Author Topic: Cabos artesanais por Carlos Leite  (Read 19687 times)

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #15 on: December 13, 2012, 04:24:39 am »
0
cabo com 12mm de diametro? 100mm de comprimento?

ja agora qual e o diametro que o cabo tem a frente, onde encosta na cabeça?

a rosca e 5mm passo 0.8? quanto e que tem de ter de profundidade?

inox ou cobre?

eu nao tenho nenhuma cabeça destas portanto nao posso testar o cabo, mas ofereço o cabo a quem o quizer testar.

cumps
Caro Leites, tens acesso a ferramentaria (torno e fresa)?

sim tenho, eu sou fresador cnc e tenho acesso aos tornos.

cumps
Muito bom, Caro Leites, e parece que o cabo já está até feito!!! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #16 on: December 13, 2012, 04:59:28 am »
0
Algum dos confrades pode ter a amabilidade de fornecer duas informações que podem ser úteis para o confrade leites?

A primeira é quanto mede de diâmetro o colar de uma Gillette New made in USA.

A segunda é se algum dos senhores tem um parafuso da cabeça (das vossas SR de 3 peças, subentenda-se) mais comprido que 12mm? Se sim, qual a medida?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #17 on: December 13, 2012, 10:23:12 am »
0
Algum dos confrades pode ter a amabilidade de fornecer duas informações que podem ser úteis para o confrade leites?

A primeira é quanto mede de diâmetro o colar de uma Gillette New made in USA.

Quando te referes ao colar, referes-te a quê? Poderias explicar um pouco melhor?
O colar do cabo original?

A segunda é se algum dos senhores tem um parafuso da cabeça (das vossas SR de 3 peças, subentenda-se) mais comprido que 12mm? Se sim, qual a medida?

Estou em viagem durante uns dias, não tenho as minhas safety-razors à mão :P Decerto alguém poderá ajudar, caso contrário direi qualquer coisa no domingo. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #18 on: December 13, 2012, 10:24:13 am »
0
Algum dos confrades pode ter a amabilidade de fornecer duas informações que podem ser úteis para o confrade leites?

A primeira é quanto mede de diâmetro o colar de uma Gillette New made in USA.

A segunda é se algum dos senhores tem um parafuso da cabeça (das vossas SR de 3 peças, subentenda-se) mais comprido que 12mm? Se sim, qual a medida?

Sinceramente não sei, mas se o confrade leites quiser que me mande uma MP com a morada dele que eu empresto-lhe uma Gillette New Short Comb onde ele pode fazer essas medições todas à vontade, assim como outros testes que ele achar por bem!
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline leites

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 28
  • Respect: 0
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #19 on: December 13, 2012, 10:56:57 am »
0
boas

ca esta o primeiro exemplar, tenho desde ja de dizer que tenho muito mais jeito com o torno que com a maquina fotográfica  :P

nao esta perfeito, ficou com 93mm de comprimento, e como a unica coisa que nao consegui saber a tempo foi a altura do rosca, resolvi roscar cerca de 20mm de profundidade, para ter a certeza que nao havia problema. o peso anda a volta das 80grs +/- acredito que um cabo com os 100mm e com um furo menos profundo tambem nao chegue as 100grs.

ficam as fotos, quero criticas, muitas, tudo o que puder melhorar, etc...







cumps

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #20 on: December 13, 2012, 10:59:48 am »
0
Ficou bonito!
Sugestões:
Fazer a parte de baixo mais grossa.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #21 on: December 13, 2012, 11:13:35 am »
0
Muitíssimo bom! A maior parte dos cabos artesanais copiam-se muito uns aos outros ou a antigos cabos da Gillette, e este teu é dos mais, senão o mais original que já vi!

Esses grooves todos devem dar-lhe um grip muito bom, ainda que esteticamente não seja completamente fã!

Sinceramente gostava de ver onde é o ponto de equilíbrio do cabo, penso que o ideal era ser no segundo anel (a contar desde onde entra o cabeçal, e convém experimentar com um cabeçal) desse "rendilhado". Se assim fosse parece-me um cabo vencedor!

Belíssimo trabalho e os meus parabéns!
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline leites

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 28
  • Respect: 0
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #22 on: December 13, 2012, 11:14:31 am »
0
Ficou bonito!
Sugestões:
Fazer a parte de baixo mais grossa.

em dois diametros?

tipo aqueles que estavam no outro topico que tem uma rosca?

fica anotada, obrigado  ;)

cumps

Offline leites

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 28
  • Respect: 0
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #23 on: December 13, 2012, 11:30:55 am »
0
Muitíssimo bom! A maior parte dos cabos artesanais copiam-se muito uns aos outros ou a antigos cabos da Gillette, e este teu é dos mais, senão o mais original que já vi!

Esses grooves todos devem dar-lhe um grip muito bom, ainda que esteticamente não seja completamente fã!

Sinceramente gostava de ver onde é o ponto de equilíbrio do cabo, penso que o ideal era ser no segundo anel (a contar desde onde entra o cabeçal, e convém experimentar com um cabeçal) desse "rendilhado". Se assim fosse parece-me um cabo vencedor!

Belíssimo trabalho e os meus parabéns!

boas

o cabo nunca foi pensado para ser esteticamente bonito, foi pensado para ser pratico, funcional, e com o ponto de equilíbrio que falas.

aqueles aneis mais aproximados no fundo do cabo foram mesmo para tirar peso, para chegar o ponto de equilibro mais a frente, mesmo assim e dificil pois a parte da frente e mais fica e ainda leva o furo.

pedia um favor aqui aos membros, era ver qual o pondo de equilibrio dos seus cabos, sejam eles de "origem" ou aftermarket.

eu nao quero criticar ninguem mas o ponto de equilíbrio dos cabos do artesao espanhol nao sera certamente perto da cabeça, deixo aqui uma foto para exemplificar...




cumps

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #24 on: December 13, 2012, 11:37:41 am »
0
pedia um favor aqui aos membros, era ver qual o pondo de equilibrio dos seus cabos, sejam eles de "origem" ou aftermarket.

Amanhã tens esse feedback!

E concordo com o Renato, é bom ver alguém fazer um cabo diferente! Parabéns!
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #25 on: December 13, 2012, 11:43:19 am »
0
boas

o cabo nunca foi pensado para ser esteticamente bonito, foi pensado para ser pratico, funcional, e com o ponto de equilíbrio que falas.

aqueles aneis mais aproximados no fundo do cabo foram mesmo para tirar peso, para chegar o ponto de equilibro mais a frente, mesmo assim e dificil pois a parte da frente e mais fica e ainda leva o furo.

Se é esse o caso então devo dizer-te que o respeito que tenho pelo teu trabalho, que já era muito, acabou de triplicar pelo menos! Vamos ser sinceros, os olhos comem sempre, mas a funcionalidade deve estar acima de tudo! Como diria o Steve Jobs "Design is what makes it work"!

pedia um favor aqui aos membros, era ver qual o pondo de equilibrio dos seus cabos, sejam eles de "origem" ou aftermarket.
eu nao quero criticar ninguem mas o ponto de equilíbrio dos cabos do artesao espanhol nao sera certamente perto da cabeça, deixo aqui uma foto para exemplificar...

Acredito plenamente, por isso nunca comprei nenhum desses bottom heavy! Vou tentar tirar umas fotos dos meu à hora de almoço, mas aproveito por reiterar a minha oferta, se quiseres que eu te envie uns cabeçais ou cabos das Gillettes antigas que eu tenho para experimentares é só mandares a tua morada por MP.

A máquina para onde a minha mão vai sempre todas as manhãs é esta, a Edwin Jagger Chatsworth:



Espero exemplificar depois mas o equilíbrio desta máquina é superior a qualquer outra por mim experimentada.
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline leites

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 28
  • Respect: 0
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #26 on: December 13, 2012, 11:44:26 am »
0
pedia um favor aqui aos membros, era ver qual o pondo de equilibrio dos seus cabos, sejam eles de "origem" ou aftermarket.

Amanhã tens esse feedback!

E concordo com o Renato, é bom ver alguém fazer um cabo diferente! Parabéns!

obrigado

ficam mais umas fotos junto das minhas humildes de





continuem com as criticas para eu poder melhorar

cumps

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #27 on: December 13, 2012, 12:00:51 pm »
0
@Renato: Pois a minha crítica em relação à Chatsworth é justamente ter o ponto de equilíbrio demasiado afastado do cabeçal, e pessoalmente não me seduziu por causa disso.

O mesmo se aplica àqueles cabos com o fundo mais largo, também nunca me seduziram também. Acho que fica demasiado peso do lado oposto ao cabeçal. Prefiro o cabo uniforme, com design clássico.

De resto, achei um trabalho óptimo e original!

Seria possível introduzir um padrão em espiral? Como o das Gillette Aristocrats ou os Kaiser do artesão Espanhol?
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline leites

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 28
  • Respect: 0
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #28 on: December 13, 2012, 12:38:39 pm »
0
@Renato: Pois a minha crítica em relação à Chatsworth é justamente ter o ponto de equilíbrio demasiado afastado do cabeçal, e pessoalmente não me seduziu por causa disso.

O mesmo se aplica àqueles cabos com o fundo mais largo, também nunca me seduziram também. Acho que fica demasiado peso do lado oposto ao cabeçal. Prefiro o cabo uniforme, com design clássico.

De resto, achei um trabalho óptimo e original!

Seria possível introduzir um padrão em espiral? Como o das Gillette Aristocrats ou os Kaiser do artesão Espanhol?

infelizmente nao, onde trabalho nao ha essa ferramenta.

cumps

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re:Cabos artesanais por Carlos Leite
« Reply #29 on: December 13, 2012, 12:41:12 pm »
0
Quero apenas agradecer ao Carlos Leite por ter aparecido aqui neste fórum e por nos proporcionar este seu trabalho, que acho que está muito bom para quem fez o seu primeiro cabo.
Sem dúvida que o acho já bastante bonito e funcional.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal