Café Central > Desporto e Passatempos

Topico de Treinamento - Vamos conversar sobre treinamento.

(1/14) > >>

cariocarj01:
Bom dia à todos!!!

Este post é apenas a introducão ao topico sobre treinamento.
Como é bem dificil saber qual os objetivos, interesses e dúvidas de cada um, para que possamos comecar a escrever e discutir (no bom sentido da palavra  ;) ), a minha sugestão é que coloquem aqui seus objetivos, interesses e dúvidas que eu vou respondendo, escrevendo e dando sugestões na medida do possível.

Espero que tenhamos aqui um canto saudável para trocarmos ideias à respeito de treinamento (aeróbio, musculacão, alongamentos e etc).

Abracos à todos... Flavio.

Edit: 26/06/2014 00:08h

So para esclarecer:

Eu leio muito e tenho muita vontade em ajudar, mas eu sou Professor de Educacão Fisica, não sou fisioterpeuta (tenho algum conhecimento basico) mas não sou fisioterapeuta; e tambem não sou ortopedista ou fisiatra.  ;)

Se algum dos confrades esta com dores articulares e/ou musculares durante movimentos ou não e esta querendo comecar ou voltar a treinar, aconselho a procurar um profissional qualificado para diagnosticar e tratar da lesão (se existir) e depois comecar/voltar os treinos sejam eles quais forem. ;)

Feito isso, poderei com certeza e com prazer ajudar.

Abracos... Flavio.

classic-shaver:
Obrigado confrade.

Poderia dar-nos dicas de exercícios em casa que sirvam para fortalecer os joelhos e as zonas lombar e dorsal. :)

jeanxito:

--- Quote from: classic-shaver on June 25, 2014, 10:49:15 am ---Obrigado confrade.

Poderia dar-nos dicas de exercícios em casa que sirvam para fortalecer os joelhos e as zonas lombar e dorsal. :)

--- End quote ---

Ui joelhos... Aqui está algo que me interessa... 4 operações já cá cantam e com 31 anos tou quase a apanhar o meu pai que foi operado 3x joelho esquerdo (meniscos) e 4x joelho direito (rotula e meniscos).

A minha conta:
Joelho direito: 1x ligamentoplastia, 2x menisco.
Joelho esquerdo: 1x menisco.

Não sou fisiatra nem formado em ortopedia mas como conto com alguma experiência, vou dar o meu ponto de vista, e se estiver errado, espero que me corrijam.

Se ao confrade lhe doi os joelhos, não perca tempo e vá ao ortopedista de modo a diagnosticar o quanto antes o seu problema e não se fie em só um, isto pk como tudo, existem bons e maus profissionais.
Lembro-me de ter ido a um indicar as dores típicas de quebra de ligamentos, não conseguir me torcer pk o joelho simplesmente saltava fora, movimentos bruscos a mesma coisa, dores exageradas, com ressonância magnética e raios-x e apenas 2 me explicaram o que tinha. Tive de tudo..um dizia para colocar voltaren em pomada que passava, outro receitou-me benuron, outro que não via nada de anormal. Quanto aos outros dois, explicaram-me tudo, mostrando-me onde o ligamento estava quebrado, a consequência e "rotura" do menisco..tudinho e atenção estamos a falar de médicos conhecidos onde os preços eram um balurdio.

Os joelhos fortalecer, penso que não existe maneira, é um osso por onde passa movimento. No entanto, pode/deve fortalecer os músculos na perna mais próximo destes e responsaveis pela locomoção.

Exercícios que realizei e por vezes ainda realizo:
-andar de bicicleta numa mudança alta e selim muito baixo,
-diversos tipos de agachamento (frequentava um ginásio e realizava todos os exercícios que havia para pernas com peso por muito pouco que fosse em movimentos controlados),
-á noite antes de adormecer e ao acordar, colocava uma almofada ou duas de baixo do joelho e exercia força para baixo (quadricipede).
- quando estive melhor tentava nadar, embora maior parte do tempo frequentasse uma piscina com profundidade inferior á minha altura e andasse mais de um lado para o outro,
- alongamentos.

Para costas e dorsal, faço ou costumo fazer os seguintes exercicios:
- remada inclinada com peso,
- exercícios com barra (pega larga, peito á barra e trapézios á barra);
- sei que vou ser crucificado porque é mais para peito mas, se me estou a dar bem, não vejo porque mudar, flexões com inclinação com os bracos bem alargados;
- lombares ( deitado no chão, barriga para baixo, puxar o tronco para cima, mantendo as pernas no chão)
- como tenho uma daquelas bolas grandes tipo balão, com as costas lá apoiadas ao minimo, em forma L, com halter com peso, coloco este paralelamente ao peito e o movimento realiza-se em modo descendente/ ascendente, sentido peito- um pouco abaixo da cabeça (peco desculpa mas esqueço-me sempre do nome deste exercício)
- alongamento na barra.
- natação.
- tentar ter uma boa postura, parado, movimento ou a dormir ( OK falho com este ponto mas vou tentando me corrigir aos poucos).

Depois claro, o confrade deve controlar o seu peso isto porque: kto + peso, mais vai forçar a sua musculatura.

Existem vários exemplos de exercícios no YouTube e adaptados tb para qq pessoa fazer em casa, por vezes gosto de lá ir espreitar até porque convém aprender, realizar uma rotação de exercicios, e as vezes até ver como se faz.

Em termos de protecção dos joelhos tomava cálcio com vitamina D (não sou muito adepto de leite) e se não me falha a memoria: glucosamina.

Atenção e repito, não sou PT nem formado em desporto, fisiatra, fisioterapeuta ou ortopedista, aquilo que digo é o que faço e fiz para a minha recuperação e experiencia.

Btw quando falo de peso é peso a mais: a barriguita.

Stützel:
Este tópico haverá muitas discussões boas sobre o assunto, pois setenta por certo ou mais das series de exercícios são teorias, e cada um tem seu sua montagem de serie, muitos profissionais da areá inventam coisas que não tem nada ver com o objetivo, vou acompanhar de perto, ete tópico vai para os favoritos!!

rralph:
Amigo gostaria de ajuda para fortalecer os punhos, sinto dor e as vezes fico sem força, tive até que parar de treinar ( jiujitsu) devido a esse problema.... Exercícios para Joelhos e lombar também são sempre bem vindos...

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version