Poll

Qual será o artigo do fórum 2016

Pincel
27 (50.9%)
Sabão
7 (13.2%)
Máquina
8 (15.1%)
Suporte
4 (7.5%)
Outro (especificar no tópico)
7 (13.2%)

Total Members Voted: 53

Voting closed: March 14, 2016, 12:03:36 pm

Author Topic: Artigo do forum 2016  (Read 131722 times)

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #300 on: March 23, 2016, 01:19:27 pm »
0
Já experimentei sintéticos de 19, 20, 24 e 26mm. Curiosamente, o que mais gostei para espumar na face foi o rafeiro (como escreve o MC) :D de 19mm.
De longe o pior para mim foi o de 20mm, um HJM black Fiber. Por isso conclui que, em ultima instância, mais importante que o diâmetro será o fabricante e a forma como monta o nó.
É justamente o que eu penso ... se as fibras forem de qualidade , com o fabrico da Semogue , podemos , estar
tranquilos.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Martius

  • Trade Count: (+11)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 682
  • Respect: +3
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #301 on: March 23, 2016, 03:38:10 pm »
0
Já experimentei sintéticos de 19, 20, 24 e 26mm. Curiosamente, o que mais gostei para espumar na face foi o rafeiro (como escreve o MC) :D de 19mm.
De longe o pior para mim foi o de 20mm, um HJM black Fiber. Por isso conclui que, em ultima instância, mais importante que o diâmetro será o fabricante e a forma como monta o nó.

Por curiosidade qual era o pincél de 19? E já agora porque preferiu esse relativamente aos restantes?

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #302 on: March 23, 2016, 05:30:00 pm »
0
É exactamente o que sinto com o meu EJ XL de 25 mm. Dificuldade em executar movimentos circulares. Pensei que um nó mais pequeno fosse mais propenso a abrir nestes movimentos, como estou habituado a fazer. Se mesmo assim não abrir então percebo que se sinta mais pequeno na cara do que é. Mas será mesmo assim?

O pêlo sintético é, por natureza, mais springy, daí sentires essa dificuldade acrescida em movimentos circulares. Se experimentasses os Chubby 2 sintéticos originais, esses nem com movimentos à pintor, porque apesar do pêlo ser muito suave, tinham um loft que não chegava a 50mm, isto para um nó que ultrapassava os 28mm! Eu não me consegui habituar, e tive que vender o meu, com muita pena minha. Mesmo com a grande suavidade deste pêlo, o comportamento nunca é tão bom como um bom texugo, a meu ver.

Onde não se sente tanto essa diferença é no Plisson, mas o formato e as proporções do nó são bem diferentes, senão repara:
Plisson: 22,45 x 56,37mm
Edwin Jagger XL: 25,38 x 59,93mm

É quase tanta a diferença no tamanho do nó como no loft, o que acaba por invariavelmente lhe dar uma rigidez acrescida. Por outro lado, se o loft do EJ XL fosse maior, provavelmente já iria ter um splay excessivo, especialmente tendo em conta o tamanho do nó. Resumindo, para favorecer um lado temos que prescindir do outro, e a percepção de perfeição varia sempre muito consoante o utilizador. :)
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #303 on: March 23, 2016, 06:50:24 pm »
0
O pêlo sintético é, por natureza, mais springy, daí sentires essa dificuldade acrescida em movimentos circulares. Se experimentasses os Chubby 2 sintéticos originais, esses nem com movimentos à pintor, porque apesar do pêlo ser muito suave, tinham um loft que não chegava a 50mm, isto para um nó que ultrapassava os 28mm! Eu não me consegui habituar, e tive que vender o meu, com muita pena minha. Mesmo com a grande suavidade deste pêlo, o comportamento nunca é tão bom como um bom texugo, a meu ver.

Onde não se sente tanto essa diferença é no Plisson, mas o formato e as proporções do nó são bem diferentes, senão repara:
Plisson: 22,45 x 56,37mm
Edwin Jagger XL: 25,38 x 59,93mm

É quase tanta a diferença no tamanho do nó como no loft, o que acaba por invariavelmente lhe dar uma rigidez acrescida. Por outro lado, se o loft do EJ XL fosse maior, provavelmente já iria ter um splay excessivo, especialmente tendo em conta o tamanho do nó. Resumindo, para favorecer um lado temos que prescindir do outro, e a percepção de perfeição varia sempre muito consoante o utilizador. :)
Mas se pesarmos tudo , não será o Plisson , o modelo a seguir ?
Pelo que entendi não se pode exagerar
no tamanho do nó ... sob o risco de
comprometer todo o conjunto.
Quem usou ou usa os Muhle XL , o que
tem a dizer ?
Já existem fibras de ultima geração?

"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #304 on: March 23, 2016, 06:59:58 pm »
0
Caros confrades,
Desculpem o off-topic mas estive a pesquisar na secção pincéis e nao encontrei nenhum review do semogue 620 (o cabo nao e nada feio). Alguém pode ajudar? E 14€ é um preço em conta?
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #305 on: March 23, 2016, 07:12:57 pm »
0
Por curiosidade qual era o pincél de 19? E já agora porque preferiu esse relativamente aos restantes?
Comprei-o com o intuito de remover o nó para o colocar num cabo que estava a fazer. Por questões meramente estéticas resolvi não o usar. Achei que um nó maior ficaria melhor alem de que vinha com a rama achatada. Comecei a usá-lo sem grandes expectativas, quer pelo preço quer até porque espumo maioritariamente na taça e este pincel, pelas dimensões, presta-se mais a espumar na face. 

Gosto dele porque produz uma boa espuma com um mínimo de carregamento, não a come, a espuma produzida é entregue.
Nada springy, splay na medida certa e um backbone qb. Obviamente muito suave. Na generalidade acho-o muito "natural" e considero muito aprazível a sua utilização.

Tem problemas de CQ, como referi o nó vinha achatado embora tenha passado com o uso. Não perdeu pelos mas entretanto o nó descolou do cabo, é de somenos importância, porque de fácil resolução mas de qualquer maneira não será o ideal.

Dito isto, não o prefiro em relação aos outros, continuo a gostar mais de espumar na taça com o nó da VirginiaSheng de 26mm num cabo grande. É no entanto incomparavelmente superior ao de 20mm da HJM.

O pincel é um destes:

http://www.ebay.com/itm/1pc-Mens-Nylon-Shaving-Brush-Metal-Aluminium-Oxide-Handle-Black-Durable-46W4-/252220697629?hash=item3ab9866c1d:g:1E4AAOSwYaFWd6aU

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #306 on: March 23, 2016, 07:30:42 pm »
0
Mas se pesarmos tudo , não será o Plisson , o modelo a seguir ? Pelo que entendi não se pode exagerar no tamanho do nó ... sob o risco de comprometer todo o conjunto. Quem usou ou usa os Muhle XL , o que tem a dizer ? Já existem fibras de ultima geração?

O EJ/Muhle XL supostamente usa fibras de última geração, embora na minha opinião as fibras da Simpsons sejam ainda mais suaves. A Plisson usa umas fibras muito diferentes, iguais às da TGCo (embora estes nós sejam fabricados na China), mas também bastante suaves.
Eu habitualmente prefiro nós de 24mm ou superiores, e o caso dos sintéticos não é excepção.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #307 on: March 23, 2016, 09:21:57 pm »
0
Caros confrades,
Desculpem o off-topic mas estive a pesquisar na secção pincéis e nao encontrei nenhum review do semogue 620 (o cabo nao e nada feio). Alguém pode ajudar? E 14€ é um preço em conta?
Compras a 9 €  na Balada da Sorte...
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline rveladas

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1609
  • Respect: +603
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #308 on: March 23, 2016, 10:06:10 pm »
0
Compras a 9 €  na Balada da Sorte...
A sério?

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #309 on: March 23, 2016, 10:09:30 pm »
0


A sério?

620,830,1305,2000 tudo entre 9 e 9,50€
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #310 on: March 23, 2016, 10:20:03 pm »
0
Compras a 9 €  na Balada da Sorte...

Obrogado NoName mas fica um bocadinho longe para mim... ;D
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #311 on: March 23, 2016, 10:24:06 pm »
0

Obrogado NoName mas fica um bocadinho longe para mim... ;D

Se estives interessado eu compro-te e envio-te com a Yuma quando esta chegar.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #312 on: March 23, 2016, 10:50:31 pm »
0
O NoName costuma ligar pra lá e eles enviam por CTT. 

Já um user aqui do BC viu os 620 na Drogalia a 6€.

Segundo me lembro, o pelo do 830 é melhor que o do 620, e sendo ao mesmo preço, eu escolhia o 830. Pelo igual ao 1305 mas com maior densidade. É um pincel fabuloso.

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #313 on: March 23, 2016, 11:29:09 pm »
0
Se estives interessado eu compro-te e envio-te com a Yuma quando esta chegar.
Mc,

interessado estou, se bem que depois de ler o conselho do Bninho, já seria num 830. Ainda por cima por esses preços ;) Mas a questão é teres de lá ir propositadamente, dares-te a esse trabalho....
« Last Edit: March 23, 2016, 11:31:05 pm by Zeri »
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #314 on: March 23, 2016, 11:43:23 pm »
0
Passo por lá muitas vezes, normalmente ao sábado de manhã.
Nao há qualquer problema, é só dizeres o que pretendes: lâminas (inclusive as schick injector da Wilkinson), asl, asb, cremes, sticks, pincéis, etc.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal