Author Topic: Dúvidas de iniciante  (Read 26054 times)

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #15 on: March 03, 2010, 07:31:04 pm »
0
Nada disto é feitiçaria e com tempo vai lá...

Para começar,uma Popular seria adequada, umas Derby porque suaves, um pincel à escolha de cerda ou texugo e um bom ASB, a gosto.E pronto!! Nada de pressão, pequenos movimentos e um dia está-se no RB!!

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #16 on: March 04, 2010, 03:21:35 pm »
0
é verdade o mais importante é o respeito pelo equipamento e ter calma, não sei se por mudança de lamina ou não mas a verdade é que começo a ver melhoras no barbear, ficando mais apurado com menos passagens.

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #17 on: March 04, 2010, 05:19:54 pm »
0
Acho que primeiro vou seguir o conselho do nogueiraf, e testar primeiro com uma DE barata, essa Wilkinson por exemplo, que parece que não consigo comprar facilmente. Já vi no Continente e Jumbo, só há mesmo ejectoras e umas lâminas DE. Entretanto já mudei de espuma para creme do Continente (versão Marine). Vi nos ingredientes que também lanolina, e realmente o cheiro é muito mais agradável em relação à espuma que estava a usar, que ao fim dum bocado parecia que cheirava a cholé  ;D
Não consegui uma espuma muito abundante por culpa do meu pincel Omega, que no centro tem muito falta de cerdas. Tenho mesmo de trocar o raio do pincel.
O meu maior receio com uma DE são mesmo os cortes, porque eu mesmo com uma ejectora corto-me, mas são normalmente cortes no pescoço porque a pele fica irritada e como cria pequenas zonas inchadas, depois quando a lâmina passa aí volta a abrir ferida. Daí que o melhor mesmo é experimentar uma DE barata só para ver como me dou, e depois aí comprar uma melhorzita, porque é chato depois se não gostar e ter gasto o dinheiro.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #18 on: March 04, 2010, 08:11:48 pm »
0
Quanto à Wilkinson Classic, podes encontrar à venda nas lojas Schlecker, Droper e no Intermarché. Já a vi à venda também em algumas drogarias pequenas.

Eu sempre tive uma irritação persistente do lado esquerdo. Com as multilâminas e a técnica que usava era sempre certo ter alguns altos e por vezes cortes nessa área. Desde que mudei para cremes e depois DE, reduziu em grande parte. Recentemente consegui eliminar quase por completo aplicando as técnicas de mapeamento do crescimento do pêlo. Ao lado da boca no meu caso o sentido do crescimento é para o lado, e não para baixo como seria de esperar. É preciso ter em conta que apesar de ser uma lâmina mais afiada, é só uma e o corte é feito sem usar pressão, o que evita irritação.

O que queres dizer com ejectora? É uma máquina descartável multilâminas?

...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #19 on: March 04, 2010, 09:33:36 pm »
0
Acho que primeiro vou seguir o conselho do nogueiraf, e testar primeiro com uma DE barata, essa Wilkinson por exemplo, que parece que não consigo comprar facilmente. Já vi no Continente e Jumbo, só há mesmo ejectoras e umas lâminas DE. Entretanto já mudei de espuma para creme do Continente (versão Marine). Vi nos ingredientes que também lanolina, e realmente o cheiro é muito mais agradável em relação à espuma que estava a usar, que ao fim dum bocado parecia que cheirava a cholé  ;D
Não consegui uma espuma muito abundante por culpa do meu pincel Omega, que no centro tem muito falta de cerdas. Tenho mesmo de trocar o raio do pincel.
O meu maior receio com uma DE são mesmo os cortes, porque eu mesmo com uma ejectora corto-me, mas são normalmente cortes no pescoço porque a pele fica irritada e como cria pequenas zonas inchadas, depois quando a lâmina passa aí volta a abrir ferida. Daí que o melhor mesmo é experimentar uma DE barata só para ver como me dou, e depois aí comprar uma melhorzita, porque é chato depois se não gostar e ter gasto o dinheiro.

DEs só em mercearias.... porque as grandes superficies (pelo menos essas) não comercializam disso.

A Wilkinson não vai ser dinheiro ao lixo!!
A minha ficou encostada a partir do momento em que arranjei a Merkur 33c, por a achar demasiado suave, mas recentemente entrou na lista de material a considerar :D inicialmente a pensar nos dias em que se quer dar uma folga à cara sem andar barbudo... mas já percebi que consigo ter muito bons resultados com ela também.
Demorou o seu tempo a aprender a gostar dela .. por ser meia de plástico.

Noto que tem umas dimensões muito semelhantes à Merkur Futur.
Neste momento, ando em viagem, e trago a futur e a wilkinson
quanto ao pincel, tens um barato no Continente, é um pouco rijo inicialmente, mas porta-se razoavelmente.
Quanto ao creme, pessoalmente acho que o classico se porta melhor do que esse.

abraço
Nuno

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #20 on: March 04, 2010, 10:13:17 pm »
0
Tenho que dar um salto ao Intermarché então  ;) Duvido muito que as mercearias aqui tenham disso, eles vão comprar tudo à Makro e grossistas do género.

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #21 on: March 08, 2010, 11:05:27 am »
0
Já fui ao Intermarché e nada... Parece que fizeram o funeral das DE  :-\ Será que alguém me conseguia arranjar uma destas?
« Last Edit: March 08, 2010, 12:02:13 pm by Lusitano »

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #22 on: March 08, 2010, 05:24:31 pm »
0
Procura nas drogarias, normalmente têm sempre este tipo de material
procura uma loja shelecker perto de ti, se não encontrares avisa que compro-te e envio-te por correio

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #23 on: March 08, 2010, 06:32:01 pm »
0
Procura nas drogarias, normalmente têm sempre este tipo de material
procura uma loja shelecker perto de ti, se não encontrares avisa que compro-te e envio-te por correio

As drogarias que conheço aqui só vendem ferragens e materiais para pintura, construção, etc. As poucas mercearias que visitei só têm multilânimas descartáveis e lâminas DE, nunca a máquina. Podia mandar vir do Ebay, uma dessas ficava-me a cerca de 8 libras já com portes, mas se conseguires cá mais barato compro-te  ;D

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #24 on: March 24, 2010, 12:10:41 pm »
0
Estreia com DE  ;D

Máquina: Wilkinson Classic
Lâmina: Derby Extra
Creme: TS com 4 gotas de glicerina
3 Passagens a favor do pelo, e nalgumas zonas mais uma passagem lateral
AS: Bálsamo Veleiro

Não sei se foi devido a tanto vídeo que vi, mas assim que coloquei a Wilkinson na mão e foi à cara, foi algo de natural, comecei imediatamente a desbastar pelo. O som do barbear comparado com as multilâminas é diferente, é um som como se tivesse a arrancar o pelo, mas na realidade está mesmo a cortar. As maiores dificuldades foram mesmo no pescoço, já aí com multilâminas tive sempre dificuldade e cortes frequentes. Com a DE tive alguns pontos de sangue que estanquei com o Cutoline. O problema maior é que o meu pescoço tem 2 depressões de cada lado, e é muito complicado a lâmina lá chegar. Tive de passar de lado para conseguir fazer alguma coisa de jeito. Tenho que me concentrar neste problema do pescoço para evitar mais cortes e melhorar o corte.

No resto do resto trabalhou muito bem e não tive dificuldades, mesmo na área do queixo. Dado ser ainda a primeira vez não quero tirar grandes conclusões, mas uma coisa é certa, não ficou atrás da multilâmina que usava.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #25 on: March 25, 2010, 02:47:39 am »
0
Parabens, Lusitano!

Pelo que estou a ler, foi muito boa estreia.

Já mencionámos que o pescoço é mais difícil, e a tua experìência é consistente com a nossa. :D

No pescoço o maior desafio é manter o ângulo consistente da lâmina em toda a parte e em toda a direcção.  Eu também tenho aquelas depressões, mas com a práctica e a experiênca acumulada, irá cada vez melhor.

   - Murray

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #26 on: March 25, 2010, 11:18:08 pm »
0
2º barbear com DE

Experimentei a técnica super lathering do mantic59 e digo-vos que é muito bom. Não foi exactamente como ele fez, adaptei um pouco ao meu gosto, mas ficou se calhar ainda melhor. Esfreguei o pincel num sabonete de coco da Ach Brito, depois esfreguei na cara molhada. Fez um género de exfoliação e encheu o pincel com espuma do sabonete. Coloquei um borrão do creme TS na tigela, 5 gotas de glicerina, e comecei a fazer a espuma com o pincel carregadinho de espuma do sabonete. Digo-vos, fez uma espuma maravilhosa...

Dou-me bem com a Wilkinson Classic com lâmina Derby, mas continuo com o problema dos cortes no pescoço. O problema dos cortes não é de fazer pressão, mas sim a pele que está irritada e com borbulhas, e a lâmina faz logo sangue. Até de passar a mão nessa zona doi. Comecei a passar creme hidratante Barral no pescoço várias vezes ao dia, vamos lá ver se melhoro.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #27 on: March 26, 2010, 06:29:42 am »
0
Lusitano, vejo dois problemas potenciais.

A super lather pode resultar em excesso de acolchoamento.  Nesse caso, podes ter que batalhar o acolchoamento para fazer o corte da barba.  "Batalhar" quer dizer aplicar mais pressão.  Isto é mais provável com uma máquina muito suave (como a Wilkinson).  Uma máquina mais agressiva pede mais acolchoamento.  Aplicando mais pressão na lâmina, aumentas a possibilidade de irritação e cortes.  O ângulo um pouco desafinado também contribui à irritação e cortes.

Outro problema potencial é a exfoliação.  Nos fóruns não costumam recomendar a exfoliação antes de fazer a barba.  A exfoliação pode resultar dum sabão especial com o propósito de exfoliar ou pode resultar de esfregar excessivatmente com o pincel.  Se tens a pele sensível, a exfoliação pode resultar na pele mais vulnerável á exfoliação da lâmina.

Estes factores não são problemas para todos, mas são problemas por exemplo para mim, com a minha pele muito sensível.  Eu uso máquina suave com lâmina das mais afiadas.  Faço a espuma de sabão com mais água para mais deslize e menos acolchoamento.  Então com o ângulo da lâmina bem afinado e o toque leve faço a barba com os melhores resultados.  Cada um, com a experiência, determina o que melhor le serve para um bom barbear.  Tens tempo ainda para isso. ;)

   - Murray

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #28 on: March 26, 2010, 01:41:39 pm »
0
Uma coisa importante a perceber é o sentido de crescimento do pêlo. No meu caso não costumo ter problemas no pescoço, mas no lado esquerdo junto ao lábio tinha sempre alguma irritação. Era bastante pior quando usava multilâminas, mas depois apercebi-me que na realidade os pêlos não crescem em sentido unifome.

No meu caso, na área do bigode crescem para o lado (quase na horizontal) e depois vão "descendo" progressivamente até ficar na vertical na zona do queixo. Usando a terminologia em Inglês, nessa zona WTG é para o lado em direcção à orelha, XTG para baixo e ATG para o lado no sentido inverso. Acho que existe um vídeo do Mantic sobre o assunto, podes pesquisar no Youtube.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Dúvidas de iniciante
« Reply #29 on: March 26, 2010, 02:42:35 pm »
0
Realmente agora olhando com atenção, os pelos no fim do pescoço, na zona da maçã de adão crescem no sentido lateral, e um pouco mais acima estão quase na diagonal. O pior mesmo é com a cara cheia de espuma conseguir saber as zonas onde o pelo cresce numa direcção ou noutra.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal