Author Topic: Últimas aquisições de material de escrita.  (Read 127015 times)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #240 on: July 01, 2014, 08:26:26 pm »
0
Desconhecia por completo estes "instrumentos"! Muito obrigado pela partilha!
Ainda estou há espera da minha primeira caneta!  :) Sou um noobie nestas andanças!!! ;D

Não te apavores com os "instrumentos cirúrgicos" do RF... A maioria das canetas tinteiro atualmente, não utiliza mais reservatórios de saco de borracha e sim sistemas de cartucho ou conversor. Restaurar as "velhinhas", é pra loucos como eu e o RF ;)
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Silver Surfer

  • Trade Count: (+2)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 600
  • PT-Leiria / CH-Lausanne
  • Respect: +13
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #241 on: July 01, 2014, 08:28:39 pm »
0
Não te apavores com os "instrumentos cirúrgicos" do RF... A maioria das canetas tinteiro atualmente, não utiliza mais reservatórios de saco de borracha e sim sistemas de cartucho ou conversor. Restaurar as "velhinhas", é pra loucos como eu e o RF ;)

hehehe!!! Mas gosto de aprender estas coisas! Acho que serei um eterno curioso sobre tudo o que existe neste mundo... ;)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #242 on: July 01, 2014, 11:24:35 pm »
0
Minha última aquisição não é uma caneta, mas veio resolver um velho problema com minhas canetas...

Olhando assim, é apenas uma pasta que pode ser carregada pela alça ou à "tira-colo"...

(Image removed from quote.)

Após abrir o ziper, ela se desdobra ao meio, ficando assim...

(Image removed from quote.)

Daí pra frente, basta desdobrar as palas internas uma vez...

(Image removed from quote.)

E abrir finalmente as separadoras internas de veludo...

(Image removed from quote.)

Capacidade total: 160 canetas...

Bela mala e coleção  :)

Não te apavores com os "instrumentos cirúrgicos" do RF... A maioria das canetas tinteiro atualmente, não utiliza mais reservatórios de saco de borracha e sim sistemas de cartucho ou conversor. Restaurar as "velhinhas", é pra loucos como eu e o RF ;)

O problema é ser uma loucura contagiosa  :P

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #243 on: July 01, 2014, 11:59:10 pm »
0
Bela mala e coleção  :)

O problema é ser uma loucura contagiosa  :P

É uma loucura que vale cada minuto, FML... Aprendi a escrever com canetas tinteiro. Embora tenha tentado esferográficas, nunca me acostumei com elas. A esmagadora maioria das minhas canetas, são modelos antigos. Tenho uma ou duas de modelos que ainda estão em produção. As antigas, batem as modernas de 1000 x 0, logo, é necessário às vezes, restaurá-las para que voltem a seus tempos de glória.

Quando arranjar um tempinho, vou colocar algumas fotos de uma velha Kaweco alemã de 1938, que restaurei para voltar a usar. É do tempo que o elemento vedante do êmbolo era de cortiça...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #244 on: July 02, 2014, 02:39:43 pm »
0
@RF

Bons restauros RF!!!

Eu também fiz o restauro de uma Parker 21 do meu pai, para depois lhe "oferecer" operacional pelo seu aniversário. Pen sac, shellac e uma "anilha" do corpo (que não cheguei a usar pois consegui manter a original). Deu trabalho e principalmente paciência e muuuuuito cuidado, mas consegui!! É um enorme prazer recuperar e usar uma peça assim (mesmo que não tenha grande valor para além do sentimental!).


@Edulpj
mala fantástica!! Parabéns pela mala e pela colecção!! 8)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #245 on: July 02, 2014, 04:54:47 pm »
0
@RF

Bons restauros RF!!!

Eu também fiz o restauro de uma Parker 21 do meu pai, para depois lhe "oferecer" operacional pelo seu aniversário. Pen sac, shellac e uma "anilha" do corpo (que não cheguei a usar pois consegui manter a original). Deu trabalho e principalmente paciência e muuuuuito cuidado, mas consegui!! É um enorme prazer recuperar e usar uma peça assim (mesmo que não tenha grande valor para além do sentimental!).


@Edulpj
mala fantástica!! Parabéns pela mala e pela colecção!! 8)

Canetas Parker antigas, valem cada centavo gasto em sua restauração. A Parker 21, é uma caneta que nasceu para ser a "prima pobre" da Parker 51, mas em minha opinião, tem uma história tão rica quanto a "prima rica". Restaurar uma P21, às vezes exige mais cuidado que o restauro da P51. A P51 tinha seu corpo feito em acrílico, o material mais exótico da época. A P21 para baratear, era feita em poliestireno, um excelente material, porém um pouco mais quebradiço.

A P51 perdoa alguns erros no restauro, a P21 não.

Costumo dizer que canetas, são testemunhas da história. Volta e meia, restauro canetas para amigos que ou presenteiam seus pais (como no teu caso) ou ainda gostam delas como lembranças de entes queridos que já se foram. Seja qual for o caso, a carga emocional é indescritível. Sei bem o que você e também seu pai sentiram com a P21 remoçada... Parabéns!
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #246 on: July 02, 2014, 04:59:04 pm »
0
Chegou hoje... Um dos poucos modelos Parker em produção que eu simpatizo. A Parker Sonnet, é uma caneta de enorme sucesso e pertence a uma das linhas mais luxuosas da marca. Entretanto, como prefiro modelos "vintage", nunca me dispus a comprar uma Sonnet, pelo valor que pedem por ela.

Encontrei uma Sonnet Flighter CT (corpo e tampa em aço inoxidável com clipe e adornos cromados), que tinha um pequeno problema... Uma propaganda de um banco britânico gravada... De qualquer forma, foi um achado. Custou apenas 16 obamas...

Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #247 on: July 02, 2014, 10:29:59 pm »
0
Muito bem. Depois diz o que achas do aparo face à reform ou ao aparo FPR flex.
Hoje já posso dar a minha primeira impressão da caneta.

O formato e material da Long Life são mais do meu agrado, mas gosto mais do método de enchimento das outras, que são por pistão e a Long Life é saco .  ::)

Relativamente ao aparo
É diferente do da Reform e da FPR flex, dá mais feedback mas não arranha. Em termos de flexibilidade pareceu parecido às outras, talvez um pouco mais flexível.
Comparando as três, e neste momento, gosto mais Long Life. Mas ficou ofuscada por outra caneta que também reparei (quando a fui utilizar verifiquei que tinha o saco danificado  :'( ) a NAVY GOLD 200, tem um aparo muito agradável, mais flexível e abre sem qualquer esforço.


Chegou hoje... Um dos poucos modelos Parker em produção que eu simpatizo. A Parker Sonnet, é uma caneta de enorme sucesso e pertence a uma das linhas mais luxuosas da marca. Entretanto, como prefiro modelos "vintage", nunca me dispus a comprar uma Sonnet, pelo valor que pedem por ela.

Encontrei uma Sonnet Flighter CT (corpo e tampa em aço inoxidável com clipe e adornos cromados), que tinha um pequeno problema... Uma propaganda de um banco britânico gravada... De qualquer forma, foi um achado. Custou apenas 16 obamas...

(Image removed from quote.)
Parabéns pela caneta!
Parece estar impecável.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #248 on: July 02, 2014, 10:42:59 pm »
0
RF, obrigado pelas opiniões e parabéns mais uma vez pela Navy Gold 200, foi um belo achado  ;)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #249 on: July 02, 2014, 10:52:49 pm »
0

Parabéns pela caneta!
Parece estar impecável.

E está, RF! Nenhum risco no corpo ou tampa e pena perfeitamente alinhada. Pus para limpar na cuba ultrassônica e pode-se dizer que nunca foi usada...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #250 on: July 02, 2014, 11:01:35 pm »
0
Canetas Parker antigas, valem cada centavo gasto em sua restauração. A Parker 21, é uma caneta que nasceu para ser a "prima pobre" da Parker 51, mas em minha opinião, tem uma história tão rica quanto a "prima rica". Restaurar uma P21, às vezes exige mais cuidado que o restauro da P51. A P51 tinha seu corpo feito em acrílico, o material mais exótico da época. A P21 para baratear, era feita em poliestireno, um excelente material, porém um pouco mais quebradiço.

A P51 perdoa alguns erros no restauro, a P21 não.

Costumo dizer que canetas, são testemunhas da história. Volta e meia, restauro canetas para amigos que ou presenteiam seus pais (como no teu caso) ou ainda gostam delas como lembranças de entes queridos que já se foram. Seja qual for o caso, a carga emocional é indescritível. Sei bem o que você e também seu pai sentiram com a P21 remoçada... Parabéns!

Obrigado!! Sim a P21 não foi feita a pensar em restauros, tive que ir com muito cuidado, mas deu resultado. E o corpo não tem qualquer rachadela, só o aparo é que arranha um pouco, mas aí não mexo, pois nem sei se dará para fazer algo, mas tenho receio também.

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #251 on: July 05, 2014, 11:03:12 pm »
0
Mais uma feira e mais uma caneta.

Conklin’s Self-Filling Pen 2P

Com base no que tem escrito no corpo, a caneta é uma Tipo III, sendo datada entre 1909 / 1910.
Apesar de todos os problemas, descoloração / tampa em muito mau estado, fiquei contente porque finalmente arranjei uma caneta Conklin, o sistema de enchimento Crescent sempre me intrigou.


A Conklin Crescent  é considerada como o primeiro sucesso comercial de canetas de auto enchimento  de produção em massa. A Conklin ainda produz canetas com este método de enchimento, exemplo a “Mark Twain Demo Crescent Filler Fountain Pen”.



Neste vídeo pode-se ver como se enche uma Conklin Crescent:
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=CwN2a3B7O50" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=CwN2a3B7O50</a>

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #252 on: July 05, 2014, 11:12:16 pm »
0
Boa, uma caneta com mais de 100 anos. É pena a tampa e deve precisar de reparações, mas aposto que, para além do sistema de enchimento, o aparo deve ser espetacular.

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #253 on: July 06, 2014, 03:04:31 pm »
0
Espectacular essa caneta RF!! E uma idade de respeito!

Uma pergunta, uma vez que de canetas antigas pouco ou nada percebo, é comum, em geral, ainda ecnotrar canetas com estas idades, inicio do Séc. XX ou mesmo finais Séc. XIX?

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Últimas aquisições de material de escrita.
« Reply #254 on: July 07, 2014, 12:09:44 am »
0
Foi a mais feiras e …
 
Conjunto Reform, caneta tinta permanente e esferográfica, parece novo.
Caneta sem marca.
Parker Jotter (1973 a 1980)

__________________________________________________________
Boa, uma caneta com mais de 100 anos. É pena a tampa e deve precisar de reparações, mas aposto que, para além do sistema de enchimento, o aparo deve ser espetacular.
Obrigado!
O sistema de enchimento é muito simples, uma barra ao longo do corpo que pressiona o saco, a roda é em cunha e é um travão para a barra não seja pressionada sem querer.
O aparo é o mais flexível que tenho, comporta-se como um aparo de molhar (como não tem saco, foi assim que foi utilizado por isso a falha) até no arranhar.  :D





Espectacular essa caneta RF!! E uma idade de respeito!

Uma pergunta, uma vez que de canetas antigas pouco ou nada percebo, é comum, em geral, ainda ecnotrar canetas com estas idades, inicio do Séc. XX ou mesmo finais Séc. XIX?
Obrigado!
Tenho comprado quase tudo em feira e neste ambiente é sempre um problema datares uma caneta até porque quem vende muitas vezes não sabem o que está a vender. Mas encontro canetas bastante antigas, os preços é que muitas vezes são mais elevados do que quero gastar, há muitos vendedores que não querem saber do estado da caneta é antiga por isso tem que ser cara.

É preciso ter algum cuidado ao comprar canetas antigas, mesmo que as canetas não estejam inutilizáveis, que são muitas, podem ainda dar algum trabalho. O saco pode estar ressequido ou a cortiça do pistão estar quebrada e vais ter de ser reparada. Não quer dizer que seja complicado.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal