Author Topic: Existe uma lâmina ideal para o iniciante?  (Read 15663 times)

Offline leogodoy

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 94
  • Respect: 0
Existe uma lâmina ideal para o iniciante?
« on: May 13, 2013, 02:59:20 pm »
0
Ou mesmo nesse periodo de aprendizado o ideal é já ir testando várias, para ver com qual me dou melhor? Mas ainda aprendendo a me barbear com SR eu já tenho condições de determinar qual a melhor lâmina para o meu rosto?

De qualquer forma, desse lado do atlântico não há muitas opções tradicionais, na loja que fui não vi Astra, Derby, Personna, Gillette 7 O'Clock. Estou aguardando um pacote de samples que deve vir dos EUA, mas por ora o que tenho aqui, e pergunto pra vocês (principalmente os brasileiros, que devem conhecer esse produto que nos sobra por aqui melhor) é se sabem se algum deles é melhor para ser usado para treinar. Enfim, uma lâmina equivalente às rodas de apoio de nossas bicicletas infantis.

O que consegui achar por aqui: (alias, todas muito baratas, entre R$ 1 e R$ 2 a caixa com 5)

Bic Chrome Platinum (Grécia)
Lamix Platinum Plus (Alemanha)
Oregon Steel Blade (China)
Wilkinson Sword (Russia)
Lord Super Stainless (Egito)
Laser Super Stainless (Índia)
Laser Super Platinum (Índia)
Super-Max Platinum (Índia)
Super-Max Titanium (Índia)
SuperBarba SuperTitanium (Índia)

Posso ir atrás de lâminas Gillette Azul Aço Inox se me recomendarem para treinar. Não comprei porque na única loja que vi estavam absurdos R$ 8 por três lâminas, mas dá pra pagar menos pedindo pela internet. Ah, se fizer diferença: uso algo que os foristas aqui batizaram com muito bom humor de "FrankenRazor": cabo da SR Mundial brasileiro com cabeça do SuperBarba chinês. Será resolvido em breve.

Offline andrade

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 634
  • Respect: 0
Re:Existe uma lâmina ideal para o iniciante?
« Reply #1 on: May 13, 2013, 03:18:50 pm »
0
...
Posso ir atrás de lâminas Gillette Azul Aço Inox se me recomendarem para treinar. Não comprei porque na única loja que vi estavam absurdos R$ 8 por três lâminas, mas dá pra pagar menos pedindo pela internet.
...

Bota absurdo nisso!

Caro leogodoy, lâminas são um assunto bastante subjetivo, você deveria testar várias e ver qual lhe serve melhor.

Pela minha experiência eu diria para não usar, pelo menos no começo, as Wilkinson russas ou a SuperMax Platinum. Essas eu não gostei.

Dessas que você listou eu recomendaria a SuperMax Titanium, são ótimas lâminas. Ainda não as testei, porém as Lamix são caracterizadas como bastante suaves e permissivas, o que pode ser uma boa para você que está começando.
Felipe Andrade
MG - Brasil

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Existe uma lâmina ideal para o iniciante?
« Reply #2 on: May 13, 2013, 03:58:03 pm »
0
Esquece as BIC! As Oregon eu não conheço. As outras são bastante suaves.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re:Existe uma lâmina ideal para o iniciante?
« Reply #3 on: May 13, 2013, 04:34:22 pm »
0
Vai de Lamix.
But the tigers come at night

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Existe uma lâmina ideal para o iniciante?
« Reply #4 on: May 13, 2013, 06:19:46 pm »
0
Eu começaria pelas Lamix, Supermax ou essas Wilkinson (são mesmo russas?)
BIC também não me parecem mal, mas gozam de uma (imerecida, a meu ver) má fama aqui no fórum, vá-se lá saber... :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re:Existe uma lâmina ideal para o iniciante?
« Reply #5 on: May 13, 2013, 06:29:11 pm »
0
Vai com a Feather e seja feliz  ;D
Aprendiz de enabler.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Existe uma lâmina ideal para o iniciante?
« Reply #6 on: May 13, 2013, 07:00:56 pm »
0
Eu gosto das BIC mas são demasiado afiadas e temperamentais para iniciar alguém nestas lides... Isto é, devem ser as melhores lâminas da lista acima, mas são capazes de dar maus resultados para quem ainda não possui técnica, por outro lado, quem dominar estas lâminas não deve ter dificuldade com outras.

Para mim, jogam na liga das Gillette russas e Super Iridium mas não são tão suaves quanto as últimas e muito menos que as primeiras.

Offline leogodoy

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 94
  • Respect: 0
Re:Existe uma lâmina ideal para o iniciante?
« Reply #7 on: May 13, 2013, 07:08:14 pm »
0
Acho que vou deixar as BIC pra mais tarde. (Feather não está na lista, Cardoso. Posso comprar mais pra frente, mas pelo que li não são apropriadas para novatos de mãos ainda pouco treinadas, né)

Acabei achando a Gillette por um preço melhor (R$ 2,10 por 3 laminas), pode entrar na roda tb. Muita gente diz que essa Lamix é suave, talvez eu comece por aí mesmo. Usei a Wilkinson (Russa, diz na embalagem) e a Lord na primeira semana.

Offline romagnoli83

  • Trade Count: (+4)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 643
  • Paulínia São Paulo, Brasil
  • Respect: +18
    • Email
Re:Existe uma lâmina ideal para o iniciante?
« Reply #8 on: May 13, 2013, 07:35:28 pm »
0
Olá Leo,
Também sou iniciante como você, e dessas as que tem me dado bons resultados são as Gillette Aço Azul, ainda bem que você achou um preço mais acessível, aqui no interior de São Paulo estou pagando R$ 1,80 pela caixinha com três, me dei bem com as superbarba quando usava a frankrazor, depois que passei para a Muhle R89 elas não cortavam mais satisfatoriamente, as Bic não dei bem... e tenho umas Lord, mas também ainda não testei...
"Ao elogio que me corrompe, prefiro a crítica que me constrói."
Santo Agostinho

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Existe uma lâmina ideal para o iniciante?
« Reply #9 on: May 13, 2013, 07:39:28 pm »
0
Eu gosto das BIC mas são demasiado afiadas e temperamentais para iniciar alguém nestas lides...

A meu ver, são pouco afiadas, arranham ao invés de cortar e duram muito pouco.
Acho que vou deixar as BIC pra mais tarde. (Feather não está na lista, Cardoso. Posso comprar mais pra frente, mas pelo que li não são apropriadas para novatos de mãos ainda pouco treinadas, né)

Acabei achando a Gillette por um preço melhor (R$ 2,10 por 3 laminas), pode entrar na roda tb. Muita gente diz que essa Lamix é suave, talvez eu comece por aí mesmo. Usei a Wilkinson (Russa, diz na embalagem) e a Lord na primeira semana.

As Gillette Azul Aço Inox são lâminas muito boas!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline leogodoy

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 94
  • Respect: 0
Re:Existe uma lâmina ideal para o iniciante?
« Reply #10 on: May 13, 2013, 07:40:45 pm »
0
As Lord não parecem de todo ruim, não... A que veio com um dos aparelhos era essa SuperBarba, aquilo me cortou muito, mas lembro que era apenas minha primeira vez com uma safety.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re:Existe uma lâmina ideal para o iniciante?
« Reply #11 on: May 13, 2013, 07:49:04 pm »
0
Olá confrade. No início da minha "carreira" usava as Laser Platinum com muito gosto. São boas lâminas, afiadas e confortáveis. Também as Feather que me foram presenteadas sem qualquer problema, mas também é verdade que eu tive a felicidade de começar com uma safety razor excelente, caso contrário teria esperado.

Recomendo fortemente as Lamix, que uso bastante hoje, as Laser (tanto platinum quanto super stainless), e até mesmo as Lord Platinum, que não estão em sua lista mas são facilmente encontradas no Brasil ( busque por fccshop no google, vendedor honesto e competente) apesar de não serem tão apuradas, são bem permissivas.

Isso para começar, mais tarde buscaria comprar um "sampler pack" de lâminas pela internet para que aches qual mais se adapta ao seu rosto.

Ainda não usei nenhuma Supermax ou a Gillete aço azul apesr de te-las para experimentar qualquer hora dessas, mas pelo número de colegas que as recomendo, penso serem uma aposta segura.

Se eu fosse você, ficaria longe das Wilkinson Sword brasileiras, que são péssimas, ou essas Oregon chinesas. Porque são chinesas. Sem preconceitos, apenas desconheço existirem boas lâminas da china...

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Existe uma lâmina ideal para o iniciante?
« Reply #12 on: May 13, 2013, 08:57:52 pm »
0
Eu gosto das BIC mas são demasiado afiadas e temperamentais para iniciar alguém nestas lides...

A meu ver, são pouco afiadas, arranham ao invés de cortar e duram muito pouco.

Concordo que a durabilidade é mais baixa, o que reputo ao facto de serem lâminas bastante finas.

Mas é interessante dizer que são pouco afiadas, pois ainda hoje ostento as marcas dos valentes cortes que me fizeram (acho que só as Super Iridium eram capazes de fazer igual - Feather ainda não experimentei) e uma lâmina pouco afiada nunca me cortou nem arranhou, pode é não cortar o pêlo. Na minha experiência, que vale o que vale, uma lâmina arranha quando existe pressão excessiva e com as BIC, a mínima pressão faz logo estrago. Parece-me que com o confrade José Luís deve estar a ocorrer este último caso, o confrade tem barba dura e densa que deve fazer ressaltar a lâmina BIC que é fina e flexível, como ressalta, não corta. Se não corta, o confrade exerce mais pressão mesmo sem dar conta disso e a lâmina começa a fazer estrago.

Seria interessante aferir se os restantes confrades que não gostam de BIC também têm barba dura e densa, pois pode-se dar que seja mesmo a lâmina que não funciona com determinadas barbas.


Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Existe uma lâmina ideal para o iniciante?
« Reply #13 on: May 13, 2013, 09:35:58 pm »
0
Quanto a mim as BIC são para esquecer :o
Eu optaria pelas Gillette ;)

Offline Red

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 615
  • Respect: +1
Re:Existe uma lâmina ideal para o iniciante?
« Reply #14 on: May 13, 2013, 10:30:19 pm »
0
Vai pelas gillette, mas logo que possas experimenta feather!
The time you enjoy wasting is not wasted time

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal