Author Topic: Barbear e ACNE!  (Read 21959 times)

Offline lucretio

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 26
  • Respect: 0
Barbear e ACNE!
« on: July 18, 2013, 01:29:18 pm »
0
Primeiramente, bom dia! Esse é meu primeiro post aqui porém frequentemente leio o que se passa nessa comunidade.

Há muito tempo pesquiso como barbear para quem tem problema de acne. Meu rosto não é completo de acne, porém aparecem umas bem grandes que doem frequentemente.

Já tentei me barbear com aqueles aparelhos da Philips de 3 cabeças e a irritação é muita! Parece que meu rosto pega fogo!

Minha pele, para ajudar, é muito oleosa e muito sensível! Portanto, me barbeio uma vez por semana, pois mais vezes causa uma profunda irritação e até sangra após alguns dias...e deixar a barba crescer aumenta a oleosidade e fico com mais acne.

Mesmo me barbeando uma vez por semana e tomando muito cuidado, minha pele se irrita muito, pelos encravam e surgem algumas acnes.

Qual o conselho de vocês? Seria melhor me barbear com a máquina tradicional e utilizar algum sabão e pós-barba? Estou a procura da pedra hume para ver se amenizo os cortes e pelos encravados.

O pincel seria bom para esfoliar a pele ou não é adequado?

Enfim, o que me recomendam...não gosto de ficar como rosto cheio de barba, mas evito o ato pq isso machuca muito!

Agradeço a atenção de vocês!
« Last Edit: July 18, 2013, 01:40:19 pm by lucretio »

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Barbear e ACNE!
« Reply #1 on: July 18, 2013, 01:56:08 pm »
0
Primeiramente, bem-vindo!
Segundamente, procure um dermatologista! Ele certamente fará um tratamento para diminuir sensibilidade e oleosidade cutâneas! Não recomendo pedra-hume. Minha pele fica extremamente irritada com o uso!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Barbear e ACNE!
« Reply #2 on: July 18, 2013, 02:12:43 pm »
0
Primeiramente, bem-vindo!
Segundamente, procure um dermatologista! Ele certamente fará um tratamento para diminuir sensibilidade e oleosidade cutâneas! Não recomendo pedra-hume. Minha pele fica extremamente irritada com o uso!

 Pois a pedra hume pode ser um "pau de 2 bicos", já me aconteceu a mesma irritar-me mais a pele...

Offline Razoredge

  • Trade Count: (0)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 948
  • "We do what we do, so others may live."
  • Respect: +1
Re: Barbear e ACNE!
« Reply #3 on: July 18, 2013, 02:48:31 pm »
0
Bem vindo!

Acima tem  os conselhos que eu daria. Primeiro um bom dermatologista é fundamental para o tratamento do acne, e quem melhor o pode aconselhar de qual o melhor método para se barbear.
A pedra Hume, como disseram, em cortes e razorburns irrita um pouco, pelo que deixo actuar por um minuto e depois retiro com água. Só o tempo suficiente para fechar os poros e fazer uma ligeira assepsia,....
Pergunte ao seu médico se é indicado para si, pois se se tratar de uma pedra Hume natural como a Osma ou Allepia, pode ter efeitos anti-septicos, e até ajudar a diminuir a oleosidade da sua pele.
Esta pedra não é só usada após barbear, mas para fins medicinais e desodorizantes, por exemplo... Eu tenho uma Allepia só para uso como desodorizante e não preciso usar mais nada. Funciona 5 estrelas comigo.

Mas como disse, é comigo. No seu caso consulte um dermatologista antes de usar qualquer produto, e então coloque-lhe a questão!!

Espero que ultrapasse rapidamente esse transtorno, e consiga usufruir então do prazer de um bom escanhoado.

Bem vindo!
« Last Edit: July 18, 2013, 02:51:54 pm by Razoredge »
"We do what we do, so others may live."

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Barbear e ACNE!
« Reply #4 on: July 18, 2013, 03:08:56 pm »
0
« Last Edit: July 18, 2013, 03:11:46 pm by Gabriel Maia »
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline lucretio

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 26
  • Respect: 0
Re: Barbear e ACNE!
« Reply #5 on: July 18, 2013, 03:51:52 pm »
0
Primeiramente agradeço e fico surpreso de encontrar uma comunidade bastante unida sobre o assunto.

Minha história com dermatologistas é longa. Hoje tenho 24 anos, e frequento dermatologistas há mais de 10 anos, quando começou a surgir as espinhas. Hoje não sofro tanto com acne, de vez em quando aparece alguma na bochecha ou queixo. Eu nunca utilizei comprimidos pois a quantidade de acne que tinha não justificava o uso de Roacutan, por exemplo.

Hoje, como disse, poucas acnes surgem, porém quando surgem são aquelas internas (que sangra e não fica com pus aparente). Já utilizei várias pomadas, cremes e sabonetes (das pomadas, nem lembro mais o nome, sabonetes já utilizei Actine, Soapex, Soapex 1%, Enxofre e hoje utilizo o sabonete de Coco por conter ação adstringente e pq o de enxofre secava muito e meu lábio rachava).

Atualmente, sem nunca ter tido muito contato com o "Barbear Clássico", utilizo lâminas Mach 3 ou Mach 5, espuma Silver da Nivea e Azulen do Boticário como pós-barba (ameniza a irritação e um pouco dos pelos encravados, porém minha pele fica MUITO oleosa e surgem algumas espinhas depois). Antes de barbear lavo o rosto com água quente e ao final, jogo água fria.

Meu medo de utilizar um aparelho de uma lâmina, é cortar muito regiões que tenha espinha e irritar ainda mais a pele.

Há um tempo atrás perguntei a dermatologista qual o procedimento, e foi recomendado utilizar o barbeador elétrico...piorou. Me disseram também para utilizar filtro solar com regulador de oleosidade no pós barba (foi um resultado indiferente) e até mesmo, aplicar a pomada (Solugel Plus) como "pós-barba" (é eficiente, porém arde MUITO e meu rosto fica vermelho por uns 2 dias).


Como disse, meu rosto já não apresenta tantas espinhas constantemente, porém o ato de barbear tem me provocado isso e a barba grande também provoca acnes devido ao aumento da oleosidade.
Acredito que recorrer ao dermatologista de novo é uma boa dica, porém fico meio desesperançoso com isso frente as minhas experiências passadas.

Agradeço muito a atenção de vocês, já que esse é um assunto sério, pois o barbear é para a vida toda, e viver com o rosto vermelho, irritado e sangrando não é uma boa.

Estarei olhando com mais atenção os posts indicados e ver se tiro alguma conclusão.

Mais uma vez agradeço a vocês.
« Last Edit: July 18, 2013, 03:54:57 pm by lucretio »

Offline Mig

  • Trade Count: (+4)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1251
  • Respect: 0
Re: Barbear e ACNE!
« Reply #6 on: July 18, 2013, 04:36:19 pm »
0
Viva, e bem vindo.

Posso dizer que sofro um bocado do mesmo, o acne nunca me abandonou de vez, e a qualquer altura tenho sempre um bocado para me chatear.

Antes de me iniciar no BC também costumava fazer a barba 1 vez por semana ou mesmo só de 15 em 15 dias. Posso dizer que desde que deixei as ML que melhorei consideravelmente.

No entanto foi uma alteração profunda a todos os níveis, 1º a frequencia, passei de 2/3 vezes por mês para 6 vezes por semana. 2º de usar ML e espuma de lata para pré shave, maquina single razor, creme ou sabão em condições, pincel, pedra, adstringente e conjugar até ASL com ASB.

Por isso foram vários os factores que ajudaram na melhoria.

Em relação à pedra hume, realmente se apenas a passar na pele e não fizer mais nada, as vezes provoca uma ligeira irritação, no entanto faço como o Razoredge onde passo na cara e passado pouco tempo volto a lavar a cara com agua fria e só depois ponho o AS.
Eu pessoalmente e para este caso recomendo o uso da pedra, eu notei melhorias com o seu uso.

O que posso recomendar para já é o seguinte, compra uma maquina e um pack de laminas e um pincel razoável (tipo um 1305 para começar). E começa a treinar.

A esfoliação provocada pelo pincel é mais do que suficiente e não deves usar outro tipo de esfoliação mais do que uma vez por semana. O excesso de esfoliação faz com a tua pele queira compensar e acaba por ficar cada vez mais oleosa.

O azulen também gosto dele, mas hoje em dia já só uso quando tenho algum razor burn e apenas pelo seu efeito calmante.

Eu dou também preferência a loções e sou mais reservado no uso de bálsamos.

Para já o importante é começar e depois vais ajustando ao teu gosto e necessidade.

Tens muita informação para ler neste forum e alguma dúvida tenta-se esclarecer.

Boa sorte e cuidado com o síndrome de aquisições.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Barbear e ACNE!
« Reply #7 on: July 18, 2013, 06:29:54 pm »
0
Viva, e bem vindo.

Posso dizer que sofro um bocado do mesmo, o acne nunca me abandonou de vez, e a qualquer altura tenho sempre um bocado para me chatear.

Antes de me iniciar no BC também costumava fazer a barba 1 vez por semana ou mesmo só de 15 em 15 dias. Posso dizer que desde que deixei as ML que melhorei consideravelmente.

No entanto foi uma alteração profunda a todos os níveis, 1º a frequencia, passei de 2/3 vezes por mês para 6 vezes por semana. 2º de usar ML e espuma de lata para pré shave, maquina single razor, creme ou sabão em condições, pincel, pedra, adstringente e conjugar até ASL com ASB.

Por isso foram vários os factores que ajudaram na melhoria.

Em relação à pedra hume, realmente se apenas a passar na pele e não fizer mais nada, as vezes provoca uma ligeira irritação, no entanto faço como o Razoredge onde passo na cara e passado pouco tempo volto a lavar a cara com agua fria e só depois ponho o AS.
Eu pessoalmente e para este caso recomendo o uso da pedra, eu notei melhorias com o seu uso.

O que posso recomendar para já é o seguinte, compra uma maquina e um pack de laminas e um pincel razoável (tipo um 1305 para começar). E começa a treinar.

A esfoliação provocada pelo pincel é mais do que suficiente e não deves usar outro tipo de esfoliação mais do que uma vez por semana. O excesso de esfoliação faz com a tua pele queira compensar e acaba por ficar cada vez mais oleosa.

O azulen também gosto dele, mas hoje em dia já só uso quando tenho algum razor burn e apenas pelo seu efeito calmante.

Eu dou também preferência a loções e sou mais reservado no uso de bálsamos.

Para já o importante é começar e depois vais ajustando ao teu gosto e necessidade.

Tens muita informação para ler neste forum e alguma dúvida tenta-se esclarecer.

Boa sorte e cuidado com o síndrome de aquisições.


Offline Razoredge

  • Trade Count: (0)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 948
  • "We do what we do, so others may live."
  • Respect: +1
Re: Barbear e ACNE!
« Reply #8 on: July 19, 2013, 09:55:43 am »
0
Existem produtos muito bons, da Biotherm por exemplo, para pele oleosa..
Não sei se pode usar, mas... ::)
"We do what we do, so others may live."

Offline lucretio

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 26
  • Respect: 0
Re: Barbear e ACNE!
« Reply #9 on: July 19, 2013, 11:23:32 am »
0
Mig, primeiramente, obrigado! É bom saber que tem pessoas que compartilham do mesmo problema que eu e o solucionaram.

Baseado no que você disse, comecei a procurar alguns vídeos, e produtos. Estou começando a entender aos poucos. Quanto aos produtos, pelo que me parece (e não sei se tem alguma influência de a maioria aqui ser de Portugal), muito fala-se de produtos que vendem na Europa. Andei dando uma pesquisada na Vintage Scent e Portugal Online, porém, tirando o pincel e a máquina (que são comuns), o sabão e produtos pós-barba ainda não encontrei alguns poderiam ser adequados para meu tipo de pele.

Darei prioridade a pesquisar mais sobre o assunto e começar com o básico e ir treinando, como sua sugestão! Ai, com o tempo vejo os resultados e vou me adaptando.

Quanto aos produtos da Biotherm, também irei olhar...e se encontrar algo bom, testar! Acho que minha pele já acostumou em sempre estar usando coisa nova!

E ah, quanto a síndrome de aquisições, acho difícil controlar...eu, como amante da fotografia e fotógrafo amador tenho isso no sangue hahaha.


Mais uma pergunta...quanto a compra de produtos em lojas europeias, existe algum problema? Quanto a pincel e a máquina acredito que não há, mas e as lâminas e cosméticos? (já que existe uma restrição alfandegária quanto a isso).

Novamente, muito obrigado!
« Last Edit: July 19, 2013, 11:35:48 am by lucretio »

Offline Mig

  • Trade Count: (+4)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1251
  • Respect: 0
Re: Barbear e ACNE!
« Reply #10 on: July 19, 2013, 11:47:38 am »
0
Existem produtos muito bons, da Biotherm por exemplo, para pele oleosa..
Não sei se pode usar, mas... ::)
Sim de limpeza pode-se usar, desde que não seja demasiadas vezes, ou demasiado abrasivo. Eu por exemplo as vezes uso isto para lavar a cara, mas não todos os dias.

Outra coisa que gosto de usar é o Thayers, normalmente depois de fazer a barba passo pela cara toda.

Mais umas dicas é por exemplo não tomar banho com agua demasiado quente (coisa que faço mais do que devia) e "para de mexer na cara", é muito comum pessoas com problemas de acne na cara terem a tendência para estar sempre a mexer ou por exemplo apoiar a cara na mão, etc.. ter mais algum cuidado com isto ajuda, não a prevenir ou acabar com o acne mas sim a evitar que piore a condição. (Por exemplo depois de um BBS estar sempre a passar a mão  ;D)

Mig, primeiramente, obrigado! É bom saber que tem pessoas que compartilham do mesmo problema que eu e o solucionaram.

Baseado no que você disse, comecei a procurar alguns vídeos, e produtos. Estou começando a entender aos poucos. Quanto aos produtos, pelo que me parece (e não sei se tem alguma influência de a maioria aqui ser de Portugal), muito fala-se de produtos que vendem na Europa. Andei dando uma pesquisada na Vintage Scent e Portugal Online, porém, tirando o pincel e a máquina (que são comuns), o sabão e produtos pós-barba ainda não encontrei alguns poderiam ser adequados para meu tipo de pele.

Darei prioridade a pesquisar mais sobre o assunto e começar com o básico e ir treinando, como sua sugestão! Ai, com o tempo vejo os resultados e vou me adaptando.

Quanto aos produtos da Biotherm, também irei olhar...e se encontrar algo bom, testar! Acho que minha pele já acostumou em sempre estar usando coisa nova!

E ah, quanto a síndrome de aquisições, acho difícil controlar...eu, como amante da fotografia e fotógrafo amador tenho isso no sangue hahaha.

Novamente, muito obrigado!

Tem muita gente aqui também do Brasil (não sei se já passou por aqui), que certamente podem dar umas dicas. E talvez explorar o que há por ai para começar.
Quanto a sabão e pós barba especifico, é difícil de indicar porque acho que é uma coisa muito pessoal e os gostos e reacções são muito diferentes. Mas para começar talvez um proraso, ou qualquer creme da Confiança/AchBrito, um MWF.... é muita escolha. Talvez o melhor seria dizer o que estava a pensar comprar e o pessoal aqui dar a sua opinião.

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re: Barbear e ACNE!
« Reply #11 on: July 19, 2013, 12:47:42 pm »
0
A água quente abre os poros e provoca segregação das glândulas sebáceas que temos na cara. Para quem tem acne e pele oleosa (como eu) é sempre preferível lavar-se com água tépida ou fria.
O excesso de segregação sebáceo pode aumentar o problema da acne pelo que é sempre indicado consultar um médico de clínica geral que faça um check-up total para perceber a causa do excesso de segregação sebácea que normalmente está relacionado com a alimentação ou com algum "problema" no aparelho digestivo.
Recentemente encontrei confrades aqui no fórum que se barbeiam com água tépida e/ou fria.
Sempre imaginei que isso seria impensável pois já tinha experimentado no tempo em que usava multi-lâminas e sempre fui um ferrenho adepto da água para barbear bem quente.
Mas experimentei e posso dizer que se aprende muito com o wetshaving a frio. Aprende-se a controlar melhor a técnica pois sente-se mais a lâmina a passar no rosto e qualquer movimento menos controlado provoca logo uma reacção (razor burn) na pele.
Aconselho a fazer a barba com água fria pois desde que "aprenda" a controlar a força e os movimentos da lâmina, proporciona um barbear igualmente apurado mas menos agressivo pois a água fria fecha os poros quase imediatamente impedindo que sangre muito no caso de se cortar. Além disso tem outro ponto favorável que é o de não "acordar" as glândulas sebáceas. ;)
Tente aprender a arte do wetshaving com safety razor com água quente. Depois de 2 ou 3 meses tente começar a fazer com água fria. E talvez seja melhor fazer a barba regularmente mas sem ser todos os dias. Tipo de 2 em 2 dias ou 3 em 3 dias para que as borbulhas (os espinhos :)) tenham tempo de voltar a fechar no caso de as abrir durante o barbear. Não deixe a barbar crescer mais que 3 ou 4 dias pois os pêlos maiores dificultam o barbear.
Estranho imenso que um dermatologista lhe tenha recomendado uma máquina eléctrica (tendo você pele muito oleosa) pois essas máquinas têm tendência para "acordar" as glândulas sebáceas. :o
Costumo aconselhar o barbear clássico a amigos com acne, mesmo que só façam a barba ao fim-de-semana. Os cremes/sabões que usamos são óptimos para quem tenha acne pois hidratam a pele sem a tornarem mais oleosa.
E tente encontrar um aftershave loção que se adapte à sua pele. Os aftershave bálsamo também têm tendência para deixar a pele mais gordurosa e a taparem os poros. Neste particular talvez o mais indicado fosse usar um Thayers em vez do aftershave.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Barbear e ACNE!
« Reply #12 on: July 19, 2013, 01:07:38 pm »
0
a causa do excesso de segregação sebácea que normalmente está relacionado com a alimentação ou com algum "problema" no aparelho digestivo.


Não há relação nenhuma. Mas problemas hormonais podem piorar oleosidade da pele, tais como Hipertireoidismo ou hiperadrenalismo.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline john3voltas

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 618
  • Respect: 0
Re: Barbear e ACNE!
« Reply #13 on: July 19, 2013, 07:56:16 pm »
0
a causa do excesso de segregação sebácea que normalmente está relacionado com a alimentação ou com algum "problema" no aparelho digestivo.

Não há relação nenhuma. Mas problemas hormonais podem piorar oleosidade da pele, tais como Hipertireoidismo ou hiperadrenalismo.

Pois é, Doutor JL. Essa explicação foi a que me foi dada ao longo dos últimos 25-30 anos por 5 dermatologistas, 2 deles com uma carreira de mais de 30 anos.
Aceito que me possam ter enganado e peço desculpa por nesse caso estar a induzir em erro o nosso novo confrade. A gente não questiona o que os médicos nos dizem, né? Estava apenas a vender o peixe ao preço que mo venderam a mim, e olhe que me venderam muito caro lol.
Mas do resto do meu post não retiro uma vírgula. ;)
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Barbear e ACNE!
« Reply #14 on: July 20, 2013, 12:54:32 pm »
0
Caro John,
Também ouvia muito falar de que alimentação gordurosa propiciava oleosidade da pele. Mas comemos óleos todos os dias e muitas pessoas não tem espinhas e cravos! Eu não sei o que é ter uma espinha há séculos! Meu irmão é cheio! E nossa alimentação não difere muito! Meu nariz tem muitos cravos, o resto do rosto não! Como se explica isso? Pela alimentação é certo que não! As células da pele do nariz gostam mais de gordura?
O argumento da primeira frase é muito simplista, como se houvesse relação direta! O corpo humano é muito complexo e com inúmeros mecanismos funcionais regulatórios. E a nossa compreensão disso ainda é pequena.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal