Author Topic: Declaração alfandegária, correios e etc. e tal...  (Read 3795 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Declaração alfandegária, correios e etc. e tal...
« on: November 18, 2011, 10:52:15 am »
0
O outro dia,  um membro americano do B&B pediu-me que lhe enviasse uns cremes portugueses que ele queria experimentar (o Goldex e o Men's Estoril, o homem é assim, gosta destas coisas, quanto mais exóticas e difíceis de encontrar, melhor!). de maneiras que lá seguiram dois tubitos de cada um, como pedido, dentro de uma caixa até grandita (era o que tinha cá em casa).

Ora acontece que quando enviei (7.Nov), a funcionária dos correios esqueceu-se de me dar aquela declaração para a alfândega que se cola na encomenda e onde se põe o valor e as palavras "GIFT" (se aplicável, claro... ;D). Eu tampouco me lembrei.
Quando me lembrei de tal coisa, já a estação estava fechada e a encomenda tinha seguido, claro.

Fiquei eu a pensar "raios, como vou desenrascar isto se a encomenda não chegar ao destino? É que sem a tal declaração, a coisa não vai passar na alfândega dos EUA, estou tramado!".

Hoje, escreve-me o tipo a dizer que a encomenda chegou bem, rápido e que até já experimentou (e gostou!) do Men's Estoril! :o :o Suspirei de alívio...! Mas acham isto normal? Para que diabo serve então a tal declaração? Será necessária/facultativa ou foi tudo uma grande sorte?!?! ???
« Last Edit: November 18, 2011, 10:56:36 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re:Declaração alfandegária, correios e etc. e tal...
« Reply #1 on: November 18, 2011, 11:37:54 am »
0
Eu até que nem acho tão anormal quanto isso. O volume de mercadorias que chega aos Estados Unidos diariamente é monstruosa, e é normal que haja encomendas que passei sem serem vistas.

Numa viagem de avião que fiz à uns tempos atrás, e em que levava apenas mala de mão na qual tinha um pequeno champoo e uma garrafa de 1/2 litro de água (deixei a água dentro por distracção) foi-me aberto a mala e retirado o champoo, e posto no lixo, e a garrafa ficou na mala. Por isso, não me espanta nada que a tua encomenda tenha passado.

Mas não abuses da sorte!!

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Declaração alfandegária, correios e etc. e tal...
« Reply #2 on: November 18, 2011, 11:51:51 am »
0
Será necessária/facultativa ou foi tudo uma grande sorte?!?! ???

Pelo pouco que eu percebo disto toda a mercadoria que sai da UE para um país extra comunitário tem que se fazer acompanhar de uma factura comercial, caso a remessa seja feita por uma empresa ou por uma declaração de valor (vulgo impresso CN 22) caso a remessa seja feita por um particular.
Suponho que caso a encomenda tivesse parado na alfândega nos Estados Unidos terias de lhe enviar uma declaração de valor (acho que há um impresso próprio para isso) para ele a conseguir tirar de lá. No fundo foi uma questão de sorte.

Vê o nº 4 deste link ou então este.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Declaração alfandegária, correios e etc. e tal...
« Reply #3 on: November 18, 2011, 12:12:50 pm »
0

Pelo pouco que eu percebo disto toda a mercadoria que sai da UE para um país extra comunitário tem que se fazer acompanhar de uma factura comercial, caso a remessa seja feita por uma empresa ou por uma declaração de valor (vulgo impresso CN 22) caso a remessa seja feita por um particular.
Suponho que caso a encomenda tivesse parado na alfândega nos Estados Unidos terias de lhe enviar uma declaração de valor (acho que há um impresso próprio para isso) para ele a conseguir tirar de lá. No fundo foi uma questão de sorte.

Vê o nº 4 deste link ou então este.

Perfeitamente esclarecido, Bleddyn!
Esse primeiro documento é um bom resumo para quem tenha dúvidas acerca de assuntos alfandegários em Portugal.

O que é certo é que foi a primeira vez que tal me aconteceu. De todas as outras vezes, sempre enviei as encomendas com o respectivo CN22, pois os funcionários dos Correios entregam logo as mesmas para eu as preencher.

É verdade que eu na altura não me lembrei da declaração, ma esta funcionária dos Correios é meio despassarada, e já quando enviei as encomendas para o Brasil, enganou-se nas contas e cobrou-me selos a mais. Tive que lá ir à posteriori reclamar o dinheiro que me tinham cobrado a mais.

O engraçado é que os selos que ela usou foram de uma série intitulada "Quintas da Madeira". Será essa a razão da ligeira "derrapagem" financeira? ;D :D ;D :D [e uma pequena provocação ao Islander!]
« Last Edit: November 18, 2011, 12:15:17 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Declaração alfandegária, correios e etc. e tal...
« Reply #4 on: November 18, 2011, 05:01:27 pm »
0
Se tiverem dúvidas em relação ao conteúdo passam no raio-x ou abrem. Porque a declaração na maioria das vezes é tanga, e eles sabem que não há assim tantas pessoas com bom coração a enviar tanta oferta  ;D

Offline André!

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Respect: 0
Re:Declaração alfandegária, correios e etc. e tal...
« Reply #5 on: November 18, 2011, 08:31:23 pm »
0
Comigo, na minha ida a Barcelona de há semanas, até por causa de um queijo e com umas castanholas estavam a fazer birra. Por pedi ao controlo para cheirar o queijo e mandaram-me embora  ;D
Olá, eu sou o André e sou Safety Razor anónimo.
(Antigo Picatchu :D)

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Declaração alfandegária, correios e etc. e tal...
« Reply #6 on: November 19, 2011, 12:32:15 am »
0
Mas não abuses da sorte!!
Isso deve ser lema!!! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re:Declaração alfandegária, correios e etc. e tal...
« Reply #7 on: November 19, 2011, 12:47:11 am »
0
Esse lance de alfandega é sempre chato. Comprei um smartphone usado da França. Leilão, tinha uns defeitinhos e saiu barato. Até aí tudo bem, se não fosse pelo fato da mulher enviar por EMS... Resumindo, tive que pagar imposto! Oo
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal