Author Topic: Iniciante ansioso por começar  (Read 9939 times)

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Iniciante ansioso por começar
« on: January 06, 2011, 08:42:20 pm »
0
Boas companheiros escanhoadores!
Interessei-me há pouco tempo pelo assunto (menos de uma semana) ao ler informações sobre o saudável e ecológico que é o barbear clássico. Sempre apreciei o romantismo das artes antigas, que tornavam o homem Homem, e penso que de algum modo era inevitável a minha incursão por esta disciplina! Assim sendo, e após ter descoberto este forum e os vídeos do Mantic59, parti convicto para a compra do hardware, tendo lido já alguns conselhos de membros para procurar primeiro nas drogarias locais. Desloquei-me à Drogaria da Cedofeita, em Viseu onde resido, e fiz as seguintes compras:
  • Lápis Hemostático 444 - 1€
  • Pincel Omega 40033- 4€
  • Safety Razor Nanjie TTO - 4€
  • Creme de barbear Omega - 3,5€

No dia seguinte comprei ainda, desta vez já no Jumbo, 10 Lâminas Bic Chrome Platinum - 2,05€ e uma tijela a 1€. Sei que a qualidade não será a melhor, mas provavelmente para o meu nível de conhecimentos será até bom demais! Espero que próximo sábado, 8/01/2011, faça a minha primeira incursão pelo mundo do barbear clássico, uma vez que a primeira vez vai precisar de algum tempo, até lá gostaria de ouvir as vossas considerações sobre o material adquirido e alguns conselhos que queiram partilhar comigo! Deixo fotos para que possam ver melhor!
http://www.4shared.com/photo/e9CiKcpI/06012011147.html
http://www.4shared.com/photo/uySaBg9F/06012011148.html


P.S. - Queria apenas agradecer a ajuda preciosa do companheiro jltgonca que me ajudou a entrar neste forum após eu ter tido problemas com o mail de activação. Ainda não tinha entrado já estava a ser bem tratado.
« Last Edit: January 10, 2011, 08:11:42 pm by rntdcarvalho »
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Iniciante ansioso por começar
« Reply #1 on: January 06, 2011, 09:02:58 pm »
0
Bem-vindo!

O pincel Omega é uma excelente escolha para iniciar, bem como o lápis 444. Espero que não precise dele! ;D
Também tenho lido opiniões excelentes em relação ao creme Omega. Quanto à Nanjie, só posso falar da que vi numa loja, parece-me um pouco frágil. Ainda assim há quem as aprecie, e para iniciar é o suficiente (até ser altura de fazer um upgrade).
As lâminas BIC, penso que a opinião geral não é favorável. Use essas lâminas na primeira tentativa, se não se adaptar não desista! Há muitas e boas alternativas no mercado local tais como as da marca Continente ou as Gillette Platinum.

Bons escanhoados!
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Iniciante ansioso por começar
« Reply #2 on: January 06, 2011, 09:41:27 pm »
0
Boas!

Muito bem vindo ao fórum!!
Nunca é tarde demais para entrar no modelo "económico" (lol!!) e ecológico do barbear clássico!
Por uma questão de facilitismo, vou invocar as tuas fotos aqui... (basta colocar os tags "img" antes e depois do link)


Não conheço o pincel, mas a marca é reconhecida... pode ser uma questão de sorte de teres um produto bom ou não :S  eu tenho um, comprei no jumbo e porta-se bem.

A máquina, confesso que não me inspira muita confiança :S é bonita nas fotos, mas se for como a de plástico que eu vi, peca por dificuldade de arranjar equilíbrio por falta de peso e falhas de construção que sugerem que não seguram a lâmina firmemente :( .
Espero que o lápis hemostático não seja necessário, mas foi bem precavida essa compra :D .

O sabão e a tigela recomendo ambos vivamente :D
Esse sabão tornou-se o meu favorito para viagens (mais prático do que os cremes pois não se estraga com o calor). É super refrescante (parece ser "primo" do creme Proraso verde).

Quanto às lâminas, sugeria-te que comprasses umas da marca Continente/Intermarché (Personna Israeli linha branca) ou então, no Jumbo as gillette platinum. Pronto..  já esclareci que não sou definitivamente fã das BIC :S .

Abraço e boa sorte para primeira abordagem  :D

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Iniciante ansioso por começar
« Reply #3 on: January 06, 2011, 10:25:15 pm »
0
Olá! Bem-vindo!

Parece ser um set-up bem razoável para começar. Também tenho o creme Omega em boião e é bom material. Muito refrescante, e com um toque de eucalipto muito agradável, sobretudo no Verão.
Não tenho nenhum pincel Omega (por enquanto...) mas são bem conhecidos aqui no fórum, e com boa reputação entre os adeptos do barbear tradicional.

O lápis hemostático é boa compra também... pelo menos das primeiras vezes, para mim, foi! ;D Com a mão mais treinada, já não será preciso... o meu está longos períodos sozinho, agora...

As BIC têm poucos adeptos... eu pessoalmente ainda não as experimentei. tenho aqui uma caixa de 5, estão em lista de espera, para experimentar um dia destes.
Recomendo as da marca Continente (vendem-se também no Modelo), são lâminas bastante consensuais e não são caras. Ainda hoje é das marcas que mais uso. As Gillette Platinum são muito boas também, apesar de o preço ser mais puxado.

Da Nanjie não sei quase nada... algumas máquinas chinesas são aceitáveis, outras nem por isso... é uma questão de sorte.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Iniciante ansioso por começar
« Reply #4 on: January 06, 2011, 10:37:57 pm »
0
Bem-vindo.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Iniciante ansioso por começar
« Reply #5 on: January 07, 2011, 08:01:12 am »
0
Bem-vindo, rntdcarvalho!

Não conheço a máquina que compraste, mas o resto parece muito razoável e deverá servirte bem.  Gosto sobretudo da tijela!

   - Murray

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Iniciante ansioso por começar
« Reply #6 on: January 07, 2011, 09:32:19 am »
0
Bem vindo.
Lembra-te só de não fazer pressão com a máquina, que o resto corre sobre rodas.
Um abraço.

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Iniciante ansioso por começar
« Reply #7 on: January 07, 2011, 10:27:42 am »
0
Obrigado a todos pelas calorosas boas vindas!

A Nanjie não é realmente mais que uma máquina de entrada, mas afinal de contas nenhum de nós aprendeu a conduzir num Ferrari!Existem várias opiniões no Badger&Blade acerca dela, mas eu ando apaixonado pela Timor Gun-Metal!No entanto estou no terreno a ver se consigo arranjar algo verdadeiramente bom através dos avós e pais dos meus amigos, ainda descubro uma preciosidade!

Já em relação às lâminas BIC, foi bastante parvo, pois na Drogaria vendiam Derby Extra e Astra, e se calhar outras ainda melhores, só me lembro de reparar nestas... mas como estava convencido que a Nanjie tinha vindo com 5 lâminas (Pura ilusão, era apenas uma lâmina)não comprei outras lâminas! Só ao chegar a casa e rever o material é que dei conta do meu erro! E como tinha de ir ao Jumbo remediei-me por lá! Só tinham as BIC e as Gillette, pelos vistos acertei ao lado!
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Iniciante ansioso por começar
« Reply #8 on: January 07, 2011, 10:37:43 am »
0
Derby Extra e Astra numa drogaria de rua em Portugal! Isso é um achado! :o :o :o
Recomendo as Derby Extra, são lâminas que aprecio bastante, e estão também entre as minhas favoritas.
São tolerantes e em geral suaves, muito recomendadas para quem começa. As Astra também são muito boas também.

Não te recomendo, de maneira nenhuma, é que uses as lâminas chinesas que vêm com essas máquinas. A opinião é unânime: são péssimas.
Pessoalmente não as utilizaria nem para raspar o fogão. :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Iniciante ansioso por começar
« Reply #9 on: January 07, 2011, 10:48:54 am »
0
Derby Extra e Astra numa drogaria de rua em Portugal! Isso é um achado! :o :o :o

A drogaria em questão tem lá muita coisa. Uma quantidade enorme de pinceis da Omega, alguns da VP, cremes de barbear da confiança, e mais coisas.
Os meus pais vivem em Viseu, e quando lá vou costumo ir lá dar uma vista de olhos.

No entanto estou no terreno a ver se consigo arranjar algo verdadeiramente bom através dos avós e pais dos meus amigos, ainda descubro uma preciosidade!

Pode ser que ainda encontres uma máquina vintage que ande por aí perdida.
Lembro-me de o meu pai ter tido uma Gillette Tech, só que infelizmente quando lhe perguntei por ela, a resposta foi de que a tinha deitado fora :'(.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Iniciante ansioso por começar
« Reply #10 on: January 07, 2011, 01:56:19 pm »
0
Derby Extra e Astra numa drogaria de rua em Portugal! Isso é um achado! :o :o :o

Que luxo!
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Iniciante ansioso por começar
« Reply #11 on: January 07, 2011, 02:50:42 pm »
0
O que direi após todas estas preciosas dicas dos confrades?!?!?!
Simplesmente, bem-vindo!!! Aqui estás entre amigos!!!!
Ah, obrigado pela citação na tua mensagem!!!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline rntdcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Barão de Solingen
  • **************************
  • Posts: 2927
  • Movido a texugo!
  • Respect: +4
Re:Iniciante ansioso por começar
« Reply #12 on: January 08, 2011, 02:12:02 pm »
0
Está feito pessoal! A minha primeira vez no barbear clássico foi um sucesso! Não atingi o BBS, aliás nem sequer é o barbear mais rente que alguma vez tive! Mas estou feliz por não ter tido mais que alguns pontos de sangue (sinceramente até acho que tive menos que com a Gillette Fu$ion com uma lâmina nova!).

Consegui uma boa espuma para a primeira passagem, que foi feita no sentido do pêlo, utilizei uma lâmina Continente por sugestão da maioria de vocês. A segunda passagem de espuma foi mais complicada pois achei a espuma muito liquida, voltei a pincelar no creme até ter uma consistência melhor e fiz uma passagem contra o pêlo. O resultado foi um barbear de muito bom aspecto, embora que o sinta menos suave que os meus anteriores, mas também não estava à espera de tudo na primeira vez! penso que a partir de agora só pode melhorar! E apenas usei o lápis mais para o experimentar, uma vez que até uma semana atrás nem sabia que ele existia!

Estou convertido, o ritual foi algo extremamente zen para mim, que nunca foi grande fã de fazer a barba, mas há algo profundamente másculo em fazê-la deste modo! Gostaria de vos agradecer a todos pelas sugestões e conselhos que tornaram este meu primeiro barbear clássico uma experiência tão agradável! Sinto que preciso de conselhos sobre que cremes utilizar em afteshave, pois sinto que o meu (L'Oréal Men expert Hydra enegetic laranja com efeito gelo) me deu uma sensação de pele esticada que nunca tinha feito!
Os meus agradecimentos por tudo!
You can't have everything. Where would you put it? -- Steven Wright

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Iniciante ansioso por começar
« Reply #13 on: January 08, 2011, 02:41:33 pm »
0
É bom ver que os resultados foram positivos!

Entre passagens passou água na face? É que caso a cara fique muito "ensopada", isto pode ter um efeito de tornar a espuma mais líquida. Eu costumo fazê-lo apenas com um pouco de água, e ajuda a hidratar a espuma. Por vezes pode é ser demais...
Outra coisa que aprendi num dos vídeos do Mantic (não me lembro qual): depois de passar o pincel na última passagem, espremo o pincel e uso essa espuma mais consistente. Isto é muito importante na passagem contra o pêlo, já que é a mais crítica em termos de irritação e redução da barba.

A lâmina Continente é suave e não demasiado afiada. Outra coisa a tentar, quando houver tempo é adicionar uma terceira passagem no sentido através do pêlo (orelha-nariz).
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Iniciante ansioso por começar
« Reply #14 on: January 08, 2011, 02:52:37 pm »
0
Antes de tudo Bem-Vindo!!

Se já passou à acção e a coisa correu bem são excelentes noticias!!

Fico contente por saber que não utilizou as BIC.Foi uma sábia decisão, que excluindo essas lâminas chinesas manhosas que por vezes se vêm por aí, não me consigo lembrar de lâmina com pior desempenho do que a BIC, no que me diz respeito e pela minha experiência. O problema de se começar com a BIC é ficar-se a pensar que vai sempre assim:...é por causa disto que se faz tanto barulho?!? Etc e tal...casca de ovo...suave...divirto-me muito...patati e patatá... Uma análise enviesada portanto deste mundo wetshave. Se tem acesso às Derby e às Astra, tem o seu problema resolvido com as melhores do mercado!!Viseu está assim ao nível dos melhores!! Regresse lá, compre 2 pacotinhos de Derby e dois de Astra e use as Derby todas primeiro para trabalhar a memória muscular do pulso e a coordenação olho-mão e depois passe às Astra, tendo sempre em conta o 1ª mandamento desta Igreja wetshave  :D ...Não carregarás na máquina ao barbeares-te. [Será que ouço os restantes fieis de pé a aplaudir!!? ;D]

Quanto aos resultados C(asca de) O(vo), ainda não é a altura, Gafanhoto  :D, neste momento basta apenas perder o medo de encostar a máquina à face e ouvir o som metálico do pêlo a ser cortado com suavidade. Nesta fase o que se procura é consistência e regularidade nos resultados, não excelência, que essa virá com o tempo.Querer alcançar resultados de topo em 7 dias não é avisado e paga-se caro, com cortes e aquela irritação clássica do pescoço.

Em relação ao hardware só conheço a máquina de ter lido algumas reviews por aí mas nunca a tive na mão, daí não saber a qualidade geral do artigo ou o seu equilibrio.Não me pronuncio assim.

Omega, pincel e tigela, tudo catita e capaz de boas prestações para alguém que agora se inicia nestas lides. Mais tarde poderá ver um upgrade de pincel (UI!!...um texugo!!) e de máquina, entre Muhle, Feather e Merkur, todas já disponiveis no nosso país.

Em relação à pele esticada, ler o que dizia acima, mas parece-me um bom trabalho para o ASB IK, entre muitas outras sugestões disponiveis (Proraso, por exemplo) e cujo resultados do karité já todos conhecemos.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal