Author Topic: Dúvidas de iniciante  (Read 26058 times)

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Dúvidas de iniciante
« on: February 27, 2010, 11:37:13 pm »
0
Peço desculpa se as minhas perguntas parecerem um bocado óbvias para os experientes nestas andanças  ;D

Pretendo iniciar-me no wetshaving, vindo das Mach3, e tenho dúvidas em relação aos pincéis, creme de barbear, máquina e lâminas. A minha cara não é muito redonda, é mais oval, ou seja, a pele não fica bem esticada, acho que se torna mais difícil barbear assim do que aqueles que possuem a cara mais cheia.
Com as Mach3 a zona que fica mais irritada é a do pescoço, e tenho cortes frequentes aí, é raro não ter...

Pincéis: por acaso sempre usei pincel, mas lá está, cai no erro de usar as espumas em lata. O pincel que cá tenho já tem muita falta de cerdas, vou comprar logo um novo com alguma qualidade. Acham que é necessário daqueles pincéis da Semogue de 50€ com cerdas de texugo para um barbear decente? Certamente existirão alternativas mais económicas e com qualidade, daí a minha pergunta

Creme de barbear: já vi que espumas e gel estão fora da equação. Em relação ao creme aconselham algum em especial ou pode ser daqueles da marca Continente, Gibbs, ou Palmolive? Referi estes porque são fáceis de arranjar, ao contrário do Veleiro ou O Melhor que é necessário encomendar.

Máquina: Aconselharam-me a começar com uma Feather Popular, mas já vi falarem de que as Gillettes antigas são melhores para iniciantes. No Ebay talvez consiga comprar uma Gillette dessas, se realmente valer a pena

Lâminas: Pelo que tenho lido as Derby Extra são uma boa opção para iniciantes, bem como as do Continente (Personna)

O meu objectivo não é um barbear à cinema, mas sim um barbear decente com um mínimo de irritação. Necessito barbear-me diariamente para o emprego.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #1 on: February 28, 2010, 12:21:59 am »
0
Muito bem-vindo, Lusitano -

O pescoço é uma área mais difícil de barbear para a maioria.  Com uma máquina safety de dois gumes, é preciso usar bem pouca pressão e manter o ângulo certo da lâmina.  A Feather Popular ou uma antiga Gillette seria óptima.  As Merkur são mais agressivas, e eu não as recomendo para iniciantes ou para aqueles que têm a pele sensível.

Eu só uso sabões, de maneira que é difícil recomendar um creme.  Pelo que li até agora, todos os cremes que indicaste são bons.

Pincel:  Não é preciso comprar um pincel de texugo, pois os de cerda também oferecem um bom desempenho.  Algúns até preferem pincel de cerda.  O modelo 1305 da Semogue é muito popular e é um favorito meu, mas todos os pincéis de cerda da Semogue e da Omega são excelentes.

Lâminas:  As que sugeriste são muito boas sobretudo para iniciantes, e são preferidas por muitos mais experientes também.

Um abraço -

   - Murray

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #2 on: February 28, 2010, 12:58:13 am »
0
Quote
Eu só uso sabões, de maneira que é difícil recomendar um creme.  Pelo que li até agora, todos os cremes que indicaste são bons.

Qual a vantagem do sabão? E já agora é sabão em pó que utilizas?

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #3 on: February 28, 2010, 01:22:02 am »
0
Quote
Eu só uso sabões, de maneira que é difícil recomendar um creme.  Pelo que li até agora, todos os cremes que indicaste são bons.

Qual a vantagem do sabão? E já agora é sabão em pó que utilizas?

É sabonete de barbear.

No fórum Sabões e Cremes, há um fio "Sabonete ou Creme de Barbear" para comparar sabão de barbear com creme.

O sabão proporciona mas deslize da lâmina, enquanto o creme dá mais acolchoamento.

   - Murray

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #4 on: February 28, 2010, 09:32:48 am »
0
Olá Lusitano, bem vindo.

O sabão em pó já não existe, deixou de ser fabricado, mas há outros sabões óptimos, disponíveis em rodela ou em stick. Este últimos são muito práticos para viagens, por exemplo.
Como o Murray disse, o sabão dá mais deslize à lâmina ao passo que o creme protege mais.

Se tiveres mais dúvidas, é só dizer

Qual a vantagem do sabão? E já agora é sabão em pó que utilizas?
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #5 on: February 28, 2010, 03:52:01 pm »
0
Então acho que prefiro o creme, para protecção. Agora a minha dúvida é, será que um creme mais caro como Veleiro ou O Melhor ou mesmo Musgo Real, que custam muito mais que Palmolive ou Gibbs vendido nos supermercados valem mesmo a pena? Certamente a matéria prima será de melhor qualidade, disso não tenho dúvida, a questão é se realmente se justifica dar essa diferença de dinheiro.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #6 on: February 28, 2010, 05:52:17 pm »
0
Na minha opinião, justifica-se por 2 razões: a qualidade é de facto superior, e estamos a apoiar a indústria nacional. Mas para começar, um creme "de supermercado" serve muito bem. Tenho a convicção absoluta que quem experimentar um Palmolive ou Wilkinson Sword não vai querer voltar às latas... Depois disso experimentar coisas novas também faz parte da "arte", e nessa altura podes pensar em comprar Musgo e companhia ;D.

Neste tópico podes encontrar as minhas opiniões sobre alguns cremes que se podem encontrar por cá:

http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=81.0
« Last Edit: February 28, 2010, 05:54:03 pm by brg »
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #7 on: February 28, 2010, 06:06:43 pm »
0
Lusitano, cada pessoa tem a sua opinião a base de experiência própria.  Como disseste, teria uma diferença entre o producto de supermercado e o producto de luxo, mas só tu podes decidir se dita diferença vale o preço mais elevado.

Poderias começar com os cremes tipo supermercado e aprender aproveita-los bem.  Então, com essa base, poderias experimentar os cremes de luxo para comparar.

Mesmo assim, vamos ver se os outros aqui oferecem as opiniões deles.  Dá também uma olhada no fórum Sabões e Cremes o fio Grande Comparativo de Cremes de Barbear.

   - Murray

Então acho que prefiro o creme, para protecção. Agora a minha dúvida é, será que um creme mais caro como Veleiro ou O Melhor ou mesmo Musgo Real, que custam muito mais que Palmolive ou Gibbs vendido nos supermercados valem mesmo a pena? Certamente a matéria prima será de melhor qualidade, disso não tenho dúvida, a questão é se realmente se justifica dar essa diferença de dinheiro.
« Last Edit: February 28, 2010, 06:12:28 pm by CMur12 »

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #8 on: February 28, 2010, 11:32:48 pm »
0
Peço desculpa se as minhas perguntas parecerem um bocado óbvias para os experientes nestas andanças  ;D
Bem vindo ao fórum! Não deixes de te apresentar na secção respectiva ;)

Quote
Pretendo iniciar-me no wetshaving, vindo das Mach3, e tenho dúvidas em relação aos pincéis, creme de barbear, máquina e lâminas. A minha cara não é muito redonda, é mais oval, ou seja, a pele não fica bem esticada, acho que se torna mais difícil barbear assim do que aqueles que possuem a cara mais cheia.
Com as Mach3 a zona que fica mais irritada é a do pescoço, e tenho cortes frequentes aí, é raro não ter...
Cada pessoa é diferente de todas as outras, e a partir do momento em que te inicias no wetshaving, vais-te apercebendo de que não há duas caras iguais e que tens de ser tu a  estudar o comportamento do pêlo da tua cara.. e ir descobrindo a melhor estratégia a aplicar em cada secção da cara.
Ao longo do tempo podes vir a descobrir (e podes partilhar) ou levantar questões que espero que todos aqui possam ajudar, sempre no espírito de partilhar e aprender!

Quote
Pincéis: por acaso sempre usei pincel, mas lá está, cai no erro de usar as espumas em lata. O pincel que cá tenho já tem muita falta de cerdas, vou comprar logo um novo com alguma qualidade. Acham que é necessário daqueles pincéis da Semogue de 50€ com cerdas de texugo para um barbear decente? Certamente existirão alternativas mais económicas e com qualidade, daí a minha pergunta
Nos pincéis tens de ver o que há no mercado.. posso-te sugerir adquirires um de gama baixa inicialmente, ou um intermédio.. e ires decidindo aquele que achas que melhor se adapta a ti para comprar posteriormente... mais macio ou mais duro.
Se é que já não te apercebeste, tens de saber construir bem a espuma e isso pode ser feito quer na cara directamente quer na tijela para posterior aplicação.
Eu pessoalmente prefiro aplicar directamente na cara pois tenho a sensação que "entranha" melhor e uso pincel de cerda pois também massaja a pele. Nos dias em que tenho mais tempo, também gosto de usar a tijela.
Isto para referir que o pincel é algo de gosto pessoal.. um texugo silver tip, apesar de topo de gama, pode não ser o teu pincel preferido.

Quote
Creme de barbear: já vi que espumas e gel estão fora da equação. Em relação ao creme aconselham algum em especial ou pode ser daqueles da marca Continente, Gibbs, ou Palmolive? Referi estes porque são fáceis de arranjar, ao contrário do Veleiro ou O Melhor que é necessário encomendar.
Os sabões de barbear são realmente menos fáceis de encontrar em Portugal. Por outro lado os cremes são mais fáceis de desenvolver espuma na quantidade e textura certas (sem ficarem demasiado secos/espessos).
Acho o Palmolive e o Continente bastante razoáveis e "perdoadores" ... Eu mantenho-os na minha rotação.

Quote
Máquina: Aconselharam-me a começar com uma Feather Popular, mas já vi falarem de que as Gillettes antigas são melhores para iniciantes. No Ebay talvez consiga comprar uma Gillette dessas, se realmente valer a pena
Há tópico já criado referente à aquisição da primeira máquina.
Normalmente sugiro uma mais suave para o inicio e mais tarde, com o ganhar de confiança na técnica, uma mais agressiva.
Irás reparar numa grande diferença na forma de pegar no aparelho, e a alteração do conceito de "fazer a barba" para "ir fazendo a barba até achares que está feita".
Mas se tiveres dúvidas na parte da máquina, coloca no espaço respectivo para ficar indexado para futura referência por outros membros

Quote
Lâminas: Pelo que tenho lido as Derby Extra são uma boa opção para iniciantes, bem como as do Continente (Personna)
As lâminas, tens muito por onde escolher.. como já deves ter visto na respectiva secção do fórum... tens de procurar as que melhor se adequam a ti.. mas realmente as continente e as derby são muito adaptáveis a maior parte dos casos.

Quote
O meu objectivo não é um barbear à cinema, mas sim um barbear decente com um mínimo de irritação. Necessito barbear-me diariamente para o emprego.
O barbear "à cinema", ou o tal chamado "rabinho de bebé", apesar de possível (e surge naturalmente), não é o objectivo aqui, mas mais a regularidade de ter um barbear (cada vez mais) confortável.

Espero ter ajudado ;D
E... boa sorte...

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #9 on: March 01, 2010, 07:04:20 pm »
0
Bem deixem-me dar as minhas "achegas" nesta questão  ;D

tive a sorte de no inicio (não quer dizer que ainda não lá esteja) ter aconselhamento de um pro, e o melhor conselho que te posso dar é não tentes tudo de uma só vez, começa com o equipamento que tens, a mesma lamina e o mesmo pincel e compras um qualquer desses cremes que falas-te, são baratos e servem perfeitamente para começar a "brincar"

O grande segredo esta na espuma (ainda hoje tenho lutas para conseguir melhorar este aspecto), quanto melhor a conseguires fazer melhor vai ser o teu barbear, independentemente se usas creme ou sabão.

Tenta ver qual é a orientação de crescimento da tua barba, não cresce toda da mesma maneira e isso ajuda e muito na diminuição da irritação pois deves na primeira passagem cortar no sentido de crescimento do pelo, na segunda a 45º para um dos lados e a 3ª para o outro. Com isto já deves ter a barba feita, ok não deve ficar rabinho de bebé mas deve ficar aceitável.

Quando te sentires mais confiante nos primeiros passos tenta comprar então uma "maquina" e ai tens muitas hipóteses, eu comprei uma wilkinson classic por 5€ já com um pack de laminas para experimentar e apurar a técnica, aviso-te já que uma DE não perdoa erros, já tirei 2 bifes da cara logo nas primeiras utilizações.

Depois o que funciona para um não quer dizer que funcione para ti também por isso tens de ir testando

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #10 on: March 01, 2010, 07:30:08 pm »
0
A questão do mapeamento do crescimento da barba é importante. Ainda agora, um ano depois de ter começado tenho notado que ainda preciso de melhorar neste aspecto. Tenho por vezes alguma irritação e cortes sempre no mesmo sítio. Notei que em algumas áreas o sentido "com o crescimento do pêlo" é para o lado e não para baixo ::).
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #11 on: March 01, 2010, 09:19:31 pm »
0
Poderias começar com os cremes tipo supermercado e aprender aproveita-los bem.  Então, com essa base, poderias experimentar os cremes de luxo para comparar.

Concordo com o Murray.
Primeiro começa com os mais "baratuxos", depois vai para um Veleiro ou O Melhor e depois se te quiseres "mimares", compra um tubo pequeno ou arranja amostras dos cremes de "topo".
Pessoalmente só comecei a usar (algumas) marcas de topo (Taylor of Old Bond Street, Castle Forbes e Penhaligon's) e apesar de estes dois ultimos serem uma exorbitância e uma excentricidade proporcionam uma experiência impar. Já o da Taylor's é mais barato e na minha opinião são, de momento, o melhor creme do mercado.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #12 on: March 01, 2010, 11:19:56 pm »
0
Quote
aviso-te já que uma DE não perdoa erros, já tirei 2 bifes da cara logo nas primeiras utilizações.

Se calhar é porque aplicaste pressão como fazes com uma multilâmina...

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #13 on: March 02, 2010, 02:57:51 pm »
0
Quote
aviso-te já que uma DE não perdoa erros, já tirei 2 bifes da cara logo nas primeiras utilizações.

Se calhar é porque aplicaste pressão como fazes com uma multilâmina...

Nada disso, o ângulo de corte é muito importante, se aplicares pressão como numa multilaminas numa DE e o ângulo estiver de feição em vez de um bife tiras uns medalhões da cara  ;D

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #14 on: March 02, 2010, 03:33:04 pm »
0
Vá... não metam medo ao rapaz... :D

respeitinho com o material :D e pronto!
é como estarem já a dizer a um aspirante a lenhador que o machado corta pernas :D
Ora..  basta não apontar o machado às pernas  :P ;D

Com um pouco de cuidado e concentração corre tudo bem, e tira-se um proveito fantástico :D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal