Author Topic: Navalha Artesanal Brasileira  (Read 46488 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #30 on: March 17, 2015, 12:18:27 am »
0
O aço não ser carbono não é problema, mas também não sei se esse aço 420 é bom ou não, não faço ideia. Se é refugo também não faz muita diferença, ou nenhuma, é questão de derreter e forjar outra vez.

Para mim o maior problema é afiação. Afiar uma faca e uma navalha são universos totalmente diferentes! Facas de cozinha por exemplo usam, muito comumente, pedras combinadas 1000/400 (a Tramontina até vende), que para navalhas, só serviriam para "abrir o fio", devendo se seguir as 3000 ou 4000 e as 8000 e até 12,15... etc.

É normal que um cuteleiro que trabalha com facas não tenha conhecimento ou prática de como se afia uma navalha...mas também nada impede que aprenda. Basta ter as pedras necessárias.

Aí vem a pergunta: Ele tem? Conseguiria: teria interesse em enrega-las afiadas? porque se não, aí o jeito era mandar para um afiador antes de mandar para o cliente, de modo que esta a receba em ordem para barbear.

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #31 on: March 17, 2015, 12:34:59 am »
+1
Srs, vamos la.. Eu receberia / compraria para testar sem qualquer problema. Ate emprestaria se o companheiro comprar glutaron. Agora, tudo tem q ver. Se a pessoa estudou como forjar uma navalha, ela sabe sobre seu fio. Eles tem pedras e sim, sao loucos como nos... Conheco/conheci um pouco deste pessoal por cauusa do arco e flecha e sei que sao pessoas dedicadas a arte. Nao manchariam o seu nome por qualquer coisa. O aco, bem se ele o escolheu deve ser por ter bom comportamento mas o mais importante eh a tempera que vai decidir como/quao duro vai ficar. Se estiver errado que me avisem mas ate aonde eu sei eh essa a historia.
( amanha vou entrar em contato e questionar se eh possivel eu comprar uma delas para validar pelo site seu funcionamento).
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline robsongleopoldo

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 23
  • Respect: +2
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #32 on: March 17, 2015, 12:40:16 am »
+1
Devo confessar que não tenho vasta experiência para dizer se a navalha ficará uma obra prima ou mediana. O que me parece mais importante desse processo, é a pré disposição do profissional em desenvolver o produto para nós.

Excetuando as obras de Mozart, todo protótipo está passível de correções até alcançar o primor, seja no material,  no formato, design e desempenho ao escanhoar.

Agradeço a todos que estão participando, somos essenciais para que o cuteleiro produza uma peça mágica.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #33 on: March 17, 2015, 12:42:51 am »
0
Srs, vamos la.. Eu receberia / compraria para testar sem qualquer problema. Ate emprestaria se o companheiro comprar glutaron. Agora, tudo tem q ver. Se a pessoa estudou como forjar uma navalha, ela sabe sobre seu fio. Eles tem pedras e sim, sao loucos como nos... Conheco/conheci um pouco deste pessoal por cauusa do arco e flecha e sei que sao pessoas dedicadas a arte. Nao manchariam o seu nome por qualquer coisa. O aco, bem se ele o escolheu deve ser por ter bom comportamento mas o mais importante eh a tempera que vai decidir como/quao duro vai ficar. Se estiver errado que me avisem mas ate aonde eu sei eh essa a historia.
( amanha vou entrar em contato e questionar se eh possivel eu comprar uma delas para validar pelo site seu funcionamento).

Take one for the team, man!   :D

PS: Como você vai afiar, se as pedras estão aqui comigo?  ::)

LoL, brincadeira  ;D

Devo confessar que não tenho vasta experiência para dizer se a navalha ficará uma obra prima ou mediana. O que me parece mais importante desse processo, é a pré disposição do profissional em desenvolver o produto para nós.

Excetuando as obras de Mozart, todo protótipo está passível de correções até alcançar o primor, seja no material,  no formato, design e desempenho ao escanhoar.

Agradeço a todos que estão participando, somos essenciais para que o cuteleiro produza uma peça mágica.

Disso não há dúvidas!

Mas é bom que se converse antes para tentar esmiuçar o melhor possível  :)


Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #34 on: March 17, 2015, 12:45:22 am »
+1

Devo confessar que não tenho vasta experiência para dizer se a navalha ficará uma obra prima ou mediana. O que me parece mais importante desse processo, é a pré disposição do profissional em desenvolver o produto para nós.

Excetuando as obras de Mozart, todo protótipo está passível de correções até alcançar o primor, seja no material,  no formato, design e desempenho ao escanhoar.

Agradeço a todos que estão participando, somos essenciais para que o cuteleiro produza uma peça mágica.

Concordo e entendo q nada no comeco eh perfeito. Mas temos que zelar pela qualidade e bom funcionamento de algo que eh perigoso. Nao se esquecam, navalha seja qual for, se nao estiver afiada nao corta.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #35 on: March 17, 2015, 01:15:46 am »
0
Os Produtos Ingá (produtos para barbear) ... só são o que são hoje ... pela nobreza e simplicidade do Ivan ... que submeteu amostras a teste entre membros ... e ouviu nossos membros que tem mais parâmetros para comparação e definir um padrão ... não tenho duvida das qualificações do artesão ... mas tirei com base a resposta do mesmo ... foi muito segura ... logo entendo que realmente sabe o que está fazendo ... sobre o aço ... no Google ... confirma que ele e muito rígido ... indicado para engrenagens e utensílios cirúrgicos ...

Caro Danilo, sei que esta de corpo e alma na causa ... e agradeço muito por isto ... pois só tem a acrescentar experiencias ao fórum ... e pelo valor imediato ... teria que dar certo de primeira ... é desta resposta que estou falando:

"Bem, mais uma coisa, podes transmitir a todos que o preço final é R$ 180,00 + frete."

Ou seja ... quantos pedirem ele irá fazer ... sem ao menos ter terminado o primeiro.

Também é nossa responsabilidade fazer dar certo ... e algo que dá muito trabalho ... não é algo que possa ficar fazendo e refazendo toda hora... e indo daqui para lá e dela para aqui ... se der tudo certo ... beleza ... mas se não der ... temos que ter ele ao nosso lado ... pois eu entenderia se ele não quisesse continuar  ...  inclusive achei um Fórum sobre aço que o Callega da sua opinião sobre ele ... e diz que é ruim.

Novamente ... alguém que queira dar uma opinião sobre o aço?

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #36 on: March 17, 2015, 01:52:38 am »
0
Não é por nada não,mas se o Jean  Callegari falou, eu confio nele....

Offline robsongleopoldo

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 23
  • Respect: +2
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #37 on: March 17, 2015, 02:03:53 am »
+1
Novamente, copio na íntegra resposta do cuteleiro.

Bem, li a conversa acima, primeiramente concordo com algumas coisas, em dizer que quem trabalha com facas não conhece o fio de navalhas, concordo, segundo se é refugo, não é refugo, são pontas de uma barra de aço que a indústria não tem como usar mais, portanto para ela é lixo, e para mim é matéria prima de 1ª qualidade, pois este aço tem a mesma qualidade do aço produzido em Sandwik - Suécia -, agora um esclarecimento, tenho 57 anos e alguns meses, destes 32 dedicados a cutelaria, mas navalhas como os senhores podem ver na foto, são as minhas duas primeiras, e lhes garanto que assim como as facas, também farei com as navalhas, um aprendizado constante para que posam ter em mãos um produto que simplesmente não tenham do que se queixar, então como disse, tenho muito ainda o que aprender com navalhas, e será com suas dicas é que evoluirei, muito tenho pesquisado, desde o dia em que o Sr.Robson Leopoldo entrou em contato comigo, abaixo quero lhes mostrar, alguns pedaços das minhas primeiras vinte facas, e outra foto de como elas estão hoje.

Offline robsongleopoldo

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 23
  • Respect: +2

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #39 on: March 17, 2015, 02:22:40 am »
0
Fico grato pela resposta e grande esclarecimento ... vejo o nobre comprometimento .... com isto sei que sairá um grande material ...

E para esclarecimento o nosso dicionario brasileiro me permite chamar de "REFUGO" sem que seja de forma pejorativa ... a palavra foi banalizada informalmente dita como um resto que não presta ... mas o significado ... apenas diz resto ...  alguma coisa que foi rejeitada, recusada, por algum motivo ... que no caso acredito que tenha sido pelo tamanho e não se adequá no padrão de produção da fabrica.

Estou ansiosamente no aguardo!!

Diz-se de alguma coisa que foi rejeitada, recusada, por
algum motivo. Resto; Rebotalho.

A produção de alguns materiais cria muito refugo.



Offline Renato Adriano

  • Trade Count: (+1)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 92
  • Respect: +2
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #40 on: March 17, 2015, 03:08:07 am »
0
Olá pessoal!

Tardo em juntar-me a conversa, mas acompanho ansioso  :D
De fato, como já dito, ainda que o cuteleiro não tenha experiencia com navalhas, é perfeitamente possível aprender, desde que se tenha dedicação (ele montra que o tem). Quanto ao aço, não faço a mínima ideia... na verdade, por não fazer ideia alguma, e pelo que percebi a maioria também não faz, penso que devemos providenciar alguém para testar. Alias Danilo, está confirmado que irás comprar e afiar para testar?
No entanto também penso como o Stützel: Precisamos compilar nossas experiencias, sugestões e sonhos  :D, para que resulte em um produto com possibilidade quase nula de não dar certo.
Discordo daquilo que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de o dizeres. ...

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #41 on: March 17, 2015, 04:02:31 am »
0
Bem, o "refugo" está explicado, não há qualquer problema. É só questão mesmo de, se isso vai servir para pegar fio com granulações muito altas, como as que as navalhas usam. O aço carbono é menos resistente que o aço inox, mas é mais fácil de afiar, e se, esse aço for mesmo para engrenagens industriais... bem, eu confesso que pensando por esse lado, e pelo que o Callega disse, fico apreensivo. Quer dizer, o QUANTO de trabalho vai exigir para que se alcance um fio de corte eficaz e confortável?

...mas é para isto que serve algo chamado "protótipo".  ;)

Nada melhor que o gajo fazer o melhor que ele puder, e alguém que saiba afiar, testar. E se não der certo na primeira, tenta-se de novo,oras.  :D

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #42 on: March 17, 2015, 09:38:16 am »
0
Fico feliz que um artesão brasileiro se interessou em produzir uma navalha nacional :), porém a única coisa que não concordo é por um preco final num protótipo ???, pois como todo protótipo pode passar ainda por melhorias. Para mim o "certo" seria, depois de pronto, ele mandar para alguém com muita experiência em navalhas (Callega por exemplo) e depois da aprovacão do protótipo aí sim pô-lo a venda e comecar a producão. ;)
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #43 on: March 17, 2015, 09:53:55 am »
0
Fico feliz que um artesão brasileiro se interessou em produzir uma navalha nacional :), porém a única coisa que não concordo é por um preco final num protótipo ???, pois como todo protótipo pode passar ainda por melhorias. Para mim o "certo" seria, depois de pronto, ele mandar para alguém com muita experiência em navalhas (Callega por exemplo) e depois da aprovacão do protótipo aí sim pô-lo a venda e comecar a producão. ;)

 Pagar para testar um prototipo? :o ::)
O fabricante é que deveria pagar para lhe darem as "dicas" para a evolução do produto...
Desculpem lá, mas esta atitude não é muito razoavel... :-X

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Navalha Artesanal Brasileira
« Reply #44 on: March 17, 2015, 12:17:44 pm »
0
Pagar para testar um prototipo? :o ::)
O fabricante é que deveria pagar para lhe darem as "dicas" para a evolução do produto...
Desculpem lá, mas esta atitude não é muito razoavel... :-X

Pelo menos foi o que eu entendi: o artesão está pela primeira vez fazendo navalhas, então entendo como protótipo pois são as primeiras que ele faz.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal