Author Topic: Problemas no início  (Read 20816 times)

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Problemas no início
« on: September 14, 2011, 05:27:27 am »
0
Esse início pra mim está sendo bem complicado. Estou ficando com muitos cortes, pele irritada e barba mal feita.

Ainda não entendi se o problema sou eu, a espuma (nívea), o barbeador (cabo Mundial, cabeça Super Barba), a lâmina (Super Barba) ou a soma de tudo. hahaha

Tenho usado água morna, preparado a espuma com calma, feito as 4 passagens, tentado não fazer pressão etc, mas logo na segunda passada (lateral) já começo com uns cortes. O mais engraçado é que eu estava usando creme Gillette e hoje fiz com o Nívea, que é nitidamente melhor, mas obtive mais cortes e irritações que antes!

Estou achando que posso estar fazendo pressão sem perceber em alguns momentos, mas aí provavelmente eu faria uma boa barba pelo menos, não ficaria com áreas com os pelos.

Percebo que outros iniciantes não estão tendo tantos problemas quanto eu, então presumo que devo estar errando FEIO a mão em algum ponto, mas não faço ideia do que seja. hehehe

Bigode, queixo e parte de baixo do pescoço (pelo cresce pra cima nessa última parte) são os meus maiores problemas de cortes e irritações. As partes laterais do pescoço eu não consigo barbear direito (mas aí até com o Mach 3, na direção contrária do pelo, era difícil, pois ele cresce na lateral).

Teria alguma coisa que eu devo prestar mais atenção pra ver se estou fazendo certo?

Muito obrigado! :)
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Problemas no início
« Reply #1 on: September 14, 2011, 05:39:47 am »
0
Caro brunofontes, minha sugestão é que primeiro mude esta lâmina, pois é quase unanimidade, que esta lâmina não é boa. Nunca usei este tipo de máquina, montada, que você está usando, mas talvez o Confrade Firmino, ao ler sua pergunta possa te orientar melhor, pois acho que ele já usou uma máquina semelhante.
Parabéns pelo começo no Barbear Clássico, tenha calma, não desista, que as coisas só melhorarão.
Todo começo é difícil, mas compensador!
Abraços.  :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Problemas no início
« Reply #2 on: September 14, 2011, 01:36:00 pm »
0
Esse início pra mim está sendo bem complicado. Estou ficando com muitos cortes, pele irritada e barba mal feita.

Ainda não entendi se o problema sou eu, a espuma (nívea), o barbeador (cabo Mundial, cabeça Super Barba), a lâmina (Super Barba) ou a soma de tudo. hahaha

Tenho usado água morna, preparado a espuma com calma, feito as 4 passagens, tentado não fazer pressão etc, mas logo na segunda passada (lateral) já começo com uns cortes. O mais engraçado é que eu estava usando creme Gillette e hoje fiz com o Nívea, que é nitidamente melhor, mas obtive mais cortes e irritações que antes!

Estou achando que posso estar fazendo pressão sem perceber em alguns momentos, mas aí provavelmente eu faria uma boa barba pelo menos, não ficaria com áreas com os pelos.

Percebo que outros iniciantes não estão tendo tantos problemas quanto eu, então presumo que devo estar errando FEIO a mão em algum ponto, mas não faço ideia do que seja. hehehe

Bigode, queixo e parte de baixo do pescoço (pelo cresce pra cima nessa última parte) são os meus maiores problemas de cortes e irritações. As partes laterais do pescoço eu não consigo barbear direito (mas aí até com o Mach 3, na direção contrária do pelo, era difícil, pois ele cresce na lateral).

Teria alguma coisa que eu devo prestar mais atenção pra ver se estou fazendo certo?

Muito obrigado! :)
É meu amigo, o início é complicado mesmo, mas dá-se um jeito; se é que não tens é bom providenciar em uma pedra hume (pedra hemostática ou lápis hemostático), para estancar pequenos sangramentos que sempre ocorrem no início.
O que pode estar te causando irritação e pequenos cortes provavelmente é a lâmina que está usando, talvez essa que esteja usando tu não te adaptou, terá que procurar por outras...
Não deve ser usado muita pressão na máquina contra a cara, comigo no início também tive muitos problemas iguais ao seu, das três passagens eu fazia 2 com minha máquina xingling e a última com mach3, fui fazendo assim por umas 2-3 semanas até pegar o jeito e acertar a lâmina, assim melhorou bastante até chegar minha máquina nova (Merkur Progress), aí começou novos problemas de acertar a regulagem da máquina e as lâminas...
Quanto ao creme, não te preocupa que o nívea e bozzano são bons, podem até não fazer a melhor espuma do mundo, mas neste momento o que importa é que tenha um bom deslize e uma espuma bem hidratada na cara, outro ponto que terá que considerar é quando fazer a barba, antes, durante ou após o banho; comigo antes do banho não dá certo, durante tenho me acertado bem e após eu não experimentei ainda.
Bom, já falei demais, o melhor conselho aqui é: errando que se aprende, pois como se lê bastante aqui "cada barba uma sentença".
Se tiver interesse em experimentar, posso te mandar umas lâminas (Derby, Lord e Supermax, um pacotinho de cada), me manda uma MP com teu endereço.
Grande abraço
Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Problemas no início
« Reply #3 on: September 14, 2011, 01:52:33 pm »
0
Pode-se dar o caso de estares a fazer a espuma de maneira incorrecta. Parece ser um erro comum de quem começa. A espuma deve ser espessa e opaca para oferecer alguma protecção à pele. Se a espuma for fraca (aguada, com a pele a ver-se através da espuma quando a aplicas) não oferece protecção suficiente.

Não esqueças também a regra de ouro: Não aplicar pressão. Quando se começa, também é difícil cumprir este passo essencial... pois a mão ainda não está treinada.

A minha barba também cresce para cima na parte inferior do pescoço. Aí, é realmente uma zona sensível, e eu não consigo fazer aí a passagem lateral. O que faço são duas-três passagens a favor para reduzir o pêlo ao máximo, e só depois vou a contrapêlo, mas aí já pouco há pra cortar, é só mesmo para retocar a coisa.

Outra coisa: para que raio tu fazes 4 passes de máquina?  ??? Não comeces logo a fazer a contra-pêlo logo ao início. Não caias nesse erro.
O teu objectivo, nesta fase, tem que ser, acima de tudo, um barbear confortável. Não apontes logo ao BBS - ele acabará por vir, com o tempo.

É preferível fazer antes 2 passagens a favor do pêlo, e depois uma passagem lateral. O resultado pode não ficar BBS, mas decerto ficará decente e ao menos não estás a massacrar a pele, e vais treinando a mão. Guarda a passagem a contra-pêlo para quando tiveres mais experiência.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Problemas no início
« Reply #4 on: September 14, 2011, 02:13:25 pm »
0
Pode-se dar o caso de estares a fazer a espuma de maneira incorrecta. Parece ser um erro comum de quem começa. A espuma deve ser espessa e opaca para oferecer alguma protecção à pele. Se a espuma for fraca (aguada, com a pele a ver-se através da espuma quando a aplicas) não oferece protecção suficiente.

Não esqueças também a regra de ouro: Não aplicar pressão. Quando se começa, também é difícil cumprir este passo essencial... pois a mão ainda não está treinada.

A minha barba também cresce para cima na parte inferior do pescoço. Aí, é realmente uma zona sensível, e eu não consigo fazer aí a passagem lateral. O que faço são duas-três passagens a favor para reduzir o pêlo ao máximo, e só depois vou a contrapêlo, mas aí já pouco há pra cortar, é só mesmo para retocar a coisa.

Outra coisa: para que raio tu fazes 4 passes de máquina?  ??? Não comeces logo a fazer a contra-pêlo logo ao início. Não caias nesse erro.
O teu objectivo, nesta fase, tem que ser, acima de tudo, um barbear confortável. Não apontes logo ao BBS - ele acabará por vir, com o tempo.

É preferível fazer antes 2 passagens a favor do pêlo, e depois uma passagem lateral. O resultado pode não ficar BBS, mas decerto ficará decente e ao menos não estás a massacrar a pele, e vais treinando a mão. Guarda a passagem a contra-pêlo para quando tiveres mais experiência.

Penso que disseste tudo!
brunofontes se seguires os conselhos do oversaturn não há por onde errar!

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
  • Respect: 0
    • Email
Re:Problemas no início
« Reply #5 on: September 14, 2011, 02:50:08 pm »
0
Também acho que o problema deve residir na espuma que está fazendo, siga as orientações do Oversaturn. Uma lâmina que me serviu muito bem nesse aparelho que usas foi a Bic, é fácil de achar, engraçado é que depois ela não "caiu" tão bem nos aparelhos melhores. Também não faço passagen lateral no pescoço pelo mesmo motivo, crescimento dos pêlos de cima para baixo, de lado, em diagonal, meu pescoço é uma zona. Quando fiz meu primeiro escanhoado com um safety razor, achei que todos aqui fossem loucos, entretanto o tempo mostrou que realmente é muito melhor que um mah 3. Deves persistir.

Abraço.

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Problemas no início
« Reply #6 on: September 14, 2011, 05:28:33 pm »
0
Bem-vindo. Com a prática tudo melhora  ;)

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Problemas no início
« Reply #7 on: September 14, 2011, 07:02:32 pm »
0
Opa, nossa, valeu mesmo, gente!

Vou seguir todos os conselhos aqui. Não vou fazer a barba hoje, para deixar o rosto descansar um pouco, e a partir de amanhã, vou tentar experimentar novas lâminas. Já ví que cada rosto se adapta com uma lâmina diferente, então vou comprando a medida que for achando outras marcas para testar.

Comprei hoje um pacotinho de 3 wilkinson. Estava atrás da Gillette azul ou algo diferente. Falando nisso, vejo muito a Lord em camelôs por aqui, mas sempre fico receoso...

A espuma eu vou tentar fazer o seguinte, colocar o mínimo de água possível para deixá-la seca, aí vou molhando aos pouquinhos até conseguir um "ponto" melhor. No geral, eu tenho molhado o pincel (um genérico de pelos naturais que achei enquanto não chega o Omega), deixo escorrer o excesso (viro de cabeça pra baixo e o balanço suavemente 1 vez) e faço a espuma assim.

Falando nisso, fiz de teste, sem usar mesmo, espuma com o sabão da Granado praticamente sem água nenhuma e ficou em uma consistência interessante. Depois me arriscarei a usá-lo! :)

mlmoraes01, vou te mandar os dados por MP e me passa como posso te pagar as lâminas! Obrigado mesmo!

oversaturn, vou fazer apenas 3 passagens como você falou, 2 na direção do pelo e uma lateral.


Obrigado mesmo a todos pelas várias dicas! Vocês são demais! :)
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline André!

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Respect: 0
Re:Problemas no início
« Reply #8 on: September 14, 2011, 08:46:53 pm »
0
Um conselho que comigo serviu muito bem para evitar alguma pressão menos perceptível: Segura a máquina o máximo na ponta possível e só com o polegar e o indicador. Lembro-me de ter lido isto algures e, por incrível que pareça, foi aí que comecei a ver que estava a aplicar alguma pressão desnecessária.

Vai dando notícias!
Olá, eu sou o André e sou Safety Razor anónimo.
(Antigo Picatchu :D)

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Problemas no início
« Reply #9 on: September 14, 2011, 08:54:34 pm »
0
Opa, nossa, valeu mesmo, gente!

Vou seguir todos os conselhos aqui. Não vou fazer a barba hoje, para deixar o rosto descansar um pouco, e a partir de amanhã, vou tentar experimentar novas lâminas. Já ví que cada rosto se adapta com uma lâmina diferente, então vou comprando a medida que for achando outras marcas para testar.

Comprei hoje um pacotinho de 3 wilkinson. Estava atrás da Gillette azul ou algo diferente. Falando nisso, vejo muito a Lord em camelôs por aqui, mas sempre fico receoso...

A espuma eu vou tentar fazer o seguinte, colocar o mínimo de água possível para deixá-la seca, aí vou molhando aos pouquinhos até conseguir um "ponto" melhor. No geral, eu tenho molhado o pincel (um genérico de pelos naturais que achei enquanto não chega o Omega), deixo escorrer o excesso (viro de cabeça pra baixo e o balanço suavemente 1 vez) e faço a espuma assim.

Falando nisso, fiz de teste, sem usar mesmo, espuma com o sabão da Granado praticamente sem água nenhuma e ficou em uma consistência interessante. Depois me arriscarei a usá-lo! :)

mlmoraes01, vou te mandar os dados por MP e me passa como posso te pagar as lâminas! Obrigado mesmo!

oversaturn, vou fazer apenas 3 passagens como você falou, 2 na direção do pelo e uma lateral.


Obrigado mesmo a todos pelas várias dicas! Vocês são demais! :)

Não te preocupes com pagamento, enviarei de brinde para não desistir...

Grande abraço
Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Problemas no início
« Reply #10 on: September 14, 2011, 08:57:37 pm »
0
Um conselho que comigo serviu muito bem para evitar alguma pressão menos perceptível: Segura a máquina o máximo na ponta possível e só com o polegar e o indicador. Lembro-me de ter lido isto algures e, por incrível que pareça, foi aí que comecei a ver que estava a aplicar alguma pressão desnecessária.

Vai dando notícias!

Acho que fui eu o autor deste conselho! :)

Funciona mesmo, até hoje faço assim!
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Problemas no início
« Reply #11 on: September 14, 2011, 09:11:54 pm »
0
Um conselho que comigo serviu muito bem para evitar alguma pressão menos perceptível: Segura a máquina o máximo na ponta possível e só com o polegar e o indicador. Lembro-me de ter lido isto algures e, por incrível que pareça, foi aí que comecei a ver que estava a aplicar alguma pressão desnecessária.

Vai dando notícias!

Acho que fui eu o autor deste conselho! :)

Funciona mesmo, até hoje faço assim!

Opa, ótimo conselho!!!  Vou testar! Obrigado mesmo!


Não te preocupes com pagamento, enviarei de brinde para não desistir...

Grande abraço
Que isso, Márcio, assim fico super sem jeito...
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline Mengao

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 899
  • Respect: +1
Re:Problemas no início
« Reply #12 on: September 14, 2011, 09:17:13 pm »
0
Concordo com os confrades
so mais uma coisa, sacuda BEM o pincel antes de comecar a espuma e adicione a agua aos poucos (gota a gota) e coloque um bocadito de sabao a mais do que achas necessario que nao ira fazer mal ;) e faça a  espuma nessa fase na tigela, que é mais facil.
Uma coisa que não vi falarem aqui, eh que voce deve cuidar o angulo de passaem da maquina na cara. Lembre de não mexer com o pulso para efetuar a passagem, mexendo o braço todo desde o ombro, que ai voce não varia o angulo de ataque da gilete em relação ao rosto, melhorando muito.
Eu gostava destas wilkinsons que voce comprou uando eu comecei, muito mais que as bic e as azuis.  
life's too short to shave with poor shaving soap

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Problemas no início
« Reply #13 on: September 14, 2011, 10:15:57 pm »
0
Opa Mengao, valeu pelas dicas!  Tenho feito a espuma em uma caneca mesmo. Não é das melhores para isso (é meio alta), mas quebra um galho!

Vou fazer isso, sim. Começar a fazer a espuma praticamente sem água e ir adicionando aos pouquinhos.

Já ouvi alguém falar que as Wilkinsons são meio relativas. Tem as Brasileiras e as importadas, que dizem ser bem melhores. Essas que achei são nacionais, mas vamos ver como se saem...
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: 0
    • Email
Re:Problemas no início
« Reply #14 on: September 14, 2011, 10:23:25 pm »
0
Amigo, eu e voce, como 90% dos brasileiros, iniciamos com uma maquina muito ruim.
A lamina tambem conta e esse superbarba encostei uma vez na cara depois disso joguei fora.
Posso te aconselhar de imediato comprar uma lamina melhor. Na sua cidade provavelmente dever ter uma Gillette Azul, Mundial Platinum ou Elios (nas casas de cosméticos e lojas de 1,99 tem). O Creme Nivea eu gosto, é bom mas não pode ter dó de gasta  ;)

E o mais importante: QUANDO TROCAR DE APARELHO VOCE ENTENDERA O QUE É O BARBEAR CLASSICO, com esse, apenas uma idéia  ;D

Abraço
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal