Author Topic: Bulbo ou leque, qual a melhor foma de pincel?  (Read 1471 times)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Bulbo ou leque, qual a melhor foma de pincel?
« on: June 10, 2013, 10:56:56 pm »
0
Ultimamente, tenho reparado que os pincéis da barba, os texugos especialmente, têm duas formas que se podem caraterizar por forma de leque (fan) ou forma de bulbo (bulb). Deixo aqui uma imagem tirada de http://fidosshavingbrushblog.blogspot.pt/2010/01/fan-or-bulb-shape-head.html, que ilustra bem os dois tipos.



Pessoalmente só conheço os Semogue e o Vie Long 12705. Ambos me parecem estar mais para a forma de leque do que a de bulbo. Pois, apesar de terem o pêlo do centro do nó um bocadinho mais alto que o das laterais, não se pode dizer que sejam em forma de bulbo.

A forma de leque parece-me a forma ideal para espumar e guardar espuma, uma vez que mais pincel está em contato com a face ou tigela. No entanto, reconheço que a forma de bulbo é muito apelativa visualmente. Será que tudo se resume a uma questão estética? Ou existem caraterísticas que tornam uma forma preferível à outra?

Fiquei com impressão que só se encontra a forma de bulbo nos pincéis mais caros e que os pincéis de cerda apresentam todos a forma de leque.

Aos confrades que têm ou experimentaram as diversas formas, digam de vossa justiça. Existem diferenças? Qual a melhor, em que situações e em que tipo de pêlo?

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: Bulbo ou leque, qual a melhor foma de pincel?
« Reply #1 on: June 10, 2013, 11:19:11 pm »
0
Acho que é uma questão de gosto pessoal. Bulb shape é característica de pinceis Alemães como os Muhle, Shavemac, Merkur/Dovo. Já os Fan shape são característica dos pinceis Ingleses como os Simpsons, Rooney, etc.
Uns adaptam-se melhor a quem gosta de espumar na cara e os outros, aos que preferem espumar em Bowl.
Para espumar na cara prefiro os Fan shape como por exemplo os Simpsons, já para fazer espuma em Bowl os Bulb shape são muito bons.

Dá uma vista de olhos aqui: http://www.shaving101.com/index.php/education/shaving-brush-basics/243-bulb-or-fan-a-look-at-shaving-brush-shapes.html
« Last Edit: June 10, 2013, 11:25:49 pm by Pitolas »

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Bulbo ou leque, qual a melhor foma de pincel?
« Reply #2 on: June 10, 2013, 11:35:47 pm »
0
Eu tenho dois pincéis que considero intermediários, os Semogue LE2010 e SE2012, depois de usados abriram e ficaram mais para bulb e são muito bons tanto para bowl quanto para rosto. Penso que a escolha seja mais por preferência pessoal do que por outra coisa.
« Last Edit: June 10, 2013, 11:39:36 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Bulbo ou leque, qual a melhor foma de pincel?
« Reply #3 on: June 10, 2013, 11:38:22 pm »
0
Eu a princípio comprei os pincéis sem saber de nada disto e, por acaso, acabei tendo dois de cada  :)

Tenho leve preferência pelo fan, talvez influenciado pelo 1305.

Visualmente acho o bulb mais bonito.
But the tigers come at night

Offline delbarco1

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: 0
    • Email
Re: Bulbo ou leque, qual a melhor foma de pincel?
« Reply #4 on: June 11, 2013, 03:00:10 am »
0
Comprei o 1305 (contando os dias para chegar  ;)) justamente por causa do formato "leque", visando fazer espuma no rosto. Dá a impressão que ele distribui melhor as cerdas.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Bulbo ou leque, qual a melhor foma de pincel?
« Reply #5 on: June 11, 2013, 08:59:26 am »
0
Preferência pessoal...:)
Não vejo diferença, quanto ao uso, neles!
Eu gosto dos dois, desde que sejam bonitos, uso qualquer um! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline SLB04

  • Trade Count: (+3)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1780
  • Respect: +27
Re: Bulbo ou leque, qual a melhor foma de pincel?
« Reply #6 on: June 11, 2013, 12:29:38 pm »
0
Estes dois pincéis tem quase a mesma qualidade de pelo, densidade, e quase as mesmas dimensões (ambos Loft de 52 mm, Shavemac nó de 21mm e o Thäter um nó de 22mm).



Eu uso os dois para expumar na cara, mas neste caso, acho que o Thäter é melhor para expumar na cara. Os pelos laterais baixos seguram os pelos no centro, o pincel não abre muito e acho-o melhor para aplicar a espuma pontualmente nos sítios que quero.

Comparando com o Thäter, o Shavemac dá a sensação de ser um pincel maior.

Eu por acaso nem consigo decidir qual gosto mais, mas acho-os Flats melhores para pincéis de 2 bandas com um loft curto se tiveram uns 24mm ou mais de nó. Se forem de silvertip podiam ter para mim no máximo um loft de 22mm.

Os Bulb podem ter á vontade 28mm e mais, para o meu gosto.

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Bulbo ou leque, qual a melhor foma de pincel?
« Reply #7 on: June 11, 2013, 05:18:09 pm »
0
Eu tenho 2 Frank Shaving Fan Shape e são ótimos para espumar na cara, mas prefiro os "bulbs", pois estes não tem tanta tendência para abrir na cara ao espumar.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal