Author Topic: Dúvida p/ 1.ª máquina  (Read 15294 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Dúvida p/ 1.ª máquina
« Reply #15 on: April 02, 2013, 10:40:35 pm »
0
O mesmo se aplica a uma Mühle/EJ, etc.
Repara, já experimentei uma data de máquinas diferentes, e ainda hoje a que uso mais é uma Edwin Jagger... por isso quando falo em EJ/Mühle/Merkur de pente fechado, não me refiro a máquinas "para aprender", falo em máquina versátil que se adapta bem quer a pessoas experientes, quer a quem se aventura pela primeira vez nestas andanças. Uma Mühle ou EJ pode ser pro resto da vida tanto quanto uma Futur ou outra qualquer.

Devo no entanto dizer que não experimentei a Futur porque não me agrada em termos estéticos. Já a Progress é uma das minhas preferidas, mas também não a indicaria a quem começa exactamente por essa questão: a de ser ajustável.

Faz sentido? Para mim, faz.

Quando se começa, tem-se a tendência de experimentar tudo e mais alguma coisa. Usa-se uma data de sabões, lâminas, etc. E com uma ajustável, "brinca-se" com os settings. Mais um factor a causar entropia... E no meio disto tudo, quando a coisa corre mal, fica a dúvida: correu mal porquê? Seria a lâmina? a técnica? o sabão? a espuma? o ajuste da máquina?
Com uma máquina não ajustável, é menos um factor a causar entropia. Um setup pequeno (mesmo sabão/creme e pincel) e um pouco de "freio" na ânsia de experimentar coisas novas é um caminho mais seguro para uma aprendizagem mais rápida e eficaz. :)

Mas como em tudo, é só mais uma opinião...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Dúvida p/ 1.ª máquina
« Reply #16 on: April 02, 2013, 11:09:08 pm »
0
A minha primeira foi uma Merkur 33C, bem porreira para iniciação e barata na altura.
Por isso considero-a uma boa opção.


Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re:Dúvida p/ 1.ª máquina
« Reply #17 on: April 02, 2013, 11:19:38 pm »
0
caro Oversaturn; Não tenho dúvidas que uma Muhle ou uma Edwin Jager durariam uma vida inteira. Refiro-me tão somente à versatilidade da mesma. Eu não discordo de você, mas penso diferente. EU pelo menos, se tivesse uma DE89 Bailey, (por mais certo que desse) certo tempo depois iria "coçar" para experimentar outra máquina.

Como eu falei antes, uma série de "profissionais" do barbeado aqui do fórum, e digo isso no melhor sentido, iriam sugerir diversas máquinas que, certamente serviriam bem ao "novato". Queria tão somente compartilhar a minha experiência, que acho válida, porque afinal de contas eu passei pelo processo que o o Xogul está passando recentemente e para mim, (felizmente) a coisa se desenrolou maravilhosamente bem.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re:Dúvida p/ 1.ª máquina
« Reply #18 on: April 02, 2013, 11:58:54 pm »
0
caro Oversaturn; Não tenho dúvidas que uma Muhle ou uma Edwin Jager durariam uma vida inteira. Refiro-me tão somente à versatilidade da mesma. Eu não discordo de você, mas penso diferente. EU pelo menos, se tivesse uma DE89 Bailey, (por mais certo que desse) certo tempo depois iria "coçar" para experimentar outra máquina.

Como eu falei antes, uma série de "profissionais" do barbeado aqui do fórum, e digo isso no melhor sentido, iriam sugerir diversas máquinas que, certamente serviriam bem ao "novato". Queria tão somente compartilhar a minha experiência, que acho válida, porque afinal de contas eu passei pelo processo que o o Xogul está passando recentemente e para mim, (felizmente) a coisa se desenrolou maravilhosamente bem.

  Caro Gago
Existem aqui muitos "profissionais" experientes que usam as citadas maquinas, sobre a questão do experimentar algo novo, isso acontece com cremes, pinceis, AfterShaves,..., e até mesmo com maquinas, penso que qualquer que seja a maquina comprada, passado algum tempo, o "bichinho" começa a mexer...
« Last Edit: April 03, 2013, 12:11:33 am by Caramelo »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Dúvida p/ 1.ª máquina
« Reply #19 on: April 03, 2013, 12:08:23 am »
0
caro Oversaturn; Não tenho dúvidas que uma Muhle ou uma Edwin Jager durariam uma vida inteira. Refiro-me tão somente à versatilidade da mesma. Eu não discordo de você, mas penso diferente. EU pelo menos, se tivesse uma DE89 Bailey, (por mais certo que desse) certo tempo depois iria "coçar" para experimentar outra máquina.

Como eu falei antes, uma série de "profissionais" do barbeado aqui do fórum, e digo isso no melhor sentido, iriam sugerir diversas máquinas que, certamente serviriam bem ao "novato". Queria tão somente compartilhar a minha experiência, que acho válida, porque afinal de contas eu passei pelo processo que o o Xogul está passando recentemente e para mim, (felizmente) a coisa se desenrolou maravilhosamente bem.

Mas com certeza, e é mesmo para isso que aqui estamos; para partilhar experiências e opiniões, e viva a diferença! :D

...sobre a questão do experimentar algo novo, isso acontece com cremes, pinceis, AfterShaves,..., e até mesmo com maquinas, penso que qualquer que seja a maquina comprada, passado algum tempo, o "bichinho" começa a mexer...

Tenho que concordar com isto... durante um largo período fui muito feliz com a minha Mühle e um Semogue 830, e usava-os exclusivamente... depois foi o que se viu :P
Isso do "bichinho", ou do "coçar" para usar outra máquina pode sempre acontecer - mesmo que tenhas o supra-sumo do mercado! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline henrique

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1329
  • Respect: 0
Re:Dúvida p/ 1.ª máquina
« Reply #20 on: April 03, 2013, 12:11:50 am »
0
Deve haver aqui no forum mais gente com as referidas máquinas muhle, do que com a futur. Daí ser normal que essa seja recomendada porque é relativamente acessível e conseguem-se barbeares razoáveis (experiência pessoal).

 

Offline Mig

  • Trade Count: (+4)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1251
  • Respect: 0
Re:Dúvida p/ 1.ª máquina
« Reply #21 on: April 03, 2013, 12:14:33 am »
0
Queria só acrescentar que eu também achava que tinha a pele sensivel, mas afinal eram as ML que a punham nesse estado.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re:Dúvida p/ 1.ª máquina
« Reply #22 on: April 03, 2013, 12:31:54 am »
0
Queria só acrescentar que eu também achava que tinha a pele sensivel, mas afinal eram as ML que a punham nesse estado.

ML= Multilaminas, certo?

Offline Mig

  • Trade Count: (+4)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1251
  • Respect: 0
Re:Dúvida p/ 1.ª máquina
« Reply #23 on: April 03, 2013, 12:44:58 am »
0
Queria só acrescentar que eu também achava que tinha a pele sensivel, mas afinal eram as ML que a punham nesse estado.

ML= Multilaminas, certo?
Sim

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Dúvida p/ 1.ª máquina
« Reply #24 on: April 03, 2013, 01:46:48 am »
0
O que eu dia das Edwin Jagger / Mühle de pente fechado é que são máquinas extremamente centradas, meio termo por completo que acabam por funcionar muito bem com praticamente todo mundo. Há confrades que preferem máquinas mais agressivas ou mais suaves, mas eu ainda não vi alguém falando que estas máquinas não funcionam de forma alguma com ele!

Acho que devem ser as mais recomendadas para início, pois alguém que acabe tendo gosto por máquinas mais agressivas, se tiver uma muito suave no início talvez tenha problemas, assim como alguém que prefira máquinas mais suaves vai ter problema com uma máquina mais agressiva. Estando no meio termo, dificilmente a máquina será um problema!

De ajustável eu só tenho a Gillette Slim. Gosto da máquina, mas utilizo muito mais a minha Barley do que ela! Tenho muita vontade de testar uma Futur e uma Progress. As máquinas em si nem chamam tanto a minha atenção, mas todos os comentários que leio sobre elas são ótimos! Acho que o maior problema delas pra mim até hoje é o preço! :P

Bem, falei, falei e falei sobre a minha opinião. Só que ela é minha opinião. Pode até ser partilhada por um ou dois, mas jamais será partilhada por todos! O que mais recomendo é que o confrade leia com calma tudo, veja bem as máquinas, os custos, pense no que quer, no que gosta até se decidir por uma. A bem da verdade, acredito que não tenha exatamente como errar comprando qualquer máquina das grandes empresas (Merkur, Gillette, Mühle, Edwin Jagger, iKon), no máximo terá mais dificuldade no início se for uma regulável ou alguma muito agressiva.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline xogul

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 32
  • Respect: 0
Re:Dúvida p/ 1.ª máquina
« Reply #25 on: April 03, 2013, 09:25:06 am »
0
bom dia!!

meus caros, nem sei por onde começar, com tanta sugestão... as quais agradeço.

em primeiro lugar, do que me recordo, a minha relação com a slim twist era boa, mas já passaram tantos anos e a pele já sofreu tanta alteração que não sei como será agora;

segundo, não pretendia fazer um investimento muito avultado caso a 'coisa' dê para o torto;

terceiro, ontem passei o dia a ler, tópicos atrás de tópicos, aqui e ali, e tudo depende de uma série de factores, máquina, lâmina, sabão/gel... pele, barba, enfim, não há uma resposta definitiva, como vocês decerto já sabem;

e entretanto surgiu mais uma dúvida ao ler, sabe-se lá onde, que as closed comb fazem um acabamento mais perfeito, mais liso. é correcto?

já reparei que abaixo das £22/25 (€25,95/29,49) não consigo ter nada de jeito, portanto o patamar de arranque será esse.

opiniões acerca desta: http://www.amazon.co.uk/Edwin-Jagger-De89bl-Chrome-Plated/dp/B003LW4L2W/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1341078507&sr=8-1
(não sei se posso colocar o link, caso esteja em desacordo com as regras, por favor, editem)
« Last Edit: April 03, 2013, 09:29:25 am by xogul »

Offline Rajnarok

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 131
  • Respect: 0
    • Email
Re:Dúvida p/ 1.ª máquina
« Reply #26 on: April 03, 2013, 09:58:50 am »
0
boa tarde, a todos.

como já referi no tópico de apresentação, a máquina que tinha, foi-se.
portanto precisava de sugestões para a compra de uma 'substituta'.

aqui por baixo há um tópico semelhante, mas neste tem de ser considerada, barba rija e densa.

já agora, agradeço também sugestões para o restante material, excepto o pincel, tendo em consideração a condicionante do parágrafo de cima, de preferência para compra em loja física, mas também pode ser online.

obrigado

EDIT 02/04/2013, 17:05: a acrescentar pele muito sensível, tenho de fazer a barba (quase) todos os dias e tem de ficar imaculado.

Bom dia
Estou à um tempo para fazer uma oferta aqui no forum e acho que fica aqui bem:
Merkur 23C
Boião TOBS Sandalwood a estrear.
Posso ainda adicionar um pack de laminas das que andam por aqui para experimentar.

Se estiver interessado diga  ;)


Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Dúvida p/ 1.ª máquina
« Reply #27 on: April 03, 2013, 12:44:07 pm »
0
bom dia!!

meus caros, nem sei por onde começar, com tanta sugestão... as quais agradeço.

em primeiro lugar, do que me recordo, a minha relação com a slim twist era boa, mas já passaram tantos anos e a pele já sofreu tanta alteração que não sei como será agora;

segundo, não pretendia fazer um investimento muito avultado caso a 'coisa' dê para o torto;

terceiro, ontem passei o dia a ler, tópicos atrás de tópicos, aqui e ali, e tudo depende de uma série de factores, máquina, lâmina, sabão/gel... pele, barba, enfim, não há uma resposta definitiva, como vocês decerto já sabem;

e entretanto surgiu mais uma dúvida ao ler, sabe-se lá onde, que as closed comb fazem um acabamento mais perfeito, mais liso. é correcto?

já reparei que abaixo das £22/25 (€25,95/29,49) não consigo ter nada de jeito, portanto o patamar de arranque será esse.

opiniões acerca desta: http://www.amazon.co.uk/Edwin-Jagger-De89bl-Chrome-Plated/dp/B003LW4L2W/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1341078507&sr=8-1
(não sei se posso colocar o link, caso esteja em desacordo com as regras, por favor, editem)

 Eu posso dar-te uma maquina interessante para veres e barata. Vais a Gifts and Care e procuras por maquinas Pearl. Tens la OCs e CCs a bom preço. Não encontras aqui reviews mas se fores a fóruns estrangeiros encontras boas opiniões. No estrangeiro são vendidas como Cadet ou RazoRock. Há aqui um confrade que ganhou uma mas nunca fez qualquer artigo de opinião sobre a mesma.
Em termos de beleza ou qualidade de construção podem ser um pouco inferiores as ditas "de marca" mas em termos de materiais utilizados são um pouco melhores.
« Last Edit: April 03, 2013, 12:46:28 pm by FatSlim »
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Dúvida p/ 1.ª máquina
« Reply #28 on: April 03, 2013, 01:16:10 pm »
0
...e entretanto surgiu mais uma dúvida ao ler, sabe-se lá onde, que as closed comb fazem um acabamento mais perfeito, mais liso. é correcto?
...

Sim e não...

As closed comb tendem a ser mais suaves (há excepções, claro). Por vezes, uma máquina mais suave permite algumas "liberdades" e perdoa muitas asneiras, sendo mais fácil conseguir um barbear mais apurado por essa razão.

As open comb tendem a ser mais assertivas (há excepções, claro). Geralmente uma máquina menos suave tende a exigir mais da técnica. Quando bem usada, uma máquina mais "agressiva" (termo que não gosto de usar, mas enfim...) permite um barbear mais apurado, por ser mais eficaz. Mas se não for bem usada, tem o efeito contrário - é mais difícil apurar, e pode até surgir irritação.

Mas em tudo isto há excepções, e a percepção de cada um pode variar, também...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Dúvida p/ 1.ª máquina
« Reply #29 on: April 03, 2013, 01:52:22 pm »
0
Estava a ler atentamente o tópico e foi uma aula! Só posso dar os parabéns a todos! E coitado do xogul com tanto nó que demos na cabeça do menino!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal