Barbear Clássico
Café Central => Escrita em Dia => Topic started by: TheMonk on March 26, 2015, 01:52:18 pm
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Meus caros,
Depois de ter recomeçado a usar pontualmente uma caneta de tinta permanente notei uma melhoria natural na minha caligrafia (que nunca foi grande coisa, por sinal), o que me agradou sobremaneira.
Nesse sentido, e dado que a única caneta de tinta permanente que possuo tem demasiado valor sentimental para usar no dia-a-dia, peço as vossas sugestões para uma caneta de tinta permanente que seja elegante, robusta, proporcione uma boa escrita e tenha um preço razoável - diria até 50€, mas se houver boas opções que sejam mais económicas, melhor ainda. O aspecto e acabamento da mesma é importante, dada a minha actividade profissional.
Obrigado desde já aos especialistas! ;)
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Não sou especialista nem nada que se pareça, mas posso tentar ajudar.
Pretendes uma caneta para mostrar a quem perceba de canetas ou a um leigo (só precisa de ter bom aspeto)? Preferes canetas pesadas ou leves? Queres algo de aspeto clássico e sóbrio ou colorido e moderno?
Assim de repente, estou a lembrar-me de canetas Parker, Kaweco, Scheaffer, Lamy, Pilot, Waterman (talvez)...
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Gozado como mesmo eu, que sou filho de portugueses, não estou acostumado à este termo "caneta de tinta permanente".
Toda caneta é de tinta permanente, que eu saiba. Menos aquelas que são para pregar peças, onde a tinta desaparece após alguns minutos ;D
Mas claro, é um daqueles casos onde nossos vocabulários divergem. Aqui chama-se "caneta tinteiro" e pronto. :P
Bem David, eu tenho apenas duas. Uma Parker 51 que é presente do pai, e daí não a uso com frequência, e uma Lamy Safari que esta sim, é pau pra toda obra.
A escrita é média, o preço baixo, e como é de cartucho, a troca de tinta é um pouco mais cara no longo-termo, mas pelo menos é livre de sujeiras. Além do que tem um clipe grande e prático de prender na calça, bolso ou onde mais.
Para o dia-a-dia acho muito boa, não troco. Mas também não sou grande entendido de canetas :D
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Bom, há as canetas populares aqui no fórum, como a Parker Frontier Flighter GT, a Lamy Safari ou até, para quem quiser uma caneta sólida e baratinha, a Hero 5020...
Mas tudo depende do fim a que se destina, e do teu gosto pessoal...
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Obrigado pelas respostas dadas até agora! :)
Respondendo às pergntas do Flávio, quero algo que tenha um bom aspecto, um bom acabamento por toda a caneta. Gosto de sentir algum peso na mão, e prefiro algo mais clássico e sóbrio. Exemplo: entre a Parker Frontier Flighter GT e a Lamy Safari que o Emanuel referiu, o que procuro vai muito mais de encontro à Parker, mas ainda assim preferia algo com um acabamento um pouco diferente, tipo piano black.
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Algo assim?
(http://www.luxor.in/product_images/f/329/9000015536__28691_zoom.jpg)
http://www.luxor.in/parker-frontier-matte-black-ct-fountain-pen_9000020641.html
Ou assim?
(http://i1.ppfry.com/media/catalog/product/p/a/800x880/parker-frontier-matte-black-fountain-pen-gt-parker-wr1zax.jpg)
Ou ainda assim?
(http://parkerpens.net/bilder_pennor/sonnet/2003-sonnet-fp-only.jpg)
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Das três imagens que colocas, José, a que me agrada mais é sem dúvida a primeira, é muito bonita.
Entenda-se que, para além do aspecto, interessa-me também que seja uma caneta com alguma robustez, e com boa escrita. :)
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A escrita terá mais a ver com o aparo, geralmente os aparos mais grossos resultam numa caligrafia mais bonita.
Dentro do preço e dos gostos, recomendo canetas Parker, talvez uma IM Premium. Mas existe o inconveniente de só poder levar cartuchos e conversores da marca (ou com a mesma medida). Pode ser que apareça algum modelo da Scheaffer ou Waterman que te agrade, por um preço a rondar €50, nalguma loja, mas não será fácil. Outras marcas que se costumam ver nas lojas, como Cerrutti, têm muito estilo mas lembram-me imenso as chinesas e para comprar uma caneta chinesa, acho que compensa mais ir diretamente à fonte. Eu acho a Jinhao 159 bastante bem construída por exemplo, talvez grande de mais, pena não haver uma versão mais pequena, mas o corpo metálico não é tão resistente como o plástico. Uma pequena queda e pode aparecer uma mossa.
Existem vários modelos chineses que me impressionaram pela qualidade de construção bem acima do que esperaria. O problema é que são canetas que têm sempre um ou outro detalhe "foleiro". Não percebo...
Não tão boa, mas interessante, principalmente por se poder encomendar aparos diferentes (ou aparos e alimentadores suplentes) com a caneta é a Serwex MB (http://www.fountainpenrevolution.com/SerwexPens.html) indiana. Ainda a semana passada esteve a $8,50.
Por fim, ainda há a possibilidade de comprar uma caneta usada. Não sei se gostarias de entrar por este caminho.
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Waterman já fica acima do que queria gastar, estive a ver as Faber Castell, Parker e Scheaffer, e gostei destas:
Faber Castell Design Ambition Rhombus Fountain Pen - 90€
(http://www.andys-pens.co.uk/faberdesignpix/ambitionrhombusfp.jpeg)
Faber Castell Design Ambition Black Fountain Pen - 70€ Eliminei esta caneta porque afinal já tenho este modelo, mas em rollerball. ;D
Parker IM Premium Matte Black - 30€
(http://www.fountainpennetwork.com/forum/uploads/post-96825-0-28180000-1356994526.jpg)
Sheaffer Prelude 373 Gloss Black - 90€
(http://www.andys-pens.co.uk/sheafferpix/373_0_fountain.jpg)
Sheaffer Gift Collection 9312 Glossy Black - 50€
(http://www.andys-pens.co.uk/sheafferpix/9317_0_fountain.jpeg)
Sheaffer Sagaris 9470 Gloss Black with Chrome Plate Trim - 65€
(http://www.andys-pens.co.uk/sheafferpix/9470-0.jpg)
Opiniões? Haverá diferenças significativas a nível de qualidade e comforto de escrita? A amplitude de preços ainda é significativa.
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Waterman já fica acima do que queria gastar, estive a ver as Faber Castell, Parker e Scheaffer, e gostei destas:
Faber Castell Design Ambition Rhombus Fountain Pen - 90€
(http://www.andys-pens.co.uk/faberdesignpix/ambitionrhombusfp.jpeg)
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Opiniões? Haverá diferenças significativas a nível de qualidade e comforto de escrita? A amplitude de preços ainda é significativa.
Esta caneta é linda, com certeza. Se eu fosse comprar uma, seria esta (o problema seria pagá-la ::) ::) ::)).
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Parker Frontier, Lamy Safari, Waterman Phileas. ;)
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Sheaffer Gift Collection 9312 Glossy Black - 50€
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Não conheço todas estas, mas tenho a Sheaffer Ferrari, que me parece ser a mesma estrutura da "Gift Collection".
Atesto a qualidade dela em todos os aspectos. É muito gostosa de escrever.
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Nunca pus as mãos numa caneta Faber Castell, mas do contato que tive com a marca, pareceu-me tudo de ótima qualidade.
A Scheaffer Prelude é uma caneta bastante bonita mas pareceu-me uma caneta menos robusta que a Parker IM Premium. Estive com uma Parker dessas na mão e fiquei impressionado com a qualidade, peso, agarre e robustez. Era a versão Gun Metal, que parece castanho escuro com reflexos dourados e tem entalhes aderentes no cabo. A Matte Black não me chamou tanto a atenção, mas é mais uma questão de gostos. Se tiveres oportunidade, passa numa loja, pede para ver as canetas, pega nelas e desmonta para perceberes a qualidade, agarre e peso. Para experimentar o aparo, costumo simular escrita nas costas da mão.
Ah, a Parker, para além de ter cartuchos próprios, não gosto do mecanismo do conversor que é tipo seringa.
Não sei se conheces, mas o canal de youtube deste senhor Brown (https://www.youtube.com/watch?v=at7BrUxgr0A) tem uma variedade enorme de avaliações de canetas, muitas delas com demonstração de escrita. Vale a pena perder umas horas a assistir.
Como uma caneta de aparo é uma coisa muito pessoal e existem variações de caneta para caneta, fica um bocado difícil recomendar uma em detrimento de outra.
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Lojas seguras online ou físicas quais recomendam ?
Confesso que tenho alguma curiosidade neste assunto, até poruqe estou a "desaprender" a escrever à mão já que pouco o faço.
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Eu tive boa experiência com a loja do link da Serwex MB acima, até me mandaram um aparo extra e uma caneta. O problema é que as canetas indianas, na grande maioria, são toscas e algumas exigem manutenção/conhecimento.
Não posso aconselhar outras por experiência própria.
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The Monk,
caso consigas esticar ligeiramente o valor (+/- €70) aconselho vivamente uma Kaweco Dia.
Excelente qualidade e escrita. Não fica nada a dever a outras marcas bem mais caras e de "renome" (como se a Kaweco também não fosse).
Confesso que a início estava um pouco relutante mas depois de pesquisar e ler reviews avancei para a compra mais confiante e a verdade é que nunca me deixou ficar mal no meu dia-a-dia.
Abraços
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Como escreveu o FML, tens que gostar da caneta.
Podes ler umas reviews na FPN (http://www.fountainpennetwork.com).
O meu exemplo:
Marca de canetas que gosto: Waterman, Pelikan, Montblanc e Parkers antigas (não gosto das minhas Parkers modernas).
Gosto de canetas de ebonite porque são leves, se é para escrever muito as canetas pesadas podem tornar-se cansativas, e a sensação na mão é excelente.
Não gosto das canetas que têm recortes na secção para "forçar" a posição dos dedos, que faz a caneta não assente bem na minha mão, apesar de ser apreciado por muitos.
Canetas baratas lembro-me das chinesas e as indianas, mas em termos de aspeto pode não ser o que procuras. Por exemplo as canetas chinesas que tenho tem carateres chineses.
Ah, a Parker, para além de ter cartuchos próprios
Relativamente aos cartuchos / conversores proprietários, não é uma exclusividade da Parker. A Sheaffer, Lamy, Pilot entre outras também usam cartuchos proprietários.
Lojas seguras online ou físicas quais recomendam ?
Confesso que tenho alguma curiosidade neste assunto, até poruqe estou a "desaprender" a escrever à mão já que pouco o faço.
Não sabes de nenhuma loja da especialidade na tua zona?
Acho melhor comprar canetas em lojas físicas da especialidade assim posso ver e sentir antes de a comprares.
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Conheço a loja do Colombo. Ss preços das canetas que vejo na montra é que me têm afastado de lá entrar :o
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... Parkers antigas (não gosto das minhas Parkers modernas).
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Não gosto das canetas que têm recortes na secção para "forçar" a posição dos dedos, que faz a caneta não assente bem na minha mão, apesar de ser apreciado por muitos.
...
Relativamente aos cartuchos / conversores proprietários, não é uma exclusividade da Parker. A Sheaffer, Lamy, Pilot entre outras também usam cartuchos proprietários.
Referes-te ao aparo das Parker modernas? Ou à qualidade geral?
Também não gosto que me mandem nos dedos :P
Obrigado pela correção quanto aos cartuchos, porque pelo que escrevi acima parecia que só a Parker tinha estes cartuchos.
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Conheço a loja do Colombo. Ss preços das canetas que vejo na montra é que me têm afastado de lá entrar :o
Entra e pede para ver o que têm dentro do teu orçamento.
Se é para experimentar, podes sempre comprar na net uma caneta Hero, tenho a 616 e estou contente com ela.
Referes-te ao aparo das Parker modernas? Ou à qualidade geral?
Da Parkers mais modernas, tenho uma Parker Frontier e por último uma Parker Vector e não fiquei fã de ambas, não gosto da escrever com elas. No caso da Sonnet também é a qualidade do material, a secção está marcada pela forma que seguro na caneta.
Não tenho e não conto ter a Parker Urban ou a Sonnet porque o design da Urban é-me algo "estranho" e a Sonnet não consegue despertar-me interesse.
Como disse inicialmente, falo dos meus gostos. Exemplo: há muitos membros do fórum que gostam das Parker Frontier.
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A Hero 616 tem sido o meu cavalo de batalha. É uma caneta espetacular para o dia a dia. Cumpridora e relativamente discreta, só me deixou ficar mal uma vez. Borrou-me as mãos de tinta que saiu pelo topo da tampa (saiu por baixo do clipe). Mas foi um caso isolado em que estava bastante frio fora, muito quente na sala para onde fui e, para agravar a situação, eu estava entusiasmado a argumentar e usei a caneta como se fosse uma batuta. Felizmente só sujei as mãos, não salpiquei roupa nem mais ninguém.
Tirando o facto de ter furado um saco e alguns aparos serem algo ásperos, estou bastante contente com a caneta. Pena não haver mais opções de aparo e o original ser tão fino que não dá para grande "tunning".
Claro que o plástico ou os caracteres chineses podem incomodar, mas como não se emprestam canetas de aparo, não passam de meros detalhes.
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Bem, eu espero que a Parker Frontier não seja assim tão má ;D, vi um bom negócio no eBay e comprei uma por 10€ e portes gratuitos:
(http://i.imgur.com/97Cb6gn.jpg)
Sendo Parker, esta leva cartuchos próprios, certo? Onde posso ver quais são?
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Por um preço desses não pode ser má compra. Localmente, dúvido que conseguisses comprar uma Parker Vector de entrada por preço semelhante. Qual foi o modelo?
Os cartuchos (costumam ser maiores) e conversores são próprios da marca, por isso não há que enganar na hora de comprar, têm um formato característico e a marca Parker. As Parker costumam vir com um cartucho quando são novas, por isso deves aprender a identificar logo o cartucho. Exemplo de cartuchos (http://www.staples.pt/Produtos/Cartucho_Tinta_Parker_Quink_5_Unidades_Preto).
De qualquer das formas, eu recomendo a compra de um conversor para usar com tinta de frasco. Não é que a tinta Parker seja má, longe disso, mas o frasco fica mais barato e dá mais opções a quem escreva bastante. O único inconveniente é ser mais sujo na altura de encher a caneta.
Não sei se existem outros fabricantes de cartuchos ou conversores para a Parker. Se houver, eu recomendo a compra de um conversor de rosca pois não sou muito apologista dos de seringa como vende a Parker. A vantagem dos conversores de seringa é a rapidez e a velocidade de limpeza.
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Por um preço desses não pode ser má compra. Localmente, dúvido que conseguisses comprar uma Parker Vector de entrada por preço semelhante. Qual foi o modelo?
Os cartuchos (costumam ser maiores) e conversores são próprios da marca, por isso não há que enganar na hora de comprar, têm um formato característico e a marca Parker. As Parker costumam vir com um cartucho quando são novas, por isso deves aprender a identificar logo o cartucho. Exemplo de cartuchos (http://www.staples.pt/Produtos/Cartucho_Tinta_Parker_Quink_5_Unidades_Preto).
De qualquer das formas, eu recomendo a compra de um conversor para usar com tinta de frasco. Não é que a tinta Parker seja má, longe disso, mas o frasco fica mais barato e dá mais opções a quem escreva bastante. O único inconveniente é ser mais sujo na altura de encher a caneta.
Não sei se existem outros fabricantes de cartuchos ou conversores para a Parker. Se houver, eu recomendo a compra de um conversor de rosca pois não sou muito apologista dos de seringa como vende a Parker. A vantagem dos conversores de seringa é a rapidez e a velocidade de limpeza.
O modelo é o Parker Frontier Matte Black CT. Quanto aos cartuchos e conversores de rosca vs. seringa, acho que vais ter que me trocar isso por miúdos. :P
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Pois, por algum motivo, a imagem da Parker não apareceu quando respondi anteriormente...
Ora, vamos lá ver se me consigo explicar.
Os cartuchos Parker são isto (http://estilograficas.com/879-cartuchos-de-tinta-parker.html). Costumam levar mais tinta que os "internacionais" e até são mais fáceis de encontrar nas lojas que os outros.
Os conversores (ver mais aqui (http://dirck.delint.ca/beta/?page_id=316)) são uns cartuchos (cilindros) com um mecanismo de vácuo que lhes permite carregar tinta de um frasco. Maior parte tem um pistão no interior que expulsa o que está no interior do cartucho quando desce e suga tinta/água/ar para dentro do cartucho quando sobe. Funcionam como o interior de uma seringa.
Existem basicamente dois tipos de accionamento do pistão. Um deles, puxando e empurrando o pistão como se fosse uma seringa através de uma haste (tipo seringa) e outro com accionamento parecido com o castelo de uma torneira (tipo rosca), isto é, gira-se o topo num sentido e o pistão desce, gira-se no sentido inverso e o pistão sobe.
Nesta página (https://colewardell.wordpress.com/2010/03/21/parker-45/) aparecem um conversor tipo seringa (maioritariamente plástico) e outro de rosca (com algum metal) lado a lado.
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Percebido, obrigado Flávio! E a tua opção seria um conversor de rosca, em vez dos mais habituais cartuchos?
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Os cartuchos não são maus e ficas bem servido. Os da Parker até são bem fáceis de encontrar.
Mas ficas restrito a tinta Parker.
Com um conversor adicionas versatilidade, ou seja, podes usar a tinta que te apetecer, basta comprar o tinteiro e ires enchendo o conversor sempre que necessário. Além disso, os tinteiros acabam por sair mais baratos que as recargas/cartuchos Parker.
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É como escreveu o oversaturn ;)
Eu não descartava ter cartuchos em casa para uma viagem ou assim, são muito fáceis de usar e limpos. Para quem escreve esporadicamente, os cartuchos fazem bastante sentido.
Mas eu prefiro conversor e tinta de frasco porque:
- existem imensas opções de tinta de várias marcas, atualmente para cartuchos Parker só existe preto, azul e azul-preto;
- a tinta fica mais barata, por exemplo, um frasco Parker de 57ml custa em torno de €6, cinco cartuchos (1,1ml cada?) custam cerca de €3;
- a tinta de frasco dá para misturar com outras tintas ou água destilada, criando tintas com caraterísticas e cores diferentes;
- usa-se a tinta conforme a necessidade, enche-se a quantidade que se quer e se sobrar pode ser vertida novamente no frasco;
- o conversor pode ser usado para ejetar água com alguma pressão através do alimentador e aparo lavando-os melhor;
- o conversor pode ser usado para forçar tinta para o aparo;
- gosto do ritual de encher a caneta no frasco :D.
Mas existem inconvenientes:
- existe sempre o risco de entornar tinta na roupa, chão ou pele (não é raro andar com os dedos manchados de tinta :P);
- o aparo e secção ficam com tinta ao serem mergulhados no frasco e é preciso ter à mão um pano ou papel absorvente para os limpar depois de encher a caneta;
- existe algum desperdício de tinta nos enchimentos;
- o frasco pode não ser muito prático de transportar;
- a tinta pode secar na tampa do frasco e prender a mesma;
- a tinta pode-se ir deteriorando, criando depósitos que depois entopem a caneta.
Quanto ao conversor, eu prefiro os de rosca porque geralmente são mais robustos e precisos na quantidade de tinta enchida ou forçada para o aparo. Os conversores de seringa são mais rápidos e permitem maiores pressões que são úteis quando se está a lavar a caneta mas que, por outro lado, podem gerar inadvertidamente salpicos ou esguichos de tinta.
Os conversores não são muito caros e podem ser intercambiados com cartuchos. O único problema é que de meter e retirar o conversor da caneta muitas vezes pode-se desgastar o bocal e criar folga suficiente para verter tinta (tal como acontece quando se reutilizam cartuchos muitas vezes).
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Obrigado a ambos pelas explicações! :)
- existe sempre o risco de entornar tinta na roupa, chão ou pele (não é raro andar com os dedos manchados de tinta :P);
Estava decidido pelo conversor + tinta de frasco, mas esta tua afirmação deixou-me um pouco apreensivo. Eu viajo bastante, portanto preciso de alguma robustez no material, sem estar sempre preocupado com entornar tinta.
Já agora, quais são os principais motivos para a tinta entornar?
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Caramba pá, vocês deviam ser proibidos de colocar aqui essas fotos ;D ;D ;D.
Eu como escrevo bastante (o raio do trabalho ;D) por motivos €€€ só uso BIC ;D ;D ;D
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Obrigado a ambos pelas explicações! :)
Estava decidido pelo conversor + tinta de frasco, mas esta tua afirmação deixou-me um pouco apreensivo. Eu viajo bastante, portanto preciso de alguma robustez no material, sem estar sempre preocupado com entornar tinta.
Já agora, quais são os principais motivos para a tinta entornar?
Na utilização o conversor comporta-se como um cartucho, um reservatório de tinta.
O que temos é um trabalho extra que é encher o conversor.
Ao encher se não se tiver cuidado pode-se entornares o frasco, ou vir tinta a mais na parte que ficou submersa em tinta quando se enche o conversor, secção / alimentador/ aparo, e pingar.
Como quase toda a tinta atual é solúvel em água, mesmo que esta caia na pele lava-se facilmente.
Caramba pá, vocês deviam ser proibidos de colocar aqui essas fotos ;D ;D ;D.
Eu como escrevo bastante (o raio do trabalho ;D) por motivos €€€ só uso BIC ;D ;D ;D
Como o barbear clássico, tens o investimento inicial na caneta, que pode ser menos de 10€, e depois é só comprar tinta.
Ficas com um leque de cores disponíveis bastante interessante, exemplo da noodler's (http://noodlersink.com/noodlers-ink-color/) ou da diamine (http://www.diamineinks.co.uk/listings.aspx?catid=67) ou a J. Herbin 1670 (http://www.fountainpennetwork.com/forum/index.php/topic/273379-jherbin-1670-stormy-grey-photos/) .
É preciso de ter mais cuidado na utilização do que com uma BIC, mas como uma safety razor comparativamente com uma multi lâminas. ;D
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Obrigado a ambos pelas explicações! :)
Estava decidido pelo conversor + tinta de frasco, mas esta tua afirmação deixou-me um pouco apreensivo. Eu viajo bastante, portanto preciso de alguma robustez no material, sem estar sempre preocupado com entornar tinta.
Já agora, quais são os principais motivos para a tinta entornar?
É como o RF escreveu. O material é robusto e se não gastares mais que um cartucho na viagem, nem precisas de levar o frasco porque o conversor leva sensivelmente a mesma quantidade de tinta. O que importuna nas viagens é levar um frasco pesado connosco.
O problema de entornar tinta ou sujar acrescido face ao cartucho surge quando se está a encher a caneta no frasco e não se tem cuidado. Por exemplo:
- podes derrubar o frasco aberto (pior dos cenários);
- podes tocar no gargalo ou no interior da tampa do frasco e estes terem tinta;
- podes tocar na secção ou aparo da caneta ainda com tinta;
- pode cair uma ou outra gota de tinta antes de limpares a secção e o aparo.
Mas isto é como os cortes com Safety Razor, excesso de confiança/desmazelo e a coisa acontece.
Posso dizer-te que já enchi várias canetas em frasco mergulhando só o alimentador e aparo, sacudi o excesso de tinta com pequenos toques no interior do gargalo do frasco e sem limpar com pano ou papel, não sujei absolutamente nada.
Outras vezes, por descuido, fiquei com os dedos "à escola primária", ou seja, borrados de tinta, mas, não sendo tinta preta, passar por água logo após resolve o problema. A tinta preta é mais difícil de sair exigindo mais exigência na lavagem.
Também pode acontecer de deixares cair o frasco e partir. É difícil de acontecer, mas se achares que existe a probabilidade, podes andar com o frasco dentro de um saquinho com fecho de pressão que evitará o vazamento da tinta no caso de acidente.
Se andares muito de avião, há que ter cuidado que as diferenças de pressão e temperatura podem levar a caneta a vazar, mas isso tanto acontece com cartucho como conversor. Consequentemente, podes preferir não levar a caneta cheia de tinta ou um frasco de vidro relativamente pesado (também há de plástico mais leves), levando cartuchos para abrir e usar somente no destino.
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Pensei que o conversor fosse mais sensível a derramar tinta do que um cartucho no dia-a-dia, daí a minha dúvida. Assim sendo, e se o problema dos conversores é o trabalho e cuidado de os encher, prefiro optar por essa solução. Por outro lado, trazer um ou dois cartuchos na mala também é sempre uma boa alternativa.
Recomendam alguma loja no grande Porto para ver conversores, frascos e cartuchos?
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Alguns sítios no Porto em que já comprei material para canetas:
Porto Editora na Praça de D. Filipa de Lencastre
El Corte Inglês - papelaria no piso abaixo do piso do supermercado, ou no primeiro piso a Montblanc
Uma papelaria, que não me lembro do nome, à frente da entrada principal do Via Catarina
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Comprei uma Lamy Studio azul mate! Estou a adorar escrever com isto e tentar melhorar a caligrafia. Veio com um tinteiro Mont Blanc. Agora quero experimentar uma apara mais fina para ver a diferença. Obrigada pelo incentivo RF :)
David desculpa estar a canibalizar o teu tópico.
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Alguns sítios no Porto em que já comprei material para canetas:
Porto Editora na Praça de D. Filipa de Lencastre
El Corte Inglês - papelaria no piso abaixo do piso do supermercado, ou no primeiro piso a Montblanc
Uma papelaria, que não me lembro do nome, à frente da entrada principal do Via Catarina
Tenho que ver no ECI o que há por lá, então. Conversores também se encontrarão por lá, ou é mais fácil e barato em lojas online e/ou eBay?
David desculpa estar a canibalizar o teu tópico.
Estás perfeitamente à vontade, Nuno. Quanto mais pessoas participarem, melhor.
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Comprei uma Lamy Studio azul mate! Estou a adorar escrever com isto e tentar melhorar a caligrafia. Veio com um tinteiro Mont Blanc. Agora quero experimentar uma apara mais fina para ver a diferença. Obrigada pelo incentivo RF :)
David desculpa estar a canibalizar o teu tópico.
De nada.
A caneta já trazia conversor?
Tens de colocar umas fotos da caneta.
Depois das canetas começas as tintas.
Tenho que ver no ECI o que há por lá, então. Conversores também se encontrarão por lá, ou é mais fácil e barato em lojas online e/ou eBay?
Estás perfeitamente à vontade, Nuno. Quanto mais pessoas participarem, melhor.
É quase certo que no El Corte Inglês tem conversores da Parker, não sei se é os mais baratos, mas já lá comprei tinta mais barata que em outras lojas.
A loja em que encontrei o conversor para as Waterman mais barato foi na Porto Editora na Praça de D. Filipa de Lencastre.
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Eu gosto muito da minha Parker Frontier Flighter GT. Equilibrada e com um excelente aspecto.
Curiosamente as que escrevem melhor são outras. A Hero 616 escreve que é um sonho, e muito fiável. É só pegar e está a escrever. O problema é às vezes "espirrar" tinta.
A Waterman Kultur escreve ainda melhor (para um traço mais grosso), mas deixei-a pousada uns dias na horizontal e não é que já não queria escrever? Fiquei de pá atrás, mas a ver vamos...
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Quando tiver disponibilidade vou abrir um tópico e coloco fotos.
Comprei um conversor de rosca, não sei se é esta a designação melhor. E veio também uma tinta Mont Blanc Royal Blue que tem um tom fantástico, era para ter comprado o tom idêntico da Lamy mas estava esgotado.
Agora o próximo passo será uma caneta de aparo mais fino e outra de aparo mais grosso.
Uma coisa já consegui perceber, o ritmo mais lento que a caneta de aparo proporciona, é bem melhor para a qualidade da minha caligrafia. Tenho praticado todos os dias até sentir desconforto na mão e nos dedos, o que não é difícil por falta de prática.
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Eu gosto muito da minha Parker Frontier Flighter GT. Equilibrada e com um excelente aspecto.
Curiosamente as que escrevem melhor são outras. A Hero 616 escreve que é um sonho, e muito fiável. É só pegar e está a escrever. O problema é às vezes "espirrar" tinta.
A Waterman Kultur escreve ainda melhor (para um traço mais grosso), mas deixei-a pousada uns dias na horizontal e não é que já não queria escrever? Fiquei de pá atrás, mas a ver vamos...
As Hero 616 (e se calar grande parte das canetas produzidas industrialmente) depende do aparo que calha, umas são fantásticas outras razoáveis e precisam de afinação ou polimento da ponta.
Se a Hero 616 está "constipada" não é normal, pelo menos não na minha experiência, e é preciso tratar disso. Será tinta no tubo?
TheMonk, qual foi o aparo que compraste?
Apesar do que dizem, eu até escrevo mais rápido com caneta de aparo médio do que com esferográfica ou lápis.
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Este novato que voltou a ter interesse neste tipo de canetas e que tem uma Jinhao a caminho gostaria de saber o que acham de canetas Inoxcrom e Colibri em termos de qualidade, escrita etc. para iniciante. Descobri que uma antiga papelaria aqui da terra tem uma caixa de papelão guardada algures lá atras no armazem que me pareceram ser NOS. Mostraram me varias e achei as bem mais baratas do que as Parker, Sheaffer, Waterman, Cross etc. que se encontra nas tabacarias/papelarias e casa da especialidade (por acaso descobri aqui uma que tem lá umas canetas bem acima do meu orçamento!). Fonix, quem se atreve andar com uma caneta de quase 1000€ no bolso???!!!
Nessa antiga papelaria até tinha uma Waterman por 78 € e que me faziam ainda um desconto ...
Maioria do stock era Inoxcrom com alguma Colibri, Waterman e Parker pelo meio. Como (ainda) não estou por dentro deste assunto desconhecia a Inoxcrom e Colibri e gostaria de saber se vale a pena. Preços andavam à volta dos 20 a 30€ e pareciam me bem construidas com ponta em irridium.
Encontrei também umas de marca Senator (que não conhecia) por volta de 15€ mas achei muito pequenas e leves demais para meu gosto. Não me inspirou muita confiança apesar de ser made in Germany ... era algo parecido com isto http://www.ebay.com/itm/Vintage-Senator-Black-and-Silver-Fountain-Pen-/151647119864 (http://www.ebay.com/itm/Vintage-Senator-Black-and-Silver-Fountain-Pen-/151647119864)
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As Hero 616 (e se calar grande parte das canetas produzidas industrialmente) depende do aparo que calha, umas são fantásticas outras razoáveis e precisam de afinação ou polimento da ponta.
Se a Hero 616 está "constipada" não é normal, pelo menos não na minha experiência, e é preciso tratar disso. Será tinta no tubo?
TheMonk, qual foi o aparo que compraste?
Apesar do que dizem, eu até escrevo mais rápido com caneta de aparo médio do que com esferográfica ou lápis.
Este post passou-me completamente ao lado, não sei como. ???
Flávio, o aparo é fino, espero que não seja demasiado fino para o meu gosto. Actualmente a caneta está parada na Alfândega (já lá vão uns dias), conto recebê-la durante a próxima semana e depois já poderei dizer algo mais concreto.
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Este novato que voltou a ter interesse neste tipo de canetas e que tem uma Jinhao a caminho gostaria de saber o que acham de canetas Inoxcrom e Colibri em termos de qualidade, escrita etc. para iniciante. Descobri que uma antiga papelaria aqui da terra tem uma caixa de papelão guardada algures lá atras no armazem que me pareceram ser NOS. Mostraram me varias e achei as bem mais baratas do que as Parker, Sheaffer, Waterman, Cross etc. que se encontra nas tabacarias/papelarias e casa da especialidade (por acaso descobri aqui uma que tem lá umas canetas bem acima do meu orçamento!). Fonix, quem se atreve andar com uma caneta de quase 1000€ no bolso???!!!
Nessa antiga papelaria até tinha uma Waterman por 78 € e que me faziam ainda um desconto ...
Maioria do stock era Inoxcrom com alguma Colibri, Waterman e Parker pelo meio. Como (ainda) não estou por dentro deste assunto desconhecia a Inoxcrom e Colibri e gostaria de saber se vale a pena. Preços andavam à volta dos 20 a 30€ e pareciam me bem construidas com ponta em irridium.
Encontrei também umas de marca Senator (que não conhecia) por volta de 15€ mas achei muito pequenas e leves demais para meu gosto. Não me inspirou muita confiança apesar de ser made in Germany ... era algo parecido com isto http://www.ebay.com/itm/Vintage-Senator-Black-and-Silver-Fountain-Pen-/151647119864 (http://www.ebay.com/itm/Vintage-Senator-Black-and-Silver-Fountain-Pen-/151647119864)
Sobre o preço tudo é relativo, não poderia ser mais a propósito este vídeo que vi:
http://www.youtube.com/watch?v=BVL13VgWadM
Relativamente às marcas que apresentas-te
As mais reconhecidas e colecionáveis são a Parker e Waterman.
Sabes qual os modelos das canetas?
Se não tem escrito o modelo na caixa pede para tirar uma foto e depois identificar o que estás a comprar. Há modelos melhores que outros. Apesar do caro ou barato ser uma coisa relativa, não me parece correto comprar uma coisa a um preço mais elevado que o valor de mercado.
Recentemente comprei uma canetas NOS Waterman e o preço foi desde menos de 10€ (Waterman Kultur) ou outras um bocado mais (Waterman Expert).
(http://i1262.photobucket.com/albums/ii617/RJSBF/a2d5jcd3s/canetas/canetas201412-2_zps74f4f7ba.jpg)
Relativamente à Inoxcrom (espanhola) ou Senator (alemã) não são marcas com o nome das apresentadas anteriormente mas não quer dizer que sejam más.
Relativamente à Colibri não conheço.
Mas mais importante que a marca é o teu gosto. Se não gostas do modelo, do peso, ou como assenta na mão então acho que não compensa comprares porque não deves ir utilizar.
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Sobre o preço tudo é relativo, não poderia ser mais a propósito este vídeo que vi:
http://www.youtube.com/watch?v=BVL13VgWadM
Relativamente às marcas que apresentas-te
As mais reconhecidas e colecionáveis são a Parker e Waterman.
Sabes qual os modelos das canetas?
Se não tem escrito o modelo na caixa pede para tirar uma foto e depois identificar o que estás a comprar. Há modelos melhores que outros. Apesar do caro ou barato ser uma coisa relativa, não me parece correto comprar uma coisa a um preço mais elevado que o valor de mercado.
Recentemente comprei uma canetas NOS Waterman e o preço foi desde menos de 10€ (Waterman Kultur) ou outras um bocado mais (Waterman Expert).
(http://i1262.photobucket.com/albums/ii617/RJSBF/a2d5jcd3s/canetas/canetas201412-2_zps74f4f7ba.jpg)
Relativamente à Inoxcrom (espanhola) ou Senator (alemã) não são marcas com o nome das apresentadas anteriormente mas não quer dizer que sejam más.
Relativamente à Colibri não conheço.
Mas mais importante que a marca é o teu gosto. Se não gostas do modelo, do peso, ou como assenta na mão então acho que não compensa comprares porque não deves ir utilizar.
Obrigado pelas dicas, pois para experimentar algumas coisas com aparos diferentes estou inclinado em começar com as chinesas ... saõ baratinhas e dá para fazer umas experiencias sem perder muito dinheiro. Além das duas Jinhao 950 e x450 estou a pensar em adquirir um Hero 5028 que tras 3 aparos para caligrafia 1.1, 1.5 e 1.9 mm. Gosto particularmente do resultado da escrita com um 1.1mm stub (só de vista porque ainda não experimentei). Este kit de caligrafia da Hero é parecido com o da Sheaffer mas mais barato e quem já testou o dois até acha que a da Hero é melhor ... Assim posso experimentar varias canetas sem gastar mais do que 15€ no total antes de comprar algo mais a serio (e provavelmente mais caro). Também fiz um bid num Waterman Kultur no Ebay mas provavelmente em breve alguém vai por cima hehehe ... Obrigado pela ajuda.
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Há aparos diferentes que não envolvem aparos de bico cortado. Para mim, e para a letra resultar, escrever com aparos de bico cortado envolve mais cuidado na escrita.
Eu já tenho um conjunto Hero 5028 e um Sheaffer NoSense (versão antiga) e discordo que a Hero seja melhor que a Sheaffer.
A Hero é boa para experimentar / brincar, mas para mim o traço fino é muito grosso.
Mas há melhores que a Sheaffer. Como as Osmiroid 65 / 75 ou a Platignum Silverline são excelentes. Estas duas marcas inglesas, são muito boas e na altura eram muito baratas, mas atualmente não são fabricadas.
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Este post passou-me completamente ao lado, não sei como. ???
Flávio, o aparo é fino, espero que não seja demasiado fino para o meu gosto. Actualmente a caneta está parada na Alfândega (já lá vão uns dias), conto recebê-la durante a próxima semana e depois já poderei dizer algo mais concreto.
Caramba, alfândega por um valor tão baixo... Espero que tudo corra pelo melhor :)
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Caramba, alfândega por um valor tão baixo... Espero que tudo corra pelo melhor :)
Só parou, não sei se vão tributar. A verdade é que nas últimas semanas parece-me ter havido alguma alteração na alfândega, as três encomendas que recebi pararam e foram inspecionadas, e uma delas está mesmo para tributação. Encomendas exactamente iguais a estas costumavam passar sem nenhum problema.
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Hero 5028 com 3 aparos a caminho por 5 dólares :D
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Hero 5028 com 3 aparos a caminho por 5 dólares :D
Boa caneta para caligrafia. :)
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Já escrevo à algum tempo com o aparo mais fino de 1.1 mm mas mesmo assim acho largo demais para o dia-a-dia.
Gosto do efeito da ponta plana mas devia ser mais pequena ... deita bastanta tinta e por isso em papel barato não é bom, fica linha muito larga e sem variação.
Em papel de qualidade gosto mas tenho que escrever maior do que o normal. Só comprei para experimentar vários tipos de aparo, já que sou novo nisto. Não existe este tipo de aparo numa medida menor?
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Podes experimentar estes aparos (http://www.fountainpenrevolution.com/nibs.html). Eu tenho uma versão anterior e tive que o afinar, mas estes parecem de melhor qualidade que aquele que tenho.
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Podes experimentar estes aparos (http://www.fountainpenrevolution.com/nibs.html). Eu tenho uma versão anterior e tive que o afinar, mas estes parecem de melhor qualidade que aquele que tenho.
Obrigado pela dica, por acaso já tinha descoberto o FPR mas não sei se dá para trocar o aparo da Hero 5028 ou da minha Jinhao 950.
A recente x450 que recebi sei que dá para trocar o aparo #35/#6
Primeiro vou ter que experimentar como escreve com o aparo M/F que veio e se vale a pena comprar outro aparo que vai ficar mais caro do que a caneta ... ainda por cima a minha caneta veio com defeito na pintura ... o aparo italic ou stub que tenho na Hero 5028 mais pequeno é de 1.1mm e gostaria de encontrar um pouco mais fino. No FPR o stub é de 1 mm o que não vai fazer muita diferença. Minha duvida era se existe algum aparo italic, stub ou oblique de por exemplo à volta de 0.5 a 0.8mm? o que descobri que poderá vir ao encontro daquilo que gostaria experimentar é a Pilot 78G com aparo Broad e após mais algumas buscas encontrei aparos da Nemosine 0.6 e 0.8 stub e tem na medida #6 para colocar na Jinhao x450 :D Com portes fica a 10x o preço da minha recente e modesta colecção de canetas chinesas ... mas é uma opção e também aparecem no ebay. Como também já estou escaldado com os nossos serviços aduaneiros tenho algum receio encomendar algo dos EUA que com portes ultrapasse os 20€ ... a minha maquina de barbear Merkur 34C HD graças a isso saiu me a 70 e tal euros ... mas estou fascinado com essa Nemosine Fission 0.6 ou 0.8 stub ... em gunmetal é linda.
O 0.6 stub nib do ebay fica por volta de 25€ com portes ... :(
http://www.ebay.com/itm/Nemosine-German-Polished-Steel-Replacement-Nib-Calligraphy-0-6-/371160543619?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item566ae47183 (http://www.ebay.com/itm/Nemosine-German-Polished-Steel-Replacement-Nib-Calligraphy-0-6-/371160543619?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item566ae47183)
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Isso não dá problemas na alfândega, mas será que vale a pena? Vê esta imagem (http://i.imgur.com/AfZ9aj1.jpg).
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Isso não dá problemas na alfândega, mas será que vale a pena? Vê esta imagem (http://i.imgur.com/AfZ9aj1.jpg).
Pois também tenho minhas duvidas se vale a pena ... talvez meu 1.1 é mais para 1.2 ... ou talvez tem a ver com o papel. Vou experimentar noutros papeis. Até que na imagem acima o Lamy 1.1 resulta em linhas mais finas do que o 0.8 Nemosine! Como é possivel???? Não faz sentido ...
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Pode ter a ver com a quantidade de tinta que o alimentador/aparo debita ou com o formato da ponta do aparo.
Num papel menos absorvente vai-se notar mais variação de linha. Se o papel for muito absorvente, acho que quanto mais fino for o aparo menos se percebe a variação.
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Pode ter a ver com a quantidade de tinta que o alimentador/aparo debita ou com o formato da ponta do aparo.
Num papel menos absorvente vai-se notar mais variação de linha. Se o papel for muito absorvente, acho que quanto mais fino for o aparo menos se percebe a variação.
Já experimentei noutro papel e faz diferença. Papel que uso no dia a dia para fazer apontamentos é muito absorvente e fica tudo muito grosso e com letras fechadas para o tamanho da minha letra. Com papel menos absorvente fica melhor.
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Já escrevo à algum tempo com o aparo mais fino de 1.1 mn mas mesmo assim acho largo demais para o dia-a-dia.
Gosto do efeito da ponta plana mas devia ser mais pequena ... deita bastanta tinta e por isso em papel barato não é bom, fica linha muito larga e sem variação.
Em papel de qualidade gosto mas tenho que escrever maior do que o normal. Só comprei para experimentar vários tipos de aparo, já que sou novo nisto. Não existe este tipo de aparo numa medida menor?
Relativamente ao aparo mais estreito em princípio resolve o segundo problema, o de obrigar a letra a ficar maior no papel de qualidade, mas não o primeiro, a diferença de traço largo e fino ser impercetível.
Normalmente a escolha da largura do aparo está ligada ao tamanho da letra, quando mais largo maior a letra, digo normalmente porque cada um escreve como gosta.
Com aparo mais estreito a diferença entre o traço largo e o traço fino fica menos percetível, normalmente quando constroem o aparo tentam fazer a linha mais fina o mais fino possível (grossura do metal). Quando se começa a perder a “finura” do traço normalmente afiam a aresta para voltar a ficar afiada.
No aparo stub o traço mais fino fica mais grosso.
Voltando ao primeiro problema, considero que se deve a quatro fatores: forma de escrever (ritmo de escrita, pressão, etc), papel, tinta e caneta.
A forma de escrever: é pessoal e mesmo com todo o controlo pode não resolver o problema se o papel / tinta / caneta não ajudarem.
O papel: é uma das partes mais importantes mas muitas vezes descurada, pode não ser controlável se tivermos de escrever em determinado papel.
A tinta: Há tintas que secam mais rápido que outras, quanto mais rápida a secagem menos tempo para se espalhar no papel. Por isso escolhia uma tinta de secagem mais rápida.
Caneta: Há aparos e alimentadores mais húmidos que outros. Num determinado aparo é possível manipula-lo para ficar mais seco ou mais húmido. No caso dos alimentadores só vi instruções para fazer determinados aparos mais húmidos nunca mais seco.
Para os traços ficarem mais finos, os aparos podem ser manipulados para se conseguir um bico mais estreito e afiado, tarefa que deve ser feita por um nib master.
Vou colocar o disclaimer normal: Qualquer manipulação da caneta pode danifica-la e não me responsabilizo se decidirem faze-lo. Se decidirem fazer devem sempre iniciar em canetas baratas.
Como sou português, o desenrascar está no nosso ADN, tentei fazer eu mesmo para poder ver os resultados.
(http://i1262.photobucket.com/albums/ii617/RJSBF/a2d5jcd3s/canetas/alt-aparo_zpswhkzwgzz.jpg)
Alterei o aparo 1.5 para no final poder comparar com o aparo 1.1.
Primeiros traços são como o aparo como estava originalmente Hero 1.5 , os seguintes são depois de desbastar / “lixar” o aparo Hero 1.5 e por ultimo são o traço que vem originalmente o apago Hero 1.1.
Em baixo está a caneta com o aparo alterado seguido as ferramentas utilizadas stick e lupa.
Na foto pode não estar percetível mas o traço grosso, depois de alterado o aparo 1.5, ficou um pouco maior que o do aparo 1.1
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Antro de perdição... ;D
Cross Century II President aparo fino, Cross ATX pure chrome aparo grosso, Lamy Studio aparo médio, Schaefer aparo fino, Staedtler Itinium Resina aparo medio... 3 tintas duas Montblanc, Royal e Toffe brown e Waterman Mystery Black.
Estou a gostar bastante e até já mudei o estilo de escrita para o que aprendi na escola e estou a aperfeiçoar a técnica.
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Relativamente ao aparo mais estreito em princípio resolve o segundo problema, o de obrigar a letra a ficar maior no papel de qualidade, mas não o primeiro, a diferença de traço largo e fino ser impercetível.
Normalmente a escolha da largura do aparo está ligada ao tamanho da letra, quando mais largo maior a letra, digo normalmente porque cada um escreve como gosta.
Com aparo mais estreito a diferença entre o traço largo e o traço fino fica menos percetível, normalmente quando constroem o aparo tentam fazer a linha mais fina o mais fino possível (grossura do metal). Quando se começa a perder a “finura” do traço normalmente afiam a aresta para voltar a ficar afiada.
No aparo stub o traço mais fino fica mais grosso.
Voltando ao primeiro problema, considero que se deve a quatro fatores: forma de escrever (ritmo de escrita, pressão, etc), papel, tinta e caneta.
A forma de escrever: é pessoal e mesmo com todo o controlo pode não resolver o problema se o papel / tinta / caneta não ajudarem.
O papel: é uma das partes mais importantes mas muitas vezes descurada, pode não ser controlável se tivermos de escrever em determinado papel.
A tinta: Há tintas que secam mais rápido que outras, quanto mais rápida a secagem menos tempo para se espalhar no papel. Por isso escolhia uma tinta de secagem mais rápida.
Caneta: Há aparos e alimentadores mais húmidos que outros. Num determinado aparo é possível manipula-lo para ficar mais seco ou mais húmido. No caso dos alimentadores só vi instruções para fazer determinados aparos mais húmidos nunca mais seco.
Para os traços ficarem mais finos, os aparos podem ser manipulados para se conseguir um bico mais estreito e afiado, tarefa que deve ser feita por um nib master.
Vou colocar o disclaimer normal: Qualquer manipulação da caneta pode danifica-la e não me responsabilizo se decidirem faze-lo. Se decidirem fazer devem sempre iniciar em canetas baratas.
Como sou português, o desenrascar está no nosso ADN, tentei fazer eu mesmo para poder ver os resultados.
(http://i1262.photobucket.com/albums/ii617/RJSBF/a2d5jcd3s/canetas/alt-aparo_zpswhkzwgzz.jpg)
Alterei o aparo 1.5 para no final poder comparar com o aparo 1.1.
Primeiros traços são como o aparo como estava originalmente Hero 1.5 , os seguintes são depois de desbastar / “lixar” o aparo Hero 1.5 e por ultimo são o traço que vem originalmente o apago Hero 1.1.
Em baixo está a caneta com o aparo alterado seguido as ferramentas utilizadas stick e lupa.
Na foto pode não estar percetível mas o traço grosso, depois de alterado o aparo 1.5, ficou um pouco maior que o do aparo 1.1
Obrigado por explicar isto tudo! Talvez um dia me aventuro na afiação dum aparo ... pedras e lupa não me falta (gosto de afiar navalhas até à perfeição, outro hobby ...) :D
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Estou a gostar bastante e até já mudei o estilo de escrita para o que aprendi na escola e estou a aperfeiçoar a técnica.
Comigo aconteceu o mesmo ... escrever como aprendi na escola fica mais bonito com estas canetas, principalmente com aparo italic fica espectacular. Algumas pessoas já se têm admirado e comentado.
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Esse aparo ainda não experimentei e não o vou fazer sem antes ter uma técnica melhor com todos os aparos que tenho. É que o que estou mesmo a adorar é escrever com aparo mais grosso que exige letras maiores, logo mais desenhadas e estou a notar progresso a escrever assim ao contrário da escrita miúda que fazia.