Author Topic: 450  (Read 3042 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
450
« on: March 01, 2015, 08:39:50 pm »
0
O termo "carioca", usado para designar quem nasceu na "Mui Leal e Heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro" - que já foi capital não só do Brasil, mas de todo o império português, é com certeza, tupi - como tantos outros do nosso vocabulário.

A origem, já é mais controversa:

Uns dizem que significa "casa de homem branco", pela junção de kara'iwa ou kari' (homem branco) + oka (casa).

Outros, que veio do nome da aldeia tupinambá Kariók, que ficava junto à margem de uma das fozes do Rio que também ficou conhecido como "carioca", perto do que é hoje o Outeiro da Glória.

Mas, podia ser também derivado do termo akari (peixe cascudo) que os índios apelidaram os europeus dentro de suas armaduras, ou ainda seria o nome de uma tribo que vivia na Bahia, ou quem sabe, por causa de outra tribo, que vivia no que seria hoje Niterói chamada carii - carii + oka (casa) = casa de carii.

Todas as possibilidades me parecem plausíveis, certo mesmo é que o povo que bebia do rio Carioca não podia ser chamado de OUTRA coisa a não ser Carioca. Não foi fácil, o Rio só se fez graças à "teimosia" e valentia dos portugueses, em especial a família Sá, mas o que começou ali junto ao morro cara-de-cão, atual Urca, 450 anos depois "continua lindo".



Para quem interessar, deixo o link para uma bela playlist de músicas que resumem a alma do carioca: http://www.naturamusical.com.br/playlist-musicas-para-homenagear-o-rio-de-janeiro
« Last Edit: March 02, 2015, 01:43:22 am by Gago »

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8236
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: 450
« Reply #1 on: March 01, 2015, 10:31:27 pm »
0
 :)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: 450
« Reply #2 on: March 02, 2015, 12:25:18 am »
0
Quando eu era garoto, aprendíamos que carioca era o natural do Estado da Guanabara... Os naturais do Estado do Rio de Janeiro, eram fluminenses... Mais tarde, o Estado da Guanabara foi extinto, pois havia deixado de ser o Distrito Federal, fundindo-se com o Estado do Rio de Janeiro...

Lembro bem... Meu pai ralava de rir... Queria ver a cara que os botafoguenses, flamenguistas e vascaínos fariam quando fossem chamados de fluminenses...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: 450
« Reply #3 on: March 02, 2015, 10:45:28 am »
0
Muitos parabéns, Rio de Janeiro! 450 anos é de parabenizar, sem dúvida :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: 450
« Reply #4 on: March 02, 2015, 02:25:22 pm »
0
Muitos parabéns ao Rio de Janeiro.

Com a correria do dia a dia e suas inúmeras mazelas, esqueço o quanto é bela a nossa cidade.

Que me perdoem o bairrismo se assim encararem o que vou falar, e sem querer ferir as suscetibilidades de ninguém, mas não conheço metrópole no mundo com tantas belezas naturais como o Rio.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: 450
« Reply #5 on: March 02, 2015, 03:29:18 pm »
0
Muitos parabéns ao Rio de Janeiro.

Com a correria do dia a dia e suas inúmeras mazelas, esqueço o quanto é bela a nossa cidade.

Que me perdoem o bairrismo se assim encararem o que vou falar, e sem querer ferir as suscetibilidades de ninguém, mas não conheço metrópole no mundo com tantas belezas naturais como o Rio.

Não é bairrismo... É a pura REALIDADE...

P.S.: Sou paulista...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: 450
« Reply #6 on: March 02, 2015, 04:00:30 pm »
0
esse é um assunto pra "mais de metro".
Atualmente moro no Rio por obrigação e sinceramente nao encontro essa beleza toda.
Não vou dizer que o Rio nao tem seus lugares lindos pois tem. Mas assim como Roma (uma das cidades mais lindas que já vi) vive um descaso de seus governantes e sua população para sua beleza.

E pra terminar, o lugar mais lindo que já vi foi Liubliana ( capital da slonevia), lugar que visitei 3 vezes na ultima decada e sempre me encanta por varios motivos, mas a mistura arquitetonica e a forma como venceram a diversidade de mantes predios antigos com o uso moderno me impressionaram .. (modestia a parte já visitei diversos lugares pelo mundo e tive o prazer de morar em diversos lugares).
O maior exemplo que vejo isso é no parque lage, o qual moro na esquina. Primeiro que o lugar tinha um belo cafe dentro da casa que ali existe e é usada para escola de artes. O cafe foi extinto para oque parece virar um "restaurante" (conforme fofocas do bairro pois o mesmo fechou em fevereiro e até agora nada.. parece que em meados de março...), e o local passará por uma reforma no seu "palacete" que ficara parecendo um twingo.

I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: 450
« Reply #7 on: March 02, 2015, 04:37:49 pm »
0
esse é um assunto pra "mais de metro".

Não precisa ter cinco centímetros, basta que todos respeitem a opinião alheia. Quem acha viva, e quem não gosta, viva. O mundo é grande para cacete e cada um vai para onde quiser ou o coração mandar.

Eu, não troco o Rio. Sou um privilegiado; design português, manufatura brasileira, alma carioca e coração vascaíno  :)

E quem não gostar de alguma coisa, que me pague o chopp.  ;)

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: 450
« Reply #8 on: March 02, 2015, 04:47:51 pm »
0
Não precisa ter cinco centímetros, basta que todos respeitem a opinião alheia. Quem acha viva, e quem não gosta, viva. O mundo é grande para cacete e cada um vai para onde quiser ou o coração mandar.

Eu, não troco o Rio. Sou um privilegiado; design português, manufatura brasileira, alma carioca e coração vascaíno  :)

E quem não gostar de alguma coisa, que me pague o chopp.  ;)

Pago nao, mas sento na mesa "contigo pra beber junto". e tu nao podia ser mais portugues né? Me diga se sua bebida favorita é a "Ginjinha" ?

Pensando nisso, há Ginjinha no Rio?
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: 450
« Reply #9 on: March 02, 2015, 04:48:21 pm »
0
em termos de belezas naturais, a cidade mais bonita que conheço é a Cidade do Cabo. Mas o Rio é muito bonito, sem dúvida.
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: 450
« Reply #10 on: March 02, 2015, 05:07:26 pm »
0
Pago nao, mas sento na mesa "contigo pra beber junto". e tu nao podia ser mais portugues né? Me diga se sua bebida favorita é a "Ginjinha" ?

Pensando nisso, há Ginjinha no Rio?

Até podia, para algumas coisas sou bem "pouco português". Não gosto de bacalhau e sardinha, por exemplo. Em outros a genética fala mais alto; ponho azeite em qualquer coisa e comeria batatas todos os dias se me pusessem à frente.

Agora, licor de ginja, no Rio nem sei onde vende. Talvez na Cadeg. Como sempre falo, no Rio o negócio é "suco de cevadis". Licor só de maracujá, côco, abacaxi, essas coisas  ;D

PS; Aqui no Rio tu vais ter que aprender a pagar o chopp. Nós apostamos o chopp e cafézinho. Funciona assim; tu me paga a primeira rodada e eu pago a segunda. No final dá tudo certo, coisa de carioca. Outra carioquice relevante é; na hora de pagar a conta, o carioca mandar dividir igualmente, não fica anotando o que consumiu. Na praia, a gente fica virado pro sol, não pro mar, come biscoito (tem que ser  O GLOBO!) e bebe Mate gelado. Se a gente falar; "vamos marcar de fazer alguma coisa" em português o que queremos dizer é; vamos encerrar essa conversa aqui e qualquer coisa me liga, e quando marcamos às 12h em algum lugar, chegamos às 12h30 (culpa do engarrafamento)

Qualquer dúvida, consulte o manual  ;)

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: 450
« Reply #11 on: March 02, 2015, 05:20:22 pm »
0
Até podia, para algumas coisas sou bem "pouco português". Não gosto de bacalhau e sardinha, por exemplo. Em outros a genética fala mais alto; ponho azeite em qualquer coisa e comeria batatas todos os dias se me pusessem à frente.

Agora, licor de ginja, no Rio nem sei onde vende. Talvez na Cadeg. Como sempre falo, no Rio o negócio é "suco de cevadis". Licor só de maracujá, côco, abacaxi, essas coisas  ;D

PS; Aqui no Rio tu vais ter que aprender a pagar o chopp. Nós apostamos o chopp e cafézinho. Funciona assim; tu me paga a primeira rodada e eu pago a segunda. No final dá tudo certo, coisa de carioca. Outra carioquice relevante é; na hora de pagar a conta, o carioca mandar dividir igualmente, não fica anotando o que consumiu. Na praia, a gente fica virado pro sol, não pro mar, come biscoito (tem que ser  O GLOBO!) e bebe Mate gelado. Se a gente falar; "vamos marcar de fazer alguma coisa" em português o que queremos dizer é; vamos encerrar essa conversa aqui e qualquer coisa me liga, e quando marcamos às 12h em algum lugar, chegamos às 12h30 (culpa do engarrafamento)

Qualquer dúvida, consulte o manual  ;)

A do horario eu já aprendi.. Sobre a conta.. Eu costumo rachar no meio com os amigos. E apenas é quebrada por "produtos" quando há quem na mesa é estagiario. Como diria no portugues paulista.. "na mesa pediu, a conta dividiu." .
;)  Entao a proxima é por minha conta e ainda vou pedir uns bolinhos de bacalhau pra comer sozinho!
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: 450
« Reply #12 on: March 02, 2015, 05:24:15 pm »
0
A do horario eu já aprendi.. Sobre a conta.. Eu costumo rachar no meio com os amigos. E apenas é quebrada por "produtos" quando há quem na mesa é estagiario. Como diria no portugues paulista.. "na mesa pediu, a conta dividiu." .
;)  Entao a proxima é por minha conta e ainda vou pedir uns bolinhos de bacalhau pra comer sozinho!

OPa, bolinho de bacalhau é outra história, adoro!

Sei que é esquisito, para quem não gosta de bacalhau, mas... a vida seria muito chata sem umas excentricidades  :D


Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: 450
« Reply #13 on: March 02, 2015, 06:05:41 pm »
0
OPa, bolinho de bacalhau é outra história, adoro!

Sei que é esquisito, para quem não gosta de bacalhau, mas... a vida seria muito chata sem umas excentricidades  :D

nao como queijo, apenas na pizza e sanduiche... =) quem sou eu pra .... inclussive nao gosto de milkshake do bobs. (outra coisa que é carioca e famoso em sao paulo).
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: 450
« Reply #14 on: March 02, 2015, 06:10:50 pm »
0
nao como queijo, apenas na pizza e sanduiche... =) quem sou eu pra .... inclussive nao gosto de milkshake do bobs. (outra coisa que é carioca e famoso em sao paulo).

Ah pára! Quem não gosta do Milk-shake de ovomaltine do Bob's?  :o

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal