Author Topic: Estreia  (Read 2365 times)

Offline migsantos

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 25
  • Respect: 0
Estreia
« on: December 28, 2013, 11:32:36 am »
0
Olá a todos
Esta é a minha estreia neste fórum e gostaria de dar conta do processo que levou à minha primeira tentativa de barbear com Security Razor.
Como descrevi na minha apresentação, cheguei ao barbear clássico a partir de um vídeo e de um artigo que apareceu no site "Art of Manliness". Ao ler algumas outras coisas percebi que devia experimentar. No fim de contas, fazer a barba sempre foi um castigo, algo que fazia o mínimo de vezes possível devido ao desconforto e que me "comia" um dinheirão em lâminas e cremes enlatados.
Segui, então, algumas das sugestões que encontrei em vários sites: dei uma volta por antiquários (pois não encontrei qualquer loja que vendesse security razors em Coimbra - depois vi uma lojinha que vendia umas chinesas na Baixa da cidade) e acabei por comprar uma Gillette num estado que me pareceu interessante por 12€ (fotos abaixo, se alguém conseguir identificar...).
Acabei por comprar também uma Wilkinson Sword Clássica, conjuntamente com um creme de barbear Lavanda da Ach Brito e um pincel de cerda natural. As lâminas são as que vinham com a Wilkinson.
E assim foi a minha primeira tentativa, hoje pela manhã. Cara bem molhada, espuma feita numa taça, mas não muito abundante e um pouco "rala" - foi o que se conseguiu - e lá vai disto. Primeira passagem a favor do crescimento com a Gillette, com pouca pressão e a testar o ângulo. Desbastei um pouco a barba e apareceram dois ou três pontinhos vermelhos. Decidi fazer uma segunda passagem também a favor do crescimento mas com a Wilkinson e parece que correu um pouco melhor. Fiz ainda uma terceira, também com a Wilkinson, já contra o pêlo, e com a ajuda da outra mão. Correu bem melhor e, tirando alguns pontos mais complicados - debaixo do nariz e numa prega do queixo - a coisa até correu bem para uma primeira vez. Fiquei, no entanto, com alguma irritação, mesmo depois do after shave.
Fiquei na dúvida, pois, sobre o que poderia fazer para melhorar a experiência. Por exemplo, qual das duas máquinas seria mais adequada a um iniciante? Senti-me melhor com a WSC mas a Gillette pareceu-me mais suave... E agora, devo insistir já amanhã ou deverei "dar descanso" à pele? Alguns truques mais?

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Estreia
« Reply #1 on: December 28, 2013, 11:47:11 am »
0
Caro migsantos,
O começo é por aí! Vá testando as técnicas e as consolidando com o tempo. Uma boa espuma é fundamental! Seja bem-vindo!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Estreia
« Reply #2 on: December 28, 2013, 12:14:58 pm »
0


Contacta o lamina (Gil), que está ai perto, podes contacta-lo por mensagem privada para comprares alguns produtos.
Tal como escreveu o JL, uma boa espuma é fundamental para as coisas correrem bem (sem sangue).
« Last Edit: December 28, 2013, 12:17:33 pm by Caramelo »

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Estreia
« Reply #3 on: December 28, 2013, 12:16:22 pm »
0
Viva,

Eu começaria por tentar melhorar a qualidade da espuma. Deves voltar a tentar depois de a pele recuperar um pouco, eventualmente até usando a máquina que usavas até aqui. Depois introduzir a SR, fazendo só uma passagem a favor do sentido de crescimento do pêlo e outra na diagonal. Sempre lembrando do seguinte - pressão zero!
Nas primeiras tentativas o resultado não será muito rente, mas com o tempo chegas lá. Outra coisa que sugiro é trocar de lâminas (pessoalmente não me dou muito bem com essas Wilkinson), podes experimentar as Personna do Continente/Intermarché ou as Gillette Platinum.

Bons escanhoados!
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Estreia
« Reply #4 on: December 28, 2013, 01:20:18 pm »
0
Parabéns. 

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Estreia
« Reply #5 on: December 28, 2013, 10:55:46 pm »
0
Viva,

Eu começaria por tentar melhorar a qualidade da espuma. Deves voltar a tentar depois de a pele recuperar um pouco, eventualmente até usando a máquina que usavas até aqui. Depois introduzir a SR, fazendo só uma passagem a favor do sentido de crescimento do pêlo e outra na diagonal. Sempre lembrando do seguinte - pressão zero!
Nas primeiras tentativas o resultado não será muito rente, mas com o tempo chegas lá. Outra coisa que sugiro é trocar de lâminas (pessoalmente não me dou muito bem com essas Wilkinson), podes experimentar as Personna do Continente/Intermarché ou as Gillette Platinum.

Bons escanhoados!

Bons conselhos. Eu começaria também por melhorar a espuma e por experimentar umas lâminas diferentes.

O pincel de cerda é provavelmente novo e precisa de ser amaciado. Faz umas espumas com ele (até pode ser com creme para ires treinando, mas para amaciar pincel, até sabão de mãos serve).

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=M_BWNg_NbAc" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=M_BWNg_NbAc</a>
Entre a Wilkinson e a Gillette Tech (essa que mostras nas fotos), pessoalmente prefiro a Tech ( nas suas diversas variantes) por larga margem, ainda hoje é das minhas máquinas favoritas, simples, suave e eficaz.

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Estreia
« Reply #6 on: December 29, 2013, 05:41:36 am »
0
Muito bom.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline migsantos

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 25
  • Respect: 0
Re: Estreia
« Reply #7 on: January 30, 2014, 02:52:47 pm »
0
Caros confrades
Passado um mês de "Barbear Clássico" resolvi vir aqui dar conta da minha "iniciação". Em primeiro lugar, desde o primeiro barbear, aqui relatado, fiz a barba todos os dias, o que é também uma novidade. Nunca antes tinha conseguido cumprir o ritual com essa regularidade, embora fosse o meu desejo. Evidentemente, passei por alguns períodos de alguma irritação na pele, mas que foram sendo superados e resolvidos. Ao longo deste mês fui experimentando uma ou outra variação no hardware e no software mas gostaria de destacar um de cada: a EJ89 que comecei a utilizar há cerca de duas semanas e que, com qualquer lâmina que lhe coloque, me tem proporcionado um barbear muito agradável; a geleia 444, que, misturada com o AFL La Toja, principalmente, me tem aliviado imediatamente qualquer sensação de irritação e me tem deixado com uma agradabilíssima sensação de frescura. Da importância da 444, aliás, tive hoje um bom exemplo, pois após a barba com uma lâmina eventualmente para lá do prazo, coloquei um ASB da L'Oreal e fiquei com alguma irritação (maior que nos últimos dias). Após o pequeno-almoço não resisti e pus a geleia 444 e ficou quase instantaneamente melhor.
Portanto, em suma, após este período de iniciação, considero que estou aqui para ficar!
Um abraço a todos

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Estreia
« Reply #8 on: January 30, 2014, 03:31:25 pm »
0
Caros confrades
Passado um mês de "Barbear Clássico" resolvi vir aqui dar conta da minha "iniciação". Em primeiro lugar, desde o primeiro barbear, aqui relatado, fiz a barba todos os dias, o que é também uma novidade. Nunca antes tinha conseguido cumprir o ritual com essa regularidade, embora fosse o meu desejo. Evidentemente, passei por alguns períodos de alguma irritação na pele, mas que foram sendo superados e resolvidos. Ao longo deste mês fui experimentando uma ou outra variação no hardware e no software mas gostaria de destacar um de cada: a EJ89 que comecei a utilizar há cerca de duas semanas e que, com qualquer lâmina que lhe coloque, me tem proporcionado um barbear muito agradável; a geleia 444, que, misturada com o AFL La Toja, principalmente, me tem aliviado imediatamente qualquer sensação de irritação e me tem deixado com uma agradabilíssima sensação de frescura. Da importância da 444, aliás, tive hoje um bom exemplo, pois após a barba com uma lâmina eventualmente para lá do prazo, coloquei um ASB da L'Oreal e fiquei com alguma irritação (maior que nos últimos dias). Após o pequeno-almoço não resisti e pus a geleia 444 e ficou quase instantaneamente melhor.
Portanto, em suma, após este período de iniciação, considero que estou aqui para ficar!
Um abraço a todos

Parabéns ;)

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Estreia
« Reply #9 on: January 30, 2014, 04:15:05 pm »
0
Muito bom confrade, e que venha mais escanhoados.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Estreia
« Reply #10 on: January 30, 2014, 04:17:20 pm »
0
Maravilha!
But the tigers come at night

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re: Estreia
« Reply #11 on: February 28, 2014, 11:14:51 am »
0
Ótimo, agora é só continuar no bom caminho. ;)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal