Author Topic: Manutenção das roscas das SR  (Read 12854 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #45 on: February 17, 2014, 01:52:42 pm »
0
Se posso dar meu pitaco: Badger & blade para mim serve apenas para acessar a shavewiki e ver alguns reviews, sendo que não dá para acreditar em todos.

Claro que YMMV, mas eu vi lá alguns reviews de produtos brasileiros, que, sendo um, não posso acreditar. Temos aqui um manancial de cremes e sabões estupendos ( e nem estou falando dos The grooming Co ou Empório B.S novos) e não sabíamos!!! lol

Prefiro muito mais o TSN, que por sinal há lá um moderador muito simpático. E ainda por cima esbarro com um monte de amigos daqui  ;)

Também gostava de participar mais do ForoAfeitado, mas espanhol nunca me fez sentido. lá sou literalmente um "xupim", só busco informação e pouco acrescento. Mas tenho uma desculpa; apesar de conseguir ler em espanhol, não sei me comunicar. Espanhol é algo muito difícil para mim, e estranhamente o inglês sai com naturalidade.  :-\

E para já desculpem lá o off-topic.  :)

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #46 on: February 17, 2014, 02:10:57 pm »
0
Por ser tão recente nestas andanças, não me apercebi nunca da existência destes problemas no B&B ou no TSD. Mas nunca me apercebi também de outras duas coisas que existem por aqui: Um grande respeito por todos e um ambiente quase familiar. Não estou a "dar graxa"... Continuo a visitar os outros forums em busca de informação, como fazia inicialmente aqui, mas apenas neste deixei a minha cómoda posição de "lurker" e passei a participar. Após as primeiras dúvidas respondidadas, não sentiria necessidade de continuar todos os dias a visitar este espaço, se não por ter ficado viciado na camaradagem e no discutir diversos assuntos. Ou seja, os outros são fóruns, esta é uma comunidade, se é que me faço entender...

Como qualquer fórum grande, a informação boa está muitas vezes dispersa e perdida no meio de muita "palha" e ruído, tornando-se por vezes difícil de encontrar. Também é um fórum muito orientado para o mercado norte-americano.

Esta para mim é a melhor definição do B&B. Perde-se demasiado tempo a separar o trigo do joio.


5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #47 on: February 18, 2014, 12:24:51 am »
0
Ou experimente "lubrificar" um rolamento com WD40 e depois diga me o que aconteceu a esse rolamento.
Ate alcool da cabo dos acabamentos, nao quero nem imaginar o WD40. Mas como eu disse..cada um sabe de si, eu ca sei tratar das minhas.

A questão dos rolamentos depende de muitos fatores como o tipo de rolamento, velocidade, cargas, temperatura... Os rolamentos podem ser muito exigentes em termos de lubrificação e não são uma boa base de comparação. Um rolamento pode ser lubrificado a óleo mas exige alimentação constante ou submersão sob pena de perder o filme lubrificante e gripar, que ademais deve ter sido o caso relatado acima.

Dito isto, o uso de óleo penetrante num rolamento, que tem solicitação constante, é bem diferente do uso numa rosca. Não obstante já usei óleo penetrante num rolamento pelo menos há uns 15 anos atrás porque era o que tinha à mão (depois substituí por óleo de motor, não propriamente o mais indicado, eu sei, mas era o que tinha na altura), só há um ou dois anos é que notei uma vibração em velocidades mais elevadas, mas que não deve provir (ou só provir) desse rolamento, pois a vibração é cíclica e desconfio mais de um rolamento adjacente que apresenta folga.

O álcool é um bicho totalmente diferente do óleo, o álcool e a água em contato com o metal mancham (oxidação?) enquanto o óleo penetrante não. Aliás, derrogo tudo o que disse acima sobre o zamak se se mantiver sempre um filme de óleo na superfície da rosca. Nesse caso, a oxidação vai ser evitada, aliás é isso que esses óleos fazem nos sistemas elétricos, proteger da oxidação.

Mas eu estou sempre aberto a opiniões contrárias desde que devidamente fundamentadas e não tenho problemas em mudar de opinião se me demonstrarem que estou errado.

PS: ainda não descobri qual é a substância dos óleos penetrantes que cria abrasão...

PPS: já passei a Shavewiki na diagonal mas não descobri nada sobre este assunto que me contrariasse.

@FML: apesar de tudo, acho que vale a pena experimentares o B&B.

Faço minhas as palavras do confrade phoenix, vou ao B&B para colher informações e geralmente, por acaso, através do google porque lá perco-me. O BC tem-se demonstrado uma boa casa, mas que ocupa muito tempo. Sinceramente não estou motivado para participar ativamente em mais fóruns, apesar de estar inscrito nalguns.

O B&B tem muita porcaria e ignorância à mistura mas também tem lá umas quantas preciosidades. Se calhar mais do que qualquer outro fórum.
« Last Edit: February 18, 2014, 04:33:38 am by FML »

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #48 on: February 18, 2014, 01:05:30 am »
0
Este tópico é deveras interessante. Li muitas opiniões aqui escritas mas creio haver aqui algumas coisas que me deixaram a pulga atrás da orelha.

Coloco aqui um caso de estudo "académico":

"Temos uma DE ajustável ou não que não é utilizada à pelo menos 20 anos. Foi comprada numa feira de velharias, e desde a sua ultima utilização não foi lavada, limpa. O seu mecanismo revela dificuldade de movimento."

Após uma primeira limpeza com água, sabão, pasta de dentes, o que queiram...temos de colocar o mecanismo a funcionar. Temos diversas ferramentas: alicates, marretas, canivetes suiços, as nossas mãos, os nossos dentes...fantástico. Temos os lubrificantes em spray, os que designo talvez erradamente por óleos super penetrantes. WD40, Spanjaard, Domax...a BP também tem...e outras marcas.

Como já foi dito o WD40 tem a fórmula patenteada. Mas creio que dizer que é abrasivo é totalmente errado. Pode ter alcool e solventes...mas elementos abrasivos na sua constituição não conheço. Pelo que li o fabricante indica que é anti-corrosivo e não removedor de corrosão, o que são coisas diferentes. Ele funciona bem pois como é "fino" penetra por capilaridade nas roscas mesmo quando com alguma ferrugem, lubrificando o interior e permitindo que sejam desapertadas. Funciona como agente de limpeza pois além de ser líquido, sai em jato o que só por si ajuda a eliminar particulas. No entanto digo que se tiverem um parafuso bem agarradinho por corrosão podem crer que nem com WD40 nem com a marreta conseguem separá-los. (Claro que numa máquina de barbear isto não acontece).

Quanto à questão da lubrificação, sim. Concordo que o WD40 ou similar não é o mais indicado. Como são produtos "finos" tem tendência a ter pouca duração. Estamos sempre a dar banho à máquina e a guardá-la em ambientes húmidos. Aconselho antes uma gota de óleo doméstico (vulgo óleo Singer). Há quem use óleo para tesouras de cabeleireiro, etc. A densidade é um bocado menor neste ultimo mas funciona bem. A desvantagem destes óleos é que tem tendência a juntar alguma sujidade (pêlos de barba) devendo estar-se mais atento á manutenção.

Conclusão: Há que desmistificar o conceito de produtos anti-corrosivos com produtos removedores de corrosão (estes sim abrasivos quimicamente). Entre ter WD40 ou outros que costumam designar-se penetrating oils e não ter nada...bem...mais vale ter algo.

Ah, e tenham em atenção que os aços utilizados nas nossas máquinas não são aços quaisquer. Estão preparados para ter resistência à corrosão. Ou através de acabamentos superficiais (niquelagem, cromagem, etc) ou através de tratamentos ao aço.






Hay que barbear cada dia mas!

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #49 on: February 18, 2014, 10:21:54 am »
0
A questão dos rolamentos depende de muitos fatores como o tipo de rolamento, velocidade, cargas, temperatura... Os rolamentos podem ser muito exigentes em termos de lubrificação e não são uma boa base de comparação. Um rolamento pode ser lubrificado a óleo mas exige alimentação constante ou submersão sob pena de perder o filme lubrificante e gripar, que ademais deve ter sido o caso relatado acima.

Dito isto, o uso de óleo penetrante num rolamento, que tem solicitação constante, é bem diferente do uso numa rosca. Não obstante já usei óleo penetrante num rolamento pelo menos há uns 15 anos atrás porque era o que tinha à mão (depois substituí por óleo de motor, não propriamente o mais indicado, eu sei, mas era o que tinha na altura), só há um ou dois anos é que notei uma vibração em velocidades mais elevadas, mas que não deve provir (ou só provir) desse rolamento, pois a vibração é cíclica e desconfio mais de um rolamento adjacente que apresenta folga.

O álcool é um bicho totalmente diferente do óleo, o álcool e a água em contato com o metal mancham (oxidação?) enquanto o óleo penetrante não. Aliás, derrogo tudo o que disse acima sobre o zamak se se mantiver sempre um filme de óleo na superfície da rosca. Nesse caso, a oxidação vai ser evitada, aliás é isso que esses óleos fazem nos sistemas elétricos, proteger da oxidação.

Mas eu estou sempre aberto a opiniões contrárias desde que devidamente fundamentadas e não tenho problemas em mudar de opinião se me demonstrarem que estou errado.

PS: ainda não descobri qual é a substância dos óleos penetrantes que cria abrasão...

PPS: já passei a Shavewiki na diagonal mas não descobri nada sobre este assunto que me contrariasse.

Faço minhas as palavras do confrade phoenix, vou ao B&B para colher informações e geralmente, por acaso, através do google porque lá perco-me. O BC tem-se demonstrado uma boa casa, mas que ocupa muito tempo. Sinceramente não estou motivado para participar ativamente em mais fóruns, apesar de estar inscrito nalguns.

O B&B tem muita porcaria e ignorância à mistura mas também tem lá umas quantas preciosidades. Se calhar mais do que qualquer outro fórum.

Se O confrade se preocupasse em pesquisar em vez de simplesmente peguntar aqui "PORQUE" se calhar ja tinha encontrado a resposta.
Nao vou bater mais na mesma tecla, apenas vou postar aqui parte de um texto que pode ser encontrado se pesquisar.

I can't understand why people keep wanting to use WD40 as a lubricant. The "WD" in WD-40 stands for "water dispersant" and is essentially a hydroscopic solvent. Its primary uses are to loosen things up and to protect surfaces from rust. It just happens to have mild lubricant properties when it's fresh, but then so does water (one good way of stopping a dry chain from squealing on the road and protecting it somewhat until you're home and you can lube it properly is to spray it with water from time to time). WD-40, as it absorbs humitidy and oil, will gum up and become a gooey mess with absolutely no lubricant properties whatsoever in very short order. I've also heard WD-40 is mildly abrasive.

So in short, while WD-40 can be used as a temporary lubricant, it should be removed and parts be oiled/greased properly as soon as possible.

Tenho dito, e pela terceira vez...por mim voce pode encher as suas roscas de WD40...eu ca trato das minhas... hahaha

Quanto ao B&B,nao tenho nada a dizer. Cada um tem a sua opiniao. Se calhar torna se aborrecido nao poder participar por barreiras linguisticas, mas isso nao faz do B&B um mau forum.

Bem haja!
« Last Edit: February 18, 2014, 10:54:39 am by nuclearblast »

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #50 on: February 18, 2014, 11:34:11 am »
0
A questão dos rolamentos depende de muitos fatores como o tipo de rolamento, velocidade, cargas, temperatura... Os rolamentos podem ser muito exigentes em termos de lubrificação e não são uma boa base de comparação. Um rolamento pode ser lubrificado a óleo mas exige alimentação constante ou submersão sob pena de perder o filme lubrificante e gripar, que ademais deve ter sido o caso relatado acima.


 Bravo FML, já percebi que entendes e se calhar trabalhas no assunto... 8)
 

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #51 on: February 18, 2014, 12:05:04 pm »
0
Ate existem casos reportados online de fabricantes automoveis anularem garantias depois do uso de WD40 em certas partes dos carros, isso para mim serve como outro exemplo da ideia errada que a maior parte das pessoas teem do WD40.
Basta olhar para a lata... digam me onde menciona LUBRIFICA ou algo do genero:
http://jameystegmaier.com/wp-content/uploads/2013/06/WD-40-Can-200ml-MUP_2013.jpg

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #52 on: February 18, 2014, 12:11:35 pm »
0
Ate existem casos reportados online de fabricantes automoveis anularem garantias depois do uso de WD40 em certas partes dos carros, isso para mim serve como outro exemplo da ideia errada que a maior parte das pessoas teem do WD40.
Basta olhar para a lata... digam me onde menciona LUBRIFICA ou algo do genero:
http://jameystegmaier.com/wp-content/uploads/2013/06/WD-40-Can-200ml-MUP_2013.jpg

 Então e este  http://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=2104203%28eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente%29

 Acho que se calhar se está a usar o termo WD40 de maneira excessiva (eu estou incluído...), porque alem do WD40 (??), já existem outros produtos em spray para lubrificar...

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #53 on: February 18, 2014, 12:25:50 pm »
0
Então e este  http://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=2104203%28eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente%29

 Acho que se calhar se está a usar o termo WD40 de maneira excessiva (eu estou incluído...), porque alem do WD40 (??), já existem outros produtos em spray para lubrificar...

Nao consigo ler a lata... LOL Mas agora a serio, esse parece me diferente e ate esta anunciado como lubrificante.
Claro que existem lubrificantes em spray, mas o WD40 nao e um deles, a alias ate o Oversaturn ja disse, o WD40 nem sequer pretende ser um lubrificante, as pessoas, erradamente e que insistem em chamar lhe lubrificante, nao sei porque!

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #54 on: February 20, 2014, 12:13:52 am »
0
Bravo FML, já percebi que entendes e se calhar trabalhas no assunto... 8)

Não Caramelo, por diversas vezes na vida já pensei que devia ter enveredado por esse caminho mas formei-me e trabalho numa área totalmente oposta. Por agora fica apenas o gosto pelo assunto.

Ate existem casos reportados online de fabricantes automoveis anularem garantias depois do uso de WD40 em certas partes dos carros, isso para mim serve como outro exemplo da ideia errada que a maior parte das pessoas teem do WD40.
Basta olhar para a lata... digam me onde menciona LUBRIFICA ou algo do genero:
http://jameystegmaier.com/wp-content/uploads/2013/06/WD-40-Can-200ml-MUP_2013.jpg

Se meteres gasolina num carro a diesel podes gripar a bomba injetora, tudo é uma questão de uso indevido ou não. Estás a dar exemplos extremamente exigentes em lubrificação quando aqui se fala de algo que praticamente não tem necessidades de lubrificação.

Na lata, logo o que está escrito na primeira linha implica redução do atrito (lubrificação?), mas fica aqui a página da WD-40 que fala em lubrificação.

Se O confrade se preocupasse em pesquisar em vez de simplesmente peguntar aqui "PORQUE" se calhar ja tinha encontrado a resposta.
Nao vou bater mais na mesma tecla, apenas vou postar aqui parte de um texto que pode ser encontrado se pesquisar.

I can't understand why people keep wanting to use WD40 as a lubricant. The "WD" in WD-40 stands for "water dispersant" and is essentially a hydroscopic solvent. Its primary uses are to loosen things up and to protect surfaces from rust. It just happens to have mild lubricant properties when it's fresh, but then so does water (one good way of stopping a dry chain from squealing on the road and protecting it somewhat until you're home and you can lube it properly is to spray it with water from time to time). WD-40, as it absorbs humitidy and oil, will gum up and become a gooey mess with absolutely no lubricant properties whatsoever in very short order. I've also heard WD-40 is mildly abrasive.

So in short, while WD-40 can be used as a temporary lubricant, it should be removed and parts be oiled/greased properly as soon as possible.

Tenho dito, e pela terceira vez...por mim voce pode encher as suas roscas de WD40...eu ca trato das minhas... hahaha

Meu caro, não estamos aqui a medir o tamanho das... Para pesquisar pela internet, este tópico deixa de fazer sentido, aqui está a discutir-se a manutenção das roscas e todas as opiniões e conclusões são bem vindas para esclarecer o tema a quem quer que se interesse.

Essa citação não me merece grande relevância pois é contraditória entre si, por um lado a água lubrifica e depois o WD40 é hidroscópico (os óleos não são todos?) e como retem a água nos componentes mecânicos deixa de lubrificar... Ou é ou não é, ou lubrifica ou não.

Outra coisa será a possibilidade de abrasão e disso não tenho certeza, pois ainda não consegui descobrir se realmente existe alguma substância abrasiva e o meu temor aumentou depois de o confrade Renato Ferreira ter alertado para a existência de "abrasão química".

Na verdade eu só conhecia a abrasão como um processo macânico desencadeado pela passagem de particulas rigídas sobre uma superfície levando ao seu desgaste.

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #55 on: February 20, 2014, 12:38:53 am »
0
Não Caramelo, por diversas vezes na vida já pensei que devia ter enveredado por esse caminho mas formei-me e trabalho numa área totalmente oposta. Por agora fica apenas o gosto pelo assunto.

Se meteres gasolina num carro a diesel podes gripar a bomba injetora, tudo é uma questão de uso indevido ou não. Estás a dar exemplos extremamente exigentes em lubrificação quando aqui se fala de algo que praticamente não tem necessidades de lubrificação.

Na lata, logo o que está escrito na primeira linha implica redução do atrito (lubrificação?), mas fica aqui a página da WD-40 que fala em lubrificação.

Meu caro, não estamos aqui a medir o tamanho das... Para pesquisar pela internet, este tópico deixa de fazer sentido, aqui está a discutir-se a manutenção das roscas e todas as opiniões e conclusões são bem vindas para esclarecer o tema a quem quer que se interesse.

Essa citação não me merece grande relevância pois é contraditória entre si, por um lado a água lubrifica e depois o WD40 é hidroscópico (os óleos não são todos?) e como retem a água nos componentes mecânicos deixa de lubrificar... Ou é ou não é, ou lubrifica ou não.

Outra coisa será a possibilidade de abrasão e disso não tenho certeza, pois ainda não consegui descobrir se realmente existe alguma substância abrasiva e o meu temor aumentou depois de o confrade Renato Ferreira ter alertado para a existência de "abrasão química".

Na verdade eu só conhecia a abrasão como um processo macânico desencadeado pela passagem de particulas rigídas sobre uma superfície levando ao seu desgaste.

Concordo. Mas não fui eu que falei em abrasão química!  E quanto à definição de abrasão a tua não está errada, apenas incompleta. Existe abrasão quimica mas pensamos sempre primeiro no processo de abrasão associado à remoção de partículas de material devido ao atrito com outras mais duras. Associamos também fácilmente a processos de maquinagem por abrasão (retificação através de mós, por exemplo).

Eu havia escrito uma resposta que depois apaguei pois achei melhor. Referia nela que bastava ir exatamente ao site do WD 40, como indicas e bem, e à secção de perguntas frequentes...eles referem lá pelo menos duas vezes que é lubrificante.

Creio que não é necessário uma aula sobre lubrificantes. Tenho ali alguns livros que são capazes de ter qualquer coisa de útil. Não trago isso para aqui pois ninguém ganha nada em eu por-me aqui a explicar os tipos, constituintes, etc. Estamos numa conversa de "café" e a partilhar experiências.

Aquilo ao toque é gorduroso, logo lubrifica. Ponto final. É um lubrificante leve, de forma a poder penetrar em roscas "presas" ou para facilitar o seu movimento. Quantos é que não tinham a porta do carro a roncar, chegaram lá com o WD40 e voilà...lubrificou!

Agora há duas coisas a ter em conta. Há melhor que o WD40 para as roscas das SR? Sim. Há. Uma gotinha de óleo doméstico (vulgo óleo Singer) é mais viscoso, e aguenta-se mais. Resiste melhor à àgua. Mas, tem o incoveniente de agarrar mais lixo (pelos de barba, espuma que pode secar no interior...)

Mas sejamos sinceros, quantas máquinas antigas se compram no ebay e por aí fora que nem uma gota de óleo algum levaram na vida delas? E depois de as limparem, funcionam sem grandes defeitos, certo? Estamos a falar de aços resistentes à corrosão e de rotações na ordem...das 2 rotações por cada 25 minutos no máximo e mesmo assim incompletas. Não estamos a falar de lubrificar o corte de uma peça num torno a alta velocidade, a maquinar aços endurecidos.

Concordo com todas as opiniões que foram dadas. Se não gostam ou tiveram más experiências com o WD40 ou simplesmente preferem outro produto, sim, concordo que experimentem outros. Eu seria o primeiro a fazê-lo. Não concordo com a abrasão química associada ao produto. E mesmo que haja seriam necessários 50 anos de aplicação ou mais para danificar a rosca.

Mas entre ter WD40 ou nada, qual escolhiam? Eu colocava-o, sem problemas.

Só para meter mais lenha na fogueira: quantos relógios chegaram aos nossos dias lubrificados com...azeite?  ???


Hay que barbear cada dia mas!

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #56 on: February 20, 2014, 02:04:55 pm »
0
Então e este  http://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=2104203%28eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente%29

 Acho que se calhar se está a usar o termo WD40 de maneira excessiva (eu estou incluído...), porque alem do WD40 (??), já existem outros produtos em spray para lubrificar...
O spray BALA por exemplo ;D ;D
Eu não uso spray, mas sim óleo fino, como os que se usam em fechaduras.

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #57 on: February 20, 2014, 02:54:51 pm »
0
Isto e tudo muito bonito e tal...mas o facto e que se o WD40 fosse um lubrificante, era anunciado como tal. O que vejo e um produto anunciado como PRODUTO MULTI USOS....nao um LUBRIFICANTE MULTI USOS.
Agora cada um tem direito a opiniao. Mas gostava que me explicassem como pensam que o WD40 remove ferrugem, senao por um processo de abrasao quimica, magia talvez...

E ja agora, tenho a certeza que alguem aqui tem contactos de pessoas que trabalham com DE nomeadamente a fazer re-platings...perguntem a essas pessoas o que els acham das roscas de Zamak, e do uso do WD40.
Falar e muito bonito, e acusar os outros de exemplos que nao interessam tambem, mas experiencia e practica sao outra coisa.
E nao se deixem enganar pelos meus 10 ou 15 posts aqui.

Tips & Warnings
If you plan on painting the surface you've cleaned with WD-40, make sure to wash it thoroughly before applying the paint or primer.

Do not use WD-40 on parts you wish to lubricate, for example, bearings or bicycle chains. WD-40 is a solvent that will prevent the lubricant from taking hold and thus result in unnecessary wear and tear



Read more: http://www.ehow.com/how_6395520_use-wd_40-remove-rust.html#ixzz2tsWRH7fD

Eu continuo a adicionar exemplos de que o WD40 NAO E lubrificante, ainda nao li nenhum em contrario.
« Last Edit: February 20, 2014, 03:59:06 pm by nuclearblast »

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #58 on: February 20, 2014, 05:48:17 pm »
0
Concordo. Mas não fui eu que falei em abrasão química!  E quanto à definição de abrasão a tua não está errada, apenas incompleta. Existe abrasão quimica mas pensamos sempre primeiro no processo de abrasão associado à remoção de partículas de material devido ao atrito com outras mais duras. Associamos também fácilmente a processos de maquinagem por abrasão (retificação através de mós, por exemplo).

Eu havia escrito uma resposta que depois apaguei pois achei melhor. Referia nela que bastava ir exatamente ao site do WD 40, como indicas e bem, e à secção de perguntas frequentes...eles referem lá pelo menos duas vezes que é lubrificante.

Creio que não é necessário uma aula sobre lubrificantes. Tenho ali alguns livros que são capazes de ter qualquer coisa de útil. Não trago isso para aqui pois ninguém ganha nada em eu por-me aqui a explicar os tipos, constituintes, etc. Estamos numa conversa de "café" e a partilhar experiências.

Aquilo ao toque é gorduroso, logo lubrifica. Ponto final. É um lubrificante leve, de forma a poder penetrar em roscas "presas" ou para facilitar o seu movimento. Quantos é que não tinham a porta do carro a roncar, chegaram lá com o WD40 e voilà...lubrificou!

Agora há duas coisas a ter em conta. Há melhor que o WD40 para as roscas das SR? Sim. Há. Uma gotinha de óleo doméstico (vulgo óleo Singer) é mais viscoso, e aguenta-se mais. Resiste melhor à àgua. Mas, tem o incoveniente de agarrar mais lixo (pelos de barba, espuma que pode secar no interior...)

Mas sejamos sinceros, quantas máquinas antigas se compram no ebay e por aí fora que nem uma gota de óleo algum levaram na vida delas? E depois de as limparem, funcionam sem grandes defeitos, certo? Estamos a falar de aços resistentes à corrosão e de rotações na ordem...das 2 rotações por cada 25 minutos no máximo e mesmo assim incompletas. Não estamos a falar de lubrificar o corte de uma peça num torno a alta velocidade, a maquinar aços endurecidos.

Concordo com todas as opiniões que foram dadas. Se não gostam ou tiveram más experiências com o WD40 ou simplesmente preferem outro produto, sim, concordo que experimentem outros. Eu seria o primeiro a fazê-lo. Não concordo com a abrasão química associada ao produto. E mesmo que haja seriam necessários 50 anos de aplicação ou mais para danificar a rosca.

Mas entre ter WD40 ou nada, qual escolhiam? Eu colocava-o, sem problemas.

Só para meter mais lenha na fogueira: quantos relógios chegaram aos nossos dias lubrificados com...azeite?  ???

 Renato, agora estou de acordo contigo... 8)

Offline nuclearblast

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 161
  • Respect: +1
    • Email
Re: Manutenção das roscas das SR
« Reply #59 on: February 20, 2014, 09:20:09 pm »
0
Outra coisa a ter em conta, na minha opiniao, seria a composicao do WD40, que apesar de ser secreta, mais ou menos sabe se o que contem. Eu, por mim, de certeza que seria a ultima coisa a usar em algo que depois vai andar a passar na minha cara, ms cada um sabe de si.
Azeite e uma das excelentes alternativas e usado por muita gente para lubrificar roscas. Tambem acho que o confrade FML devia rever o seu Ingles porque nao encontro nenhuma contradicao no texto que copiei aqui. mas enfim, a minha opiniao vale o que vale, o mesmo que a sua vale para mim.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal