Author Topic: Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011  (Read 46588 times)

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011
« on: September 19, 2011, 06:25:59 am »
0
Domingo à noite no Faroeste Americano/Segunda Feira em Portugal:

Máquina:  iKon Bulldog com pente fechado
Lâmina:  Treet Dura Sharp

Pincel:  Semogue 740 de texugo tipo puro
Sabão:  Art of Shaving Lavender

Espuma feita em tijela, como sempre.

Três passagens e meia:  Uma com o pêlo, uma através do pêlo e uma a contrapêlo.

Aftershave:  Thayer's Original Witch Hazel, misturado com um pouquinho de espuma e massageado na pele.

   - Murray

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011
« Reply #1 on: September 19, 2011, 06:50:02 am »
0
Segunda-feira, 19.Set.2011

Predopobarba Proraso
Semogue 2000
RSC Shave2 Cream
Rotbart Mond-Extra Nº 15
CROMA Diamant
Thayers Witch Hazel Cucumber
RSC Daily Soothing balm


As Croma Diamant deram já sinal de não estar no seu auge, e está na hora de as descartar. O resultado foi um barbear sem irritação, mas sem um grande apurado, ao contrário dos anteriores, que foram muito bons.
O bálsamo da RSC funciona muito bem. Já o creme, bom, para mim é uma das maiores pechinchas do mundo do barbear tradicional. ;D
« Last Edit: September 19, 2011, 09:51:37 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline carlosfergar

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 737
  • Respect: +283
    • Email
Re:Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011
« Reply #2 on: September 19, 2011, 11:03:57 am »
0

Bueno pues dejo mí primer afeitado de la semana.


No puedo decir más que cada día me siento más cómodo con las navajas, es verdad que siento que no consigo el mismo nivel de acabado, pero tampoco me preocupa.

He dado 4 pasadas sin ningún repaso, la verdad es que la crema de GFT a pesar de su aroma y de su excelente espuma, le falta hidratación tras el afeitado.

Hoy ha sido un excelente afeitado, no por el acabado pero si por lo mucho que he disfrutado con él.

Saludos y feliz inicio de semana.

Obrigado

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011
« Reply #3 on: September 19, 2011, 12:53:06 pm »
0
19-09-2011

Semogue Onwer's Club 2 band
Gillette Slim com lâmina Bleue Extra
Sabão Nanny's French Lavender
Thayer's Witch Hazel Aloe
Real Shaving Co. Post Shave Soothing Balm

A mim parece-me, que se o SOC2 foi feito mais para espumar no rosto, foi cometido um erro: o tamanho do nó. O pincel até poderia ter uma maior firmeza se o tamanho do nó fosse inferior. Comparado com o meu LiJun personalizado, tem muito menos firmeza, e isso deve-se não só ao loft ligeiramente superior, mas sobretudo ao tamanho do nó.
O sabão da Sharon continua na minha lista de preferidos, embora um amigo meu a quem o emprestei o tivesse detestado. Este sabão requer mais trabalho para carregar o pincel, e se isso não for feito depois simplesmente não faz espuma boa.

Offline Sebastian

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1383
  • Respect: 0
    • Recanto das Letras
    • Email
Re:Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011
« Reply #4 on: September 19, 2011, 01:06:12 pm »
0
Confrades:


O BARBEAR  AZUL de hoje era, segundo meu pai, um set muito utilizado aqui no Brasil. Bozzano e Gillette dominavam o mercado.(Bozzano nos cremes e Gillette no hardware) A máquina da foto poderia ser substituída por uma Gillette de 3 peças.



>>Creme Bozzano Pele Sensível

>>Pincel Semogue 1800

>>Merkur 41 c/ Lâmina Gillette Azul (1)

>>Loção Bozzano Night Blue c/ Alumen Raposo antes



Um abraço,


Sebastian

http://www.flickr.com/photos/mundodesebastian/6160129250/
« Last Edit: September 19, 2011, 01:53:54 pm by Sebastian »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011
« Reply #5 on: September 19, 2011, 02:02:15 pm »
0

A mim parece-me, que se o SOC2 foi feito mais para espumar no rosto, foi cometido um erro: o tamanho do nó. O pincel até poderia ter uma maior firmeza se o tamanho do nó fosse inferior. Comparado com o meu LiJun personalizado, tem muito menos firmeza, e isso deve-se não só ao loft ligeiramente superior, mas sobretudo ao tamanho do nó.

O erro aí é tu gostares de escovas, pá!!!!  :D ;D :D ;D
Mais firmeza para quê... :P esse pincel, na cara, espuma que nem um doido. Se queres mais firmeza, compra uma escova destas:



 ;D :D ;D :D
« Last Edit: September 19, 2011, 02:05:24 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011
« Reply #6 on: September 19, 2011, 02:08:34 pm »
0
A mim parece-me, que se o SOC2 foi feito mais para espumar no rosto, foi cometido um erro: o tamanho do nó.

Creio que como sempre o objectivo era ser todo o terreno, mas discordo contigo, se bem que o tamanho do nó é algo de preferência pessoal.

O pincel até poderia ter uma maior firmeza se o tamanho do nó fosse inferior. Comparado com o meu LiJun personalizado, tem muito menos firmeza, e isso deve-se não só ao loft ligeiramente superior, mas sobretudo ao tamanho do nó.

Aqui discordo contigo cientificamente, pois quanto mais largo é o nó também mais alto é o loft, em todos os pincéis mais orientados para fazer espuma na cara, pode ir onde quiseres. Vamos dar por exemplo o Shaving Brush 167-2B Handmade Extra Silver Tip Quality D01, que muitos dizem que é dos melhores pincéis de fazer epuma na cara de sempre, o nó de 22mm tem 44mm, o nó de 24mm já tem 46mm e o de nó de 26mm já tem 50mm. A Simpson faz igual, o Chubby 3 é o pincel com o nó e loft mais altos (e o Polo 14, mas isso é para enfeitar :P)!

Penso que o teu maior problema é teres chegado à contestação triste a que se chega quando se tem um bom pincel de 20€ e se compra um bom pincel de 60€, o preço aumenta para o triplo mas a qualidade geralmente nem sequer duplica! Se te faz sentir melhor a diferença de um de 60€ para um de 120€ é ainda mais estreita! Assim que te passar essa "revolta" (e se fores como eu ainda demora um bocado) darás conta que o teu Lijün continuará a ser um grande pincel em qualidade preço, mas que o SOC é um belo pincel e muito digno do seu preço!

E querias tu comprar um Simpson... se o tivesses feito, confia em mim, agora estarias a planear uma viagem à Ilha de Man para partir aquilo tudo!



You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011
« Reply #7 on: September 19, 2011, 02:29:10 pm »
0

Segunda-feira, 19 de Setembro de 2011




Gillette NEW + Shark SS (1)
Semogue Owners Club 2band
Geo F. Trumpers Limes
Thayers Lemon
Floïd Vigoroso



Como não fiz a barba no fim de semana e achei que deveria utilizar este sabão mais duas vezes, para assim completar a semana que comprometi a utilizá-lo! A estreia de hoje foi a Gillette NEW de "pente curto" (Short Comb), recém adquirida e limpa, e que espectacular estreia teve, em 3 letras... BBS! É diferente cortar uma barba de 3 dias e uma de 24h, e para mim é na segunda que conta e como tal amanhã outras impressões, mas hoje foi como faca quente em manteiga, e sem esforço adicional eliminou quase todos os pêlos das minhas zonas problemáticas e o meu pescoço está absolutamente espectacular! Faz-me lembrar a minha primeira experiência com a R41... espero que amanhã não me venha a arrepender destas palavras! O Floïd Vigoroso deixou-me a pele super macia e refrescada, a acabar em beleza!
Em resumo, um excelente escanhoado!
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011
« Reply #8 on: September 19, 2011, 02:40:24 pm »
0
A mim parece-me, que se o SOC2 foi feito mais para espumar no rosto, foi cometido um erro: o tamanho do nó.

Creio que como sempre o objectivo era ser todo o terreno, mas discordo contigo, se bem que o tamanho do nó é algo de preferência pessoal.

O pincel até poderia ter uma maior firmeza se o tamanho do nó fosse inferior. Comparado com o meu LiJun personalizado, tem muito menos firmeza, e isso deve-se não só ao loft ligeiramente superior, mas sobretudo ao tamanho do nó.

Aqui discordo contigo cientificamente, pois quanto mais largo é o nó também mais alto é o loft, em todos os pincéis mais orientados para fazer espuma na cara, pode ir onde quiseres. Vamos dar por exemplo o Shaving Brush 167-2B Handmade Extra Silver Tip Quality D01, que muitos dizem que é dos melhores pincéis de fazer epuma na cara de sempre, o nó de 22mm tem 44mm, o nó de 24mm já tem 46mm e o de nó de 26mm já tem 50mm. A Simpson faz igual, o Chubby 3 é o pincel com o nó e loft mais altos (e o Polo 14, mas isso é para enfeitar :P)!

Penso que o teu maior problema é teres chegado à contestação triste a que se chega quando se tem um bom pincel de 20€ e se compra um bom pincel de 60€, o preço aumenta para o triplo mas a qualidade geralmente nem sequer duplica! Se te faz sentir melhor a diferença de um de 60€ para um de 120€ é ainda mais estreita! Assim que te passar essa "revolta" (e se fores como eu ainda demora um bocado) darás conta que o teu Lijün continuará a ser um grande pincel em qualidade preço, mas que o SOC é um belo pincel e muito digno do seu preço!

E querias tu comprar um Simpson... se o tivesses feito, confia em mim, agora estarias a planear uma viagem à Ilha de Man para partir aquilo tudo!

Agora falando a sério... Eu, por acaso concordo com o Renato.

Partindo do princípio de que estamos a falar de pincéis com o mesmo tipo de pêlo, mesmo formato do nó, etc., existem, regra geral, 3 maneiras de tornar um pincel mais firme (ou seja, aumentar o dito do "backbone") - ou seja, podemos alterar basicamente três variáveis:

 - Diminuir a altura de pêlo (loft): quanto menor, mais firme o nó do pincel;
 - Aumentar a densidade (um pincel mais denso será mais firme);
 - Aumentar o diâmetro do nó (knot) - um nó mais largo terá mais firmeza de tronco, no centro, suportado pelas camadas de pêlo laterais.

Isto, para cada uma, partindo do princípio em que se varia essa variável e se mantém as outras constantes, claro... E isto não é inventar a roda... é algo há muito estabelecido.

Eu, por acaso, até sou da opinião de que o SOC-2 é um excelente pincel todo-o-terreno, muito equilibrado e versátil. Tem a firmeza mais que suficiente para espumar na cara, com creme ou qualquer sabão duro, mas também "trabalha" bem na tigela, com o que quer que lhe apareça à frente. E tem um nó suficientemente grande para produzir e "guardar" espuma para vários passagens de máquina. Foi, até hoje, e de longe, o pincel mais caro que comprei, e um dos poucos que não me arrependo nada de ter comprado.

Pode é não ser um pincel que agrade a "face-lathers" ferrenhos  com uma aptidão especial por escovas... mas isso já são outros quinhentos. E para esses, há sempre o pincel do Continente ou o Semogue 105, que têm toda a rigidez possível e imaginável num pincel (i.e., são mais rijos que os cornos do Diabo) e até são baratos... ;D
« Last Edit: September 19, 2011, 02:49:11 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011
« Reply #9 on: September 19, 2011, 02:53:29 pm »
0
[...] Eu, por acaso concordo com o Renato. [...]

Por acaso??? O que é que isso quer dizer ???  ;D :D ;)

You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011
« Reply #10 on: September 19, 2011, 03:07:54 pm »
0
[...] Eu, por acaso concordo com o Renato. [...]

Por acaso??? O que é que isso quer dizer ???  ;D :D ;)

ROTFLOL...
Não tem nenhum segundo sentido... :D Não foi essa a intenção! :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011
« Reply #11 on: September 19, 2011, 03:18:27 pm »
0
Continuo a achar que o SOC2 abre demasiado, tem muita tendência a empurrar a espuma para fora devido a isso. Se o nó fosse mais pequeno, e com a mesma densidade, iria ficar tudo mais compacto, logo a tendência para abrir, seria muito menor. Ainda vou usar o SOC2 na tigela para testar, porque acredito que na tigela é que ele se dá bem. E já agora, conselhos de tigeleiros são sempre de desconfiar  ;D

Offline shm

  • Trade Count: (0)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3798
  • Respect: +5555
    • www.shm.dk
Re:Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011
« Reply #12 on: September 19, 2011, 03:31:58 pm »
0
Segunda-feira

Japonês Arroz Tigela
Semogue 730HD
Voshod com Red Personna

QCS Key Lime Shaving Cream
Castle Forbes Lime After Shave Balm
T&H Freshman Cologne


Tenha um bom dia, Senhores :)

Lamento, mas eu não entendo Português, então eu estou usando um tradutor.

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011
« Reply #13 on: September 19, 2011, 03:46:40 pm »
0
Continuo a achar que o SOC2 abre demasiado, tem muita tendência a empurrar a espuma para fora devido a isso. Se o nó fosse mais pequeno, e com a mesma densidade, iria ficar tudo mais compacto, logo a tendência para abrir, seria muito menor. Ainda vou usar o SOC2 na tigela para testar, porque acredito que na tigela é que ele se dá bem. E já agora, conselhos de tigeleiros são sempre de desconfiar  ;D

Isso que descreves não tem a ver com o nó mas com a forma! A Semogue só faz fan-shape, não me perguntes porquê mas nunca vi um Semogue de outro tipo. O controlo sobre a espuma que referes obtém-se em nós mais bulb-shaped (como o teu Lijün), e sim eu acho que essa forma dá maior backbone, pois apenas os pêlos do centro têm o comprimento máximo e cedem rápido para se apoiar nos pêlos inferiores e com mais backbone. É uma forma com menos splaying (o tal abrir) e é mais fácil de colocar a espuma onde queres.

O fan-shaped é mais recomendável em nós pequenos (<22mm) pois dá uma sensação de o nó ser maior do que o que realmente é (a superfície que ocupa na cara é maior), se comparado com o bulb-shaped que é mais compacto. pessoalmente também prefiro o bulb-shaped, mas por pouca margem e é algo que sobre o qual não tenho uma opinião muito forte.

Outra coisa que costuma estar associada às pessoas que se queixam muito de falta de backbone e de o pincel empurrar a espuma para fora é o facto de elas mesmas exercerem demasiada pressão sobre a cara com o pincel, e desde que exerças muita força contra a cara até o Semogue do Continente se abre todo e parece floppy  :P
O uso de apenas as pontas e de pouquíssima pressão dá mais backbone a um pincel que muitos lofts reduzidos e acelera a produção de espuma e a qualidade desta. Este aspecto aprende-se muito bem com um silvertip, que geralmente tem menos backbone e como tal requer zero pressão ou então não há espuma para ninguém!  8)
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Semana de 19 a 25 de Setembro, de 2011
« Reply #14 on: September 19, 2011, 03:51:21 pm »
0
...Se o nó fosse mais pequeno, e com a mesma densidade, iria ficar tudo mais compacto, ...

Isso não faz sentido... Se o nó fosse mais pequeno, e com a mesma densidade, as camadas exteriores iriam abrir exactamente na mesma, deixando o centro do pincel (o tronco) com uma densidade menor (e logo com menos firmeza), ao abrir... ;)

E já agora, conselhos de tigeleiros são sempre de desconfiar  ;D

Essa agora! Eu não sou nenhum talibã da tigela! ;D Tenho alguma preferência, mas gosto de variar de vez em quando... 8) mas não contes a ninguém! ;D
O mais provável é estares tão habituado ao LiJün que agora não consegues afinar a técnica para trabalhar com um pincel diferente.
Já agora, como carregas o pincel? É que se usares o sabão como se fosse um stick ;), vais ver que isso espuma nas horas e esses teus problemas desaparecem. E outra dica: não faz sentido "empurrar" muito o pincel contra a cara, fazendo com que ele se abra: afinal, são as pontas do pincel que fazem a espuma... 8)

Mas afinal de contas são dois "conselhos de um tigeleiro"... ;D Não ligues. ;D

Mas se quiseres, arranjo-te uns pincéis porreiros e baratos que têm maior rigidez, um nó menor, abrem menos na cara e que espumam aí que é uma maravilha... uns tais de "pincéis de cerda"... ;D


Isso que descreves não tem a ver com o nó mas com a forma! A Semogue só faz fan-shape, não me perguntes porquê mas nunca vi um Semogue de outro tipo. O controlo sobre a espuma que referes obtém-se em nós mais bulb-shaped (como o teu Lijün), e sim eu acho que essa forma dá maior backbone, pois apenas os pêlos do centro têm o comprimento máximo e cedem rápido para se apoiar nos pêlos inferiores e com mais backbone. É uma forma com menos splaying (o tal abrir) e é mais fácil de colocar a espuma onde queres.

O fan-shaped é mais recomendável em nós pequenos (<22mm) pois dá uma sensação de o nó ser maior do que o que realmente é (a superfície que ocupa na cara é maior), se comparado com o bulb-shaped que é mais compacto. pessoalmente também prefiro o bulb-shaped, mas por pouca margem e é algo que sobre o qual não tenho uma opinião muito forte.

Nem tudo é assim tão linear quanto à forma, Renato... e aí eu, por exemplo, tenho muuuuuuuitas dúvidas.

Agora este tipo de pincéis flat-top está muito em voga entre quem faz espuma na cara...



Que no fundo é uma espécie de fan-shape levado ao extremo... parece estranho, não é? mas se vires bem até faz sentido...
Eu até acho que um formato mais bulb-shape seria mais eficaz na superfície arredondada de uma tigela, e que os fan-shape, ao permitir um maior contacto da superfície do nó na cara, são mais adequados para fazer a espuma na cara - e essa, aliás, deve ser razão de os Semogue terem todos esse formato - a maneira tradicional de fazer a espuma em Portugal é na cara, afinal estamos no país onde achar uma scuttle é mais difícil que achar uma agulha num palheiro (e Nuno, ou tu te despachas a desencantar uma ou eu compro a scuttle dos espanhóis, que o inverno está a chegar e uma espuma quente sabe bem! :D ;D).

mas concordo que um bulb-shape deve abrir menos na cara... é natural que sim, pois os pêlos na extremidade são mais curtos. Mas em compensação, a superfície em contacto com a cara também é menor...

Como te disse, eu tenho as minhas dúvidas, e imagino que um bulb-shape seria muito mais eficaz na tigela, afinal os ingleses usam muito essa forma e têm aquelas scuttles pequenas e amariconadas às carradas... por favor, ofereçam-me um Duke3 e ajudem-me a tirar esta dúvida existencial! :D ;D :D ;D (se bem que não percebi ainda se o Duke3 é bulb ou fan shape... também queria confirmar isso ao vivo, é outra dúvida existencial...! ;D)

Outra coisa que costuma estar associada às pessoas que se queixam muito de falta de backbone e de o pincel empurrar a espuma para fora é o facto de elas mesmas exercerem demasiada pressão sobre a cara com o pincel, e desde que exerças muita força contra a cara até o Semogue do Continente se abre todo e parece floppy  :P
O uso de apenas as pontas e de pouquíssima pressão dá mais backbone a um pincel que muitos lofts reduzidos e acelera a produção de espuma e a qualidade desta. Este aspecto aprende-se muito bem com um silvertip, que geralmente tem menos backbone e como tal requer zero pressão ou então não há espuma para ninguém!  8)

Ora aí está, foi mais ou menos isso que eu disse lá em cima (o Renato publicou isso enquanto eu escrevia este testamento todo...). Afinal de contas, não é apenas o tigeleiro com essa opinião... 8)
« Last Edit: September 19, 2011, 05:22:54 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal