Author Topic: Pasta para polimento de utensílios de aço inox  (Read 11437 times)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Pasta para polimento de utensílios de aço inox
« on: January 05, 2011, 04:37:59 am »
0
Caros confrades,
Minhas DEs estavam manchadas e, por mero acaso, encontrei este produto da empresa Tramontina, sediada em uma cidade vizinha, que o callega conhece muito bem!
Fiz um belo serviço e não restou uma mancha sequer!!! As Gillettes parecem novas!

http://www.tramontina.com.br/produtos/24009-pasta-para-limpeza
« Last Edit: January 05, 2011, 11:58:49 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Pasta para polimento de utensílios de açoo inox
« Reply #1 on: January 05, 2011, 11:14:38 pm »
0
Falou!! Aqui não há nada disso...acho!! ::) Assim prontinho a usar, gostava bem. Sugestões, anyone?!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pasta para polimento de utensílios de açoo inox
« Reply #2 on: January 05, 2011, 11:21:46 pm »
0
Essa embalagem descreve a composição? Seria uma pista para descobrir algo semelhante deste lado do Atlântico.
Da Tramontina, por aqui, só se encontram mesmo as facas de cozinha com cabo em madeira (bem porreiras, por sinal)! :D

Ou será que é algo tipo o famoso e bracarense Limpa Metais Coração?
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Pasta para polimento de utensílios de aço inox
« Reply #3 on: January 06, 2011, 09:18:13 am »
0
Costumo usar um produto da Silampos para limpar os tachos de inox que me parece ser semelhante a esse:

http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=2406914&CategoryPath=4%7C403%7C40304&CategoryName=4&SubCategoryName=4030403&PageIndex=1

No entanto nunca experimentei usar isso numa DE. Geralmente uso o limpa metais Coração e funciona bastante bem.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pasta para polimento de utensílios de aço inox
« Reply #4 on: January 06, 2011, 05:36:22 pm »
0
A minha Slim está a precisar de uma manutençãozita... acho que vou experimentar!
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Pasta para polimento de utensílios de aço inox
« Reply #5 on: January 06, 2011, 08:10:41 pm »
0
Essa embalagem descreve a composição? Seria uma pista para descobrir algo semelhante deste lado do Atlântico.

Tem a composição no site.. mas não sei ler isto :S

Quote
Composição:
Tensoativo não iônicos, conservantes, coadjuvantese água. Sem produtos tóxicos. Não contém solventes em sua formulação.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pasta para polimento de utensílios de aço inox
« Reply #6 on: January 06, 2011, 10:41:58 pm »
0
Pois... em produtos de limpeza (e ao contrário do que acontece nos produtos de cosmética e higiene pessoal), os fabricantes não são obrigados, pela legislação, a declarar a lista completa de ingredientes... essa lista pouco diz, na verdade.

"Tensoativo não iônico" é o mesmo que detergente ou surfactante. Existem um monte de substâncias com estas características...
Conservante -> pode ser qualquer coisa, conservantes há muitos...
Coadjuvante é alguma substância, geralmente inorgânica, que eles colocam na fórmula para melhorar a acção do detergente. Podem ser milhentas coisas, também.
Água -> Ahá! Até que enfim um componente descrito de forma clara e concisa! :D

Eu arriscaria dizer que os produtos da Silampos e da Tramontina serão muito semelhantes... mas acho que vou experimentar o limpa metais Coração, já que tenho aqui um bom feedback por parte do bleddyn. Aqui perto existe uma drogaria que vende isso.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Pasta para polimento de utensílios de aço inox
« Reply #7 on: January 08, 2011, 06:41:39 pm »
0
Bem visto, também conheço este

http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=2053322&variantId=&CategoryPath=&CategoryName=11&SubCategoryName=11060104&Back=

e ainda

http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=2053324&CategoryPath=&CategoryName=11&SubCategoryName=11060104&Back=

Como grande parte do problema é água calcária, a que se junta o sabão para formar aquela placa branca de depósito, uso frequentemente um anti-calcário sem outros problemas...

http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=2426091&CategoryPath=11&CategoryName=%20&SubCategoryName=&Back=

Outros há do mesmo género e de outros fabricantes, mas o conceito será este: anti-calcário, 1 escova de dentes velha e muita elbow grease!! :D

http://en.wikipedia.org/wiki/Elbow_grease

Já nos pinceis para lavar o calcário uso o banhinho de vinagre, mas tema para outro post e noutra secção... ::)

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Pasta para polimento de utensílios de aço inox
« Reply #8 on: January 08, 2011, 07:37:07 pm »
0
Já agora esses produtos anti-calcários não dão cabo da niquelagem das máquinas? Eu tenho muito o problema dos resíduos brancos, porque a água no Algarve é muito calcária.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Pasta para polimento de utensílios de aço inox
« Reply #9 on: January 08, 2011, 09:54:53 pm »
0
Nunca tive problemas com cromagens ou niquelagens nas minhas...Espero que se mantenha assim, mas ouviria outras opiniões...

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Pasta para polimento de utensílios de aço inox
« Reply #10 on: January 08, 2011, 11:11:01 pm »
0
Ainda hoje tive que fazer a "revisão" à HD, e o procedimento foi o habitual:

- Colocar as peças de molho no mínimo 15 minutos numa solução de 3/4 água morna e 1/4 vinagre
- Escovar um pouco e suavemente remover os resíduos maiores (tenho uma escova de viagem da Celave que comprei para este efeito)
- Passar por água, escovar mais um pouco com uma pequena quantidade de sabonete líquido para remover o cheiro a vinagre e neutralizar a acidez
- Passar por água, secar e está pronta

Normalmente faço isto de 6 em 6 meses, quem usa o aparelho todos os dias ou vive numa zona de água calcária pode ter que reduzir este intervalo. Apesar de não remover tudo até ao último vestígio, o aparelho fica limpo, brilhante e com bom aspecto.

Não tenho a certeza se isto tem efeito adverso na niquelagem, mas penso que não já que uso uma solução fraca e não deixo muito tempo de molho.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Pasta para polimento de utensílios de aço inox
« Reply #11 on: January 09, 2011, 12:24:15 am »
0
Vinagre não recomendaria numa peça de metal... tem ácido acético, o que em grandes quantidades pode danificar o metal.
Se bem que essa solução é fraca e diluída... se o tempo for curto e a solução assim diluída, talvez não cause males maiores.
Mas preferiria usar algo específico para o calcário em superfícies metálicas, que não contivesse substâncias ácidas.

Para pincéis, uso:
 - banho de água morna + 1 colher de borato de sódio (o bórax das drogarias);
 - de seguida outro banho de água com vinagre (medido a olho) para remover resíduos, e para eliminar o aroma a "Eau de Animal" quando são novos;
De seguida umas espumas com um creme ou sabão barato, e está pronto a usar!

Já quanto às máquinas, a mais usada é mesmo a Mühle... e apenas limpo semanalmente usando uma escova de dentes, água morna e uma toalha e é o suficiente para a manter brilhante para as fotos. :D Já a Slim anda a precisar de uma limpeza mais profunda, e acho que vou aproveitar as dicas do Paco (para desmontá-la) e do bleddyn (para a colocar a brilhar).
« Last Edit: January 09, 2011, 12:25:52 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Pasta para polimento de utensílios de aço inox
« Reply #12 on: January 09, 2011, 11:44:57 pm »
0
Tópico interessante e já agora proponho que os membros com mais experiência na recuperação de máquinas antigas partilhem os processos e produtos que dão melhores resultados. Pelo que vejo tanto bleddyn como lamina, pelo menos, já têm alguma experiência nisso? Tenho algumas que queria tirar uns anos de cima e não sei bem por onde começar. Sei que as máquinas com revestimento dourado implicam mais cuidados pelo que já li noutros foruns.
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Pasta para polimento de utensílios de aço inox
« Reply #13 on: January 10, 2011, 11:10:43 am »
0
Para a limpeza normal uso uma escova de dentes velha com fairy.
Quando as quero polir uso o limpa metais do coração com um pano de microfibras. Aquilo para mim não passa de uma espécie de massa de polir mais fina. Funciona bastante bem, tens é de dar ao dedo, ou então se tiveres uma tenta com um dremel com discos de polir.
Os americanos gostam muito do MAAS, que consegues comprar aqui:
http://www.lastingshine.co.uk/index.html
No entanto para o uso que lhe dou acho que não se justifica o investimento.

Sei que as máquinas com revestimento dourado implicam mais cuidados pelo que já li noutros foruns.

As máquinas douradas na minha opinião pessoal são para esquecer. O ouro é um metal muito macio, de maneira que a Gillette usava um verniz para as proteger (lacquer). Se a máquina estiver muito estragada podes é retirar o verniz e poli-la. Ficas com uma máquina bonita mas que na minha opinião só serve para exposição.


Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Pasta para polimento de utensílios de aço inox
« Reply #14 on: January 15, 2011, 12:34:30 pm »
0
Hoje foi dia de limpeza da minha Slim. Usei água bem quente (mas não a ferver) e detergente de loiça. Com uma escova velha retirei todo o calcário e sabão. Nos recantos mais difíceis utilizei um palito de bambu que conseguiu retirar facilmente a sujidade já amolecida. Após secar, usei o algodão limpa metais Duraglit.

Já agora deixo uma questão. Deve-se colocar algum tipo de lubrificante nas partes mecânicas (portas da máquina, e naquele orifício que marca o nível de agressividade) ?





Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal