Author Topic: Relato da primeira experiência de BC com SR  (Read 4961 times)

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Relato da primeira experiência de BC com SR
« on: January 04, 2017, 08:35:24 pm »
+2
Ora bem... Lá ganhei coragem e fiz o meu primeiro barbeado clássico ontem à noite. Primeiro a lista do material que usei:

-Pincel Semogue 830
-Sabão Institute Karite
-Máquina Gilette Super Adjustable (Black Beauty) de 1980 (código de fabrico A 1)
-Lâmina Bic Chrome Platinum
-Gel 444

Não tomei banho antes, o que é normalmente recomendado, mas lavei bem a cara com água quente e sabão. O sabão de barbear espumei em malga, e pareceu-me ter alcançado um boa consistência, mas só deu para duas passagens tendo que carregar novamente o pincel para uma 3ª passagem que espumei na mão.

Primeira passagem com primeiros movimentos um pouco receosos, a tentar perceber o melhor ângulo de ataque e tentando não carregar ou puxar a máquina deixando-a fazer o seu trabalho. Sendo uma máquina ajustável usei de início um setting intermédio, 4. Impressão da primeira passagem: péssima hehe. Fiquei com imensas zonas "mal barbeadas" e esqueci por momentos os melhores conselhos daqui e comecei a tentar fazer ajustes logo na primeira passagem. Mesmo em zonas que já não tinha sabão... Resultado: a máquina começou a castigar-me e recordar-me que ainda tinha mais duas passagens para aprimorar o escanhoado.

Nova pinceladela com sabão, seguida de segunda passagem com a mão mais segura e movimentos mais deliberados. Tentei um setting mais "agressivo", 5, mas a pele em alguns locais começou a reclamar. Pequenos hotspots de afloramentos de sangue, e recuar o setting para 4 novamente para não me armar em valentão.

3ª passagem contra o pêlo. Tive que carregar mais uma vez o pincel pois não tinha já espuma suficiente. Espumei na mão e preferi este método pois controlei melhor o processo. Nesta passagem quase nem senti a lâmina pois não tinha feed back do raspar. Tentei inclusivamente diferentes ângulos da máquina pois pensei que nem estava a encostar a lâmina, mas estava.

Devido a ter um sinal mesmo no meio do lábio superior na zona do bigode, tive receio de passar a lâmina nessa zona. Mas ganhei coragem e fiz ainda uma 4ª mini-passagem mesmo por cima do sinal mas com o setting a 2 com excelentes resultados. Não consegui ferir o sinal, que tem relevo, mas consegui remover todos os pêlos à volta sem problema.

Finalizei com gel 444. Que com apenas umas gotas conseguiu um bom efeito refrescante e tonificante. Sucesso!

Tive uma reação da pele nos cantos dos lábios, mas que rapidamente resolveu. Hoje de manhã já não se observava nada na face.        

Queria agradecer ao confrade FML, bracarense, que me proporcionou a aquisição do material necessário a esta primeira experiência e que simpaticamente me deu um verdadeiro crash course de "How to wet shave for Dummies." BEM HAJA!

« Last Edit: January 04, 2017, 08:38:44 pm by Corto »

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Relato da primeira experiência de BC com SR
« Reply #1 on: January 04, 2017, 11:51:25 pm »
+1
É tudo material novo?

Penso que sim, então continua.
Se na tua primeira vez não te cortaste todo nem ficaste todo empolado então vais chegar lá rápido.

Tal como tu o Pincel precisa de uso para rodar, e espigar o pêlo e abrir as pontas, até lá vai produzir pouca espuma mas com uso vai amaciar e fazer cada vez mais e melhor espuma. Lembra-te de o deixar secar completamente num lugar arejado sempre.

Tu vais melhorar muito mas vai durar meses, no entanto vais ver progresso rápido.

Prática faz perfeição e vais ganhar memória muscular.

Lembra-te de testar outras lâminas mais ou menos afiadas, até escolheres a que gostas,  faz toda a diferença.

És de Braga?

Offline eduardo

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 277
  • Respect: +257
Re: Relato da primeira experiência de BC com SR
« Reply #2 on: January 05, 2017, 02:37:02 am »
+1
Não conheço esta máquina, mas um level 4 ou 5 não seria demasiado agressivo para o início? Este é um dos motivos da EJ DE89 ou Muhle R89 serem as mais recomendadas no começo.

Se atente também quanto à pressão que faz na máquina contra o rosto, ou seja, menos pressão = mais qualidade. Creio que com o tempo terá a técnica mais apurada e conhecerá mais a sua barba e saberá melhor onde poderá ser mais agressivo.

Quanto ao escanhoado antes ou após o banho, cada um se adapta a uma forma. Já tentei fazer antes do banho, mas a minha barba não tolerou muito bem então, no meu caso, o banho morno ajuda para um barbear melhor.

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Relato da primeira experiência de BC com SR
« Reply #3 on: January 05, 2017, 09:37:35 am »
0
@rcoutada: A Gilette não é nova, mas está em muito boas condições. Limpei-a bem segundo as recomendações do FML. Tudo o resto é novo, sim. Vou ainda receber em breve, talvez já não esta semana, uma encomenda do confrade Lâmina (Gil) com uma Muhle R89 (esta sim nova) e várias lâminas para testar com quais me darei melhor. 

Quanto à secagem do pincel, como recomendam fazê-lo? Com as cerdas para baixo, pendurado, ou repousado na sua base? Noto que ainda está um pouco húmido mesmo passado quase um dia e meio... 

E sim, sou de Braga também. Temos mesmo de combinar uma jantarada. hehe

@Eduardo: A Muhle R89 está quase a chegar! hehe Mas quanto aos settings, tive realmente ali a meio do barbear vontade de experimentar um mais agressivo, mas logo recuei para o 4 e senti-me confortável com esse. Mas com lâminas diferentes talvez tenha que alterar. A questão do banho, foi mesmo porque queria mesmo experimentar o material e não tinha tempo para banho, mas nas próximas vou reservar mais uns minutos para essa preparação.

Muito obrigado aos dois pelas dicas e encorajamento!

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Relato da primeira experiência de BC com SR
« Reply #4 on: January 05, 2017, 10:12:09 am »
0
@rcoutada: A Gilette não é nova, mas está em muito boas condições. Limpei-a bem segundo as recomendações do FML. Tudo o resto é novo, sim. Vou ainda receber em breve, talvez já não esta semana, uma encomenda do confrade Lâmina (Gil) com uma Muhle R89 (esta sim nova) e várias lâminas para testar com quais me darei melhor.

Quanto à secagem do pincel, como recomendam fazê-lo? Com as cerdas para baixo, pendurado, ou repousado na sua base? Noto que ainda está um pouco húmido mesmo passado quase um dia e meio...

E sim, sou de Braga também. Temos mesmo de combinar uma jantarada. hehe

@Eduardo: A Muhle R89 está quase a chegar! hehe Mas quanto aos settings, tive realmente ali a meio do barbear vontade de experimentar um mais agressivo, mas logo recuei para o 4 e senti-me confortável com esse. Mas com lâminas diferentes talvez tenha que alterar. A questão do banho, foi mesmo porque queria mesmo experimentar o material e não tinha tempo para banho, mas nas próximas vou reservar mais uns minutos para essa preparação.

Muito obrigado aos dois pelas dicas e encorajamento!
Julgo que para iniciante essa Muhle vai fazer toda a diferença. Se quiseres marca uma hora hoje ou amanhã e eu dou-te um monte de lâminas diferentes para testares antes que eu emigre de novo.

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Relato da primeira experiência de BC com SR
« Reply #5 on: January 05, 2017, 02:17:00 pm »
0
Muito obrigado pela oferta rcoutada! Envio-lhe MP com os meus contactos para ser mais fácil combinarmos então. Mil obrigados.

Offline manuel

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 108
  • Respect: +17
    • Email
Re: Relato da primeira experiência de BC com SR
« Reply #6 on: January 05, 2017, 03:45:49 pm »
+1
Para estreia fizeste um belo trabalho e começaste com belíssimo material.

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Relato da primeira experiência de BC com SR
« Reply #7 on: January 06, 2017, 02:48:50 am »
0
Daqui para frente será somente alegria!
Aprendiz de enabler.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Relato da primeira experiência de BC com SR
« Reply #8 on: January 07, 2017, 07:37:06 pm »
+1
Parabéns! Para primeiro escanhoado, os resultados pareceram muito bons e certamente que a experiência vai melhorar bastante.

Muitos mais conselhos ficaram por dar, mas estou contente pelo resultado. Não convém mexer nos sets da máquina quando se está a aprender e o set 4 é adequado porque é um set intermédio suave.

Os pequenos cortes derivam de a lâmina ser muito afiada e caprichosa aliada a pressão a mais. Com outra lâmina, os sets mais elevados não vão ser problema. Aliás, para barba comprida, o set 4 é manifestamente pouco aberto, um 9 retira o pelo quase todo.

O pincel está novo e como tal, comilão de espuma. Há que lhe dar bastante uso para melhorar. O processo de espumar e secar é que lhe vai permitir espigar as pontas. O pincel, mesmo virado para cima, deve secar em algumas horas num local seco e ventilado. Se mesmo sacudindo a água e deixando-o a secar, ele demora, mais vale passar o pincel em movimentos de vai e vem numa toalha para retirar o máximo de água.

Infelizmente, parece que fizeste uma reacção alérgica ao sabão de barbear. Não sentiste picadas nos lábios com a espuma?

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Relato da primeira experiência de BC com SR
« Reply #9 on: January 07, 2017, 11:13:38 pm »
0
Nos lábios não senti nada. Mas nos cantos da boca senti um ardor mais intenso e vermelhidão. Associei mais a razor burn... amanhã vou usar a mulher e público aqui as minhas impressões.

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Relato da primeira experiência de BC com SR
« Reply #10 on: January 09, 2017, 01:20:46 pm »
0
Estou a pensar fazer deste meu tópico uma avaliação de lâminas que comprei e algumas que gentilmente me foram cedidas pelo confrade rcoutada.

Vou manter todas as condições semelhantes de material de pré, sabão, pós e máquina e vou testar uma lâmina por semana  e vou deixando aqui as minhas impressões. Claro que estas vão estar sempre dependentes da minha absoluta inexperiência em termos de uso de diferentes lâminas, portanto não poderei à partida fazer um comparativo, e também da minha inépcia "técnica" que vou aprimorar (espero)  com os sucessivos escanhoados. No final vou tentar fazer então sim um comparativo das lâminas e, espero eu, escolher "a minha lâmina"! 

Stay tuned! 

Offline thepropeller73

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 4
  • Respect: +1
Re: Relato da primeira experiência de BC com SR
« Reply #11 on: February 10, 2017, 01:46:19 am »
+1
Você já começou com um material muito bom. Eu também comprei desta SR, estou esperando chegar, é bom saber o relato de quem já usou. Continue deixando suas impressões =D

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Relato da primeira experiência de BC com SR
« Reply #12 on: February 10, 2017, 08:41:40 am »
+1
Parabéns. Isso é que é uma primeira vez. Agora é dar-lhe prá frente, porque já não há volta a dar. É só aperfeiçoar. O verdadeiro escanhoado a la Guerreiro do Minho.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Relato da primeira experiência de BC com SR
« Reply #13 on: February 10, 2017, 09:25:53 am »
0
Este já foi há 1 mês atrás Zeri, agora já estou um verdadeiro profissional. (ainda não, ainda não hehe)

O meu projecto de avaliação de lâminas como novato continua efetivo. Estou a testar agora as Gillette Nacet. Quando já tiver um bom conjunto de lâminas vou fazer um post sobre essas minhas experiências.

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Relato da primeira experiência de BC com SR
« Reply #14 on: February 10, 2017, 11:14:58 am »
0
Este já foi há 1 mês atrás Zeri, agora já estou um verdadeiro profissional. (ainda não, ainda não hehe)

O meu projecto de avaliação de lâminas como novato continua efetivo. Estou a testar agora as Gillette Nacet. Quando já tiver um bom conjunto de lâminas vou fazer um post sobre essas minhas experiências.
Não me tinha apercebido da data.. hehehe
Ficamos a aguardar essas reviews.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal