Author Topic: Primeiras duvidas...  (Read 5345 times)

Offline ruimiguelcunha

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1182
  • E pluribus unum!!!
  • Respect: +39
Primeiras duvidas...
« on: January 26, 2011, 03:38:08 pm »
0
Olá a todos,
No seguimento da minha entrada neste novo/velho mundo, algumas duvidas surgiram-me.
Tomei a liberdade de numera-las, pois não queria xatiar-vos muito!

1@ - Visto que uso uma Gillette Super Speed sem regulação, em que nível se deve colocar uma "FatBoy" para ficar mais ou menos com os mesmos parâmetros?

2@ - O creme Aftershave 444, tem de ser sempre usado em simultâneo com outro?

3@ - Não me lembro de alguma vez não ter colocado Aftershave, mas será sempre necessário usa-lo? Ou apenas uma boa passagem com agua fria corrente era essencial?

4@ - Considero a minha pele (nomeadamente no pescoço) bastante sensível, pois a seguir do barbear, não consigo notar nenhuma reacção, passado alguns minutos de usar o Aftershave (Nívea Sensitive) esta reage com os pontinhos vermelhos que perduram ate ao próximo escanhoado. Existe algum Aftershave que resolva esta situação?

5@ - Quando disse que o meu primeiro barbear clássico oficial foi o melhor que já tive, não estavas mentir nem a exagerar. Nunca fiquei com a pele tão suave como ontem. Será que esta situação no pescoço irá desaparecer com a continuidade deste novo modo de barbear?

Agradeço desde já a vossa atenção,

Rui Miguel Cunha
Fotografia Documental e Jornalismo
www.ruimiguelcunha.com

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Primeiras duvidas...
« Reply #1 on: January 26, 2011, 03:54:45 pm »
0
Caro Rui,
Vamos por partes:
1. Não sei te responder!
2. Penso que só o 444 está ótimo.
3. Os aftershaves tem substâncias emolientes e calmantes. Eu uso sempre!
4. Deves estar com alergia a algum componente do Nívea. Ou estás usando pouco e literalmente rasgando a pele!
5. Evita fazer no contrapelo, pode ser isto que ocasiona o problema. No pescoço, tinha o mesmo problema e mudei a técnica e resolveu!
Espero ter ajudado.
Um abraço.

José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Primeiras duvidas...
« Reply #2 on: January 26, 2011, 04:01:27 pm »
0
1 - Penso que a Fatboy será mais agressiva do que uma Slim, devido ao formato da cabeça dobrar mais a lâmina, logo convinha começar com um valor baixo e ir subindo caso verifique que consegue tolerar mais agressividade. Não existe nenhuma posição correcta, tudo vai depender de cada pessoa. Diria para começar com um pouco menos de metade da escala, e depois logo se vê como corre.

2 - A geleia 444 pode ser usada por si só, mas como é concentrado facilmente se torna pegajoso na pele. Ao ser utilizado com um splash para diluir normalmente fica melhor.

3 - Considero o aftershave essencial, mesmo com um excelente creme ou sabão. O aftershave irá acalmar a pele e hidratar. No casos do splashes, com o seu grande teor de álcool ajuda a desinfectar também.

4 - Os tais pontinhos vermelhos é irritação causada pela lâmina, não me parece que seja o aftershave, ainda para mais sendo sensitive. Diria para ter cuidados redrobados no pescoço, experimentar a fazer apenas a favor do pêlo e ter muita atenção ao sentido de crescimento do mesmo, que pode variar.

5 - Eu falo por experiência própria e sempre tive irritação no pescoço, e o segredo é aprender a forma como o pêlo cresce no pescoço e no caso de usar uma ajustável, reduzir um pouco a agressividade no pescoço.

Offline ruimiguelcunha

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1182
  • E pluribus unum!!!
  • Respect: +39
Re:Primeiras duvidas...
« Reply #3 on: January 26, 2011, 04:09:41 pm »
0
Olá,
Agradeço as vossas prontas respostas.
Apenas me faltou referir que os tais pontinhos vermelhos tiveram um decréscimo bastante acentuado desce ontem, altura em que experimentei pela primeira vez a minha DE.
Se continuar assim, penso que ficará limpo em pouco tempo. Espero eu.... :)

Muito obrigado,

Fotografia Documental e Jornalismo
www.ruimiguelcunha.com

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Primeiras duvidas...
« Reply #4 on: January 26, 2011, 04:11:21 pm »
0
A nossa experiência diz-nos que com uma única lâmina obtém-se menor irritação do que com as 5 lâminas das Gillette modernas. Tudo exactamente o contrário do que a Gillette publicita, de que 5 lâminas é melhor.

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Primeiras duvidas...
« Reply #5 on: January 26, 2011, 04:20:42 pm »
0
Uma Red Tip equivale sensivelmente a uma FatBoy no 4-5, de maneira que diria que uma Black Handle não deve passar do 2-3. No entanto é como diz o Lusitano, o melhor é começar com um valor baixo e aos poucos ir subindo.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Primeiras duvidas...
« Reply #6 on: January 26, 2011, 04:24:00 pm »
0
O 444 também pode ser usado diluído com algumas gotas de água: como não aprecio "splashes" já o usei assim e com bons resultados.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Primeiras duvidas...
« Reply #7 on: January 26, 2011, 04:59:33 pm »
0
Caros confrades, concordo com vocês. Mas, caro Lusitano, já tive reação alérgica ao Nívea! Enchia de bolinhas no orifício do pelo e me dava uma coceira dos diabos!!!!
« Last Edit: January 26, 2011, 05:01:08 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Primeiras duvidas...
« Reply #8 on: January 26, 2011, 05:55:46 pm »
0
Caros confrades, concordo com vocês. Mas, caro Lusitano, já tive reação alérgica ao Nívea! Enchia de bolinhas no orifício do pelo e me dava uma coceira dos diabos!!!!

Também é possível. É questão de usar outro aftershave para ver no que dá.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Primeiras duvidas...
« Reply #9 on: January 26, 2011, 07:30:39 pm »
0
2@ - O creme Aftershave 444, tem de ser sempre usado em simultâneo com outro?

Nunca usei com outro aftershave. É essencial que a face, as mãos (ou ambos) estejam húmidos para permitir uma aplicação mais simples.

3@ - Não me lembro de alguma vez não ter colocado Aftershave, mas será sempre necessário usa-lo? Ou apenas uma boa passagem com agua fria corrente era essencial?

Sou um caso raro, mas quase nunca uso aftershave. Tenho sempre preferência por cremes de barbear mais hidratantes (Confiança, La Toja) e se o resultado final me agrada, não uso AS. Quem tiver tipo de pele mais complicado (seca, oleosa) pode beneficiar do uso de um AS.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Primeiras duvidas...
« Reply #10 on: January 26, 2011, 08:48:48 pm »
0
Sobre o fatboy:

A regulação adequada é entre 3 e 4 na maioria das lâminas. 3 para mais suavidade e 4 para mais agressivo.

Menos que 3 fica impraticável.

Mais que 5 fica "punk", mas com técnica você não se mata.

Exemplos de regulagem que uso com fatboy:

fatboy + perma no ajuste 4
fatboy + shark no ajuste 4
fatboy + feather no ajuste 3
fatboy + derby no ajuste 5 (mas acho uma porcaria, não gosto de derby)


Sobre o aftershave, depende. Se você tem a pele oleosa você deve usar um gel, pois se não em pouco tempo a pele recupera a oleosidade de modo agressivo e sua cara vira uma fonte de petróleo. Se tiver pele seca é bom usar um balm por motivos óbvios. Mas se você nunca usou e nunca teve necessidade, então sua pergunta tá respondida, a não ser que comece a sentir irritações, daí se faz necessário.
« Last Edit: January 26, 2011, 08:51:11 pm by hg.neto »

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Primeiras duvidas...
« Reply #11 on: January 26, 2011, 09:36:19 pm »
0
Caros confrades,
Isto é que é gostar de suavidade!!!
Uso tanto a Fatboy quanto a Slim em pelo menos 5!!!
E mesmo assim fica suave, e não tenho que dar tantas passadas!!!
Já usei em 8 com uma barba de 3 dias!!!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline hg.neto

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 462
  • Respect: 0
    • Email
Re:Primeiras duvidas...
« Reply #12 on: January 26, 2011, 09:46:19 pm »
0
Caros confrades,
Isto é que é gostar de suavidade!!!
Uso tanto a Fatboy quanto a Slim em pelo menos 5!!!
E mesmo assim fica suave, e não tenho que dar tantas passadas!!!
Já usei em 8 com uma barba de 3 dias!!!

Mas com qual lâmina?
Tudo depende...
Eu faço a barba todos os dias, se eu usar o fatboy + perma no ajuste 5 em uma barba de 1 dia, na terceira passada venho aqui perguntar pra você o que fazer em caso de hemorragia grave hehehe  ;D

Minha pele é sensível, mas gosto de BBS (tanto que estou procurando um safety diário mais agressivo) e faço a barba todos os dias...então acho que nível 3/4/5 é bom com a maioria das lâminas nas condições que menciono:

-tempo da barba
-tipo de pele
-lâmina
-número de passadas.

Offline ruimiguelcunha

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1182
  • E pluribus unum!!!
  • Respect: +39
Re:Primeiras duvidas...
« Reply #13 on: January 26, 2011, 10:44:17 pm »
0
Meus caros,
Não resisti e interrompi a ordem do dia sim dia não... Dei novamente uso à minha DE e que maravilha!!!
Correu muito bem e hoje até com menos irritação. Já ontem não houve muita e hoje a minha pele está bem melhor do que nos tempos em que usava outro tipo de barbear. Acreditem, estou a adorar isto tudo...
Mais uma pergunta! Onde posso comprar o 444?
Gostava mesmo de o testar. Sei que já disse isto antes mas irei brevemente, partilhar convosco as fotografias das minhas recentes compras. Apenas estou à espera de receber mais algumas. Quanto às Gillette que comprei na feira da ladra (uma já a uso), nem vão acreditar quando a virem. Pena é que não registei imagens de quando as trouxe mas devo-lhes dizer que depois da higienização ainda dediquei mais algum tempo a polir... Olho para a máquina e vejo-me ao espelho ;D!!! O meu cunhado é serralheiro, tem uma daquelas maquinetas "XPTO" de polir que não fére nem danifica os metais apenas actua como suave polidor (se assim se pode chamar). Parece que saiu agora de fabrica, está linda! Depois mostro...
Bem a conversa já vai longa não vos maço mais!!!

Muito obrigado.

Fiquem bem,
Fotografia Documental e Jornalismo
www.ruimiguelcunha.com

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Primeiras duvidas...
« Reply #14 on: January 26, 2011, 11:03:03 pm »
0
O 444 costuma vender-se também em drogarias e até em algumas farmácias. Procura em drogarias antigas, pode ser que tenham.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal