Author Topic: Alopécia areata  (Read 11514 times)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Alopécia areata
« on: February 03, 2011, 12:27:24 pm »
0
Vocês já devem ter visto pessoas com perda de cabelo localizada em áreas bem delimitadas. Elas podem ser portadoras de alopecia areata, condição caracterizada por perda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo.
Alopecia areata ocorre em 1% a 2% da população. Afeta ambos os sexos, todos os grupos raciais e pode surgir em qualquer idade, embora em 60% dos casos seus portadores tenham menos de 20 anos.
A perda de cabelo é assintomática, mas alguns pacientes se queixam de prurido ou queimação que precedem o aparecimento das placas. Geralmente, as áreas em que o cabelo cai são bem delimitadas e esparsas pelo couro cabeludo (alopecia areata), mas podem se tornar confluentes e evoluir para a queda total de cabelo e de pêlos do corpo (alopecia totalis). Alterações na superfície das unhas surgem em 10 a 50% dos casos.
Embora o diagnóstico possa ser feito pela simples aparência das áreas sem cabelo, circunscritas, em certos casos há necessidade de fazer biópsia da pele afetada para afastar outras causas de alopecia.
Existe um teste simples que ajuda a identificar os casos de alopecia areata e a diferenciá-los de outros tipos de
queda de cabelo: consiste em simplesmente puxar com delicadeza um tufo de cerca de 60 fios de cabelos situados às margens da área pelada. O teste é considerado positivo quando pelo menos 6 fios são arrancados pela raiz.
Em 10% a 42% dos casos, há outras pessoas na família com o mesmo problema. Diversos genes têm sido implicados na suscetibilidade à alopecia areata; eles provavelmente interagem com fatores ambientais, como o estresse ou a presença de microorganismos, para disparar uma resposta imunológica anômala que lesa o folículo piloso.
Em 20% a 30% dos casos a alopecia está associada com outras enfermidades de natureza imunológica: tireoidites, diabetes, lúpus, vitiligo, etc. Rinites e outras condições alérgicas são encontradas em mais de 40% dos pacientes.
A história natural da doença é extremamente variável. Durante a vida, podem ocorrer diversos episódios de queda, seguidos de recuperação parcial ou total do cabelo perdido. Pode haver queda num local e crescimento
em outros; mas, a perda também pode ser irreversível.
Quando o cabelo volta a crescer, geralmente é branco e fino para depois adquirir cor e consistência normais. Com ou sem tratamento, crescimento parcial ou completo deve ser esperado dentro de um ano, nos casos de alopecia
em placas.
De 7% a 10% dos pacientes desenvolvem formas graves de alopecia crônica. Quando a alopecia areata instala-se antes dos dois anos de idade, 55% das crianças mais tarde evoluem para alopecia totalis.
O tratamento não é obrigatório, porque não previne novas recidivas, uma vez que a condição é benigna e tende a regredir espontaneamente, mas costuma ser indicado porque a alopecia pode causar distúrbios psicológicos importantes.
Nos adultos com menos de 50% de envolvimento do couro cabeludo, o tratamento de primeira linha são as injeções locais de derivados da cortisona. Nos pacientes que respondem bem, o crescimento pode ser notado 4 a 8 semanas. As injeções são repetidas a cada 4 ou 6 semanas. Nos casos em que a queda de cabelo foi rápida, extensa e duradoura, os resultados são pobres. Se depois de 6 meses não houver resposta, o tratamento pode ser interrompido.
A aplicação tópica de cremes contendo corticosteróides é uma opção menos eficaz do que a injeção, mas bastante empregada, especialmente em crianças, para evitar a dor que as injeções locais provocam.
Soluções de Minoxidil -- substância que estimula a síntese de DNA no folículo piloso, aplicadas duas vezes por dia -- demonstram eficácia em 20% a 45% dos casos.
Tratamento local com creme de antralina, uma substância com propriedades antiproliferativas, tem sido empregado com resultados variáveis.
Sensibilizadores de contato como o DNCB e o SADBE, capazes de provocar reações imunológicas quando colocados
em contato com a pele das áreas afetadas, estão indicados especialmente quando mais de 50% do couro cabeludo estiver comprometido. Um estudo mostrou 60% de resposta nesses casos, com resultados cosmeticamente aceitáveis a partir do sexto mês de tratamento.
Retirado do site do Dr. Dráuzio Varela


Dito isto, tenho o desprazer de descobrir esta condição em minha barba!
O que vejo como um motivo para me barbear todos os dias!
Já iniciei o tratamento com injeções de corticóide que, pasmem, não dói!!! Mesmo aplicado no rosto!
Vou realizar oito sessões com intervalo de quinze dias.
Postagens conforme evolução do tratamento!
« Last Edit: February 03, 2011, 05:19:20 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Alopécia areata
« Reply #1 on: February 03, 2011, 01:29:10 pm »
0
Boa sorte no tratamento!
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Alopécia areata
« Reply #2 on: February 03, 2011, 01:42:28 pm »
0
Que má sorte  :-\  E logo na cara

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Alopécia areata
« Reply #3 on: February 03, 2011, 02:09:52 pm »
0
As melhoras amigo José! E boa sorte!
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Alopécia areata
« Reply #4 on: February 03, 2011, 02:57:14 pm »
0
De onde eu venho isso tem um nome muito mais simples: barba cheia e dura! Cheia de falha e dura de achar!

Brincadeira confrade jitgonca.

Me solidarizo com você pois embora não tenha alopécia areata, tenho uma falha do tamanho de uma digital do lado direito. Não é muito chamativo, mas é um local em que a barba não se desenvolve.

Além disso, também faço a barba todos os dias pois se não o fizer fico com cara de mendigo, mas de barba feita fico com cara de sangue azul!

Boa sorte no tratamento.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Alopécia areata
« Reply #5 on: February 03, 2011, 03:00:52 pm »
0
De onde eu venho isso tem um nome muito mais simples: barba cheia e dura! Cheia de falha e dura de achar!

Brincadeira confrade jitgonca.

Me solidarizo com você pois embora não tenha alopécia areata, tenho uma falha do tamanho de uma digital do lado direito. Não é muito chamativo, mas é um local em que a barba não se desenvolve.

Além disso, também faço a barba todos os dias pois se não o fizer fico com cara de mendigo, mas de barba feita fico com cara de sangue azul!

Boa sorte no tratamento.

Caro hg.neto,
Isto que tens também é considerada alopécia areata!!!!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Alopécia areata
« Reply #6 on: February 03, 2011, 03:21:46 pm »
0
Como prometido, fotos:









Conseguem identificar estes pontos claros na pele? Pois!
« Last Edit: February 03, 2011, 05:10:32 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Alopécia areata
« Reply #7 on: February 03, 2011, 04:03:08 pm »
0
Oh não! Tenho alopécia areata...

Mas confrade jitgonca..achei que seu problema era muito maior. Claro que é uma coisa íntima, que não tenho nada a ver e não posso opinar no que te incomoda ou não, mas acho que eu nem notaria se tivesse isso que vejo nas fotos.

E se algum dia alguém me perguntasse eu diria que são cicatrizes de quando estava aprendendo a fazer a barba como macho (navalha)! E deixaria a outra pessoa com cara de criancinha criada a leite com pêra pela vovó! hehehe.

De qualquer forma, boa sorte no tratamento e poste fotos com as melhoras!

Grande abraço!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Alopécia areata
« Reply #8 on: February 03, 2011, 04:51:15 pm »
0
Caro confrade hg.neto,
A coisa ainda está no início! Esqueci de um detalhe: estas fotos foram feitas com barba de 1 dia, se deixar mais fica muito mais evidente!!!
Decidi fazer o tratamento antes que piore!
Obrigado pela dica, vou usar a frase!!! Muito boa!!!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Alopécia areata
« Reply #9 on: February 15, 2011, 01:39:58 am »
0
Amanhã faço a segunda aplicação! Parece que na área já medicada, os pelos estão voltando a crescer!
« Last Edit: February 22, 2011, 10:22:28 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Alopécia areata
« Reply #10 on: February 15, 2011, 02:10:24 pm »
0
Podes sempre deixar crescer a barba e fazer uma risca ao lado como os carecas ;D.

Agora fora de brincadeiras, não é que isso se note muito, mas como se costuma dizer mais vale tratar antes que piore. As melhoras :).

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Alopécia areata
« Reply #11 on: February 22, 2011, 10:26:51 pm »
0
2ª Aplicação - realizada com uma semana de atraso devido a problemas de agenda.
Hoje foi mais difícil, pois foi na área do bigode, e doeu!
Na área aplicada na 1ª vez, os pelos estão voltando a crescer com força!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Respect: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Alopécia areata
« Reply #12 on: February 23, 2011, 09:15:20 am »
0
Amigo, sinto pelo contratempo.
Mas............Nao tem como espalhar este negocio pelo rosto todo? Tem gente que gasta uma fortuna com laser pra naoter que fazer a barba..
MAs teria qeu ter uma engenharia genetica pra so atacar o pelo da barba..

Em pouco tempo estaras "curado" ..
Boa sorte.
Abraco
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline RA

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 145
  • Respect: 0
    • Email
Re:Alopécia areata
« Reply #13 on: February 23, 2011, 10:39:56 am »
0
Boa sorte nos tratamentos e pelos vistos já nota algumas melhoras ainda bem! :)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Alopécia areata
« Reply #14 on: February 23, 2011, 10:48:24 am »
0
Caros confrades,
Obrigado pelo incentivo!
Infelizmente, a aplicação tópica de corticosteróides não funciona!
Então, terei que suportar mais agulhadas!!!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal