Author Topic: Últimas aquisições de material de escrita.  (Read 127002 times)

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #195 on: June 20, 2014, 11:08:13 pm »
0
Se para iniciar, por ser fácil encontrar cartuchos e fácil manutenção até acho OK, não concordo que o método cartucho / conversor seja o melhor método.

O sistema de abastecimento mais enaltecido atualmente pelos "entendidos", é o denominado PISTON FILLER.
....

Os defensores do sistema, alegam sua alta capacidade de tinta... Mas isso é relativo. Tal sistema desperdiça uma enorma quantidade de espaço interno da caneta com o mecanismo propriamente dito, sobrando pouco espaço útil para a tinta. Como a dependência do volume de um cilindro (o corpo) é linear para o curso do êmbolo e quadrática para seu diâmetro, o sistema "piston filler" só tem alta capacidade em canetas de grande diâmetro ("gordas").
Eu gosto bastante dos de pistão, não é uma exclusividade das canetas caras, existem muitas canetas de baixo custo que o utilizam, o FML apresentou algumas.
Não quer dizer que seja tanto quanto as eyedropper, mas a capacidade das canetas com pistão é superior ao dos cartuchos. Exemplo: a Dollar nem é muito grande e tem capacidade de ~1,25ml



O meu método favorito é mesmo eyedropper (conta-gostas) em que o reservatório é todo o corpo da caneta.
Benefícios:
Grande capacidade de tinta, na Ranga Model2 chateou porque enchi toda e depois foi um mês sem trocar de caneta.
Fácil manutenção, só desenroscar e lavar tudo.

Tem os seus problemas:
Para colocar tinta é necessário de outro assessório: conta-gotas ou seringa
Necessário lubrificante de silicone (silicone grease) para selar a tinta.
Há canetas, não são todas, que não gostam de ter pouca tinta, quando ficam quase vazias começam a largar gotas de tinta.
 

Relativamente ao material o material que mais gosto é do ebonite porque gosto da sensação na mão é leve e gosto dos padrões que ficam na caneta. Tem um problema que eu só conheço  fabricantes de canetas neste material na India ou no Japão.




@RF que bonita colecção!! 8)
Obrigado!
Desde que vi os restos, canetas repetidas, de uma coleção, sei que nunca vou ter uma coleção de canetas.

É enorme  :o
É pequenina, cabe no bolso.  ;D

Acho que esta é minha primeira contribuição neste tópico.

Gosto de canetas de verdade, não-descartáveis, mas a verdade é que só as posso usar no bolso, pois em casa é possível que as crianças as peguem, e no trabalho sumam de minha mesa.

Agora mesmo, não sei onde foi parar uma Parker Jotter branca ballpoint  :-\

Mas nem esta nem a outra Parker Jotter, ou mesmo a Parker 51 que tenho, foram compradas, e sim presenteadas pelo meu velho. Acho que nunca comprei uma caneta a sério na vida, esta foi a primeira:

Parabéns pela aquisição!
Mas uma caneta oferecida é sempre melhor pelo menos não gastamos dinheiro.  ;D

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #196 on: June 21, 2014, 01:02:49 pm »
0
As Dollar por serem de plástico não transmitem a mesma sensação de qualidade que a maior parte das chinesas transmite por serem de metal e pesadas.

Sim verdade, pessoalmente também prefiro uma caneta com um pouco de peso, sem ser exagerado.

Offline Silver Surfer

  • Trade Count: (+2)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 600
  • PT-Leiria / CH-Lausanne
  • Respect: +13
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #197 on: June 21, 2014, 04:35:46 pm »
0
É preciso ter cuidado sim!! :D Desta vez a culpa foi minha, pois fui eu que perguntei!! :D E também já comprei a Hero 5020!! :P

Já ando com " a pulga atrás da orelha" há uns bons tempos...e ao ir lendo estes tópicos todos nesta secção...bem...o que dizer... ::) :o ;D
Sendo eu um verdadeiro analfabeto nestas andanças...e tendo lido estes últimos posts em que uma das aquisições mais recomendadas seria uma hero5020...gostaria de perguntar a quem comprou, se me poderiam dar o link da mesma! É que eu encontrei este:
http://www.ebay.com/itm/HERO-5020-fountain-pen-meduim-nib-stainless-steel-Silver-6-cartriges-/110997626436?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19d7f95e44
Mas às vezes pode ser que um dos confrades tenha arranjado melhor negócio!
Já agora outra dúvida para os experts! Que recargas universais comprar (marcas;preços etc) e depois...quando devo passar para tinteiro? A hero5020 dá para ser usada das 2 formas certo? recarga universal e tinterio. Certo?
Desde já obrigado!

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #198 on: June 21, 2014, 05:07:57 pm »
0
Já ando com " a pulga atrás da orelha" há uns bons tempos...e ao ir lendo estes tópicos todos nesta secção...bem...o que dizer... ::) :o ;D
Sendo eu um verdadeiro analfabeto nestas andanças...e tendo lido estes últimos posts em que uma das aquisições mais recomendadas seria uma hero5020...gostaria de perguntar a quem comprou, se me poderiam dar o link da mesma! É que eu encontrei este:
http://www.ebay.com/itm/HERO-5020-fountain-pen-meduim-nib-stainless-steel-Silver-6-cartriges-/110997626436?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19d7f95e44
Mas às vezes pode ser que um dos confrades tenha arranjado melhor negócio!
Já agora outra dúvida para os experts! Que recargas universais comprar (marcas;preços etc) e depois...quando devo passar para tinteiro? A hero5020 dá para ser usada das 2 formas certo? recarga universal e tinterio. Certo?
Desde já obrigado!

A que comprei foi esta:
http://www.ebay.com/itm/231155306224?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

Está ao mesmo preço, mas a tua ainda tem o bónus das 6 recargas!! Pelo que ainda será melhor negócio! ;D ;D

Pelo que vi, sim a Hero 5020 dá para usar com as recargas ou tinteiro, através do conversor! Em relação a amrcas e preços das recargas já não sei, pois para já irei usar tinteiro pois já tenho um frasco de tinta Parker Quink.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #199 on: June 21, 2014, 05:51:01 pm »
0
Já ando com " a pulga atrás da orelha" há uns bons tempos...e ao ir lendo estes tópicos todos nesta secção...bem...o que dizer... ::) :o ;D
Sendo eu um verdadeiro analfabeto nestas andanças...e tendo lido estes últimos posts em que uma das aquisições mais recomendadas seria uma hero5020...gostaria de perguntar a quem comprou, se me poderiam dar o link da mesma! É que eu encontrei este:
http://www.ebay.com/itm/HERO-5020-fountain-pen-meduim-nib-stainless-steel-Silver-6-cartriges-/110997626436?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19d7f95e44
Mas às vezes pode ser que um dos confrades tenha arranjado melhor negócio!
Já agora outra dúvida para os experts! Que recargas universais comprar (marcas;preços etc) e depois...quando devo passar para tinteiro? A hero5020 dá para ser usada das 2 formas certo? recarga universal e tinterio. Certo?
Desde já obrigado!

Que caneta bonita! Vai para a lista! :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #200 on: June 21, 2014, 05:56:00 pm »
0
Muito bonita, pena que ambos os vendedores não enviam para Pindorama
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #201 on: June 21, 2014, 07:58:38 pm »
0


Já agora outra dúvida para os experts! Que recargas universais comprar (marcas;preços etc) e depois...quando devo passar para tinteiro? A hero5020 dá para ser usada das 2 formas certo? recarga universal e tinterio. Certo?
Desde já obrigado!
Não sendo “expert” vou tentar responder.

Sim a caneta aceita cartuchos e tem um conversor que permite carrega-la no tinteiro.

Considero que o cartucho é uma opção interessante no início porque permite testar as tintas, sem ter que comprar um frasco de 30ml ou até mais, e chegar a conclusão que não se gosta da cor.
Pode acontecer que a mesma marca / tipo de tinta terem tonalidades diferentes em lotes diferentes.

Atualmente não sei o preço dos cartuchos, tenho comprado tinteiros, mas a tinta depende do gosto pessoal.
Exemplo: Eu gosto do Aurora blue, mas conheço quem não gosto da cor.

Se os tinteiros podes utilizar em qualquer caneta, que o permite, o mesmo não acontece nos cartuchos, há marcas que tem cartuchos com formato proprietário.
Exemplo: Sheaffer, Lamy e se não me engano a Parker

Se já tens tinteiro e gostas da tinta, não precisas de comprar os cartuchos, podes utilizar logo o tinteiro com o conversor que vem com a caneta.


Muito bonita, pena que ambos os vendedores não enviam para Pindorama
Há outros vendedores.  ;)

Offline Silver Surfer

  • Trade Count: (+2)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 600
  • PT-Leiria / CH-Lausanne
  • Respect: +13
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #202 on: June 21, 2014, 09:32:30 pm »
0
Não sendo “expert” vou tentar responder.

Sim a caneta aceita cartuchos e tem um conversor que permite carrega-la no tinteiro.

Considero que o cartucho é uma opção interessante no início porque permite testar as tintas, sem ter que comprar um frasco de 30ml ou até mais, e chegar a conclusão que não se gosta da cor.
Pode acontecer que a mesma marca / tipo de tinta terem tonalidades diferentes em lotes diferentes.

Atualmente não sei o preço dos cartuchos, tenho comprado tinteiros, mas a tinta depende do gosto pessoal.
Exemplo: Eu gosto do Aurora blue, mas conheço quem não gosto da cor.

Se os tinteiros podes utilizar em qualquer caneta, que o permite, o mesmo não acontece nos cartuchos, há marcas que tem cartuchos com formato proprietário.
Exemplo: Sheaffer, Lamy e se não me engano a Parker

Se já tens tinteiro e gostas da tinta, não precisas de comprar os cartuchos, podes utilizar logo o tinteiro com o conversor que vem com a caneta.

Há outros vendedores.  ;)

Muito obrigado pelas respostas! :)
Estou mesmo muito tentado a mandar vir a hero 5020! Estava a pensar ainda na Pilot (78G); na  Jinhao 159 e na Hero 616! Mas acho que estou mais inclinado para a Hero 5020 para uma primeira abordagem neste mundo!  :)
Estava era a pensar em adquirir já um tinteiro de tinta preta! E estava de olho neste da marca Hero. Tanto pelo facto de ser da marca da caneta como por ser um preço baixo! O que acham?

http://www.ebay.co.uk/itm/HERO-for-Fountain-Pen-Bottle-ink-60ML-Black-/360870418453?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item54058d9815

Obrigado mais uma vez!

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #203 on: June 21, 2014, 10:20:08 pm »
0
Muito obrigado pelas respostas! :)
Estou mesmo muito tentado a mandar vir a hero 5020! Estava a pensar ainda na Pilot (78G); na  Jinhao 159 e na Hero 616! Mas acho que estou mais inclinado para a Hero 5020 para uma primeira abordagem neste mundo!  :)
Estava era a pensar em adquirir já um tinteiro de tinta preta! E estava de olho neste da marca Hero. Tanto pelo facto de ser da marca da caneta como por ser um preço baixo! O que acham?

http://www.ebay.co.uk/itm/HERO-for-Fountain-Pen-Bottle-ink-60ML-Black-/360870418453?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item54058d9815

Obrigado mais uma vez!
Não posso comentar se a tinta Hero é se é boa ou má, apesar de a ter nunca a utilizei.

Nos pretos utilizo e gosto pela seguinte ordem: Aurora, Pelikan,  Montblanc
O FML arranjou-me um pouco do Dollar, inicialmente era cinza depois escurecia, gostei do cheiro (guache).

Para teres uma ideia, em meados de Fevereiro os preços no El Corte Ingles do Porto eram:
Pelikan (30ml) = 3,25€
Pelikan (60 ml)= 4,40€
Pelikan Edelstein (50ml)=13,25€
Sheaffer (50ml)~7€
Parker (60ml)=6,2€
Faber Castell =12€
Waterman (50ml) ~7€
Montblanc  (60ml) = 13,5€



Há uma loja online que tem a Diamine (3€ - frasco de 30ml), que tem uma palete de cores grande, e os portes parecem ser fixos em 2€.
Ainda não comprei lá tinta.
URL da loja: http://npiab.se
Códigos de desconto (15%): FBK15
Na Diamine há vários pretos.


Edit (para adicionar as aquisições do dia):
De mais uma feira:

Da esquerda para a direita
Artus  (enchimento por pistão)
Luxor (utiliza cartucho)
Reform (utiliza cartucho)

De uma pequena drogaria

Tinta Parker Quink  Permanent Blue
Tinta Cisne Real
« Last Edit: June 21, 2014, 11:04:41 pm by RF »

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #204 on: June 21, 2014, 11:35:28 pm »
0
A tinta Hero 234 High Carbonic, é EXCELENTE. É o preto mais forte que existe. Mas tem um sério problema. É uma tinta PIGMENTADA, ou seja, o pigmento é um pó finíssimo que fica em suspensão no líquido. Ela entope a caneta muito facilmente. Funciona para quem usa apenas uma caneta diariamente. Se usar em canetas que fazem parte de um rodízio, o risco de entupimentos é grande.
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #205 on: June 22, 2014, 01:08:57 am »
0
Vamos por partes... Silver, se quiseres comprar uma Pilot 78G eu possivelmente vou vender a minha, como nova. Não por não gostar dela, mas porque fiquei viciado nas Jinhao que começam a aparecer por todos os cantos, cá em casa. É de aparo fino e em preto.

Quanto à loja de tintas Sueca, posso recomendar. Bom preço, bons portes e bom serviço (obrigado RF). Gosto muito da tinta Diamine; o único defeito é ser talvez um pouco líquida e fluida demais. As cores são verdadeiramente fantásticas.
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #206 on: June 22, 2014, 03:15:59 pm »
0
Essa loja de tintas Diamine é interessante, grande variedade de cores e os preços bons!!!

@RF essas tintas já são algo antigas não? E como se portam, a idade influência em algo o seu uso/comportamento?

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #207 on: June 22, 2014, 05:21:15 pm »
0

Edit (para adicionar as aquisições do dia):
De mais uma feira:
(Image removed from quote.)
Da esquerda para a direita
Artus  (enchimento por pistão)
Luxor (utiliza cartucho)
Reform (utiliza cartucho)

De uma pequena drogaria
(Image removed from quote.)
Tinta Parker Quink  Permanent Blue
Tinta Cisne Real

Bons achados! Principalmente as tintas, já não me lembro de ver Cisne e o garrafão Parker se for da mesma estirpe de um bocadito de tinta Quink Royal Blue que aqui tenho também é uma tinta bastante boa.

A tinta Parker com solv-x não tem um cheiro parecido com a Dollar?

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #208 on: June 22, 2014, 08:47:52 pm »
0
SOLV-X... A tinta que limpa a caneta enquanto é utilizada... Parecia milagre, mas o "secreto" componente solv-x, é simplesmente o velho e bom FENOL. Excelente solvente, que realmente cumpria a promessa de manter a caneta sem entupimentos, mas tem basicamente DOIS problemas:

1. Canetas de Acetato (celulóide): Nunca utilizar Parker com solv-x. Se a tinta cair no celulóide, simplesmente o DERRETE;

2. Salubridade: Fenol, é um componente químico considerado CARCINOGÊNICO. Tenho alguns frascos de tinta Parker antiga com solv-x, mas tenho um cuidado enorme ao manuseá-la...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #209 on: June 22, 2014, 09:16:20 pm »
0
Essa loja de tintas Diamine é interessante, grande variedade de cores e os preços bons!!!

@RF essas tintas já são algo antigas não? E como se portam, a idade influência em algo o seu uso/comportamento?
Como chegou ontem e desde então ainda não fiz nada relacionado com canetas, ainda não a utilizei.
O que me levou a comprar foi o preço, ficou mais barato que um frasco atual da Parker  e ainda por ciam com mais de quantidade (parece-me que tenho mais de meio litro de tinta).
Atualmente só utilizo tinta com uma década no máximo, mas na minha experiência, quando “roubava” as canetas do meu pai, utilizei tinta Parker que já tinha décadas e nunca tive problemas.

Bons achados! Principalmente as tintas, já não me lembro de ver Cisne e o garrafão Parker se for da mesma estirpe de um bocadito de tinta Quink Royal Blue que aqui tenho também é uma tinta bastante boa.

A tinta Parker com solv-x não tem um cheiro parecido com a Dollar?
Obrigado.
Depois de comentares foi snifar a tinta e apesar tem uns leves tem alguns traços.  :)


SOLV-X... A tinta que limpa a caneta enquanto é utilizada... Parecia milagre, mas o "secreto" componente solv-x, é simplesmente o velho e bom FENOL. Excelente solvente, que realmente cumpria a promessa de manter a caneta sem entupimentos, mas tem basicamente DOIS problemas:

1. Canetas de Acetato (celulóide): Nunca utilizar Parker com solv-x. Se a tinta cair no celulóide, simplesmente o DERRETE;

2. Salubridade: Fenol, é um componente químico considerado CARCINOGÊNICO. Tenho alguns frascos de tinta Parker antiga com solv-x, mas tenho um cuidado enorme ao manuseá-la...
Obrigado pelo alerta.
Ainda não testei e espero não vir a testar, mas informaram-me sobre outro problema desta tinta "permanente" que é o facto da nódoa desta tinta não sair.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal