Author Topic: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas  (Read 41651 times)

Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: O "fumante social": aquele que só fuma eventualmente
« Reply #15 on: March 22, 2015, 11:23:15 pm »
0

Os riscos são os mesmos ou são menores? É preciso maltratar a lógica?

Recomendações como essa, a meu ver, são contraproducentes. Óbvio que há riscos associados com o uso do cigarro, em qualquer situação, mas alarmismos exagerados como este minam a credibilidade das autoridades médicas, pois menosprezam a inteligência das pessoas (há quem argumente que fumante não tem inteligência, não é por ai). Por ex, ninguém acredita que fumar de vez em quando não faz mal; as pessoas só aceitam o risco.

Um fumante eventual não vai se convencer com isso, parece mimimi de médico.
Oi Dude, obrigado por tua opinião. Ele quis dizer que os TIPOS de riscos são os mesmos (AVC, câncer, etc), mas a chance de desenvolvê-los  é menor no fumante eventual. Se o fumante eventual não vai se convencer disso, creio que é um pouco por isso:
"O fumante sabe que cigarro dá câncer, infarto, derrame cerebral, mas não se abala com isso. O ser humano não liga para as piores desgraças que lhe possam acontecer, desde que ocorram num futuro distante. A espécie foi selecionada assim. De que adiantava ficar planejando a vida para os vinte anos seguintes, se o homem primitivo não sabia se, no fim do dia, estaria vivo para voltar à caverna trazendo a caça que fora buscar para alimentar a família?"
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #16 on: March 22, 2015, 11:23:52 pm »
0
A questão aqui é que o "fumante eventual" é fumador dependente como os outros. Mesmo que diga a si próprio que tem a coisa controlada, que domina o cigarro e é um mestre na arte de mandar bafos.

Se ele não fosse dependente, simplesmente não fumava, porque nao faz sentido uma pessoa submeter-se a um mau habito periodicamente, se aquilo nao traz nada de realmente bom.

Às vezes até pode ser pior porque passam mais tempo a aguentar para nao fumar tanto e a convencer-se que se estão a privar de uma coisa boa (alimentando a falsa ideia que fumar dá prazer).

Mas, claro, quanto menos se fumar melhor, ainda assim.

Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #17 on: March 22, 2015, 11:25:06 pm »
0
Este tópico está muito participado, só o Mosca tem 9 respostas... :P :P
Amigo Caramelo, eu gostaria muito de sua participação!
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #18 on: March 22, 2015, 11:32:32 pm »
0
A questão aqui é que o "fumante eventual" é fumador dependente como os outros. Mesmo que diga a si próprio que tem a coisa controlada, que domina o cigarro e é um mestre na arte de mandar bafos.

Se ele não fosse dependente, simplesmente não fumava, porque nao faz sentido uma pessoa submeter-se a um mau habito periodicamente, se aquilo nao traz nada de realmente bom.

Às vezes até pode ser pior porque passam mais tempo a aguentar para nao fumar tanto e a convencer-se que se estão a privar de uma coisa boa (alimentando a falsa ideia que fumar dá prazer).

Mas, claro, quanto menos se fumar melhor, ainda assim.
O que posso dizer depois disso? Concordo 100%, Francisco.
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #19 on: March 22, 2015, 11:36:47 pm »
0
A questão aqui é que o "fumante eventual" é fumador dependente como os outros. Mesmo que diga a si próprio que tem a coisa controlada, que domina o cigarro e é um mestre na arte de mandar bafos.

Se ele não fosse dependente, simplesmente não fumava, porque nao faz sentido uma pessoa submeter-se a um mau habito periodicamente, se aquilo nao traz nada de realmente bom.

Às vezes até pode ser pior porque passam mais tempo a aguentar para nao fumar tanto e a convencer-se que se estão a privar de uma coisa boa (alimentando a falsa ideia que fumar dá prazer).

Mas, claro, quanto menos se fumar melhor, ainda assim.
Você é Português, Francisco? quantos anos tem?
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #20 on: March 22, 2015, 11:40:55 pm »
+1

Você é Português, Francisco? quantos anos tem?

Sim, sou português e tenho trinta e poucos. Infelizmente fumei durante mais de 15 anos :(

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #21 on: March 22, 2015, 11:45:57 pm »
+1
Amigo Caramelo, eu gostaria muito de sua participação!

 Caro Mosca, o meu comentário refere-se ao exagero na tua luta anti-tabagica, alem do que escreves (em "quantidade" e qualidade), ainda tens o teu avatar e o respectivo comentário... É que dá ideia que crias o tópico e "respondes-te" a ti próprio ou seja "atiras os foguetes e apanhas as canas"... É que esse teu exagero pode cair no ridículo.

Tens a noção que estás a escrever para pessoas crescidas e inteligentes, que sabem e conhecem os malificios do tabaco, mas que ao lerem a mensagem "inflamada" podem ficar melindradas. Claro que tambem critico quem defenda o uso do tabaco, mas acho que ninguem o faz.

Penso que quem fuma de uma maneira intensa te dá toda a razão. Mas tambem existem aqueles que fumam ocasionalmente, para terem algum prazer (ex. charutos, cachimbo,...) mas que não são (tão) viciados no tabaco, aqui estas pessoas não são obrigadas a concordar contigo. Porque o tabaco é cancerígeno quando "usado" de uma maneira intensa.

 

Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #22 on: March 22, 2015, 11:48:10 pm »
0
Sim, sou português e tenho trinta e poucos. Infelizmente fumei durante mais de 15 anos :(
Mas parou, e isso que é importante. Passe tua experiências aos teus amigos e colegas. Portugal enfrenta grandes problemas relacionados ao fumo.
Olhe este texto (de 2013): "Fumadores portugueses consumiram 14,4 cigarros por dia em 2012" http://www.ionline.pt/artigos/portugal/fumadores-portugueses-consumiram-144-cigarros-dia-2012.

Destaco alguns trechos:

Segundo este documento,  mais de 90% dos fumadores portugueses iniciaram o consumo antes dos 25 anos e dos alunos com 18 anos, de ambos os sexos, cerca de dois terços fumou pela primeira vez entre os 13 e os 16 anos.

(...) A DGS chama a atenção, no entanto, para o facto de, entre 2006 e 2011, se ter verificado “uma subida na percentagem de adolescentes no ensino público que já experimentaram fumar, fumaram no último ano, ou fumaram nos últimos 30 dias.”

O documento revela ainda que, mais de oito em cada 10 fumadores começaram a fumar devido “à influência dos amigos”. Um em cada 5 por “gostarem do sabor ou do aroma” do tabaco e um em cada 10 por este ser “acessível”.

"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #23 on: March 22, 2015, 11:59:10 pm »
0
 Celso eu estou convertido!

 Cheguei quase aos 40 sem saber estás coisas, já bebi de tudo e experimentei várias drogas, até já fui operado, e no dentista também levei anestesias. Sou alcoólatra e drogado e nem sabia.

 Só falta colocar aqui uns versos da bíblia e passo a acreditar em Deus e nas estórias da Carochinha.

 Melga não estás a prestar nenhum serviço público. Estás apenas a ser impertinente. O tabaco e o álcool podem ter algum enquadramento neste fórum, afinal de contas aqui o barbear torna-se numa tarefa prazenteira.

Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #24 on: March 23, 2015, 12:06:27 am »
0
Caro Mosca, o meu comentário refere-se ao exagero na tua luta anti-tabagica, alem do que escreves (em "quantidade" e qualidade), ainda tens o teu avatar e o respectivo comentário... É que dá ideia que crias o tópico e "respondes-te" a ti próprio ou seja "atiras os foguetes e apanhas as canas"... É que esse teu exagero pode cair no ridículo.

Tens a noção que estás a escrever para pessoas crescidas e inteligentes, que sabem e conhecem os malificios do tabaco, mas que ao lerem a mensagem "inflamada" podem ficar melindradas. Claro que tambem critico quem defenda o uso do tabaco, mas acho que ninguem o faz.

Penso que quem fuma de uma maneira intensa te dá toda a razão. Mas tambem existem aqueles que fumam ocasionalmente, para terem algum prazer (ex. charutos, cachimbo,...) mas que não são (tão) viciados no tabaco, aqui estas pessoas não são obrigadas a concordar contigo. Porque o tabaco é cancerígeno quando "usado" de uma maneira intensa.
Olá Caramelo,
Agradeço honestamente tua opinião. Eu não vejo mal na minha “luta”. Quanto à possiblidade de cair no ridículo, sinceramente, não estou nem aí, não há problema nisso.
“Tens a noção que estás a escrever para pessoas crescidas e inteligentes, que sabem e conhecem os malefícios do tabaco”.
Tem total razão. Tenho certeza que os membros do fórum são inteligentes e maduros. Eu criei o tópico para tentar iniciar uma discussão madura sobre o tema, com argumentos bem fundamentados.
No entanto, também o criei como um alerta. Eu penso na possibilidade de uma criança ou adolescente inadvertidamente visitar o fórum, e se deparar com informações que não condizem com a idade deles, apenas isso.

Há algumas questões a serem discutidas sobre tua frase: “Penso que quem fuma de uma maneira intensa te dá toda a razão. Mas também existem aqueles que fumam ocasionalmente, para terem algum prazer (ex. charutos, cachimbo) mas que não são (tão) viciados no tabaco, aqui estas pessoas não são obrigadas a concordar contigo. Porque o tabaco é cancerígeno quando "usado" de uma maneira intensa”.

Infelizmente, "Não existe um nível seguro de exposição à fumaça do tabaco" (National Cancer Institute, EUA. Tabaco é sempre cancerígeno. Se você utilizá-lo com menor frequência, terá menor possibilidade de ter problemas, apenas isso.
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #25 on: March 23, 2015, 12:13:55 am »
0
Celso eu estou convertido!

 Cheguei quase aos 40 sem saber estás coisas, já bebi de tudo e experimentei várias drogas, até já fui operado, e no dentista também levei anestesias. Sou alcoólatra e drogado e nem sabia.

 Só falta colocar aqui uns versos da bíblia e passo a acreditar em Deus e nas estórias da Carochinha.

 Melga não estás a prestar nenhum serviço público. Estás apenas a ser impertinente. O tabaco e o álcool podem ter algum enquadramento neste fórum, afinal de contas aqui o barbear torna-se numa tarefa prazenteira.
Olá Nuno, boa noite,
Fico contente que pôde se informar um pouco mais por aqui.

Quanto à tua opinião sobre a Bíblia e Deus, não concordo, e acho que mais pessoas não concordarão também. É uma pena que você tenha que ser tão agressivo....

Sou mosca, mas posso ser melga também, apesar de ser uma palavra pouco usado aqui no Brasil. Acho que o impertinente é você, e sugiro que volte para o tópico dos charutos.

“O tabaco e o álcool podem ter algum enquadramento neste fórum, afinal de contas aqui o barbear torna-se numa tarefa prazenteira”.
Sem comentários sobre isso, meu amigo.
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
  • Respect: +36
    • Email
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #26 on: March 23, 2015, 12:31:43 am »
0
Eu imagino que os responsáveis por propagandas anti-tabagistas nunca colocaram um cigarro na boca, pois sempre acabam por passar a mensagem de forma atrapalhada.  Parece que os anti-tabagistas estão tão convictos da superioridade dos seus propósitos que esquecem um simples fato: os fumantes pensam e possuem senso crítico. Não se pode sair por ai a maltratar a lógica em nome de bons propósitos.

Igualar um fumante eventual com um habitual é só um exemplo, dentre outros.

Focar a propaganda anti-tabagista apenas na questão negativa (riscos à saúde) também é outro erro, pois só atinge uma parcela dos viciados, justamente aquela que se preocupa com a saúde.

O ato de fumar é um ato prazeroso. É um prazer que acompanha a vida do sujeito por décadas. Muitas vezes, é o último prazer que resta na vida do indivíduo. O cigarro funciona como um companheiro fiel, sempre a aparecer nos momentos estressantes. Nem todos aceitam largar este 'companheiro' apenas para cuidar da saúde, preferem até morrer. Para esses, uma abordagem diferente deveria ser utilizada.



Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #27 on: March 23, 2015, 12:47:08 am »
0
Eu imagino que os responsáveis por propagandas anti-tabagistas nunca colocaram um cigarro na boca, pois sempre acabam por passar a mensagem de forma atrapalhada.  Parece que os anti-tabagistas estão tão convictos da superioridade dos seus propósitos que esquecem um simples fato: os fumantes pensam e possuem senso crítico. Não se pode sair por ai a maltratar a lógica em nome de bons propósitos.

Igualar um fumante eventual com um habitual é só um exemplo, dentre outros.

Focar a propaganda anti-tabagista apenas na questão negativa (riscos à saúde) também é outro erro, pois só atinge uma parcela dos viciados, justamente aquela que se preocupa com a saúde.

O ato de fumar é um ato prazeroso. É um prazer que acompanha a vida do sujeito por décadas. Muitas vezes, é o último prazer que resta na vida do indivíduo. O cigarro funciona como um companheiro fiel, sempre a aparecer nos momentos estressantes. Nem todos aceitam largar este 'companheiro' apenas para cuidar da saúde, preferem até morrer. Para esses, uma abordagem diferente deveria ser utilizada.
Oi Dude,
Obrigado novamente por tua opinião. Vamos lá:
“Eu imagino que os responsáveis por propagandas anti-tabagistas nunca colocaram um cigarro na boca, pois sempre acabam por passar a mensagem de forma atrapalhada”.

Eu nunca coloquei um cigarro na boca, tem razão. Não sei sobre os outros anti-tabagistas, teria que perguntar a eles. 

“Parece que os anti-tabagistas estão tão convictos da superioridade dos seus propósitos que esquecem um simples fato: os fumantes pensam e possuem senso crítico”.

TODOS os fumantes do fórum têm senso crítico, concordo com você. Porém, como já disse antes, eu penso na possibilidade de uma criança ou adolescente inadvertidamente visitar o fórum, e se deparar com informações que não condizem com a idade deles, apenas isso.

“Não se pode sair por ai a maltratar a lógica em nome de bons propósitos. Igualar um fumante eventual com um habitual é só um exemplo, dentre outros”.

Infelizmente, "Não existe um nível seguro de exposição à fumaça do tabaco" (National Cancer Institute, EUA”. Já ouviu falar no National Cancer Institute?

“Focar a propaganda anti-tabagista apenas na questão negativa (riscos à saúde) também é outro erro, pois só atinge uma parcela dos viciados, justamente aquela que se preocupa com a saúde”

Há questões positivas sobre o fumo?

“O ato de fumar é um ato prazeroso. É um prazer que acompanha a vida do sujeito por décadas. Muitas vezes, é o último prazer que resta na vida do indivíduo. O cigarro funciona como um companheiro fiel, sempre a aparecer nos momentos estressantes. Nem todos aceitam largar este 'companheiro' apenas para cuidar da saúde, preferem até morrer. Para esses, uma abordagem diferente deveria ser utilizada”

Sim para esses, recomendo uma abordagem psiquiátrica e/ou psicológica.
« Last Edit: March 23, 2015, 12:49:55 am by mosca »
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #28 on: March 23, 2015, 12:59:32 am »
+1

Há questões positivas sobre o fumo?

Cachimbo da paz!


Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: Malefícios do álcool, tabaco e outras drogas
« Reply #29 on: March 23, 2015, 01:00:45 am »
0
Cachimbo da paz!
:)
Você é de Coimbra? na minha opinião, é uma das melhores cidades que há...
« Last Edit: March 23, 2015, 01:03:46 am by mosca »
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal