Author Topic: Manter as laminas das safety razors em óleo após usar  (Read 10109 times)

jassuncao

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Manter as laminas das safety razors em óleo após usar
« on: May 25, 2010, 09:30:51 am »
0
Olá a todos.
Comecei à coisa de uma semana a utilizar safety razor e tenho uma pequena dúvida.
O meu pai utilizava uma safety razor e recordo-me dele colocar o aparelho com lamina em óleo mineral após sua utilização. Ele era um bocado poupado (até demais) por isso presumo que ele fizesse isso para manter o fio da lamina.
A minha questão é se vale a pena fazer isso.

Muito obrigado.

Offline Arzo

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 60
  • O que escrevo aqui?
  • Respect: 0
    • Projeto Sonho.com
    • Email
Re:Manter as laminas das safety razors em óleo após usar
« Reply #1 on: May 25, 2010, 01:05:23 pm »
0
O óleo mineral não coloca a lâmina em contato direto com o ar, evitando a oxidação.
Detalhe: o óleo vegetal também cumpre a mesma função.
Só vejo como interessante se você for daqueles que só se barbeia uma vez por semana, pois o intervalo entre a utilização da lâmina seria grande.
Thiago Oliveira
Teresina-PI
Visitem: www.ProjetoSonho.com
Hardware: SR Merkur 1904, Um navalhete Parker (lâmina descartável) e uma Navalha Dovo Astrale .
Lãminas Chrome Platinum (Bic), Super -max (made in India), Feather e Wilkson.

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Manter as laminas das safety razors em óleo após usar
« Reply #2 on: May 25, 2010, 04:09:28 pm »
0
Sim...só vale a pena se você usar a lâmina muito eventualmente, com um tempo que justifique o medo da oxidação...
Geralmente uma lâmina dura 4 ou 5 barbas...se você usar em um período curto, jogará ela fora por perder o fio e não por oxidar...

Abraço!

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Manter as laminas das safety razors em óleo após usar
« Reply #3 on: May 25, 2010, 08:33:50 pm »
0
Sim...só vale a pena se você usar a lâmina muito eventualmente, com um tempo que justifique o medo da oxidação...
Geralmente uma lâmina dura 4 ou 5 barbas...se você usar em um período curto, jogará ela fora por perder o fio e não por oxidar...

Abraço!

Nunca tive problemas com oxidação das lâminas. Acho que com o uso bem esporádico pode realmente acontecer. Nesse caso, sugiro guardar as lâminas fora do aparelho e se possível secá-las.

Ainda acho difícil isso ocorrer.

-Barbeiro

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Manter as laminas das safety razors em óleo após usar
« Reply #4 on: May 25, 2010, 10:41:31 pm »
0
Também nunca tive problemas com oxidação de lâminas...
Nem sei se as atuais oxidam...

Tenho aqui uma caixinha de uma lâmina gillette muito antiga...o cegadede deu uns 30 anos nela...elas estão oxidadas, mas não serve de base para comparações  :P

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Manter as laminas das safety razors em óleo após usar
« Reply #5 on: May 26, 2010, 04:59:59 am »
0
Também nunca tive problemas com oxidação de lâminas...
Nem sei se as atuais oxidam...

Tenho aqui uma caixinha de uma lâmina gillette muito antiga...o cegadede deu uns 30 anos nela...elas estão oxidadas, mas não serve de base para comparações  :P

30 anos??? Sinistro! hehehe :o :o :o

-Barbeiro

jassuncao

  • Guest
  • Trade Count: (0)
Re:Manter as laminas das safety razors em óleo após usar
« Reply #6 on: May 26, 2010, 07:28:02 pm »
0
Aparentemente parece que esta ideia de manter a lamina em óleo até faz algum sentido. Segundo este blog é possível estender o tempo de vida da lâmina. O autor do blog não usa óleo mas sim álcool isopropílico. Este supostamente repele a água e permite-lhe usar a mesma lâmina mais duas vezes. E também elimina os germes

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Manter as laminas das safety razors em óleo após usar
« Reply #7 on: May 26, 2010, 07:58:27 pm »
0
Aparentemente parece que esta ideia de manter a lamina em óleo até faz algum sentido. Segundo este blog é possível estender o tempo de vida da lâmina. O autor do blog não usa óleo mas sim álcool isopropílico. Este supostamente repele a água e permite-lhe usar a mesma lâmina mais duas vezes. E também elimina os germes

Interessante, heim? Já li sobre a possibilidade de ocorrer uma "cultura" de germes nos aparelhos de barbear. Funciona da mesma forma que naqueles aparelhos de fazer as unhas utilizados pelas mulheres. Segundo o artigo, a idéia é que deveria haver o mesmo procedimento de higienização nos aparelhos de barbear que se fazem nos aparelhos de tirar cuticula e unhas. Pela lógica a coisa procede, né?

-Barbeiro.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Manter as laminas das safety razors em óleo após usar
« Reply #8 on: May 26, 2010, 07:59:32 pm »
0
Alcool repele água sim, mas tb evapora rapidamente.E o dinheiro que se gasta a comprar alcool, que assim vai ao/para o ar, literal e figurativamente, dava para comprar...lâminas!!! ;D

Offline Jerry

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 115
  • Respect: 0
Re:Manter as laminas das safety razors em óleo após usar
« Reply #9 on: May 26, 2010, 08:32:22 pm »
0
Alcool repele água sim, mas tb evapora rapidamente.E o dinheiro que se gasta a comprar alcool, que assim vai ao/para o ar, literal e figurativamente, dava para comprar...lâminas!!! ;D

Uma correção, o alcool não repele a água e os dois juntos são completamente misciveis. Além disso, o alcool tem uma acidez elevada e em conjunto com o cloro da água torna mais corrosivo ainda.

Os brasileiros um pouco mais velhos vão se lebrar que no início do veículo a alcool, ficava tudo podre após um tempo (motor, tanque, exaustão). Mas hoje em dia esta tudo resolvido além de termos o Flexfuel.
Jerry
Ilhabela - SP - Brasil
 23°48'51.58"S
 45°22'4.05"O

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Manter as laminas das safety razors em óleo após usar
« Reply #10 on: May 26, 2010, 08:39:36 pm »
0
Alcool repele água sim, mas tb evapora rapidamente.E o dinheiro que se gasta a comprar alcool, que assim vai ao/para o ar, literal e figurativamente, dava para comprar...lâminas!!! ;D

Uma correção, o alcool não repele a água e os dois juntos são completamente misciveis. Além disso, o alcool tem uma acidez elevada e em conjunto com o cloro da água torna mais corrosivo ainda.

Os brasileiros um pouco mais velhos vão se lebrar que no início do veículo a alcool, ficava tudo podre após um tempo (motor, tanque, exaustão). Mas hoje em dia esta tudo resolvido além de termos o Flexfuel.

Jerry,

Boa lembrança! Nesses tempo eu ainda era um moleque mas meus pais tiveram carro à alcool. Realmente havia esse problema da corrosão e do longo tempo de espera, com o carro funcionando, nas manhãs frias...  ;D Bons tempos, não?

Ainda com relação à evitar a corrosão das lâminas e higienizá-las para usos subsequentes, acredito que seria interessante retirá-las do aparelho, limpá-las com uma solução de alcool, secá-las e deixar em local longe de umidade e de contato direto com o ar.

Outras soluções, na minha opinião, são por demais complicadas...

-Barbeiro.

Offline matheuspluz

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 79
  • Respect: 0
Re:Manter as laminas das safety razors em óleo após usar
« Reply #11 on: January 24, 2011, 12:52:39 pm »
0
Senhores, aqui em nosso forum existe um cuteleiro, nao sei se por profissao ou hoby,  que pode me corrigir se eu estiver errado. Sou gaucho e como tal, sou apaixonado por laminas, pois isso faz parte da minha cultura, o jltgonca tambem pode confirmar, por tanto vou falar do que sei.

Conservacao:
Ate onde sei, a utilizacao de oleo se faz em laminas de aco carbono,  eu utilizo oleo de cravo assim como era antigamente utilizado, as laminas que usamos, sao de aco inox, ou seja inoxidavel = nao oxida. Realmente como disseram, uma lamina dura 4 ou 5 barbeadas, claro que depois de cada utilizacao, limpar e guardar ajudam a conservar.

Esterilizacao:
Este foi um ponto importante que foi mencionado, apesar de serem instrumentos de uso pessoal, e importante limpar para evitar os fungos, mas deixar a lamina imersa em alcool, acho de mais inclusive se for feito todos os dias.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Manter as laminas das safety razors em óleo após usar
« Reply #12 on: January 24, 2011, 01:03:16 pm »
0
Caro matheuspluz,
Eu simplesmente seco bem a lâmina da DE após o uso e faço hand stropping ou jeans stropping. Quanto a navalhas, aí sim vai um óleo de cravo! Já conversei com barbeiros profissionais que usam óleo Singer, aquele para máquina de costura e dizem que funciona muito bem! Tenho usado e não me queixo dele!
Quanto à esterilização, penso que não há necessidade de tanto! Água quente e sabão após cada uso são suficientes! Faço desta maneira e nunca tive nenhuma infecção de pele!!!
« Last Edit: January 24, 2011, 01:11:05 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Manter as laminas das safety razors em óleo após usar
« Reply #13 on: January 24, 2011, 01:41:34 pm »
0
Eu simplesmente seco bem a lâmina da DE após o uso e faço hand stropping ou jeans stropping.

Vocês dão-se a uma trabalheira do caneco.
Passo a máquina por água quando acabo de me barbear, e está pronta para a próxima.
Só me dou ao trabalho de limpar a máquina quando mudo de lâmina, de 3 em 3 barbas e ainda não apanhei nenhum furúnculo, nem tive nenhuma lamina que oxidasse dentro da máquina.
Quanto às navalhas de barbear suponho que faça sentido usar óleo, se as mesmas não forem usadas durante algum tempo, para evitar que as mesmas oxidem.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Manter as laminas das safety razors em óleo após usar
« Reply #14 on: January 24, 2011, 02:03:39 pm »
0
Caro amigo, eu sempre retiro as lâminas porque gosto de variar e também pois já me tirei um bife da mão ao esquecer uma na DE! Foi uma sangria daquelas, mesmo com lápis hemostático a ajudar a estancar. Tive que ficar uma semana com curativos! Então adicionei este habito à rotina diária!
Todo o cuidado é pouco com perfuro-cortantes! Vejo cada acidente no Pronto-socorro que, se contar, a maioria de vocês desmaiaria!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal