que adoptamos no dia-a-dia para uma sã convivência com as pessoas com quem nos damos diariamente. E nesse caso, não seria necessário haver regras particularizadas para este fórum, ou qualquer outro, bastaria adoptar as normais e básicas em qualquer sociedade.

Afinal, somos pessoas crescidas, civilizadas, que se dizem cavalheiros, não somos crianças que precisam de ser "castigadas". Ou pelo menos eu assim o pensava...

No entanto, com o crescer do fórum, as coisas por vezes têm descambado. Se calhar seria adequado adoptar algumas regras básicas, à semelhança de outros fóruns desta temática...
Por exemplo, no The Shave Nook, adoptámos este conjunto de regras, e até agora a coisa tem corrido bem e sem grandes sobressaltos, apesar do crescimento relativamente rápido daquele fórum...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline exasimoes

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 762
  • PT - Lisboa
  • Respect: 0
Re:Moderação tem estado bem ou mal ??
« Reply #12 on: October 26, 2012, 09:38:21 am »
0
Creio que entramos na fase em que temos de ser um fórum dos grandes. Termina aqui a fase do pequeno grupo e começa uma coisa com muito mais gente.

Acho que devem ser revistas as regras do fórum de fio a pavio incluindo espaço de vendedores, espaço de classificados e restantes secções respectivas.

Devem ser nomeados moderadores para secções específicas um ou  mais por secção de modo a dividir o trabalho entre a equipa. Deve ser sempre mantida a imparcialidade, justiça, dureza quando necessário, simpatia na recepção de novatos e nas respostas (quer sejam perguntas básicas ou perguntas díficeis).

Será um trabalho duro mas creio que estamos numa fase de mudança por aqui. Esperemos que seja para melhor ;)

+1 ;)
"O senso comum não é tão comum assim."

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Moderação tem estado bem ou mal ??
« Reply #13 on: October 26, 2012, 10:12:03 am »
0
Na minha opinião, a moderação pecou na resolução do conflito iniciado pelo Callega.
...
Mas o que se tem visto depois é uma encenação do Judas do Sábado de Aleluia, com o Doutor José Luiz no papel-título, o que, convenhamos,  se mostra exagerado.

+1

Independentemente de ser moderador ou não, quais de nós não reagiriam menos bem depois de ter várias pessoas a visar-nos da forma que jtgonca foi visado?

Ninguém é perfeito...

O moderador pode ter agido menos bem mas de certeza que não é ele o responsável por todos os males do fórum..

Relativamente à hibernação/abandono do fórum, tenho uma opinião diferente das manifestadas.
Se isso significar a redução de posts/tópicos cravados de crispação, acho pode ser positivo para o fórum.

Cumprimentos.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline cutkiller

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 197
  • Respect: +3
    • Email
Re:Moderação tem estado bem ou mal ??
« Reply #14 on: October 26, 2012, 10:29:03 am »
0
Eu se fosse moderador/admin nem sequer admitia que um tópico destes fosse sequer aberto!!!

Mas qual o objetivo prático disto? É perceber o quê?

É tão fácil criticar o trabalho dos outros... Ainda gostava de ver alguns críticos estarem no lugar deles (se calhar é o que pretendem).

O pessoal tem de perceber que tem de se respeitar mutuamente... Caso não consigam, a moderação tem de atuar como entendem. Não gostam? bom remédio.....


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal