Quote from: FML on May 19, 2013, 09:59:31 pmQuote from: brg on May 19, 2013, 09:45:58 pmPelo que vi essa linha tem Cruise Control certo? Dá muito jeito. Eu era dos cépticos em relação a isso, mas agora não quero outra coisa Quando era novidade, usava, agora já esqueci que o cruise control existe... Não encontro benefícios a não ser quando chega o cansaço na autoestrada, mas nessa altura é porque já se deve parar e esticar um pouco as pernas.Será que existem outros benefícios que me estejam a escapar?Existem. O objetivo do cruise control é automatizar a aceleração do carro. O pé por mais estável que seja acaba sempre por ir descendo e calcando o pedal do acelerador. Imagina que apanhas uma subida e o carro começa a morrer...a tendência é dar-lhe gás. Normalmente mais do que o necessário, aumentando o consumo.O cruise control evita as flutuações de aceleração de forma eletrónica. No entanto retira todo o gozo da condução de um carro. incluindo o fantástico botão Sport...
Quote from: brg on May 19, 2013, 09:45:58 pmPelo que vi essa linha tem Cruise Control certo? Dá muito jeito. Eu era dos cépticos em relação a isso, mas agora não quero outra coisa Quando era novidade, usava, agora já esqueci que o cruise control existe... Não encontro benefícios a não ser quando chega o cansaço na autoestrada, mas nessa altura é porque já se deve parar e esticar um pouco as pernas.Será que existem outros benefícios que me estejam a escapar?
Pelo que vi essa linha tem Cruise Control certo? Dá muito jeito. Eu era dos cépticos em relação a isso, mas agora não quero outra coisa
Quem anda muito na estrada, o cruise control é uma grande ajuda, "mais a mais" quando existem "fotógrafos" na estrada...
Parabéns pela nova aquisição
Quote from: Pitolas on May 19, 2013, 09:46:15 pmParabéns pela nova aquisição+1
Ei, legal!O linea 'e vendido aqui no Brasil também, até existe uma categoria de corrida de turismo só com Lineas (ou existia?) é um "carrinho" bem bonito, sim senhor.É pena que aqui ele é canibalizado por outro carro da própria FIAT, o Grand Siena. Acho que só existe por aqui esse modelo, mas foi inspirado num FIAT vendido da Turquia, que já não me lembro o nome. O Grand Siena é basicamente um carro que tem quase o mesmo tamanho ( porta-malas de 520 L!) um acabamento da mesma qualidade,e um motor moderno, o E.TorQ. (bom, moderno para os padrões brasileiros...) e custa muito menos que o Linea aqui.Eu mesmo tenho um destes, e adoro o carro, é meu segundo FIAT, tive um Brava anteriormente, e gosto da FIAT. Eu e a patroa andávamos de GM Meriva, mas embora aquilo pareça grande, a mala decepciona, por isso trocamos.o chato é que eles ( da FIAT) não se decidem quanto à alavanca de câmbio. Uma hora é com a marcha no lugar da sexta sem limitador, outra hora é com limitador... eu ODEIO limitador.
O linea 'e vendido aqui no Brasil também, até existe uma categoria de corrida de turismo só com Lineas (ou existia?) é um "carrinho" bem bonito, sim senhor.
Quote from: Gago on May 21, 2013, 03:29:48 pmEi, legal!O linea 'e vendido aqui no Brasil também, até existe uma categoria de corrida de turismo só com Lineas (ou existia?) é um "carrinho" bem bonito, sim senhor.É pena que aqui ele é canibalizado por outro carro da própria FIAT, o Grand Siena. Acho que só existe por aqui esse modelo, mas foi inspirado num FIAT vendido da Turquia, que já não me lembro o nome. O Grand Siena é basicamente um carro que tem quase o mesmo tamanho ( porta-malas de 520 L!) um acabamento da mesma qualidade,e um motor moderno, o E.TorQ. (bom, moderno para os padrões brasileiros...) e custa muito menos que o Linea aqui.Eu mesmo tenho um destes, e adoro o carro, é meu segundo FIAT, tive um Brava anteriormente, e gosto da FIAT. Eu e a patroa andávamos de GM Meriva, mas embora aquilo pareça grande, a mala decepciona, por isso trocamos.o chato é que eles ( da FIAT) não se decidem quanto à alavanca de câmbio. Uma hora é com a marcha no lugar da sexta sem limitador, outra hora é com limitador... eu ODEIO limitador. É, o Linea é fabricado em 3 países distintos: Turquia (que serve o mercado Europeu, com motores mais virados para este mercado), Brasil (produção local e motorizações para esse mercado) e India (também produção local). Existem ainda umas trocas de alguns motores que se encontram nos três mercados distintos (1.3 Mj Diesel vende na India, 1.4 T-Jet também vende no Brasil).Sei que o Linea é colocado acima do Grand Siena aí no Brasil, mas devido à similaridade e ao preço mais vantajoso para o G. Siena, é como dizes, o mercado brasileiro prefere este ultimo, embora o Linea tenha melhor qualidade de construção.Esse motor E.Torq acho que não se vende na Europa (aliás, este carro já não se comercializa cá em Portugal pois não teve grande venda pelo que a Fiat decidiu acabar com a comercialização ao fim de 5 anos). Só saíram os 1.4 77cv, o 1.3D Mjet 90 e 1.6D Mjet 105 em Portugal. Pode haver no resto do mercado europeu o 1.4 T-jet de 125 ou 150cv, mas não te sei dizer concerteza.Explica-me lá o que é esse limitador da caixa de velocidades?
Sim, é isso mesmo.Limitador, anilha, seringa, anel, já ouvi chamarem aquilo de tudo que é nome ! É o dispositivo de segurança que a gente "puxa" para conseguir engatar a ré.Como se alguém fosse esquecer que seu carro só tem cinco marchas e tentar engatar a sexta!
Quote from: Gago on May 21, 2013, 05:01:14 pmSim, é isso mesmo.Limitador, anilha, seringa, anel, já ouvi chamarem aquilo de tudo que é nome ! É o dispositivo de segurança que a gente "puxa" para conseguir engatar a ré.Como se alguém fosse esquecer que seu carro só tem cinco marchas e tentar engatar a sexta! Por acaso no manual do carro vem lá essa diferença... versão a gasolina tem esse limitador, versão a diesel não tem
Quote from: Gago on May 21, 2013, 05:01:14 pmSim, é isso mesmo.Limitador, anilha, seringa, anel, já ouvi chamarem aquilo de tudo que é nome ! É o dispositivo de segurança que a gente "puxa" para conseguir engatar a ré.Como se alguém fosse esquecer que seu carro só tem cinco marchas e tentar engatar a sexta! Eh pá... é tudo uma questão de gostos, pessoalmente odeio caixas sem limitador. Já não é a primeira vez que quase me engano ao conduzir Peugeots e Citroens
Quote from: brg on May 22, 2013, 12:31:27 amQuote from: Gago on May 21, 2013, 05:01:14 pmSim, é isso mesmo.Limitador, anilha, seringa, anel, já ouvi chamarem aquilo de tudo que é nome ! É o dispositivo de segurança que a gente "puxa" para conseguir engatar a ré.Como se alguém fosse esquecer que seu carro só tem cinco marchas e tentar engatar a sexta! Eh pá... é tudo uma questão de gostos, pessoalmente odeio caixas sem limitador. Já não é a primeira vez que quase me engano ao conduzir Peugeots e Citroens Não odeio, mas prefiro que a caixa tenha bloqueio, quer para ter a certeza que estou a colocar a ré, quer por uma questão de garantia de não mau trato da caixa, principalmente quando quem conduz não tem nenhuma consciência mecânica, como já vi, para ultrapassar, numa redução de 5a para 4a, na pressa do momento, a calha selecionada ser a da ré... até me doeu.